Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
FÓRUM OCEANO
Renovação do reconhecimento do Cluster de competitividade
A Associação Fórum Oceano (FO) é a entidade reconhecida pelo Governo de Portugal para gerir o Cluster do Mar Português. Este reconhecimento foi obtido no ano de 2015 e necessita de renovação nos termos definidos pelo despacho 2920 de 23 de março de 2015, que estabelece os novos termos para o reconhecimento dos Clusters de Competitividade para os próximos seis anos.
O reconhecimento da Fórum Oceano como entidade gestora do Cluster de Competitividade é crucial para a continuidade do seu trabalho de consolidação e de alargamento do Cluster e para a dinamização da economia azul em Portugal. Para o efeito, a Fórum Oceano tem de submeter ao IAPMEI, até ao próximo mês de julho, o pedido de renovação, nos termos definidos no despacho anteriormente referido.
A instrução do pedido de renovação do reconhecimento exige a elaboração de um conjunto de trabalhos de diagnóstico do Cluster, a elaboração de uma visão estratégica e a definição de um plano de ação para os próximos anos, bem como a compilação de um conjunto de informação quantitativa e qualitativa de caraterização do Cluster, a recolher, nomeadamente, junto dos associados.
O envolvimento e a participação ativa dos associados nestes trabalhos são essenciais para assegurar que as propostas a apresentar refletem o interesse das partes, condição necessária para o sucesso. Por conseguinte, a Fórum Oceano desenhou um plano de trabalho para os próximos meses que, além da recolha de informação quantitativa sobre as variáveis volume de negócios, VAL, exportações junto dos associados, prevê ainda a participação dos associados num conjunto de sessões de trabalho para a avaliação, a formulação da estratégia e a conceção do plano de ação.