Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LISBOA

Vem aí um festival de cinema de desporto ao ar livre

O festival de cinema de desporto ao ar livre Banff Centre Mountain Film Festival chega a Portugal este sábado, dia 12 de outubro, após ter passado por locais tão distintos como Canadá, África do Sul, China, Líbano, Chile, Nova Zelândia ou Antártica. A primeira edição portuguesa do evento realiza-se no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

«Lagos onde reinventei o mundo» | 3 DE OUTUBRO

Colóquio Internacional Sophia de Mello Breyner Andresen

O mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia na obra de Sophia.

O colóquio internacional “Lagos onde reinventei o mundo”, realiza-se a 3 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos. Organizado em quatro mesas-redondas, dedica-se a abordar, em torno da obra de Sophia, o tema do mar, o diálogo com os poetas do Sul, a importância dos contos para crianças e a presença do sagrado na poesia.

CINEMA

A primeira viagem de circum-navegação em «Uma Aventura nos Mares»

Esta é a crónica dos navegadores que se colocaram ao leme da História e mudaram o rumo da humanidade. Uma viagem iniciada sob o comando do português Fernão de Magalhães que, no entanto, morrerá sem a ver terminar.

Alexander Kreuzeder vive na Ericeira e transforma em arte o lixo recolhido das praias

Parte do lixo que o mar despeja nas praias da Ericeira, no concelho de Mafra, durante as tempestades de inverno, é recolhido pelo alemão Alexander Kreuzeder para o transformar em arte.

Costa Nova: a arte em terra dos pescadores

A arte dos pescadores não é apenas no mar. É também em terra e o colorido da arquitectura de muitas casas na Costa Nova deve-se à inspiração dos pescadores. Os famosos palheiros que se transformaram numa marginal colorida.

JOSÉ OLIVEIRA

Há 30 anos a trabalhar a arte (e o humor) dos painéis dos barcos moliceiros

Há 30 anos que José Oliveira trabalha a arte (e o humor) dos painéis dos barcos moliceiros. O artista plástico da Murtosa tem dedicado parte da sua carreira a decorar as embarcações tradicionais da ria de Aveiro. E fá-lo com piada.

ARTE CINÉTICA

Os «monstros» de Theo Jansen invadem as praias

Theo Jansen é um artista e escultor cinético holandês. A sua obra é especialmente conhecida pelos trabalhos de grandes dimensões que se assemelham a esqueletos de animais e que são capazes de caminhar utilizando a energia do vento.
Jansen dedica-se a criar vida artificial através de algoritmos genéticos, que simulam a evolução dentro de seu código

VEJA 4 VÍDEOFOTOS

Festival dos Canais, Aveiro 2019

Veja 4 vídeos com perto de 300 fotografias do Festival dos Canais.
Festival promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, através do Teatro Aveirense. De 17 a 21 de Julho de 2019, em vários locais da cidade, propondo mais de 280 iniciativas por artistas de 16 países.

Porto de Lisboa inicia visitas gratuitas às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde D'Óbidos

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai passar a abrir a Gare Marítima de Alcântara e a Gare Marítima da Rocha Conde D’Óbidos, para visitas gratuitas no último final de semana de cada mês.

Esta iniciativa do Porto de Lisboa, que tem início no fim de semana de 27 (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e 28 (das 10h00 às 13h00) de julho, vai permitir à população de Lisboa, bem como aos seus visitantes e turistas, redescobrir e apreciar os murais de Almada Negreiros, que decoram o interior das duas gares marítimas e raras vezes têm estado disponíveis ao público, nos últimos anos.

VEJA O VÍDEO

Visita Guiada à Pintura de Almada Negreiros, nas gares marítimas de Lisboa

Dos painéis que em finais dos anos 40 do séc. XX Almada Negreiros fez para a Gare da Rocha Conde de Óbidos, o artista disse ser o seu trabalho de que mais se orgulhava e aquele com que mais se identificava. Polémicas desde que a primeira série de painéis ficou pronta na gare marítima de Alcântara, estas imensas pinturas de Almada começaram por ser encomendadas por Duarte Pacheco, o célebre ministro das Obras Públicas. Mas entre a encomenda a Almada e a obra que Almada entregava muitas vezes ia um... abismo.
O "artista total" é-nos apresentado aqui por Mariana Pinto dos Santos, a curadora de Uma Maneira de Ser Moderno, a exposição antológica sobre Almada Negreiros em 2017 na Fundação Calouste Gulbenkian.

VEJA OS VÍDEOS

«Almada: Os painéis, a Geometria e Tudo»

Três vídeos gravados no Grémio Literário​ por ocasião do lançamento do livro : "Almada: Os painéis, a Geometria e Tudo", da Assírio & Alvim​, a 7 de Outubro 2015.
Intervenções de António Valdemar; Vasco David e Eduardo Lourenço.

A mostra está disponível para visitas no Terminal de Cruzeiros

Exposição de 30 anos de Serralves ruma até ao Porto de Leixões

A exposição “Viagem ao Princípio: Ida e Volta”, que assinala os 30 anos da Fundação de Serralves, encontra-se patente no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A inauguração decorreu esta quarta-feira, 17 de julho.

A exposição apresenta obras que têm um significado e um lugar destacados na génese e na história da colecção e do Museu e estará em Leixões por ser um local emblemático da Região Norte do país.

Documentário «Sines e o Mar MAR - As viagens da Vasco da Gama» apresentado no Auditório da APS

O documentário «Sines e o Mar MAR – As viagens da Vasco da Gama» foi apresentado quinta-feira, dia 11, no Auditório da APS.
A obra do consagrado realizador Francisco Manso resultou de uma iniciativa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI), da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e da Câmara Municipal de Sines (CMS).
 

A 11 DE JULHO

CPSI, Câmara Municipal de Sines e APS apresentam documentário «Sines e o Mar»

A CPSI - Comunidade Portuária de Sines, a Câmara Municipal de Sines e a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, apresentam o documentário “Sines e o Mar”, do realizador Francisco Manso.

Quando passam 522 anos da partida da 1ª Armada de Vasco da Gama à descoberta do caminho marítimo para a Índia, as três entidades uniram-se para avançar com um documentário, que ficará para a história, e que estabelece a ligação entre esta viagem épica e a cidade berço do navegador.

SÁBADO, DIA 6

Inauguração da exposição «As espécies marinhas de Sesimbra»

Esta exposição é uma mostra de ilustrações de Ângela Menezes das mais de 40 espécies de peixes e mariscos que fazem parte da fauna marinha local e do Parque marinho Prof Luís Saldanha, sendo simultâneamente relevantes no circuito comercial em Sesimbra.
As ilustrações são feitas com tinta de choco e contacto directo com o peixe, deixando uma impressão única no papel, que é posteriormente trabalhada com técnicas de ilustração. Acompanhando estas ilustrações, é mostrada uma reportagem fotográfica de Pedro Barros, onde é mostrado o circuito destes peixes e as várias interacções que a população de Sesimbra mantém com estes.
 

SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Uma cidade de areia em Lagoa, no Algarve

A Sand City, em Lagoa, é actualmente o Maior Festival de Esculturas em Areia do Mundo. Ocupa uma área de seis hectares e é construída por mais de 60 artistas provenientes dos vários continentes. Esculpiram cerca de 50 mil toneladas de areia para aquele que é o maior festival de esculturas em areia do mundo.

Céline Cousteau

Neta de Jacques Cousteau é a primeira mulher a comandar uma série documental de expedições

O nome não engana: Céline Cousteau é neta de Jacques Cousteau e já entrou para a história ao ser a primeira mulher a comandar uma série documental de expedições: "No Mundo com Céline Cousteau".

EM OSTEND (BÉLGICA), ATÉ 8 DE AGOSTO

Castelos e esculturas. A cidade de areia que nos leva a um mundo encantado

A praia de Ostend, na Bélgica, é palco do "Sand Sculpture Festival". Com o tema "Sonhos", as esculturas prometem levar os visitantes a um mundo imaginário, onde a areia é usada para recriar várias personagens e figuras.

Conheça os vencedores do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa

Por terra, por mar e por cabos de rede. Fãs de sardinhas de trinta países enviaram as suas criações para a EGEAC, mas este ano todas as grandes vencedoras são portuguesas.

No pódio dos vencedores encontra a Sardinha Feminista, de Ana Filipa Olímpio Curly, que representa as mulheres e a sua diversidade, da orientação sexual aos estratos sociais e culturais; a A sardinha é minha, de Cláudia H. Abrantes, que ilustra uma disputa por uma sardinha entre uma mulher e uma gaivota; a Sardinha local, de Filipa Drummond Dantas, que põe água na fervura no tema do Alojamento Local ao defender que “Lisboa é boa demais para não partilhar, é dos turistas e dos locais”; a sardinha Multidão, de Jaime Ferraz, piscando o olho aos cardumes de pessoas que andam como se fossem um só; e a Prato do Dia, de Matilde Horta, uma sardinha “plastificada na brasa”, alertando para o lixo nos oceanos.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | ATÉ 30 DE SETEMBRO 2019

Exposição «O Sonho do Mar», de Maria Gabriel

O trabalho artístico de Maria Gabriel deixou marcas indeléveis no modo como a pintura portuguesa representou os grandes temas da cultura do mar nas últimas décadas do século XX. Ao organizar uma exposição antológica da obra artística de Maria Gabriel que mais se relaciona com o mar, o Museu Marítimo de Ílhavo reafirma a sua vocação cultural e procura enriquecer as suas colecções. Neste conjunto criterioso de obras, na figuração simbolista que transmitem e no cromatismo inconfundível que lhes é comum, pode o público encontrar novos sentidos de maritimidade, uma poética do mar português, hoje e sempre universal.

Total: 269
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14