Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Em Matosinhos, na rota da arquitectura da sardinha
Onde acaba o mar? A pesquisa de André Tavares e Diego Inglez de Souza tira-nos da praia e leva-nos em descoberta do que resta da arquitectura do peixe, pelo interior das ruas de Matosinhos-Sul.
Do gelo dos polos às águas tropicais, onde há uma boa história subaquática está o fotógrafo Nuno Sá
Do Reino Unido chegava em fevereiro a notícia de uma conquista nacional. O cameraman e fotógrafo português Nuno Sá vencia numa das categorias de um dos mais prestigiantes concursos mundiais de fotografia subaquática. A foto de um cachalote em agonia num areal, carrega uma mensagem de dor, mas também de esperança. Nuno é um profissional multipremiado, um divulgador dos grandes espaços oceânicos, das ameaças que sobre eles pendem. É também um mensageiro das maravilhas que se escondem sob as ondas. Mote para uma conversa.
A letra de «Vamos a la playa» não é tão básica como parece
Escrita em castelhano – apesar de os Righeira serem italianos – ainda hoje só nos lembramos de três coisas: de cantarmos esta música ao ir para a praia, das “figurinhas” que eles faziam no vídeo e do verso “Vamos a la playa, oh oh oh oh”.
Mas a letra é mais do que isso. Mesmo que tenham sido apenas sete versos, além do memorável “Vamos a la playa, oh oh oh oh”, a letra é uma referência… às consequências de um ataque nuclear.
SINES
Fascínio de Sophia pelo mar inspira exposição
O Centro de Artes de Sines apresenta até 15 de outubro de 2024, a exposição "Thalassa! Thalassa! O Mar e o Mediterrâneo na Obra de Sophia de Mello Breyner Andresen", uma parceria entre o Município de Sines, a Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos e o Panteão Nacional.
Poeta maior da Língua Portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andersen (1919-2004) passou grande parte da sua infância junto ao mar na Praia da Granja, o que terá influenciado muito a sua obra poética.
DE 8 A 10 DE AGOSTO
Projecto «Céu Salgado» apresentado no Museu Marítimo de Ílhavo
O projeto “Céu Salgado” é apresentado com e para a comunidade na Costa Nova, nos dias 8 e 9 de agosto, e no 87.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, no dia 10 de agosto.
A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha. De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
Pancetti, entre o azul e o verde
Pancetti, Giuseppe Giannini Pancetti, ou simplesmente José Pancetti, marinheiro e um dos pintores mais importantes da arte brasileira do século vinte, sobretudo da transição da primeira para a segunda metade, conotado com uma das nuances do modernismo, aquele que tem raízes no impressionismo, mas pintor mais abrangente e conhecido sobretudo pelas suas marinhas, que estão hoje representadas nos mais sofisticados museus e pinacotecas do mundo.
Excluindo as pinturas noturnas – até naquelas onde pontifica o luar -, estou em crer que a maior maestria de uma marinha reside no equilíbrio entre o azul e o verde, ora do céu ora do mar, de tal forma o cromatismo de um influencia o outro, havendo casos, e bem sucedidos, em que o resultado é um cinza (carregado ou suave) quase comum.
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, A 3 E 4 DE AGOSTO
Oficina Céu Salgado
O Museu Marítimo de Ílhavo encontra-se a promover em julho e agosto o projeto de comunidade “Céu Salgado”, um teatro de rua com marionetas de vento. Para tal, encontram-se abertas as inscrições para as oficinas que darão origem a uma performance.
A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha. De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
Para os adultos e jovens, a “Oficina Céu Salgado”, decorre nos dias 3 e 4 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo. Os participantes são convidados a dar vida às personagens marinhas ameaçadas, através das marionetas de vento. Para tal, serão dinamizados exercícios de preparação física, consciência de grupo, desenvolvimento de características de personagens e práticas de teatro de rua.
Porto de Lisboa assina contrato para criação do Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas
A Administração do Porto de Lisboa (APL), em parceria com a Câmara de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), anuncia a criação do "Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas". Este Centro será um polo cultural e turístico localizado na Gare Marítima de Alcântara, destinado a promover a compreensão e a valorização de uma das mais importantes obras do modernismo português do século XX.
A cerimónia de assinatura do contrato de concessão do espaço onde será instalado o Centro Interpretativo decorreu esta segunda-feira na Gare Marítima de Alcântara do Porto de Lisboa, e foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, tendo marcado também presença a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, o Presidente Adjunto do Turismo de Lisboa, José Luís Arnaut e o Diretor Executivo da ATL, Vítor Costa, para além do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia.
NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO
Projecto «Céu Salgado»
O Museu Marítimo de Ílhavo vai promover em julho e agosto o projeto de comunidade “Céu Salgado”, um teatro de rua com marionetas de vento. Para tal, encontram-se abertas as inscrições para as oficinas que darão origem a uma performance.
A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha. De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.
A 8 DE JULHO
Assinatura do contrato de concessão para a criação do «Centro Interpretativo dos Murais de Almada Negreiros nas Gares Marítimas»
A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Associação do Turismo de Lisboa (ATL) organizam, no dia 8 deste mês, a cerimónia de assinatura do contrato de concessão para criação do "Centro Interpretativo dos Murais de Almada Negreiros nas Gares Marítimas",
Com início às 11:30, na Gare Marítima de Alcântara, o acto será presidido pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do Presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa e da APL.
MÚSICAS DE VERÃO
Summer in the City
Músicas de Verão, para ouvir na praia; canções evocando o mar, os prazeres do sol mais forte, o agito que rima com as noites quentes…
Destaque para "Summer in the City", Joe Cocker e também os Lovin' Spoonful.
FUNCHAL
Exposição do Clube de Entusiastas de Navios celebra a Cunard
O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) assinalou a escala inaugural do ‘Queen Anne’ na Madeira, com uma exposição dedicada à Cunard.
O evento, que decorreu na Gare Marítima da Madeira, contou com a presença da vogal do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Isabel Figueiroa, e com a comandante do ‘Queen Anne’, Inger Klein Thorhauge.
A exposição, que juntou a direção do CEN, muitos associados e responsáveis pela Blatas, Lda (Blandy Shipping), agente de navegação da Cunard na Madeira desde 1905, reuniu um espólio de fotografias, postais e modelos à escala de navios da companhia. Todos com passagens pelo Funchal.
Inger Klein Thorhauge, que é a primeira mulher a comandar um navio da icónica companhia britânica, mostrou-se entusiasmada e surpreendida pelo detalhe dos modelos dos navios, e pela riqueza da colecção.
25 DE ABRIL
como a voz do mar
“Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta
como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
[…]”
Sophia de Mello Breyner Andresen, “Revolução”
Esta quinta-feira, 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Visita guiada à obra de restauro dos painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos
Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, o Porto de Lisboa e o World Monuments Fund promovem uma visita guiada aberta ao público, à obra de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros e das molduras em pedra, da Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos. A visita presencial decorre entre as 17h00 e as 19h00. Para esta actividade é necessária inscrição.
CANDIDATURAS ATÉ 5 DE MARÇO
Concurso Sardinhas 2024
Já arrancou o Concurso Sardinhas 2024, promovido pela EGEAC. Ao longo do próximo mês e meio são duas as palavras de ordem: risca e arrisca!
Para esta 14.ª edição convidamos todas as pessoas, portuguesas ou estrangeiras, residentes ou não em Portugal e de todas as idades, a participarem na competição que anualmente desafia os limites da criatividade na invenção de novas sardinhas.
Até 5 de março, as candidaturas podem ser apresentadas de forma individual ou coletiva, com um limite máximo de três propostas de sardinha por cada candidato.
A 27 DE JANEIRO, NO MMI
Mar Farpado - Oficina para Famílias
A obra de Miguel Palma é o ponto de partida para esta oficina pensada para as famílias. Materiais, texturas, cores e formas são explorados através de actividades, pensadas para pais e filhos, que os vão levar a conhecer a exposição “Mar Farpado”.
OBRAS DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO DOS PAINÉIS DE ALMADA NEGREIROS NO PORTO DE LISBOA
Trabalhos na Gare Marítima da Rocha do Conde d Obidos vão começar
A Administração do Porto de Lisboa assinou um protocolo de colaboração com o Grupo WMF Portugal para a realização de obras de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros, localizados na Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos.
A intervenção é financiada pelo "World Monuments Fund" no valor de 427 mil euros, através de donativos de mecenas nacionais e internacionais. As obras vão começar em breve e ficam a cargo da equipa da NC Restauro - Nova Conservação.
Porto de Lisboa celebrou 136 anos com oferta de obra de Vhils à cidade
O Porto de Lisboa assinalou terça-feira os seus 136 anos, com a apresentação de duas obras que homenageiam os refugiados da Segunda Guerra Mundial que, a partir de meados de 1940, encontraram na capital portuguesa o único porto europeu aberto a recebê-los.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, da Embaixadora Francesa em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont e do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Carlos Correia, entre outras personalidades.
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
23 de Fevereiro de 1987 - Morte de Zeca Afonso
A 23 de Fevereiro de 1987 faleceu José Afonso, cantor e compositor que incluiu, com belas canções, o mar no seu reportório. Assinalamos a efeméride com a difusão desta newsletter temática.
O maior castelo de areia do mundo mede 21 metros e está na Dinamarca
Com 21 metros de altura, o maior castelo de areia do mundo encontra-se agora em Blokhus, na Dinamarca. A estrutura, reforçada com cola e argila, tem 4860 toneladas de areia.
O castelo está disponível e aberto a visitantes e permanecerá no lugar até ao inverno.om 21 metros de altura, o maior castelo de areia do mundo encontra-se agora em Blokhus, na Dinamarca.