Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SUGESTÕES PARA AS SUAS FÉRIAS

Uma cidade de areia em Lagoa, no Algarve

A Sand City, em Lagoa, é actualmente o Maior Festival de Esculturas em Areia do Mundo. Ocupa uma área de seis hectares e é construída por mais de 60 artistas provenientes dos vários continentes. Esculpiram cerca de 50 mil toneladas de areia para aquele que é o maior festival de esculturas em areia do mundo.

Céline Cousteau

Neta de Jacques Cousteau é a primeira mulher a comandar uma série documental de expedições

O nome não engana: Céline Cousteau é neta de Jacques Cousteau e já entrou para a história ao ser a primeira mulher a comandar uma série documental de expedições: "No Mundo com Céline Cousteau".

EM OSTEND (BÉLGICA), ATÉ 8 DE AGOSTO

Castelos e esculturas. A cidade de areia que nos leva a um mundo encantado

A praia de Ostend, na Bélgica, é palco do "Sand Sculpture Festival". Com o tema "Sonhos", as esculturas prometem levar os visitantes a um mundo imaginário, onde a areia é usada para recriar várias personagens e figuras.

Conheça os vencedores do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa

Por terra, por mar e por cabos de rede. Fãs de sardinhas de trinta países enviaram as suas criações para a EGEAC, mas este ano todas as grandes vencedoras são portuguesas.

No pódio dos vencedores encontra a Sardinha Feminista, de Ana Filipa Olímpio Curly, que representa as mulheres e a sua diversidade, da orientação sexual aos estratos sociais e culturais; a A sardinha é minha, de Cláudia H. Abrantes, que ilustra uma disputa por uma sardinha entre uma mulher e uma gaivota; a Sardinha local, de Filipa Drummond Dantas, que põe água na fervura no tema do Alojamento Local ao defender que “Lisboa é boa demais para não partilhar, é dos turistas e dos locais”; a sardinha Multidão, de Jaime Ferraz, piscando o olho aos cardumes de pessoas que andam como se fossem um só; e a Prato do Dia, de Matilde Horta, uma sardinha “plastificada na brasa”, alertando para o lixo nos oceanos.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | ATÉ 30 DE SETEMBRO 2019

Exposição «O Sonho do Mar», de Maria Gabriel

O trabalho artístico de Maria Gabriel deixou marcas indeléveis no modo como a pintura portuguesa representou os grandes temas da cultura do mar nas últimas décadas do século XX. Ao organizar uma exposição antológica da obra artística de Maria Gabriel que mais se relaciona com o mar, o Museu Marítimo de Ílhavo reafirma a sua vocação cultural e procura enriquecer as suas colecções. Neste conjunto criterioso de obras, na figuração simbolista que transmitem e no cromatismo inconfundível que lhes é comum, pode o público encontrar novos sentidos de maritimidade, uma poética do mar português, hoje e sempre universal.

A 19 DE MAIO

Terminal de Cruzeiros de Leixões recebe a sonoridade da harpa de Carolina Coimbra

A 19 de Maio, pelas 12h00, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai embarcar na sonoridade da harpista Carolina Coimbra. O concerto “Sob as águas de Matosinhos” está inserido na 5.ª edição do Festival In Spiritum.

Segundo o maestro Cesário Costa, director artístico do Festival, “a água foi uma fonte de inspiração para diferentes compositores e a harpa com a sua sonoridade limpa e cristalina é o instrumento que mais nos aproxima da sonoridade das fontes”. Este concerto representa, por isso, uma experiência única para o público que poderá usufruir da paisagem que o Terminal de Cruzeiros oferece.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Mar Film Festival 2019 - Programa

O cinema volta a entrar pelo Museu adentro, para a terceira edição do Mar Film Festival, de 26 a 28 de Abril. O mar será a âncora de todas as curtas e longas metragens, documentários, filmes de ficção e de animação, que o Mar Film Festival vai exibir durante três dias, no Museu Marítimo de Ílhavo.

DE 26 A 28 DE ABRIL, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Mar Film Festival 2019

O cinema volta a entrar pelo Museu adentro, para a terceira edição do Mar Film Festival, marcada para 26, 27 e 28 de abril. O mar será a âncora de todas as curtas e longas metragens, documentários, filmes de ficção e de animação, que o Mar Film Festival vai exibir durante três dias, no Museu Marítimo de Ílhavo.

COIMBRA, 13 DE MARÇO

OCEANFALL | PALESTRAS

No âmbito da instalação artística OCEANFALL (1 de março a 11 de abril de 2019 ), esta quarta-feira, dia 13 de março, decorrerão as seguintes palestras:
16H30: Microplásticos nos nossos rios, mares e oceanos, conversa com Filipa Bessa
17H30: Performance Cyborgmarmaid, com a colaboração de Marissel Marques

O trabalho artístico que António Azenha se propõe a desenvolver com OCEANFALL tem como base uma obra emblemática de Júlio Verne, as Vinte Mil Léguas Submarinas.
OCEANFALL é uma proposta de instalação artística ambiental que tem como base de reflexão a contaminação dos oceanos, causada por poluentes resultantes de actividades terrestres, actividades no oceano e pela poluição atmosférica.
 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Novas Vistas Lumière | Concurso de Curtas Metragens

O Mar Film Festival, promovido pelo Museu Marítimo de Ílhavo/Câmara Municipal de Ílhavo, está marcado para 26 a 28 de abril e até lá decorre o concurso de curtíssimas metragens “Novas Vistas Lumière”, cujos vencedores serão anunciados no evento. Com inspiração nos filmes dos irmãos Lumière, realizados no início da arte cinematográfica, são admitidas a concurso todas as obras com duração até dois minutos, de um só plano, a preto e branco ou a cores, sem som, sem movimentos de câmara físicos ou óticos, ficcionais, documentais.

Terminal de Cruzeiros de Lisboa finalista do Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia

O projecto do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquitecto português João Luís Carrilho da Graça, é um dos 40 finalistas do Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe, anunciou a organização.

Cine-Esplanada MIRAMAR

O cinema também tem cumprido viagem mar dentro, oceano fora. Aqui vos deixamos hoje algumas sugestões de filmes, documentários e vídeos que têm o mar, os portos, suas gentes, como temática.

Natal, e não Dezembro

Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio,
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos, e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.

Viagem de circum-navegação de Magalhães inspira novo CD de Luísa Amaro

A viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, há 500 anos, inspirou o novo disco da guitarrista e compositora Luísa Amaro, que inclui composições suas, de Manuel de Falla e de Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores.

O álbum, intitulado "Mar Magalhães", sai a 28 de setembro, e "é o reflexo dessa viagem, que não foi fácil, com os sons das diferentes paragens efetuadas". "E, exatamente por lhe ter sido difícil empreender, é um disco muito reflexivo", disse à agência Lusa Luísa Amaro.

Portugal e Espanha juntos numa exposição sobre Fernão Magalhães que vai correr mundo

Portugal e Espanha vão apresentar uma exposição conjunta sobre os 500 anos da Viagem de Circum-Navegação, que se iniciou em 1519, capitaneada por Fernão Magalhães, e apresentá-la no mundo, revelaram esta quinta-feira os ministros da Cultura dos dois países.

Sobre as celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, iniciada em 1519, em Sevilha, e efetuada pelo navegador português ao serviço da coroa de Espanha, o ministro do Desporto e Cultura de Madrid, José Guirao Cabrera, disse aos jornalistas que abordou a questão com Luís Filipe de Castro Mendes, naquele que foi o primeiro encontro entre os dois governantes.

A conspiração das formas, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Pela segunda vez, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é palco de uma exposição da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, agora pela mão de Gabriela Vaz-Pinheiro, cuja sensibilidade e consciência estética que detém enquanto artista se revelam na curadoria realizada. A curadora reconhece a importância do espaço e do contexto em questão, identificando esses dois elementos como absolutamente determinantes na seleção das obras e na conceção de todo o projeto.

Exposição com lixo marinho no Oceanário

Desde Julho que está patente no átrio principal do Oceanário de Lisboa uma exposição com “nove instalações artísticas feitas a partir de lixo marinho encontrado em praias e retirado do mar”, intitulada «Keep The Oceans Clean», segundo informa a instituição. O certame não tem data definida para o seu fim e é de acesso gratuito.

A CONSPIRAÇÃO DAS FORMAS

OBRAS DA COLECÇÃO DE SERRALVES NO TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

O Conselho de Administração da Fundação de Serralves e o Conselho de Administração da APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo convidam para a inauguração da exposição "A conspiração das formas: obras da colecção de Serralves", que decorre esta segunda-feira, dia 23 de julho, pelas 18h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

VIANA DO CASTELO

Filme de Leonel Vieira gravado no navio-museu GIL EANNES

O navio-museu GIL EANNES é um dos palcos para a captação de imagens para o novo filme do produtor Leonel Vieira, “Tiro e Queda”, que está a ser gravado integralmente em Viana do Castelo durante este mês, para estrear no último trimestre de 2018.

Estão amanhadas as melhores sardinhas das festas de Lisboa

"Salvem as sardinhas" foi o mote para a oitava edição do concurso. Há novas vistas para Lisboa, sonhos e preocupações de pescadores pintados nas sardinhas vencedoras. E nem a escassez do peixe foi esquecida.

Total: 251
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13