Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Pancetti, entre o azul e o verde
Pancetti, Giuseppe Giannini Pancetti, ou simplesmente José Pancetti, marinheiro e um dos pintores mais importantes da arte brasileira do século vinte, sobretudo da transição da primeira para a segunda metade, conotado com uma das nuances do modernismo, aquele que tem raízes no impressionismo, mas pintor mais abrangente e conhecido sobretudo pelas suas marinhas, que estão hoje representadas nos mais sofisticados museus e pinacotecas do mundo.
Excluindo as pinturas noturnas – até naquelas onde pontifica o luar -, estou em crer que a maior maestria de uma marinha reside no equilíbrio entre o azul e o verde, ora do céu ora do mar, de tal forma o cromatismo de um influencia o outro, havendo casos, e bem sucedidos, em que o resultado é um cinza (carregado ou suave) quase comum.
Pancetti, Giuseppe Giannini Pancetti, ou melhor José Pancetti, teve uma evolução lógica até conseguir pintar o mar. Pintor de paredes na construção civil, pintor de navios na Armada Brasileira, e finalmente de marinhas.
E também na caminhada ao cimo da terra, já que depois de nascer no interior paulista (em Campinas, em 1902) conseguiu chegar ao litoral da Bahia, depois de navegar no Mediterrâneo, e morrer no Rio de Janeiro, em 1958.