Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística


Os suspeitos do Costume | Do Rio ao Mar, sem Lixo!

Os suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo! é a actividade proposta aos municípios pelo Programa Bandeira Azul e pela Agência Portuguesa do Ambiente na edição de 2018. Com esta atividade pretende-se identificar os resíduos mais frequentes em cada praia, Os Suspeitos do Costume, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir.

Primeiras pós-graduações em economia circular no primeiro trimestre

A Universidade Lusófona, em parceria com o IfaS - Institute for Applied Material Flow Management da Trier University of Applied Sciences vai começar a ministrar em breve as duas primeiras pós-graduações sobre economia circular em Portugal.

ESTA QUINTA-FEIRA, NO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO |

PwC apresenta a 8.ª edição do estudo «LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)»

A PwC apresenta a 8.ª edição do estudo "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar (Portugal)" e a 3ª edição de "Circum-navegação: LEME Mundo", esta quinta-feira, 18 de janeiro de 2018, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O primeiro com um nível de análise de enfoque nacional e o segundo numa perspectiva global.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados estarão, nesta ocasião, a analisar e debater o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC.

ESTA TERÇA-FEIRA

Lisboa recebe conferência final do IBCVET

Esta terça-feira, dia 16 de Janeiro, decorre em Lisboa a Conferência Final do Projeto International Benchmarking on Continuing Vocational Training (IBCVET) – 4 European Regions, vocacionado para a melhoria das práticas públicas em matéria de Ensino e Formação Profissional em quatro regiões europeias com actividade no sector naval.

De acordo com os promotores da conferência, o projecto IBCVET, financiado ao abrigo do Erasmus +, tem oito parceiros de cinco Estados-membros (Portugal, Espanha, França, Malta e Reino Unido) e é liderado pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional.

CENTRO DE FORMAÇÃO DO PORTO DE LEIXÕES

PLANO DE FORMAÇÃO 2018

O Centro de Formação do Porto de Leixões, vocacionado para a prestação de serviços de formação, assume-se como um parceiro de negócio para o desenvolvimento da actividade portuária de Leixões e dos restantes portos nacionais. Assim, divulga-se o seu Plano de Formação de 2018, dirigido a empresas ou entidades, directa ou indirectamente ligadas ao sector.

Estudando as marés

"Michelson e Gale realizaram pela primeira vez esta experiência, nos arredores de Chicago, no início do século XX. Dispunham eles de dois tubos, um orientado na direção norte — sul e outro na direção leste — oeste. Para poder medir com rigor os desníveis neste mar em miniatura, recorreram a unidades de comprimento de onda da luz (1/2000 mm) e medidores por interferência. Na ilustração a seguir apresentamos, a título de exemplo, os resultados das leituras horárias efetuadas durante um mês na extremidade sul de um dos recipientes." (...)

CONFERÊNCIA DO JORNAL DA ECONOMIA DO MAR, DIA 17

If the Oceans Will Rule the World, Who Will Rule the Oceans

A próxima Conferência do Jornal da Economia do Mar, «If the Oceans Will Rule the World, Who Will Rule the Oceans», realiza-se na tarde de dia 17 de Janeiro de 2018, no Auditório do Oceanário de Lisboa.

DIA 15, EM LISBOA

Conferência «Portugal e a Economia do Mar»

A Sociedade de Geografia de Lisboa promove a conferência “Portugal e a Economia do Mar”, a ser proferida pelo Doutor José Félix Ribeiro, na SGL (auditório Adriano Moreira), a 15 de janeiro de 2018 (2.ª feira), com início às 17h00.

Este evento prossegue o 3.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a “20 Anos de Políticas Públicas”.

Primeira cátedra Jean Monnet sobre o mar arranca em Portugal

Com dois cursos, vários workshops, conferências, sessões de formação, doutoramentos, mestrados, um site e um livro em perspectiva, esta cátedra visa aprofundar o conhecimento sobre a Política Marítima Integrada da UE e a economia azul e contribuir para desenvolver um cluster marítimo em Portugal

Alunos de Vagos no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro recebeu,sexta-feira, dia 15, a visita de um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Logística, do Agrupamento de Escolas de Vagos.

Após uma apresentação do Porto de Aveiro, foi efectuada a tradicional visita aos terminais portuários.

FIGUEIRA DA FOZ

Escola do Mar de Buarcos inicia atividades lectivas até março de 2018

As obras no 1.° andar da Casa dos Pescadores de Buarcos, onde o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) vai instalar a Escola do Mar, deverão começar emJjaneiro de 2018, tendo um orçamento de 60 mil euros, sem equipamentos e mobiliário incluídos. Os cursos começarão a ser ministrados até março. As instalações terão capacidade para 200 alunos, distribuídos por quatro salas.

Politécnico de Coimbra participa com o ISCAC na Escola do Mar de Buarcos

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) integra a parceria da Escola do Mar de Buamos (EMB), com a Coimbra Business School (CBS). O contrato que formaliza a cedência da Casa dos Pescadores de Buarcos, pela Misericórdia-Obra da Figueira, foi assinado no dia 4 de Dezembro.

Escola Europeia de Short Sea Shipping promove curso WhiteMoS destinado à CPLP

A Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S), em parceria com a Agência Shortsea Portugal (APTMCD), APLOP, AGEPOR e a Administração do Porto de Lisboa, está a promover o primeiro curso de short sea shipping WhiteMoS destinado ao sector logístico e maritimo-portuário da CPLP e membros associados da APLOP.
O curso terá lugar entre os dias 11 e 15 de Dezembro, no percurso Barcelona-Roma-Barcelona, a bordo de um navio Ro-Pax da Grimaldi.

ESTA QUARTA-FEIRA

Cerimónia de Lançamento da Academia MSC / ENIDH

Hoje, dia 29 de abril, pelas 18:00, no Auditório do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente – VTS, situado no campus da ENIDH, realiza-se a Cerimónia de Lançamento da Academia MSC / ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique).

Alunos da Universidade do Algarve visitaram o Porto de Sines

Cerca de 50 alunos do curso de Gestão de Empresas da Universidade do Algarve visitaram o Porto de Sines, tendo sido recebidos pelo Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, João Franco.

DIA MUNDIAL DA SENSIBILIZAÇÃO PARA A CORROSÃO

24 de Abril | 9h30 às 13h00 | Auditório da APS

A Divisão Técnica de Corrosão e Proteção de Materiais (DTCPM), da SPM, vai realizar no próximo dia 24 de Abril, no auditório da APS em Sines, o 3º Encontro do Dia Mundial da Sensibilização para a Corrosão, sob o tema “Durabilidade em Ambientes Portuários e Industriais“. Este evento conta com o apoio da Administração dos Portos de Sines e do Algarve e do Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros.

INQUÉRITO DISPONÍVEL NA WEB

Espaço Marítimo e Zona Costeira: Governança, Desafios e Avaliação

Encontra-se disponível na web um inquérito sobre "Espaço Marítimo e Zona Costeira: Governança, Desafios e Avaliação". O inquérito integra os trabalhos de doutoramento de Nuno Leitão em Geografia e Planeamento Territorial, na FCSH/UNL. Pretende-se obter a percepção da sociedade (decisores públicos, técnicos, estudantes, empresários e cidadãos em geral) relativamente à governança do espaço marítimo nacional, aos desafios que se lhe colocam, e à forma como esta se articula/articulará com a gestão das zonas costeiras.

III Programa Avançado em Estudos do Mar (PAEM)

A 3ª edição do PAEM, que está a ser organizada pela Linha de Investigação em Assuntos do Mar Maria Scientia, da Universidade Católica Portuguesa, mantém o ênfase específico nos temas da Estratégia e Governança (áreas chave para a exploração dos recursos e a preservação dos valores ambientais marítimos), mas focando agora o espaço da Lusofonia.
O Programa, destinado a profissionais - de instituições públicas ou privadas - e a estudantes do ensino superior, oferece uma base sólida de conhecimentos, teoricamente fundamentados, contextualizando as oportunidades de ação e os desafios colocados aos diferentes atores no exercício das suas atividades nos quadros nacional e internacional.
 

Porto de Lisboa saúda a Primavera com visita escolar inédita

Celebrando a chegada da Primavera, o Porto de Lisboa recebeu no passado dia 20 de março, pela primeira vez e em simultâneo 240 alunos de 11º Ano do Agrupamento de Escolas de Barcelos, no âmbito das disciplinas de Geografia e História. O auditório da Gare Marítima de Alcântara acolheu de uma só vez estes visitantes que, para além da apresentação corporativa da APL, com a visualização do filme institucional do Porto de Lisboa, tomaram contacto, de forma particularmente interessada, com o porto de Lisboa.

CICLO ORGANIZADO EM CONJUNTO COM A APFF

«Soltar Amarras» com Fausto Brito e Abreu | PLAYLIST COM 8 VÍDEOS

O Casino Figueira, juntamente com a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Price Waterhouse Coopers, organizou um ciclo de três conferências sob o lema “Soltar Amarras”. A primeira sessão teve como convidado Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores.
O palestrante abordou o tema “Açores e o mar profundo: a ciência como base do crescimento azul”.
Nesta playlist, composta por 8 vídeos, disponibilizamos a conferência na íntegra.

[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25