Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Recurso educativo digital «Era uma vez um peixe chamado bacalhau…»

No âmbito do projecto “Era uma vez um peixe chamado bacalhau: para uma utilização sustentável dos recursos marinhos”, foi criado o recurso educativo digital “Era uma vez um peixe chamado Bacalhau”, que envolve um conjunto de memórias relacionadas com a pesca do bacalhau, sendo exploradas diferentes dimensões associadas a esta temática: História e Cultura, Vida a Bordo, Biologia, Pesca e Sustentabilidade.

Com base neste recurso, são propostos vários desafios para a exploração didática das temáticas. O recurso é de utilização livre e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade.

CANDIDATURAS ABERTAS

Curso «Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental»

Estão abertas candidaturas, até ao final do corrente mês de Setembro, para a primeira edição do curso “Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental“.

Escola do Mar dos Açores está certificada

A Escola do Mar dos Açores, inaugurada há dois anos, no Faial, já está certificada como entidade formadora, e pretende ser "um auxiliar" na formação da classe piscatória e suas comunidades, anunciou o presidente do Governo açoriano.

“Finalmente a Escola do Mar está devidamente certificada e pretende ser um auxiliar na formação, na preparação dos nossos pescadores e das nossas comunidades”, disse José Manuel Bolieiro.

23 DE SETEMBRO

Jornadas Europeias do Património - Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra junta-se ao Arquivo Ephemera, à Fundação Amélia de Mello, ao Arquivo da Baía do Tejo e ao Arquivo da Câmara Municipal do Barreiro na realização do colóquio “Fontes para a história social de Portugal”.
Vai falar-se das Gares Marítimas de Alcântara e dos seus painéis da autoria de Almada Negreiros.
Dia 23 no Museu Industrial da Baía do Tejo.

PROMOVIDO PELA APDL | DE 20 A 29 DE SETEMBRO

CURSO DE GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE

A gestão do tempo e a produtividade são conceitos que estão intimamente ligados e que constituem um dos factores críticos de sucesso para uma boa organização das equipas.
A comunicação, as ferramentas de auxílio à gestão, são apenas alguns dos aspectos a serem abordados no curso de Gestão do Tempo e Produtividade, a decorrer nos dias 20, 22, 27 e 29 de Setembro, no Centro de Formação da APDL.

Navio-Escola Sagres visita o Rio de Janeiro

No âmbito da actual missão do Navio da República Portuguesa Sagres, que inclui a Viagem de Instrução dos cadetes da Escola Naval e a participação nas comemorações dos 200 anos da independência do Brasil, o navio visitará o Porto do Rio de Janeiro no período de 4 a 10 de setembro de 2022. Esta será a 15.ª visita do navio a este porto, sendo que a última ocorreu em fevereiro de 2020.

Educar para uma Geração Azul

A Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa, a Direcção-Geral da Educação e a Câmara Municipal de Mafra apresentam o programa-piloto «Educar para uma Geração Azul».

Este programa educativo ambiciona transformar as próximas gerações de portugueses nos cidadãos europeus mais comprometidos com a sustentabilidade e com a conservação do oceano. Visa explicar às crianças a estreita dependência que os seres humanos têm do mar, o que raramente é compreendido, assim como a importância estratégica que o mar tem para os países costeiros e, em especial, para Portugal e para os seus habitantes.

SERMARE

Sensibilizar e educar para uma Sociedade Azul

Somos investigadores do MAREFOZ, um laboratório do pólo MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, dedicados a promover a Literacia do Oceano.

​Pretendemos despertar a curiosidade de toda a comunidade através de actividades inovadoras para escolas, formação para professores, apoio a projectos escolares e actividades para toda a comunidade.

Academia do Porto de Setúbal apresentou novos cursos

A Academia Portuária de Setúbal apresentou os cursos que decorrerão no 2.º Semestre de 2022. A primeira acção decorre no dia 12 de Setembro com o formador Cte. António Gomes, dedicada ao tema “Manobras de Navios em Porto”, e terá uma carga horária de 3 horas e meia, tendo como objectivos compreender a complexidade e as questões técnicas e económicas das atividades ligadas às manobras de entrada, saída e acostagem de navios.

A navegação dos navios em áreas restritas como são os portos é um elo crítico na cadeia logística. Exige uma análise criteriosa do binómio segurança/economia de forma que a solução encontrada garanta simultaneamente a segurança de pessoas, bens, meio ambiente e a eficiência da atividade económica.

ACTIVIDADE EDUCATIVA

Guardiões do oceano | A importância dos tubarões e raias

A Fundação Oceano Azul, em parceria com o Oceanário de Lisboa e a ANP/WWF Portugal preparou uma actividade educativa sobre a importância dos Tubarões e Raias para o Oceano, "Guardiões do Oceano – A Importância dos Tubarões e Raias". A actividade oferece aos professores, educadores e monitores um Plano de Sessão e um Powerpoint que podem utilizar e aplicar em contexto de sala de aula, realizando assim uma sessão de literacia que leva à sensibilização sobre o tema às crianças e jovens do país.

KidsDive - Mergulhar com crianças, descobrir o oceano

Portugal é mar ou, pelo menos, as próximas gerações vão habituar-se a vê-lo dessa forma, numa altura em que a área submersa irá representar 97% (3.800.000 Km2) do território nacional. No entanto, a superfície do mar esconde um mundo submerso que poucos conhecem.

O KIDS DIVE é um programa que pretende formar crianças e jovens (8-17 anos) no âmbito da “literacia do Oceano”, promovendo o conhecimento do património natural que o Oceano representa. Esta proposta inclui um programa integrado 100% prático em que um grupo de 60 crianças vai interagir com biólogos marinhos, divulgadores de ciência e instrutores de mergulho.

Educational Passages PT

E se lançássemos uma mensagem ao mar e pudéssemos saber para onde ela ia? Neste projecto, as mensagens não vão em garrafas mas sim em pequenos veleiros não tripulados equipados com GPS.

O “Educational Passages PT” nasceu depois de ter chegado à costa de Portugal um dos barquinhos do projecto norte-americano ‘Educational Passages’: o WEST.

OLO - Observatório de Literacia Oceânica

Da costa para o mar

Um grupo de investigação interdisciplinar focado nos assuntos das zonas costeiras, que agrega observadores de várias áreas de conhecimento relacionadas com o mar - de pescadores a decisores, tendo como anfitrião o Centro MARE do Departamento de Ciências e Engenharia Ambiental, da Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa.

Ler+Mar

Tendo como contexto o mar, o projecto Ler+Mar desafia as escolas a procurarem estratégias de leitura de natureza literária, científica ou histórica, na criação de um produto final original.

Articulando a leitura com o mar, procura-se o desenvolvimento de um trabalho em torno de uma problemática relacionada com o Oceano, que culmine num produto final em formato de artigo de jornal, reportagem televisiva, programa de rádio ou documentário em vídeo.

CIÊNCIA VIVA | A 26 DE AGOSTO

À procura de microplásticos na areia da praia

O aumento da população mundial tem levado a consumo desenfreado de produtos feitos de plástico. Sendo um material resistente e barato, tornou-se quase indispensável no nosso dia a dia. Todavia, muitos resíduos plásticos acabam por chegar aos nossos mares com consequências nefastas para o nossos ecossistemas marinhos. Uma vez no mar, estes plásticos de maiores dimensões degradam-se em partículas mais pequenas denominadas de microplásticos. Nesta actividade os participantes irão proceder à amostragem de várias amostras de areia da praia do Arraial em Tavira, e posteriormente observá-las à lupa binocular de modo a identificar microplásticos e verificar como este tipo de poluição afecta a nossa zona costeira. Esta actividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).

FOR-MAR participa do projeto e-FishMarket

O FOR-MAR participou do e-FishMarket, um projeto liderado por investigadores do ICBAS que visou contribuir para uma melhor gestão da pesca através do conceito de um mercado virtual que foi testado junto a pescadores artesanais.

A iniciativa visou conjugar esforços entre os diferentes intervenientes do sector para uma melhor gestão da pequena pesca, capacitando as comunidades piscatórias do Norte de Portugal para a integração de soluções digitais de venda de pescado. Neste âmbito, o FOR-MAR desenvolveu, em parceria com os investigadores do projecto, algumas acções de formação em venda de pescado online junto à comunidade Piscatória da Afurada.

A 15 E 16 DE OUTUBRO

24H DE LOGÍSTICA

24 HORAS DE LOGÍSTICA é um evento formativo, de carácter experiencial, focado na gestão de equipas logísticas.

Decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes como colocar à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.

ODO lança o Curso de Estágio Profissional de Acesso a Despachante Oficial|Representante Aduaneiro

A ODO – Ordem dos Despachantes Oficiais abriu as inscrições para o Curso de Estágio Profissional de Acesso a Despachante Oficial/Representante Aduaneiro. Decorrendo até dia 01.08.2022.

O curso terá início a 29 de setembro e tem a duração de seis meses, realizando-se a prova escrita de avaliação a 25 de março de 2023, nas instalações da ODO em Lisboa e no Porto.

Universidade Nova quer lançar licenciatura pioneira sobre o oceano em 2023

A Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Universidade do Algarve, quer lançar no próximo ano uma nova licenciatura que pretende dar a conhecer o oceano de uma forma interdisciplinar. Este novo curso de três anos terá o nome de Ocean, será totalmente leccionado em inglês, e pretende formar ocean experts, conforme explicou ao DN Assunção Cristas, a pessoa que tem a seu cargo a coordenação da licenciatura. O próximo passo será apresentar em setembro o pedido de aprovação à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Pesca Ó Peixe

Repórteres pela Literacia do MAR

O projecto Pesca Ó Peixe - Repórteres pela Literacia do MAR é um projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cofinanciado pelo EEA Grants.

Este projecto visa aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro promovendo actividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

Total: 917