Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




«LIBERTAD» ABERTO A VISITAS SÁBADO E DOMINGO

Navio da Marinha da Argentina no Porto de Lisboa

No âmbito da visita ao Porto de Lisboa do Navio da Marinha da Argentina, “Libertad”, estão previstas visitas abertas ao público nos dias 5 e 6 de outubro, no período das 15h às 20h. O navio encontra-se acostado no Terminal de Passageiros da Rocha do Conde D’Óbidos.
É um dos veleiros mais velozes e até fez um recorde de travessia do Atlântico Norte pouco depois de entrar ao serviço da marinha argentina.

ENIDH celebrou 95 anos: um caminho de afirmação do «prestígio na área da formação marítima»

A Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) celebrou 95 anos de vida. O auditório da ENIDH encheu-se para festejar a importância que a escola detém no contexto marítimo-portuário nacional, e na crescente reputação internacional que vem consolidando. A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

MSC Portugal premiou melhor aluno do curso de gestão de Transportes e Logística da ENIDH

No âmbito das comemorações do 95º aniversário da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), a MSC Portugal, entregou um prémio no valor de mil euros ao melhor aluno do ano lectivo 2018/2019 do curso de Gestão de Transportes e Logística. O prémio foi atribuído ao aluno Rodrigo Filipe Dias Mendes, «pela elevada performance demonstrada ao longo de todo o ano», adiantou a MSC.

Fórum Luísa Todi | 26 de Setembro | 9h30

A importância estratégica e competitiva do Porto de Setúbal

A importância estratégica e competitiva do Porto de Setúbal, com especial foco no seu cariz exportador e potencial de internacionalização é um dos temas em cima da mesa esta quinta-feira, dia 26 de setembro, pelas 9h30, na conferência “De Setúbal para o Mundo”, que decorrerá no Fórum Municipal Luísa Todi.

A conferência integra uma mesa redonda intitulada “Internacionalização do Porto de Setúbal” onde a Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira, estará como oradora. Entre as presenças neste painel contam-se ainda Jorge d’Almeida, da SACONSULT, Rui d’Orey, da Orey Shipping e Augusto Rosário, da WEC Lines (IBEROLINHAS).

FERNAVE

5ª edição do Curso de «Especialização em Gestão Portuária» arranca a 7 de Outubro

Falta menos de um mês para o arranque da quinta edição do Curso de ‘Especialização em Gestão Portuária’, organizado e leccionado pela Fernave: o dia 7 de Outubro marca o começo da formação, que terminará a 8 de Novembro. As aulas decorrerão nas instalações da Fernave, no Rossio, Lisboa.

MADEIRA

Formação: ISN ministra acção para pilotos e marítimos

Em Setembro, teve lugar a primeira ação de formação, destinada a pilotos da barra e marítimos da APRAM, com o objetivo de ministrar competências técnicas básicas, nas áreas da sobrevivência no mar e recuperação de indivíduos no meio aquático.

AVEIRO

ISCIA conclui formação de alunos em curso de patrão local

A Escola de Formação de Navegadores de Recreio do ISCIA (Safeseas) terminou mais uma edição do curso de patrão local.

Ao longo de mais de 40 horas de formação, os 12 candidatos a patrão local abordaram os vários conteúdos formativos, com uma predominância da componente prática, mantendo a tradição da Instituição na formação qualificada, sempre numa perspetiva de formar para o “saber-fazer”.

28 DE SETEMBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Dia Aberto ao Professor

No arranque de mais um ano lectivo, o Museu Marítimo de Ílhavo mostra o que tem para oferecer no que diz respeito à área educativa, com um dia aberto dedicado aos professores.

Navio Patrulha Tejo aberto a visitas no Cais 4 do Porto do Funchal

Nos dias 23, 24, 25 e 26 deste mês de Setembro o Navio Patrulha Tejo (NRP Tejo) estará aberto a visitas no Cais 4 do Porto do Funchal (vulgo cais de Pesca), entre as 16 e as 18 horas, e ainda no dia 28 do corrente mês, das 10 às 12 horas.

A iniciativa está inserida numa tentativa da Marinha de aproximação à população da Ilha da Madeira.

Terminal de Contentores de Alcântara viveu o seu primeiro «Dia Aberto»

Decorreu no sábado, dia 14 de Setembro, o primeiro ‘Dia aberto’ na Yilport Liscont, uma acção inédita no Terminal de Contentores de Alcântara, a operar desde 1984.

A iniciativa, levada a cabo pela operadora Yilport teve como duplo objectivo dar a conhecer o espaço de trabalho dos pais às suas famílias, bem como sensibilizar para as questões de segurança no Terminal.

A 19 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Seminário «Desafios do Mar Português»

Desde 2012, as várias edições do Seminário ‘Desafios do Mar Português’ têm vindo a afirmar-se no panorama da cultura marítima como eventos de referência a nível nacional, trazendo para a linha da frente as problemáticas em torno da relação de Portugal com o Mar.

A 8.ª edição terá como tema “Portugal e o Mar: um novo regresso” e está agendada para o dia 19 de outubro, por ocasião do 18º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo.

4.ª Edição da Pós-Graduação em Logística e Gestão de Transportes

Encontram-se abertas as inscrições para a 4.ª Edição da Pós-Graduação em Logística e Gestão de Transportes, a ser ministrada pela Coimbra Business School.

Trata-se de uma Pós-Graduação inovadora com foco na Gestão do Armazém e dos Stocks, na Gestão dos Transportes e da Distribuição, na Internacionalização, nos Incoterm e nas Parcerias Logísticas e, de modo diferenciador, nos diferentes modais de transporte e na sua interoperabilidade. Importante destaque aos SI e às ferramentas de apoio à decisão e ao planeamento logístico.

VEJA O VÍDEO | INCLUI ETAPA NOCTURNA

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promovem curso de Sobrevivência e Resgate no Mar #2

Cientes da importância da protecção dos trabalhadores, a APA, S.A. e a APFF, S.A. encontram-se a desenvolver, desde o início de Setembro, o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direccionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 25 profissionais de ambos os Departamentos de Pilotagem.

Divulgamos o segundo vídeo deste curso, que inclui formação nocturna.

Porto da Figueira da Foz Parceiro da Escola Azul

O Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) integra, a partir do corrente mês, a Rede de Parceiros da Escola Azul, dando assim um passo importante na concretização de um dos objectivos do Ministério do Mar, atinente à difusão da Literacia do Mar junto das camadas mais jovens.

A “Oferta Escola Azul” proporcionada pelo Porto da Figueira da Foz é bastante variada, com seis programas dirigidos a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, também do Secundário.

NO Centro de Formação da APDL, EM MATOSINHOS

RESULTADOS DO PROJECTO EUROPEU «ONBOARD» APRESENTADOS A 19 DE SETEMBRO

O evento final do Projeto Europeu Onboard - Desenvolvimento de perfis técnicos e currículos de formação para o setor de Portos e Logística, cofinanciado pelo programa Erasmus+, terá lugar no dia 19 de setembro, entre as 09h00 e as 13h00, no Centro de Formação da APDL, em Matosinhos.

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promovem curso de Sobrevivência e Resgate no Mar

Cientes da importância da protecção dos trabalhadores, a APA, S.A. e a APFF, S.A. encontram-se a desenvolver, desde o início de Setembro, o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direccionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 25 profissionais de ambos os Departamentos de Pilotagem.

CIÊNCIA VIVA - 13 DE SETEMBRO

Rota do Polvo, Lota de Santa Luzia, Tavira

O polvo comum é uma das principais espécies marinhas desembarcadas no Algarve. Santa Luzia depende exclusivamente desta pesca há mais de 30 anos, tendo recebido o título de “Capital do Polvo”. Pretende-se dar a conhecer o tipo de artes de pesca e as embarcações utilizadas. Pretende-se também fazer uma abordagem básica sobre o ciclo de vida do polvo, as suas ameaças e curiosidades.

Projecto MaRINET2 abre inscrições para o sétimo curso em renováveis oceânicas

Em colaboração com o MaRINET2, o Centro de Energia Marinha e Renovável, a Universidade College Cork (UCC MaREI), o Instituto Francês de Pesquisa para a Exploração do Mar (IFREMER) e a Tecnalia Research & Innovation (TECNALIA) organizarão um curso intitulado “Integrated Tank Testing for the Offshore Renewable Industry”. O curso de curta duração acontecerá na Irlanda, no Centro MaREI de Energia Marinha e Renováveis, de 25 a 29 de novembro.

CIÊNCIA VIVA - 11 DE SETEMBRO

Olhó Peixe Fresquinho - Mercado de Alvalade

Acha que conhece o peixe que consome? Sabe quais as espécies marinhas comercialmente importantes em Portugal? Sabe que há espécies de tubarões e raias que são consumidas no nosso país? Venha adquirir novos conhecimentos e pôr os seus à prova numa visita ao mercado.
No final ainda poderá ir de cesta cheia e preparar um belo jantar de peixe fresco, sugerido e amanhado pelas varinas de serviço.

Dia de visitar o Farol de Aveiro

Para melhor ajudar a perceber o papel destas torres enormes que estão espalhadas em mais de 50 pontos em toda a zona costeira do continente português e ilhas, desde 2011 que todos os faróis nacionais abrem as suas portas ao público para dar oportunidade a todos de poderem conhecer, por dentro, todo o mecanismo que por fora as paredes escondem.

O Farol de Aveiro , mais conhecido por todos como o Farol da Barra, por estar localizado na praia da Barra, na freguesia da Gafanha da Nazaré (Ílhavo) , não é excepção e abre as suas portas todas as quartas-feiras à tarde.

Total: 685