Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela

A Aporvela tem por objectivo promover a ligação das pessoas ao Mar. Mantém uma ligação especial à juventude, formando marinheiros em programas de treino de mar e vela a bordo da Caravela Vera Cruz e de grandes veleiros que todos os anos participam nas Tall Ships Races.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Conjuga conhecimentos numa abordagem científica e tecnológica aos ecossistemas aquáticos. Desenvolve atividades orientadas para desafios da sociedade, em parceria com entidades nacionais e internacionais.
Raio de acção: Lisboa, Sines e Figueira da Foz.
 

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

MAR7 - Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar no Distrito de Setúbal

A Mar7 contribui para o desenvolvimento da economia do mar em Setúbal, focada na renovação da identidade marítima da região e na afirmação do mar nas suas diferentes potencialidades, com especial enfoque na sensibilização da comunidade educativa para estes temas.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

O CIIMAR é uma instituição de investigação científica e de formação avançada que desempenha um papel de relevo na promoção da educação científica e tecnológica, de forma a melhorar o conhecimento e a perceção pública sobre a saúde marinha e ambiental.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar (SINES)

O CIEMAR tem como objetivo a promoção e execução de actividades científicas, pedagógicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, dando especial atenção à região costeira do Alentejo.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho

A APLM tem por missão a defesa, conservação e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos e a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - Observatório do Ambiente dos Açores

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo é um espaço de divulgação científica para todas as idades. Dispõe de uma área de exposição interativa, um pequeno laboratório e ainda uma sala multimédia, desenvolvendo atividades no âmbito da consciencialização e educação ambiental.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro Ciência Viva de Lagos

A temática central do Centro Ciência Viva de Lagos é assente em conteúdos científicos relacionados com a História e a Ciência dos Descobrimentos. Desenvolve inúmeras actividades experimentais e saídas de campo das mais diversas áreas cientificas.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

O CMIA proporciona acções de promoção dos valores naturais no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Este é um espaço natural que integra a caldeira de D. Prior alimentada diariamente pela ribeira de S. Vicente e pela água da maré.

Concurso Nacional de Fotografia Escola Azul

EB1 de Regalheiras em destaque

As professoras Carolina Baptista e Paula Coelho participaram nas Jornadas Escola Azul, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Dois dias muito enriquecedores e de partilha de experiências! As jornadas tiveram a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Aí foram expostas as fotografias do concurso nacional Escola Azul, tiradas pelos alunos como envolvimento da família. Num total de doze fotografias expostas, houve três alunos da EB1 de Regalheiras que se destacaram.

A 25 DE JUNHO

Conferência Fernão Magalhães e os 500 anos da viagem de circum-navegação

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai levar a efeito uma Conferência sobre Fernão Magalhães e os seus 500 anos da viagem de circum-navegação.
De registar a preseença do Coronel João Santos Fernandes, que no Dia Mundial do Homem do Mar abordará o maior feito da navegação por mar.

Alunos da «Coimbra Business School» no Porto de Aveiro

A 8 de Junho decorreu uma visita de estudo de oito alunos da Pós-Graduação em "Logística e Gestão de Transportes" do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra - Coimbra Business School, ao Porto de Aveiro, num contexto de Seminário, no âmbito do encerramento do 3.º módulo curricular.

ESTA TERÇA-FEIRA, 11 DE JUNHO

FINANCIAMENTO DA ECONOMIA DO MAR EM DISCUSSÃO

Numa iniciativa liderada pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que está a promover uma série de Workshops temáticos junto dos vários setores do Mar com vista à preparação e elaboração de uma nova Estratégia Nacional do Mar para o período 2020-2030, realiza-se na terça-feira, dia 11 de junho, uma sessão subordinada ao tema “Financiamento”. A sessão terá lugar no Auditório Magalhães, no IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, e decorrerá entre as 09h30 e as 13h00.

Escola Alfredo da Silva faz chegar a 450 os alunos que visitaram o Porto de Setúbal desde Janeiro

O Porto de Setúbal recebeu a visita de 46 alunos dos 10º e 11º anos da Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro, no âmbito das atividades da disciplina de Geografia com o objetivo de conhecer o porto, o seu papel na economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência.

São já 450 os alunos que desde o início do ano visitaram o Porto de Setúbal.

ATÉ DOMINGO

Fragata Corte-Real aberta a visitas

A fragata Corte-Real encontra-se aberta ao público, no âmbito da Regata de Portugal, até domingo, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia.

O NRP Corte-Real é um navio escolta oceânico do tipo fragata, que se caracteriza por ser uma plataforma de média dimensão e tonelagem, dispondo de significativa polivalência em sistemas de comando, controlo e comunicações, armas e sensores, de grande versatilidade de emprego, boa auto-sustentação e cujo potencial combatente assume a plenitude quando integrado em forças navais.

Curso inclui visita ao terminal de regaseificação de Sines

Grupo Sousa participa no curso «Pontos essenciais do GNL: novos usos e novos mercados»

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de visitar o terminal de regaseificação do Porto de Sines, onde testemunharão a operação de enchimento de isocontentores de GNL da GasLink. O curso permitirá o estudo da função do GNL em pequena escala com vista à satisfação da crescente procura por um transporte mais ecológico.

A 22 DE MAIO

Seminário sobre ERRO HUMANO a bordo dos navios

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante leva a efeito no auditório da sua sede em Lisboa um Seminário sobre o “Erro Humano nos Acidentes no Mar“, tema a ser desenvolvido pelo Capitão da Marinha Mercante João Rocha Ramos.

Alunos da Escola Secundária do Pinhal Novo visitam Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu [a visita de 120 alunos do 8º ano da Escola Secundária Pinhal Novo no âmbito das atividades da disciplina de Geografia com o objetivo de conhecer o porto, o seu papel na economia da região de Setúbal e a ligação da atividade portuária com as indústrias da sua área de influência.

Os grupos foram recebidos no auditório do edifício sede da APSS, para apresentação do Porto de Setúbal e visionamento do vídeo institucional, seguindo-se deslocações aos terminais portuários Tersado, Sadoport e Ro-Ro/Autoeuropa.

Porto de Aveiro presente nas Jornadas Nacionais Escola Azul

O Porto de Aveiro marca presença nas Jornadas Nacionais Escola Azul, que decorrem, esta sexta e sábado, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
As Jornadas Nacionais são uma iniciativa do Ministério do Mar, com organização a cargo da DGPM e da APDL. A sessão de abertura contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Esta sexta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Ministra do Mar abre as Jornadas Nacionais da Escola Azul

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir esta sexta-feira na cerimónia de abertura das Jornadas Nacionais da Escola Azul, evento que terá lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.

A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 10h00.

Total: 625