Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Centenas de crianças celebram o Dia «Escola Azul» no Porto de Vila do Porto

Decorreu na manhã de quinta-feira, 19 de maio, no Porto de Vila do Porto (ilha de Santa Maria, Açores), a celebração do Dia “Escola Azul”, iniciativa integrada no “Programa Educativo Escola Azul”, que foi lançado em 2018 pelo Ministério do Mar e que localmente foi planeado como parceria entre a empresa pública Portos dos Açores, S.A. e a própria Escola Azul.

Porto de Setúbal recebe alunos do For-Mar

O Porto de Setúbal recebeu um grupo de alunos do FOR-MAR (Centro de Formação das Pescas e do Mar), ação de Marinheiro – 2ª Classe do tráfego Local, no dia 17 de maio, para uma visita com o objectivo de conhecer o porto e as suas atividades.

A comitiva foi recebida no auditório do edifício sede da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, onde foi realizada uma sessão de apresentação do porto, do seu desenvolvimento e dos processos nas suas diferentes atividades, a que se seguiu uma visita aos principais terminais portuários para observação das operações portuárias e ao hangar do Trem Naval.

A 18 DE MAIO

SEMINÁRIO - CÓDIGO IMDG - COMPLICAR É PERIGOSO!

Decorre no dia 18 de maio, às 15h00, na Sala de Professores da ENIDH, o seminário: "Código IMDG - Complicar é perigoso!"

O Código IMDG, aplicado ao transporte marítimo de mercadorias perigosas, conta com novas emendas que passarão a ser de aplicação obrigatória a partir de 1 de junho (emendas 40-20).

Porto de Sines recebe alunos da Escola Náutica

Após dois anos de pandemia, alunos da Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) voltaram a visitar o Porto de Sines, no dia 6 de maio, com o objectivo de conhecer o funcionamento do maior porto nacional em carga movimentada.

Na sessão em auditório, os visitantes tiveram oportunidade de ficar a conhecer posicionamento global de Sines no contexto internacional, assim como os desenvolvimentos em inovação que estão a ser realizados no âmbito da transição digital e transição “verde”. Representantes dos concessionários do Terminal de Granéis Líquidos e do Terminal de Gás Natural apresentaram também o funcionamento das respetivas instalações portuárias, enquanto que a MSC Portugal aprofundou algumas das funções operacionais realizadas em Sines.

DE 26 DE MAIO A 19 DE JULHO

III edição do Curso de Altos Estudos de Transportes

O ISG | Business & Economics School e a Logistel, SA vão realizar a III edição do Curso de Altos Estudos de Transportes, que decorrerá às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 20h30, entre os dias 26/05/2022 e 19/07/2022.

O Curso tem como Destinatários Empresários, Gestores, Altos Dirigentes e Quadros Superiores da Administração Pública, de Empresas e ou de outras Organizações, com ou sem diploma universitário, mas com experiência relevante na área da Mobilidade e Transportes e em atividades conexas. Pretendemos pessoas altamente motivadas, que assumem ou pretendam vir a assumir posições de relevo em empresas e/ou em outras organizações ligadas à Mobilidade e aos Transportes.

Nova lança primeiro Mestrado em Logística Marítima

O Master in Maritime Logistics (MML) é um mestrado de Logística, Engenharia, e Gestão Industrial, uma formação multidisciplinar que pretende formar profissionais para um sector em crescimento.
É um curso de Mestrado Internacional especificamente focado no tema da Logística Marítima que arranca no ano lectivo 2022/2023, em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa.

Projecto «Brigada #AMARoMAr»

O Projecto "Brigada #AMARoMAr, organizado pela ABAE, em parceria com o Pingo Doce, tem como objectivo alertar para a problemática do Lixo Marinho, convidando as escolas participantes a monitorizar os resíduos encontrados na praia, analisando os dados ao longo do tempo e comunicando os resultados a toda a comunidade envolvente.

PORTO DE SINES

10.ªs Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária | Referência no meio técnico e científico português

O Porto de Sines recebeu as 10.ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária, organizadas pela Associação Internacional de Navegação (PIANC Portugal)/The World Association for Waterborne Transport Infrastructure, apoiadas e patrocinadas por diversas instituições e entidades nacionais, que envolveram, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos Laboratórios do Estado.

Oceanário Lança Revista Digital:

Um Oceano para Ensinar

O Oceanário, parceiro do Programa Bandeira Azul, lança uma nova revista digital, «Um oceano para ensinar» no âmbito da seu programa educativo.

Para continuar a contribuir para uma comunidade escolar mais consciente da importância do oceano, o Oceanário de Lisboa lança, em 2022, uma revista digital mensal «Um oceano para ensinar», com conteúdos preparados exclusivamente para professores, uma vez que o Oceanário acredita que estes são os mais fortes aliados para a criação de uma geração azul.

DIPLOMADOS DA ENIDH ESTAGIAM NO NAVIO VASCO DA GAMA

Recentemente, a convite da Mystic Ocean, o Presidente da ENIDH, Prof. Luís Baptista, deslocou-se ao navio de cruzeiro Vasco da Gama, atracado no cais de S. Apolónia, em Lisboa, para visitar os diplomados da ENIDH que estão a realizar os seus estágios de praticante, ao abrigo do projecto MarinCadet/ Fundo Azul.

Neste momento encontram-se a estagiar a bordo do navio 8 praticantes de Pilotagem, 4 de Engenharia de Máquinas Marítimas e um de Engenharia Electrotécnica Marítima.

ENIDH

VISITA DE ESTUDO AO NAVIO MARIA LUÍSA

No dia 8 de março realizou-se uma visita de estudo de alunos dos cursos de engenharia da ENIDH ao navio porta-contentores Maria Luísa, operado pela empresa PSL Navegação, atracado no terminal da Sotagus, no Porto de Lisboa. Na visita participaram docentes alunos dos cursos de licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas e do curso TeSP em Manutenção Mecânica Naval. No total participaram 34 elementos da ENIDH entre docentes e alunos.

ESTA QUARTA-FEIRA

Seminário «Acidentes a Bordo - Erro | Factor Humano»

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique - ENIDH, promove o Seminário "Acidentes a Bordo - Erro/Factor Humano", apresentado por Rocha Ramos, Capitão da Marinha Mercante, pelas 15h00, quarta-feira, dia 23 de março, na Sala de Professores da ENIDH.

FCT NOVA e Escola Naval da Marinha Portuguesa lançam mestrado em Logística Marítima

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia o lançamento do primeiro curso de Mestrado em Portugal focado no tema da Logística Marítima. Master in Maritime Logistics (MML) é o nome do curso de Mestrado Internacional que arranca no ano lectivo 2022/2023, em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa.

16 DE MARÇO

ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OBSERVADORES CIENTÍFICOS EM NAVIOS DE PESCA

Esta quarta-feira, dia 16 de março, realiza-se uma Acção de Formação para Observadores Científicos em Navios de Pesca, no auditório situado no campus da ENIDH, no âmbito do protocolo de cooperação entre a ENIDH e a empresa Promarinha.

APDL - 22, 25, 28 e 29 de Março

CURSO DE ATENDIMENTO E COMUNICAÇÃO

A forma como as empresas se relacionam com os seus clientes e outros interlocutores assume vital importância na imagem que, direta ou indiretamente, é transmitida.
Atendendo a esta temática e tal como previsto no Plano de Formação, o Centro de Formação da APDL irá promover nos dias 22, 25, 28 e 29 de março (9h30 -12h30), o Curso de Atendimento e Comunicação.

Nem Tudo o Que vem à Rede é Peixe

A ABAE, através do Programa Bandeira Azul, integra o projecto “Nem tudo o que vem à rede é peixe”, que pretende quantificar os impactos das redes-fantasma na costa portuguesa, propor medidas mitigadoras e desenvolver um polímero biodegradável a utilizar na produção das artes de pesca.

Curso de formação e certificação de marítimos nos Açores já arrancou

O Executivo açoriano informa que teve início a14 de Fevereiro, na Ilha do Faial, o primeiro curso de formação e certificação de marítimos nos Açores, para habilitação a categorias do convés e máquinas, ao abrigo das disposições da Convenção STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos) da IMO (Organização Marítima Internacional).

DIA 26, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Oficina «Cabos à escala», pela TEAM

Oficina que tem como objetivo ensinar os participantes a fazer cabos de modelismo, de forma manual. Oficina dinamizada pela TEAM, integrada no programa Tanto Mar.

APDL

Núcleo de Simulação desenvolve formação para cruzeiros fluviais

O Núcleo de Simulação da APDL iniciou uma série de sete acções de formação do curso de Manobra e Governo de Cruzeiros Fluviais que se irão desenvolver durante os meses de fevereiro e março.

Com o objectivo de dotar os formandos de conhecimentos e competências na manobra e governo de cruzeiros fluviais em operações de rotina e emergência e com diversos graus de dificuldade, serão abordados conteúdos específicos para este tipo de navegação no Rio Douro.

Academia Portuária de Setúbal

Primeiras formações com adesão máxima

A Academia Portuária de Setúbal (ACAPS) iniciou a atividade [14 de fevereiro de 2022] com adesão máxima às duas primeiras ações de formação, dedicadas aos temas: Logística de importação e exportação e Sistemas de Informação.

O grupo de formandos englobou colaboradores da empresas da comunidade portuária e logística, armadores, operadores de terminais, unidades industriais, entidades nacionais do setor, transitários e alunos de universidades. Foi abordada a temática da evolução das cadeias de transporte e comércio internacionais, os incoterms, os métodos de pagamento internacionais, a lógica da importação e da exportação, as estratégias de internacionalização, a OMC e as barreiras comerciais, a organização internacional das cadeias logísticas e o procurment, a Janela Única Portuária e os diversos conceitos associados aos smartports.

Total: 870