Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EU4OCEAN: PLATAFORMA DEDICADA À PROMOÇÃO DA LITERACIA DOS OCEANOS

Fórum Oceano participa como membro-fundador

A European Ocean Coalition (EU4Ocean) reúne a participação de diversas organizações, projetos e pessoas com trabalho desenvolvido na área da Literacia dos Oceanos. Apoiada pela Comissão Europeia, a plataforma visa contribuir, entre outros, para aumentar a consciencialização e o envolvimento dos stakeholders na gestão sustentável dos Oceanos e colocar o tema da Literacia dos Oceanos na agenda política, contribuindo para a implementação de políticas marítimas e a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular o ODS 14.

A 29 DE AGOSTO, EM PONTA DELGADA

Ao Leme com a Ciência

Embarque nesta viagem e venha conhecer São Miguel por uma perspectiva diferente: visto por mar e acompanhado de um conjunto de especialistas que o ajudarão a descobrir a beleza para além da paisagem, a riqueza da geo e biodiversidade costeira e marinha desta ilha!

EM PARCERIA COM A SONAE

Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) lança novo mestrado em Logística

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) abrirá, em Janeiro de 2021, um novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA).

Trata-se de uma «formação pioneira em Portugal, quer pelo seu carácter profissionalizante e metodologia de Aprendizagem Baseada em Projectos, quer pela conceção em parceria com a SONAE MC, especialista nesta área e uma das maiores entidades empregadoras em Portugal», vincou o IPS.

Praia Arenosa - Estuário do Sado

Os estuários são zonas de grande beleza natural, onde os rios se encontram com a água do mar. Fortemente condicionados pelas marés, são considerados como transição entre os habitats de água doce e os marinhos.

Os estuários funcionam como uma espécie de maternidade, ou seja, local de crescimento de juvenis de muitas espécies de peixes, como os robalos e douradas, que aí encontram as condições ideais de desenvolvimento no que respeita à alimentação e proteção.

INÍCIO ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA ENIDH

CURSO DE ACTUALIZAÇÃO STCW PARA OFICIAIS DE MARINHA MERCANTE

Vai realizar-se, através do Centro de Estudos e Formação Especializada da ENIDH (CEFE), um curso de atualização STCW para oficiais da marinha mercante. O curso decorre de 27 a 29 de Julho.

APDL aposta na formação portuária

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) deu mais um passo para que o seu Centro de Formação se torne num dos centros de formação portuária mais importantes da Europa aprovando esta quinta-feira, 23 de julho, o lançamento de um concurso público internacional para aquisição de um Simulador para operação de pórticos e gruas para a atividade portuária, e de gruas e outros equipamentos para a construção civil.

MADEIRA

Funcionários das pescas recebem formação certificada

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira destacou a “importância da formação profissional” para o “correcto manuseamento” dos produtos que são consumidos pela população. Teófilo Cunha falava nas instalações da Lota do Funchal, na entrega de certificados a oito funcionários da Direcção Regional de Pescas, indicando que a “formação profissional é um projecto para prosseguir por forma a garantir a higiene e segurança alimentar dos bens de consumo”.

De volta ao Mar, mas a preservar - Desafio Origami

Um dos mamíferos que atualmente se encontra mais ameaçado é a baleia. Estes animais estão no topo da cadeia alimentar e têm um papel de grande importância no funcionamento e saúde do ecossistema marinho.

Como tal, consideramos ser o “porta-voz” ideal para a mensagem que pretendemos transmitir: vamos voltar ao mar, mas a preservar. Ou seja, tendo sempre o cuidado de manter a praia limpa como a encontrámos ou, se possível, torná-la melhor ainda.

ESCOLA SUPERIOR NÁUTICA INFANTE D.HENRIQUE

Um mar de cursos com trabalho!

Fique a conhecer a oferta formativa ao nível das licenciaturas e lembre-se que independentemente da escolha que possa fazer ligada ao seu gosto deve perspetivar sempre o seu futuro, um futuro com trabalho. A ENIDH tem uma empregabilidade no mercado de trabalho muito elevada e em alguns dos casos total.

WEBINAR A 20 E 24 DE JULHO

Vasco Carvalho é o orador de uma sessão sobre Inconterms 2020

Os “Incoterms” são regras universais que contemplam os direitos e obrigações de compradores e vendedores durante um transporte internacional.
Neste contexto é necessária a perfeita compreensão dos “Incoterms 2020”, que estão em vigor desde 1 de Janeiro de 2020, razão pela qual a AIDA CCI vai realizar nos dias 20 e 24, das 14.30 às 17 horas, via plataforma Zoom, um “webinar” sobre o tema. O orador é Vasco Carvalho, especialista nas áreas de gestão e aprovisionamento e logística, mestre em ciências empresariais pelo ISEG, com um percurso profissional consolidado em empresas nacionais e internacionais.

O TransforMAR está de regresso a 15 praias de norte a sul

O TransforMAR regressou às nossas praias e marca presença durante os meses de julho e agosto, em 15 praias, de norte a sul do país, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular - através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Durante estes dois meses cada uma das praias dispõe de um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal, produzidos pelos veraneantes enquanto usufruem do seu tempo em praia. Além disso, alargando a sensibilização das boas práticas coletivas, este depósito conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia - semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.

25 DE AGOSTO | TAVIRA

Sal e salinas: visita a um sistema de salinas tradicional

A paisagem de Tavira confunde-se com a história do sal. A tecnologia ancestral adaptada à paisagem da Ria Formosa faz das salinas autênticos laboratórios de química ao ar livre. Descubra como este ambiente humanizado é importante para várias espécies de aves e de seres vivos microscópicos. Acompanhe-nos neste percurso e conheça o processo de cristalização que origina os diferentes tipos de sal.

QUARTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO

Que peixes comemos em Tavira?

Venha descobrir quais os peixes que se podem comprar no mercado de Tavira, donde vêm e como são capturados! Poderá igualmente ficar a saber qual a sustentabilidade das capturas das várias espécies de recursos marinhos que consumimos.

VISITA DA ENIDH A ESCOLAS DA NAZARÉ

A ENIDH realizou recentemente uma visita à Rede Educativa do Concelho da Nazaré. Esta visita, organizada em colaboração com o Gabinete de Educação da Câmara Municipal da Nazaré, visou a apresentação da oferta formativa da ENIDH e das suas saídas profissionais aos estudantes do 12º ano do Concelho da Nazaré.

PARA O MÊS DE JULHO

APAT lança novo pacote de formações online

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) lançou uma circular na qual elenca todas as novas iniciativas de formação que disponibilizará aos seus associados durante o mês de Julho. A primeira formação tem lugar já no dia 6 (Segunda-feira) e a última ocorrerá no dia 23.

«A mina vai à praia» no concelho de Sines

No âmbito do programa Bandeira Azul da Europa, o Município de Sines encontra-se a dinamizar um conjunto de atividades prático-experimentais de educação e sensibilização ambiental em cinco praias do concelho.

Denominadas “A mina vai à praia”, as atividades são orientadas pela equipa do Centro de Ciência Viva do Lousal, sempre no período das 10h00 às 18h00.

LOGÍSTICA

Ensino superior está a formar para um sector em expansão

Gerou emprego e criou oportunidades para a formação nos últimos anos. Universidades, politécnicos e escolas profissionais reforçam oferta para responder às necessidades que as empresas têm de recrutar profissionais qualificados.

Campanha «Açores Entre Mares» arranca nas plataformas digitais para promover literacia dos oceanos

A campanha de literacia dos oceanos ‘Açores Entre Mares’, promovida pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar dos Açores, tem este ano um novo formato, com a passagem para as plataformas digitais, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19.

Até 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas, através das redes sociais, conversas em directo com investigadores e especialistas sobre as grandes questões do Mar dos Açores, nomeadamente na página do Facebook da Direcção Regional dos Assuntos do Mar e no Instagram desta campanha.

ENVIO DOS TRABALHOS ATÉ 8 DE JUNHO

Município de Sines lança concurso sobre lixo marinho

A Câmara Municipal de Sines promove a 2.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, sobre o problema do lixo marinho, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho.
O objetivo desta iniciativa é dar aos alunos uma oportunidade para usarem os seus talentos criativos e serem uma voz pela proteção dos oceanos.

Tendo em conta o estado de pandemia em que vivemos, os vídeos, com um máximo de 2 minutos, devem ser realizados a partir de casa, cumprindo as regras de contingência e de afastamento social em vigor.

ENIDH e Escola Naval em cooperação para aulas através da plataforma CISCO Academy

Desde 2016 que a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) dinamiza a sua Academia CISCO – neste contexto, e, ao abrigo da parceria com a Escola Naval (EN), durante o 1º semestre do ano lectivo 2019/2020, decorreu mais uma iniciativa conjunta que proporcionou aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Naval-Ramo de Armas e Electrónica da EN a frequência dos cursos da CISCO Networking Academy.

Total: 751