Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística


Crianças de Cervães fizeram baptismo de mar com a Polícia Marítima em Leixões

No seguimento de um convite feito pela Polícia Marítima sediada no Porto de Leixões, 22 alunos do 4º ano da EB1 JI de Sobral – Cervães, ,tiveram o seu baptismo de mar.
Algumas semanas antes, os agentes desta força de segurança marítima, Campelo Rodrigues e Silva Costa, tinham estado na escola numa sessão de divulgação dos seus serviços e competências, muito do agrado da pequenada, que quis saber tudo sobre a sua actividade.

EM OUTUBRO

CPC realiza curso de Afretamento Marítimo

O Conselho Português de Carregadores (CPC) vai realizar, em Outubro, um Curso dedicado ao Afretamento Marítimo. Este curso surge como forma de dar resposta às necessidades de formação dos associados da CPC.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, NA SGL

Conferência «Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional»

A Secção de Geografia dos Oceanos da SGL organiza, esta segunda-feira, a conferência “Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional”, a ser proferida por Francisco Andrade (FCUL e MARE-UL), na SGL (auditório Adriano Moreira). Início às 17:00.

Este evento prossegue o 3.º ciclo de conferências do Seminário do Mar dedicado a “20 Anos de Políticas Públicas”.

2 A 13 DE JULHO

II CURSO BREVE | DIREITO DO MAR

Decorre de 2 a 13 de Julho o II Curso Breve sobre o Direito do Mar, este ano com a duração de duas semanas, num total de 30 horas de formação, em regime pós-laboral, entre as 18h00 e as 21h00.

A primeira semana será dedicada ao ensino dos aspectos essenciais do Direito do Mar, enquanto que a segunda semana se destina exclusivamente aos temas mais relevantes da actualidade.

ÍLHAVO

Escolas da Gafanha da Encarnação vão ao Encontro Nacional Escola Azul

Escolas da Gafanha da Encarnação preparam a participação no primeiro Encontro Nacional Escola Azul, em Sines, com a representação dos Alunos Embaixadores Escola Azul, acompanhados pela coordenadora do projeto Escola Azul, pela coordenadora do Projeto Eco-Escolas no 1.º Ciclo e pela professora embaixadora Escola Azul, Ana Paula Vizinho.

A informação foi confirmada no rescaldo da entrega das primeiras bandeiras “Escola Azul” do Município de Ílhavo hasteadas na Escola Básica da Gafanha da Encarnação e Escola Básica da Costa Nova.

EM SINES, A 14 E 15 DE JUNHO

1.º Encontro Nacional Escola Azul

O 1.º Encontro Nacional Escola Azul decorre em Sines, nos dias 14 e 15 de Junho, com organização da Direção-Geral de Política do Mar e apoio do Sines Tecnopolo. Vai incluir debates, apresentações, sessões temáticas e muitos desafios, tanto hands-on como minds-on. E porque não queremos que o Encontro fique só à beira-mar, teremos ainda preparadas várias experiências de mar para os nossos participantes.

Os alunos embaixadores são um elemento fulcral no sucesso de qualquer Escola Azul e vai ser-lhes dado o devido destaque no Encontro Nacional Escola Azul Júnior, onde vão participar em dinâmicas de grupo, atividades práticas e muitas mais surpresas.
 

Porto de Lisboa visitado por estudantes da Universidade de Baden-Wuerttemberg

Foi no dia 15 de Maio que o Porto de Lisboa recebeu a visita de um grupo de estudantes provenientes da Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Wuerttemberg, na Alemanha. Os formandos alemães – acompanhados pelo professor – frequentam cursos na área de economia e serviços financeiros, com interesse na área portuária, informa a APL.

MAREECOFIN

PwC Economia e Finanças do Mar | Reunião de Primavera 2018

No âmbito do projeto de responsabilidade social relacionado com o desenvolvimento da economia do mar em Portugal, a PwC vai realizar, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da EGEAC e do Padrão dos Descobrimentos, uma reunião sobre temas económicos e financeiros relacionados com as atividades do mar.

ESTA QUINTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR PRESIDE À CERIMÓNIA DE TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA ENIDH

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, preside esta quinta-feira, dia 10 de Maio, às 17h30, à Cerimónia de Tomada de Posse do Presidente da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, Luís Baptista.
A cerimónia decorrerá no Campus da ENIDH, no Auditório da DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, em Paço de Arcos.

FIGUEIRA DA FOZ

ISCAC e ACIFF assinam protocolo para a Escola do Mar

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) assinou mais um protocolo para o consórcio da Escola do Mar, que está a ser instalada na antiga Casa dos Pescadores de Buarcos. Desta feita, teve a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) como parceira. Ao todo, são cerca de 20 as estruturas colectivas e empresas locais que integram a parceria.

7 A 9 DE MAIO

MARTECH & JETM 2018 - Engenharia e Tecnologia Marítima

A 4.ª Conferência Internacional em Engenharia e Tecnologia Marinha (MARTECH’2018), em conjunto com as XV Jornadas de Engenharia e Tecnologia Marítima (JETM’2018) decorrem entre 7 e 9 de maio no Centro de Congressos do Técnico.

Esta é uma iniciativa conjunta da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Naval) e do Instituto Superior Técnico (Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica, CENTEC), que já se realiza desde 1987.

FIGUEIRA DA FOZ

Fozresgate forma nadadores-salvadores em várias zonas do país

A Fozresgate foi criada pela Câmara da Figueira da Foz em 2016 devido à falta de nadadores-salvadores nas praias do concelho, problema que já conseguiu resolver. Entretanto, formou 192, através dos cursos ministrados na Figueira da Foz e noutros pontos do país, a um ritmo de dois por ano. A área de influência da única escola pública daquela especialidade é a zona norte da região Centro, mas também tem sido solicitada para realizar cursos na Área Metropolitana do Porto e no Alto Alentejo.

400 alunos visitaram o Porto de Setúbal desde Janeiro

O Porto de Setúbal recebeu, desde janeiro, a visita de 400 alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário de várias escolas do país no âmbito do Projeto Escolas. As visitas, inseridas no programa curricular, têm como objetivo conhecer o porto, as suas atividades e a sua importância para a economia da região de Setúbal.

Programa Escola Azul alargado aos desportos náuticos em 2019

Em 2019, o programa Escola Azul, destinado a envolver as escolas na promoção dos oceanos e coordenado pela Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), com o apoio da Ciência Viva, vai ser alargado à prática dos desportos náuticos, admitiu a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

O objectivo é permitir um contacto com o mar e os desportos náuticos aos jovens do interior do país. Segundo a ministra, estão a ser escolhidos os municípios do interior para promover um intercâmbio em que crianças e jovens do litoral também possam ir para o interior e “ter um valor acrescentado na sua formação e no contacto com todo o território”.

Porto de Sines recebeu alunos da Escola Náutica e Academia MSC

Alunos dos Curso de Gestão Portuária e de Pilotagem da ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e da Academia MSC/ENIDH visitaram o Porto de Sines esta sexta-feira, 20 de Abril, para conhecer o funcionamento do maior porto do país em volume de carga movimentada.
Na recepção, o Presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, apresentou a evolução da movimentação de mercadorias, os principais factores de competitividade e os projetcos de expansão previstos para o Porto de Sines.

A 16 DE MAIO, NA ENIDH

AGEPOR e J. Canão promovem Conferência Shipping 4.0 - The sea of Tomorrow

A AGEPOR- Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e a J.Canão promovem, no dia 16 de maio, a Conferência “Shipping 4.0 - The sea of Tomorrow”, que decorre às 14:00, no auditório da ENIDH-Escola Náutica Infante D. Henrique. A conferência tem como objetivo dar a conhecer o conceito shipping 4.0, apresentar as tendências, mudanças e analisar a revolução digital que Já está a ocorrer no setor marítimo.

MINISTRA DO MAR EM OLHÃO

Uma escola com os pés na Ria Formosa

A Ministra do Mar atribuiu a distinção de Escola Azul ao Agrupamento de Escolas João da Rosa em Olhão. Porque é preciso "vocacionar os jovens para a preservação do mar".

Para duas turmas do agrupamento de escolas João da Rosa, em Olhão, sexta-feira foi um dia diferente. O alunos foram para a Quinta de Marim andar com as botas dentro da Ria Formosa e tiveram uma visita particular. O professor fez as apresentações: "Vais explicar a esta senhora que se chama Paula e é a Ministra do Mar se isto são algas ou plantas marinhas", diz a um aluno.

DGRM recebeu grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima

Um grupo de formandos da Escola da Autoridade Marítima visitou a DGRM (Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), com o objetivo de melhor se inteirarem sobre o exercício das competências atribuídas a esta Direcção Geral, nomeadamente as que dizem respeito à Autoridade Nacional de Pesca e de Controlo de Estado Costeiro.

Porto de Setúbal recebe professores de Geografia

O Porto de Setúbal recebeu a 6 de abril uma visita de estudo de quatro dezenas de professores de Geografia, integrada na conclusão do programa do terceiro e último dia do XXXII Encontro Nacional de Professores de Geografia subordinado ao tema “Entre a Península e o Mundo”.

ESTA QUARTA-FEIRA, 4 DE ABRIL

DIA ABERTO DA ENIDH

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique organiza, uma vez mais, o Dia Aberto, jornada que pretende dar a conhecer a ENIDH e a sua oferta formativa aos alunos de escolas do ensino secundário da região.
O evento decorre esta quarta-feira, dia 4 de abril, a partir das 14h00.

Total: 518