Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Aprender no Oceanário é o desafio lançado às Escolas

O Oceanário de Lisboa desafia as escolas a participar num programa educativo, com visita ao aquário, para conhecerem o oceano e as 500 espécies diferentes, estimulando uma cidadania ambiental mais activa.

Um Oceano para Ensinar

A 12.ª edição de janeiro de 2023 da revista digital destinada a professores tem como tema as uges-de-manchas-azuis. Descubra curiosidades e actividades para realizar com os alunos, contribuindo para a criação de uma geração azul.

Universidade Internacional da Terceira Idade no Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra recebeu a visita de um grupo de 50 pessoas, alunos da Universidade Internacional para a Terceira Idade – UITI https://uiti.pt/ . Os visitantes tomaram contacto com o vasto espólio documental e fotográfico preservado neste espaço, que tem contribuído de forma inequívoca para a crescente vocação do Barreiro que integra agora a “Cidade dos Arquivos”.

Escola do Mar dos Açores recebe visita da Secretária de Estado das Pescas

A Secretária de Estado das Pescas visitou as instalações da Escola do Mar, no Faial. Segundo Teresa Coelho, o objetivo desta deslocação foi para em “conjunto” ver como pode ser “melhorada a formação profissional no setor”.
Neste contexto, a governante ressalvou a “boa colaboração” com o Secretário Regional das Pescas, no sentido continuar a apostar na formação profissional.

INSCRIÇÕES ABREM ESTA SEGUNDA-FEIRA

Estarreja promove curso ligado à arte da construção naval

Abrem esta segunda-feira, dia 2 de Janeiro, as inscrições para o curso de formação profissional “Actividades Marítimo-Turísticas e Construção Naval”, promovido pelo Município de Estarreja em parceria com a FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja – Agrupamento de Escolas de Estarreja.

Com uma duração de 821 horas, a formação decorrerá em horário pós-laboral no Centro de Interpretação de Construção Naval, localizado na Ribeira da Aldeia, na freguesia de Pardilhó. O curso tem apenas 15 vagas.

Academia Portuária do Porto de Setúbal com 10 acções de formação em 2022

A Academia Portuária do Porto de Setúbal (ACAPS) realizou, a 5 de dezembro, a última de dez acções de formação previstas para o ano de 2022, divididas por 5 acções no primeiro semestre e outras 5 no segundo.

No global, foi proporcionada a aquisição de competências a 152 formandos, dos quais 21 online, relacionadas com a actividade portuária e a sua logística associada, abrangendo temáticas variadas, como sistemas de informação, ambiente e desenvolvimento sustentável, negócio, navegação e manobras, concessões, autoridade marítima e portuária, cadeias logísticas e inglês técnico.

APDL E APA INTEGRAM O PROJECTO

IPG formaliza escritura para lançar Laboratório Colaborativo em Logística

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) assinou quarta-feira, 14 de Dezembro, a escritura para a concretização do Laboratório Colaborativo na área da Logística – CoLAB LogIN. Financiado com 1,3 milhões de euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto conta com a participação de mais 12 associados – sobretudo grupos empresariais da região – e visa investigar as redes e os fluxos logísticos da região da Guarda e os movimentos de transportes de todo o país com o exterior. A assinatura da escritura da associação decorreu na Guarda.

Apormar e MaritimeMT formalizam parceria para ensino e formação marítima

A Apormar – Agência Portuguesa de Marítimos formalizou uma parceria de colaboração com o MaritimeMT, um centro de ensino e formação marítima localizado em Malta, de qualidade reconhecida internacionalmente e certificado pelo Transport Malta – Autoridade do governo responsável pela Administração Marítima.

Malta é um centro marítimo mundial. É o maior registo de navios da Europa e o 6º maior a nível mundial. É ainda o maior registo de super iates do Mundo. A bandeira de Malta é reconhecida pela sua qualidade e o seu regime tonnage tax oferece vantagens a companhias de navios e a tripulantes, refere a Apormar em nota de imprensa.

Visita de Estudo ao Porto de Leixões e ao CIIMAR

Os alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária realizaram uma visita de estudo ao Porto de Leixões e ao CIIMAR, no dia 15
de novembro.
A visita foi organizada pelas professoras Cândida Paulos e Sónia Guimarães, docentes de Geografi a e Biologia, respectivamente.

Porto de Setúbal recebe 60 alunos do FOR-MAR em 2022

O Porto de Setúbal recebeu no dia 6 a última visita no âmbito dos cursos ministrados pelo FOR-MAR. Ao longo de 2022, cerca de sessenta de alunos do FOR-MAR - Centro de Formação das Pescas e do Mar, visitaram o Porto de Setúbal, no âmbito das acções realizadas, nomeadamente dos cursos de Marinheiro – 2ª Classe do Tráfego Local, módulo Operações de Carga e Descarga em Navio.

As visitas ao Porto de Setúbal são fruto da parceira entre o FOR-MAR e a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, que também disponibiliza o Centro de Formação Portuária de Setúbal como importante polo de formação e promoção das valências e atividades de formação do Porto de Setúbal.

POR CARLOS OLIVEIRA

O Mar Português da ADSA e a Sustentabilidade no Porto de Aveiro

Na ADSA – Academia de Saberes de Aveiro, desenvolve-se, desde há cinco anos, o conhecimento sobre o nosso Mar numa disciplina designada por “O Mar Português”.
Os temas tratados têm sido os mais variados, centrados na realidade e nas potencialidades que o nosso Mar encerra e que poderão contribuir para que o nosso futuro seja bem diferente.

O Mar Começa Aqui | Inscrições Abertas

A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Promover a cidadania activa e estimular a criatividade dos nossos jovens são as palavras de ordem desta campanha que tem a arte como elemento impulsionador.

A 5, 6, 13 E 14 DE DEZEMBRO

Centro de Formação da APDL promove a iniciativa «Oficinas Criativas»

No âmbito do projecto “Formação Sénior“, o Centro de Formação da APDL promove a iniciativa “Oficinas Criativas”, especificamente dirigida a formandos séniores.

Nos dias 5, 6, 13 e 14 de dezembro, das 14h às 17h, serão desenvolvidas várias actividades alusivas à época natalícia.
Com caráter formativo, este projeto visa a partilha e aquisição de conhecimentos, promovendo o convívio entre os participantes e a ocupação do tempo de forma lúdica e produtiva.

DIA 30, WEBINAR NO CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL

«Desafios Éticos do Trabalho Híbrido»

O Centro de Formação da APDL promove, quarta-feira, dia 30 de novembro, pelas 10 horas, um Webinar subordinado ao tema “Desafios Éticos do Trabalho Híbrido”.
Webinar conduzido por Helena Gonçalves, docente, investigadora e consultora em Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Católica Porto Business School.

Alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de São Martinho do Porto participaram em «Caminhada com as Algas»

Os alunos das turmas da EB1 de São Marinho do Porto participaram numa caminhada pedagógica intitulada “CAMINHADA COM AS ALGAS” dinamizada pelo CAFanafonso – Indoor Outdoor e Natureza – com o objetivo de aliar o exercício na natureza à descoberta de toda a história do “Limo Vermelho”, alga característica da praia de São Martinho do Porto.

Para o Instituto Portuário e Marítimo de Angola

Centro de Formação da APDL promove curso «O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais»

O Centro de Formação da APDL, promoveu para o Instituto Portuário Marítimo de Angola, KDC, um curso sobre "O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais", que teve início esta segunda-feira, dia 21 de novembro, e se estende até 30 de novembro.

Esta acção foi desenvolvida à medida e em exclusivo para esta entidade e abordará várias matérias de âmbito portuário, designadamente: a Autoridade Portuária; O comércio internacional e os incoterms; Logística e intermodalidade; a Indústria Marítima e os serviços portuários; Gestão de Terminais; Sistemas de Informação e Segurança (IMDG e ISPS).

PROMOVIDO PELO CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL

SEMINÁRIO «A Importância da Medicina do Sono»

O Centro de Formação APDL, numa iniciativa conjunta com a Divisão das Obras Sociais e o Departamento de Saúde Ocupacional, promove quarta-feira, dia 23 de novembro (10h-12h), no Auditório José Lima Torres, um seminário sobre “A Importância da Medicina do Sono”.
O evento é de acesso gratuito, mas carece de inscrição.

Porto de Setúbal recebe alunos do For-Mar

O Porto de Setúbal recebeu em 28 de outubro um grupo de alunos do FOR-MAR (Centro de Formação das Pescas e do Mar), acção de Marinheiro – 2ª Classe do tráfego Local, no âmbito da Unidade de Formação do Curso de Operações de carga e descarga em navio, para uma visita com o objectivo de conhecer o porto e as suas atividades, proporcionando aos formandos uma convivência efetiva com a realidade portuária.

Foi realizada uma sessão de apresentação do Porto de Setúbal no auditório da APSS, com explicação dos projectos de desenvolvimento em curso e dos processos nas suas diferentes actividades, a que se seguiu uma visita aos principais terminais portuários para observação das operações, bem como como ao hangar do Trem Naval.

Academia Portuária de Setúbal na formação sobre concessões portuárias

A Academia Portuária de Setúbal realizou, dia 24 de outubro, mais uma acção de formação portuária específica, desta vez sobre Concessões Portuárias, tendo sido abordados temas relacionados com as vantagens das concessões, acompanhamento, dimensões administrativas, operacional, financeiro e logístico, bem como a gestão da concessão no dia a dia do ponto de vista do concedente, operador e utilizador, navio e dono da carga.

29 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

10.º Seminário «Desafios do Mar Português» debate a arte com inspiração no mar

A 10.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” realiza-se este sábado, 29 de Outubro, no Museu Marítimo de Ílhavo, sob o tema “Do Mar às Artes”. O evento, gratuito, é creditado como uma formação de pequena duração (6 horas) para educadores de infância e professores de todos os níveis de ensino, mediante posterior inscrição no site do Centro de Formação da Área (aqui).

A temática dedica-se às mais variadas expressões artísticas que têm o mar como inspiração, divulgando manifestações culturais que realçam a afirmam a identidade marítima portuguesa. “A 29 de Outubro voltam a reunir-se todos aqueles que têm interesse pela cultura marítima. Este ano juntam-se a eles os interessados pela arte, criação artística e todos os que procuram fruição cientifico-cultural através do património”.

Total: 944