Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A 15 E 16 DE OUTUBRO

24H DE LOGÍSTICA

24 HORAS DE LOGÍSTICA é um evento formativo, de carácter experiencial, focado na gestão de equipas logísticas.

Decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes como colocar à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.

ODO lança o Curso de Estágio Profissional de Acesso a Despachante Oficial|Representante Aduaneiro

A ODO – Ordem dos Despachantes Oficiais abriu as inscrições para o Curso de Estágio Profissional de Acesso a Despachante Oficial/Representante Aduaneiro. Decorrendo até dia 01.08.2022.

O curso terá início a 29 de setembro e tem a duração de seis meses, realizando-se a prova escrita de avaliação a 25 de março de 2023, nas instalações da ODO em Lisboa e no Porto.

Universidade Nova quer lançar licenciatura pioneira sobre o oceano em 2023

A Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Universidade do Algarve, quer lançar no próximo ano uma nova licenciatura que pretende dar a conhecer o oceano de uma forma interdisciplinar. Este novo curso de três anos terá o nome de Ocean, será totalmente leccionado em inglês, e pretende formar ocean experts, conforme explicou ao DN Assunção Cristas, a pessoa que tem a seu cargo a coordenação da licenciatura. O próximo passo será apresentar em setembro o pedido de aprovação à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Pesca Ó Peixe

Repórteres pela Literacia do MAR

O projecto Pesca Ó Peixe - Repórteres pela Literacia do MAR é um projecto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa cofinanciado pelo EEA Grants.

Este projecto visa aumentar a baixa literacia do mar e recuperar o conhecimento costeiro promovendo actividades multigeracionais através da capacitação de jovens repórteres pela literacia do mar.

CIÊNCIA VIVA | A 12 DE AGOSTO

À procura de microplásticos na areia da praia

O aumento da população mundial tem levado a consumo desenfreado de produtos feitos de plástico. Sendo um material resistente e barato, tornou-se quase indispensável no nosso dia a dia. Todavia, muitos resíduos plásticos acabam por chegar aos nossos mares com consequências nefastas para o nossos ecossistemas marinhos. Uma vez no mar, estes plásticos de maiores dimensões degradam-se em partículas mais pequenas denominadas de microplásticos. Nesta actividade os participantes irão proceder à amostragem de várias amostras de areia da praia do Arraial em Tavira, e posteriormente observá-las à lupa binocular de modo a identificar microplásticos e verificar como este tipo de poluição afecta a nossa zona costeira. Esta actividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).

PORTO DE LISBOA

Observação de espécies exóticas na Doca de Alcântara

A Administração do Porto de Lisboa acolheu mais uma acção do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, inserida no programa Ciência Viva no Verão, para observação de espécies exóticas, que vêm de longe e chegam à boleia das embarcações comerciais e de recreio.

As marinas funcionam como importantes pontos de entrada e fixação de espécies exóticas, e, como tal, também a Doca de Alcântara é um local privilegiado para a observação e estudo destes organismos e da biodiversidade aquática.

Autoridade Marítima Nacional e DGS «juntas para um Verão mais seguro» em nova campanha de sensibilização

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associam-se uma vez mais para sensibilizar a população portuguesa para os cuidados a ter nas praias durante a época balnear 2022, com a campanha “Juntos Por Um Verão Mais Seguro”.

Esta campanha conjunta tem como objetivo incentivar a uma cidadania responsável, através de recomendações no âmbito da segurança e de comportamentos a adotar nas praias que ajudem a minimizar os riscos de acidentes balneares.

Projecto «Embaixadores pela Biodiversidade»

“Embaixadores pela Biodiversidade” é um projecto de literacia oceânica e costeira que decorre no âmbito da candidatura elaborada pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Câmara Municipal da Lourinhã ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e é desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

Dia em grande no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa recebeu na Gare Marítima de Alcântara cerca de noventa crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, da Escola Básica Elias Garcia (Sobreda – Almada). A visita decorreu no âmbito do ATL deste estabelecimento de ensino.
Os jovens visitantes assistiram a uma visita guiada aos painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara, tendo como foco as lendas contadas pela mão do artista, que permitem uma verdadeira viagem no tempo e um estimulo à imaginação

CIÊNCIA VIVA | A 2 DE SETEMBRO

A areia da praia é feita de quê?

Durante o Verão gostamos de passar grande parte do nosso tempo nos areais das nossas praias. Por todo o país, temos praias com areias com diferentes granulometrias e cores, mas será que todas têm a mesma constituição? Nesta actividade os participantes poderão observar e analisar diferentes amostras de areia e verificar qual a constituição das diferentes areias que constituem os nossos areais e não só. Esta atividade é dinamizada em parceria com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e EEMT - Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira (EEMT).

ENIDH

VISITA DE ESTUDO DE ALUNOS DA LEEM

Realizou-se recentemente, por iniciativa do Prof. Francisco Pacheco, uma visita de estudo de alunos do 3.º ano do curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Marítima (LEEM) ao navio Fairlane, de transportes especiais de cargas de grandes dimensões.

O Superintendente do navio, Jeroen van Kralingen, realizou a visita guiada dos alunos da ENIDH. Durante esta visita foi explicada toda a operação do navio, bem como os detalhes da sua construção, visto tratar-se de um navio especial projectado pela JUMBO Heavy Lift Company, armador do navio.

31 DE JULHO

Um dia no «escritório» com uma equipa de biólogos marinhos

Os participantes acompanharão investigadores do grupo MarChange do CIBIO num dia de trabalho de campo. Juntos realizarão um levantamento da biodiversidade da Praia do Barreiro, com algumas espécies comuns e típicas das praias rochosas do norte de Portugal e organismos invasores. Com a ajuda de um smartphone descarregarão dados de temperatura registados por sensores instalados nas rochas e realizarão furos com berbequim em rochas para instalar novos sensores.

PENICHE | 1 A 6 DE SETEMBRO

Semana «Tanto Mar» - Apanha esta onda!

Para que fiques a conhecer a vasta riqueza do mar, trazemos-te actividades relacionadas com as suas várias vertentes: da costa ao mar alto e da tona às profundezas. Terás a oportunidade de frequentar aulas de Surf e, com o acompanhamento de instrutores, poderás realizar um baptismo de mergulho. Destaque ainda para a visita à ilha da Berlenga e à Fortaleza de Peniche. Praia, Socorros a Náufragos e experiências nos laboratórios da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, são outras actividades que vais poder realizar.

Palestras Quintas do MARE | 28 DE JULHO

Com Neusa Figueiredo

O ciclo de palestras Quintas do MARE, organizadas pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), realiza-se quinzenalmente, às quintas-feiras, tendo como objectivo divulgar o trabalho de investigação efectuado pelo MARE e por convidados externos a trabalhar em áreas de investigação afins, a um público alargado. Caracterizam-se por uma abordagem acessível para pessoas com uma formação de base diversa, aos temas de investigação de base e aplicada na área do mar e bacias hidrográficas.

Mestrado em Logística Marítima quer desenvolver Blue Skills no sector empresarial

São muitos e de diferentes naturezas os desafios que se colocam ao setor marítimo. A NOVA School of Science and Technology (FCT NOVA) e a Escola Naval, em parceria, avançaram para um mestrado em logística marítima, de caráter internacional, cuja primeira edição arranca no ano lectivo de 2022-23. Conversámos com Helena Carvalho, professora da FCT Nova e coordenadora do mestrado para conhecer as mais-valias e linhas de força do mesmo.

FCT NOVA e Grupo Sousa aliam-se para premiar alunos do 1.º mestrado internacional em Logística Marítima

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA estabeleceu uma parceria com o Grupo Sousa – operador marítimo-portuário, de logística e energia, o maior armador nacional de carga contentorizada – de modo a proporcionar uma série de oportunidades aos estudantes do Mestrado em Logística Marítima (o primeiro deste tipo em Portugal).

Esta colaboração entre a FCT NOVA e o Grupo Sousa será no âmbito do mestrado nos próximos 3 anos e permitirá criar uma oferta de um total de seis estágios, criar um prémio monetário para Melhor Aluna e Melhor Aluno (de forma a incentivar a igualdade de género na indústria marítimo-portuária) e ainda possibilitará a participação de profissionais do grupo Sousa no âmbito das unidades curriculares e também no «advisory committee» do mestrado.

Palestras Quintas do MARE | 21 DE JULHO

Com Thomas Goulding e Inês Martins

O ciclo de palestras Quintas do MARE, organizadas pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), realiza-se quinzenalmente, às quintas-feiras, tendo como objectivo divulgar o trabalho de investigação efectuado pelo MARE e por convidados externos a trabalhar em áreas de investigação afins, a um público alargado. Caracterizam-se por uma abordagem acessível para pessoas com uma formação de base diversa, aos temas de investigação de base e aplicada na área do mar e bacias hidrográficas.
 

CIÊNCIA VIVA | A 5 DE SETEMBRO

A bordo do Tejo

Passeio pela zona do Mouchão da Póvoa, no estuário do Tejo, a bordo da falua Esperança, uma embarcação típica deste rio. Durante a visita, serão abordados, entre outros, temas ambientais, nomeadamente acerca da importância ecológica do estuário do Tejo e o papel que este ecossistema desempenha para as suas comunidades biológicas de flora e fauna. Poderá verificar-se observação de várias espécies de aves. Actividade preparada em parceria entre a CML e o MARE.

CIÊNCIA VIVA | A 18 DE JULHO

À descoberta da Ria Formosa em caiaque

Nesta acção oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender as riquezas e especificidades da Ria Formosa, com a ajuda de um investigador da UAlg e através de um percurso em caiaque.
Caso os participantes tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a actividade.

VISITA DE PROFESSORES NORUEGUESES À ENIDH NO ÂMBITO DO PROJECTO MARINESIM

Realizou-se recentemente a visita de uma delegação de professores noruegueses das universidades NTNU e USN à ENIDH, no âmbito das actividades do projecto MARineSIM, para aquisição de novos simuladores marítimos.

A visita incluiu a realização de reuniões de trabalho, duas conferências e visitas técnicas a instituições próximas da Escola que operam no setor marítimo e portuário.

Total: 944