Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Conjuga conhecimentos numa abordagem científica e tecnológica aos ecossistemas aquáticos. Desenvolve atividades orientadas para desafios da sociedade, em parceria com entidades nacionais e internacionais.
Raio de acção: Lisboa, Sines e Figueira da Foz.
 

«PROJECTO LEVA PORTUGAL AO MUNDO»

A história atribulada do «NADA»

O NADA é o mini-veleiro que foi trabalhado pela Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada) no âmbito do projecto “Leva Portugal ao Mundo”. Aos alunos do 7.º ano que participaram neste projeto coube a responsabilidade de batizar o pequeno veleiro.
A escolha recaiu em NADA (Navio Anselmo de Andrade), uma referência ao nome da escola combinada com uma nota de esperança: porque quem nada não se afoga…

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

MAR7 - Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar no Distrito de Setúbal

A Mar7 contribui para o desenvolvimento da economia do mar em Setúbal, focada na renovação da identidade marítima da região e na afirmação do mar nas suas diferentes potencialidades, com especial enfoque na sensibilização da comunidade educativa para estes temas.

Literacia do Oceano

A DGPM integra desde 2017 uma equipa dedicada à promoção da Literacia do Oceano. Trabalhamos na mobilização activa da sociedade, em particular das crianças e jovens, para a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência do oceano. Procuramos motivar uma compreensão activa, que se traduza em mudanças de atitude e acção efectiva.

«PROJECTO LEVA PORTUGAL AO MUNDO»

Conheça a história do «Monk Seal» | Da Madeira à Nicarágua

A Madeira participou no “Leva Portugal ao Mundo”, através do barco MONK SEAL. Este pequeno veleiro ficou a cargo de alunos da Escola Básica da Torre (Câmara de Lobos) e da Escola Básica Bartolomeu Perestrelo (Funchal), que o decoraram com motivos regionais que levassem um pouco da “pérola do Atlântico” ao outro lado do Oceano.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

O CIIMAR é uma instituição de investigação científica e de formação avançada que desempenha um papel de relevo na promoção da educação científica e tecnológica, de forma a melhorar o conhecimento e a perceção pública sobre a saúde marinha e ambiental.

«PROJECTO LEVA PORTUGAL AO MUNDO»

Conheça a história do «Moby»

MOBY é o nome do pequeno veleiro que foi trabalhado nos Açores, por escolas da ilha do Faial. Alunos de diferentes idades, pertencentes a três escolas da região foram envolvidos no projeto que teve a coordenação local da Oceans-on® e da Câmara Municipal da Horta.
O MOBY começou por ser apresentado a meninos do Pré-Escolar da Casa de Infância de Santo António e a alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Clube do Mar da EB José António d'Ávila.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar (SINES)

O CIEMAR tem como objetivo a promoção e execução de actividades científicas, pedagógicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, dando especial atenção à região costeira do Alentejo.

Direcção-Geral de Política do Mar

Conheça o Projecto «Leva Portugal ao Mundo»

Projeto educativo que possibilita o trabalho de alunos em torno da decoração, lançamento e monitorização de pequenos veleiros não tripulados, equipados com GPS. Permite aprendizagens multidisciplinares de temas ligados ao mar e possibilita o contacto entre alunos de diferentes países e culturas.
Em “Leva Portugal ao Mundo” as mensagens não vão em garrafas mas sim em pequenos veleiros não tripulados equipados com GPS.
O projecto “Leva Portugal ao Mundo” nasceu depois de ter chegado à costa de Portugal um dos barquinhos do projecto norte-americano ‘Educational Passages’: o WEST.
 

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho

A APLM tem por missão a defesa, conservação e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos e a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - Observatório do Ambiente dos Açores

O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo é um espaço de divulgação científica para todas as idades. Dispõe de uma área de exposição interativa, um pequeno laboratório e ainda uma sala multimédia, desenvolvendo atividades no âmbito da consciencialização e educação ambiental.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro Ciência Viva de Lagos

A temática central do Centro Ciência Viva de Lagos é assente em conteúdos científicos relacionados com a História e a Ciência dos Descobrimentos. Desenvolve inúmeras actividades experimentais e saídas de campo das mais diversas áreas cientificas.

PARCEIRO DA ESCOLA AZUL

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

O CMIA proporciona acções de promoção dos valores naturais no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Este é um espaço natural que integra a caldeira de D. Prior alimentada diariamente pela ribeira de S. Vicente e pela água da maré.

A 25 DE JUNHO

Conferência Fernão Magalhães e os 500 anos da viagem de circum-navegação

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai levar a efeito uma Conferência sobre Fernão Magalhães e os seus 500 anos da viagem de circum-navegação.
De registar a preseença do Coronel João Santos Fernandes, que no Dia Mundial do Homem do Mar abordará o maior feito da navegação por mar.

Porto de Lisboa celebra a Primavera com visitas escolares

Celebrando a chegada da Primavera, o Porto de Lisboa acolheu em março cerca de 300 visitantes oriundos de várias escolas nacionais, bem como de grupos de particulares e universidades sénior.
Consoante a tipologia de visita, quer aos painéis de Almada Negreiros (Gare Marítima de Alcântara) ou no auditório do Centro de Formação da APL, (Gare Rocha Conde D´Óbidos), no âmbito do programa da disciplina de Geografia, os alunos assistiram a apresentações do Porto de Lisboa, sua multifuncionalidade e a sua importância para o desenvolvimento da economia regional e nacional.

7 DE ABRIL, DIA NACIONAL DOS MOINHOS

MOINHOS DE MARÉ | Como funcionam, para que servem

Os moinhos de maré são habitualmente construídos em rios, perto da sua foz, onde a acção das marés é mais forte. É aproveitada a existência de uma enseada, isto é, de uma reentrância no terreno, natural ou artificial, onde a água da maré cheia possa ser armazenada. Esta enseada é separada do resto do rio por um açude. No enfiamento do açude fica o próprio edifício do moinho, por baixo do qual existem aberturas para a passagem da água: uma passagem para a água que sobe e outra ou outras para a água que desce, onde se encontram os rodízios que fazem girar as mós.

Navio-escola Sagres em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo

O navio-escola Sagres largou de Lisboa no dia 13 de junho de 2014 para a Viagem de Instrução de cadetes do 2º ano da Escola Naval, que decorrerá até 20 de julho. Durante esse período, o navio fez escala no porto de Las Palmas nas Canárias e chegará ao arquipélago dos Açores em 3 de julho para fazer escala nos portos de Ponta Delgada (3 a 6 de julho) e Angra do Heroísmo (12 a 14 de julho).

PRIMEIRA PALESTRA ESTA SEGUNDA-FEIRA

A Matemática dos instrumentos astronómicos no Museu de Marinha

No âmbito de Protocolo de Cooperação entre a Marinha e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai ocorrer no Museu de Marinha um Ciclo de Palestras sobre “A Matemática dos instrumentos astronómicos”.

Carapau de corrida

O peixe é vendido pelos pescadores nas lotas, em leilões «invertidos», ou seja, com os preços a serem rapidamente anunciados por ordem decrescente, até que o comprador interessado o arremate com o tradicional «chiu!». Isto implica que o melhor peixe, e o mais caro, é o que é vendido primeiro, ficando para o fim o de menor qualidade.

LISBOA

Oceanário recebe família 17 milhões

Poucos dias depois de completar sete anos, o pequeno Luís não sonhava com tamanha surpresa na primeira visita ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. A família Ribeiro teve este sábado a sorte de ser o visitante 17 milhões e... vai dormir com os tubarões...

Total: 92
1 2 [3] 4 5