Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
JANELA ÚNICA LOGÍSTICA EM PLENO FUNCIONAMENTO NO PORTO DE LEIXÕES
Após um período de implementação que teve início a 30 de novembro, a Janela Única Logística (JUL) encontra-se em pleno funcionamento no Porto de Leixões refletindo o intenso e rigoroso trabalho desenvolvido durante esta transição. Este novo sistema, que veio substituir a antiga Janela Única Portuária, representa um marco na modernização e eficiência dos processos logísticos do porto, reafirmando o compromisso da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo com a inovação e a melhoria contínua dos seus serviços.
Porto de Sines recebe reatores para a produção de biocombustíveis avançados
O Porto de Sines recebeu três reatores da nova unidade de produção de biocombustíveis avançados da Galp, que a partir de 2026 passarão a produzir combustíveis para a aviação e gasóleo de origem biológica.
A chegada destes reatores é um marco importante no projeto de transformação da refinaria e faz parte de um projeto pioneiro na Europa: será a primeira unidade de produção de biocombustíveis avançados integrada num sistema refinador que inclui uma unidade de produção de hidrogénio verde à escala industrial, igualmente em construção na refinaria de Sines.
Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines
Painel III – Ciber-segurança e Ciber-Resiliência
O terceiro e último painel do dia foi moderado por Ofir Hason, empreendedor com mais de 20 anos de experiência em aplicações e produtos de segurança cibernética, fundador e CEO da CYBERGYM.
Experiência controversa no Pacífico
Cientistas querem despejar ferro no oceano até 2026 para combater alterações climáticas
Os cientistas propuseram um método controverso para combater as mudanças climáticas: encher uma faixa gigante do Oceano Pacífico com ferro. A técnica, chamada fertilização oceânica com ferro (OIF), despeja uma forma pulverizada de ferro na superfície do mar para estimular o crescimento de uma pequena planta marinha chamada fitoplâncton, que consome dióxido de carbono e retém o gás no oceano.
Segundo os britânicos do ‘Daily Mail’, os modelos de computador mostraram que, ao libertar até dois milhões de toneladas de ferro no mar a cada ano, iria permitir remover quase 50 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2100.
Por Carlos Vilela da Mota
Uma análise à evolução dos cruzeiros como produto turístico
Neste artigo, Carlos Vilela da Mota, docente do ISCE, fala do desenvolvimento do turismo de cruzeiros, tanto por via marítima como fluvial, dos problemas que suscita ao nível da capacidade de carga por falta de planeamento e das medidas que estão a ser tomadas para mitigação dos impactos ambientais.
PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE
Angeiras, onde o tempo se demora em frente ao mar
Neste episódio, Abel Coentrão vai até à praia de Angeiras, em Matosinhos, à procura de amizades geradas entre comunidades da beira-mar. Não nasceu aqui, mas uma marca antiga com um nome familiar e uma memória de infância fazem-no sentir-se em casa neste lugar em que a pesca alimenta os olhos, a boca e o coração de quem passa.
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Destaques da Conferência Internacional NEXUS | 12 de Dezembro, Sines
Painel II - Transição Digital e Verde no Sector Portuário e Logístico
O segundo painel foi moderado por Wout Hofman, cientista de dados sênior, arquiteto de negócios e TI com ampla experiência em interoperabilidade entre organização e sistemas, logística, produtos digitais e comércio internacional.
5 Navios da Royal Caribbean para a Europa no Verão de 2026
A Royal Caribbean vai aumentar a sua oferta para a Europa no Verão de 2026 com um total de 5 navios. Os viajantes podem explorar o melhor da Europa em mais de 60 destinos, começando em Atenas, Barcelona, Roma (Civitavecchia), Ravena ou Southampton.
O Harmony of the Seas vai regressar a Barcelona, Espanha, bem como outros navios, Odyssey of the Seas, Brilliance of the Seas, Explorer of the Seas e Liberty of the Seas. A Royal Caribbean já tem à venda os itinerários para 2026 no site da companhia. As novas escapadelas na Europa preparam o terreno para os turistas visitarem, verem, ouvirem e saborearem muitos dos destinos mais procurados do mundo.
Reportagem TSF: Rua do Tejo
O senhor António tinha uma ilha
Hoje o Tejo é diferente todos os dias. O novo acordo luso-espanhol pode dar um pouco mais de previsibilidade a estas margens. Mas, em Vila Velha de Ródão, onde o Tejo se torna português, ainda há que se lembre de um rio diferente.
Aos 76 anos, a memória de António Pinto reina sobre as últimas décadas e tem bem vivo o rio de águas transparentes, cheio de peixes aos saltos e onde os turistas vinham de aldeias vizinhas.
Não é para menos: o senhor António nasceu mesmo aqui, literalmente no meio do rio, numa ilha que era só sua. O senhor António é uma das figuras com que a TSF se cruzou nesta descida pela Rua do Tejo.
Sugestão de leitura
Teimosos do Mar, de João Coimbra
“Os Teimosos do Mar. No Crepúsculo do Império – Volume 1” é uma obra que oferece o testemunho de João Coimbra, biólogo marinho e professor universitário, nascido nos anos 40.
Um relato pessoal sobre transições ocorridas nas três décadas que precederam o fim da era colonial, e a forma como estas foram moldando a personalidade do autor e, simultaneamente, consolidando a sua paixão pelas "coisas do oceano". Um livro só possível graças à memória prodigiosa do escriba.
DIA 12 DE DEZEMBRO, EM SINES
Destaques da Conferência Internacional NEXUS
A abertura da Conferência Internacional em Sines esteve a cargo do Presidente da APS, José Luís Cacho, que destacou os principais desenvolvimentos da Agenda NEXUS e a relevância que representa para o presente e futuro do Porto de Sines.
MIAMI, EUA
Este porto bateu o recorde de cruzeiristas com 8 milhões de passageiros até Setembro de 2024
8.233.056 viajantes passaram pelo maior porto de cruzeiros do mundo, PortMiami, durante o ano fiscal de 2024, que começou em Outubro de 2023 e terminou em Setembro de 2024.
O porto assinalou um aumento de 12,79% no total de passageiros de cruzeiro em comparação com o seu record anterior, de 7.299.294 passageiros no ano fiscal de 2023.
Ciência pode ter desvendado milagre descrito na Bíblia
Um grupo de cientistas forneceu uma possível explicação para os relatos bíblicos da "pesca milagrosa" e da "multiplicação dos pães e peixes", dois eventos que teriam ocorrido no Mar da Galileia, também conhecido como lago de Genesaré, em Israel
Portugal na Segunda Guerra Mundial:
Uma «história por contar» no Museu de Marinha
Apesar de se assumir como um país neutral, Portugal salvou cerca de seis mil pessoas, durante a 2.ª Guerra Mundial. Uma história pouco conhecida, que o Museu de Marinha quer contar em 2025, mas o trabalho já começou.
Amândio de Sá era grumete num navio baleeiro, que estava no Oceano Índico, em 1942. Actualmente com mais de um século de vida, o antigo militar conta à Revista de Marinha como afastou os tubarões, enquanto retirava das águas, cadáveres e sobreviventes de um naufrágio.
A história é recordada pelo director do Museu de Marinha, Augusto Salgado, que convida quem tiver memórias e objectos da Segunda Guerra Mundial (GM), a partilhar esse legado.
Blue Economy Compass: quarta edição
Já está disponível a 4.ª edição do Blue Economy Compass* referente ao 3.º trimestre de 2024.
Observam-se avanços nas tecnologias oceânicas com um crescimento significativo de veículos subaquáticos autónomos (AUVs) para exploração e recolha de dados, sendo que as maiores rondas de investimento mantêm-se direcionadas para setores estratégicos, como embalagens biodegradáveis, bioprodutos derivados de algas, soluções de captura de carbono e tecnologias de tratamento de água. Esse movimento reforça o compromisso crescente com a adoção de materiais sustentáveis e a diminuição da poluição, promovendo uma transição cada vez mais verde dentro da Economia Azul.
Um futuro para a humanidade a 200 metros sob as ondas do oceano
Numa pedreira abandonada no Oeste de Inglaterra toma forma o sonho de uma empresa de investigação oceânica. A britânica DEEP quer revolucionar os sistemas de habitats subaquáticos para humanos.
PODCAST
Espinho, a praia onde as artes se cruzam
Sem bois a lavrar o mar, como ainda acontecia há poucas décadas, e com um único barco no activo, o que resta da arte-xávega em Espinho atraiu à praia uma mulher de outra arte, com uma nova companha, a arrastar o tempo para terra. Neste episódio das Crónicas da Beira-Mar, Abel Coentrão vai ao encontro de uma faina que é já mais património que economia, mas que, por estes dias, ganhou fôlego e novas vozes, numa maré de palavras.
Porto de Aveiro dá mais um passo no Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas
O Porto de Aveiro deu mais um passo para a concretização do Projeto da Melhoria das suas Acessibilidades Marítimas, com a assinatura do contrato para a elaboração do Projecto de Execução das Obras de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto de Aveiro, que foi celebrado, no dia 28 de novembro, com a empresa de projetos Consulmar – Projectistas e Consultores, Lda. O valor global do contrato ascende a € 278.350,00, com um prazo de execução de 210 dias.
Este investimento estratégico para o Porto de Aveiro está inserido no Programa Nacional de Investimentos 2030 e visa a elaboração do projeto de execução das obras necessárias para a melhoria das condições de navegabilidade do Porto de Aveiro, bem como a realização do respetivo Estudo de Impacte Ambiental. A receção de navios de maior porte, tendo em vista reforçar a capacidade do porto para responder às necessidades do mercado e ampliar a sua competitividade, constitui o principal objetivo deste projecto.
POR ANTÓNIO BELMAR DA COSTA
Shipping e o Sector Marítimo-Portuário
Escrever sobre o Shipping e o Sector Marítimo-Portuário nos dias que correm é, não só, um exercício muito falível, como se tornou num verdadeiro quebra-cabeças face ao enorme grau de incerteza e a imprevisibilidade de uma ordem mundial que todos os dias nos surpreende com novos dados e situações que por si só têm fortes implicações no comércio e rotas à volta do mundo.
Se num passado recente era possível construir modelos estratégicos de desenvolvimento para 5 ou 10 anos, ainda que com 2 ou 3 cenários alternativos, a verdade é que durante o COVID a situação se alterou e não mais deixou de se ir alterando até aos dias de hoje.
O mapa de Matosinhos faz-se de peixe
Por toda a cidade, o peixe deixa a sua marca. Matosinhos cresceu à volta do maior porto de pesca artificial do país e a vocação marítima continua bem presente, seja na escultura que apresenta a cidade, a sul, ou nos grelhadores em brasa até nas ruas mais estreitas. O mapa da cidade explica a pesca em Matosinhos.