Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística



Notícias

PENICHE

DOCAPESCA CONCLUI CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DO PRIMEIRO PORTO DE PESCA EM PORTUGAL

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. concluiu com sucesso a certificação do Sistema de Gestão Ambiental do  , de acordo com a norma ISO 14001, cumprindo assim o seu plano estratégico e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.

Esta certificação reflete a prioridade da Docapesca na responsabilidade ambiental, consolidando os procedimentos associados à gestão sustentável dos portos de pesca sob sua gestão.

PORTO DE AVEIRO ACOLHE MISSÃO NORUEGUESA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL

O Porto de Aveiro recebeu a Missão “Norwegian Delegation Visit to Portugal | Port Modernization”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Política do Mar no contexto do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. O evento contou com a colaboração da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, da Embaixada da Noruega em e da Innovation Norway.

Inserido no âmbito da Economia Azul, reuniu 35 delegados de Portugal e Noruega, constituindo uma oportunidade única para o fortalecimento das relações bilaterais e para a promoção de um diálogo construtivo sobre temas ligados à modernização portuária.

ATÉ 31 DE MARÇO

«Faz, Refaz e Envia» é o tema do concurso das sardinhas das Festas de Lisboa 2025

“Faz, Refaz e Envia” é o desafio lançado pela EGEAC para o concurso das sardinhas deste ano, que nesta 15ª edição volta a convidar todas as pessoas, portuguesas ou estrangeiras, residentes ou não em Portugal e de todas as idades, a participar na competição que anualmente desafia os limites da criatividade na invenção de novas sardinhas.

Até às 18h de 31 de março, cada pessoa pode enviar, de forma individual ou coleCtiva, um limite máximo de três propostas de sardinhas.

O navio de cruzeiros mais sustentável do Mundo

Porto de Lisboa recebeu a primeira escala do Norwegian Aqua

O Porto de Lisboa recebeu a primeira escala do Norwegian Aqua, o mais recente e sustentável navio de cruzeiros do mundo. Lisboa foi escolhida para integrar as viagens preparatórias que antecedem a viagem inaugural oficial, agendada para 28 de março entre Southampton e Boston.

«É uma grande honra e prestígio que Lisboa tenha sido escolhida, uma vez mais, como um dos destinos das viagens inaugurais dos navios da Norwegian Cruise Line, um dos principais operadores que nos visita, o que traduz a confiança no Porto de Lisboa », afirmou Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL).

Delegação Alemã do Estado da Baixa-Saxónia visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita do Subcomitê para os Assuntos relacionados com Transportes Marítimos e Portos da Comissão de Economia, Transportes, Construção e Digitalização do Estado Federado da Baixa-Saxónia, liderada pelo líder parlamentar do Partido Social Democrata (SPD), Nico Bloem.

Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, a delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental e transição energética e digital.

23 DE MARÇO

Dia Meteorológico Mundial

No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo.
Associamo-nos à iniciativa com esta newsletter temática, composta por notícias publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos.

Portos dos Açores adjudica levantamento topo-hidrográfico do porto da Madalena

A Portos dos Açores, S.A., adjudicou à Atlanticland Consulting Lda. o contrato para a aquisição de serviços de levantamento topo-hidrográfico e tridimensional no Porto da Madalena. O contrato, no valor de 14.600,00€, foi assinado a 08 de março de 2025, e tem um prazo de execução de 31 dias.

Este levantamento tem como objetivo a inspeção dos molhes e retenções de proteção do porto, bem como o mapeamento hidrográfico da bacia portuária. O estudo pretende também identificar eventuais necessidades de intervenção e fornecer uma base de dados atualizada para futuros projetos.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 19 de Março, o naufrágio de uma corveta do Brasil

A praia da Samarra, situada na costa ocidental de Portugal, no concelho de Sintra, é uma pequena enseada isolada, encaixada entre falésias escarpadas. Mas a sua beleza natural esconde um mar traiçoeiro, caracterizado por correntes fortes e fundos rochosos, que historicamente representaram um desafio à navegação. Durante séculos, a região foi palco de inúmeros naufrágios, devido à falta de pontos de referência costeiros, aos frequentes nevoeiros e à força da ondulação, tornando-se um local de grande interesse para o estudo da história marítima portuguesa.

Em 1786, a praia da Samarra foi cenário do naufrágio da corveta portuguesa “Nossa Senhora do Carmo, São José e Almas,” que partira de Pernambuco rumo a Lisboa, transportando uma carga valiosa composta por açúcar, cochinilha, café, couros, algodão e pau-brasil.
Com efeito, ao aproximar-se da costa portuguesa, no dia 19 de Março de 1786, esta embarcação encontrou condições marítimas adversas, naufragando às cinco da tarde.

Miguel Pinto Luz:

Plano de 4 mil milhões para os portos «vai ficar em standby»

O plano estratégico para os portos, com um investimento previsto de 4 mil milhões de euros, não vai ser aprovado por este Governo, diz Miguel Pinto Luz, que adianta que o documento previa o relançamento do terminal Vasco de Gama em Sines e a retirada dos portos de Portimão, Faro e Sesimbra das administrações portuárias.

A 27 DE MARÇO, NA SEDE DO COMM

Tertúlia Náutica dedicada à Recuperação e Conservação de Embarcações Históricas

 O Clube de Oficiais da Marinha Mercante anuncia que o Contra-Almirante Victor Gonçalves de Brito vai ser o orador da tertúlia a decorrer no auditório da sede do COMM no dia 27 de março.
Tema: a Recuperação e Conservação de Embarcações Históricas.
Pretende-se que a iniciativa constitua um contributo para a difusão da cultura marítima em Portugal.

Ginásio Clube Figueirense vence Taça dos Portos Feminina

Realizou-se este domingo, na Figueira da Foz, a 3.ª edição da Taça dos Portos, a primeira dedicada à modalidade de remo.

O Ginásio Clube Figueirense, na categoria de shell de 8 com timoneiro, venceu a Taça Feminina e ficou em 2.º lugar na Masculina. Para além das duas principais regatas, realizaram-se mais dez provas nas categorias de remo jovem e absolutos.

PORTOS DA MADEIRA

APRAM presente na «CLIA Cruise Week 2025»

A Presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, esteve presente na CLIA Cruise Week 2025, que decorreu esta semana, durante três dias em Roterdão, nos Países Baixos.

Paula Cabaço esteve acompanhada pela diretora comercial da APRAM, Patrícia Bairrada, e manteve vários contatos com companhias e industriais do setor, como o responsável pela CLIA na Península Ibérica, Alberto Serrano e parceiros de portos espanhóis.

Os baleeiros das Lajes do Pico: uma odisseia rumo ao futuro

É um legado com mais de um século, que um dos três municípios de uma das ilhas mais fotografadas do Atlântico não quer permitir que se perca no meio do oceano. A Câmara Municipal das Lajes do Pico está a preparar uma candidatura para a classificação dos botes baleeiros açorianos a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Com isso, segundo Ana Brum, presidente da autarquia, procura-se criar “um plano de salvaguarda a dez anos” para “manter o património baleeiro e o gosto pela sua história”. Peça-chave de todo o processo, Filipe Fernandes, um dos mais categorizados oficiais de botes baleeiros açorianos, sublinha, porém, que a candidatura “não é sobre a baleação”. “Isso acabou. É sobre os botes baleeiros, as suas regatas. Isso existia antes e vamos procurar que continue a existir nos anos vindouros.”

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

A 15 de Março, o afundamento do «Dago»

O “Dago” era um navio a vapor britânico, construído em 1902, na cidade de Dundee, Escócia, pelos estaleiros Caledon Shipbuilding & Engineering, Co. Ltd.
Encomendado pela Wilson Line, um dos grandes nomes da navegação britânica, o navio foi inicialmente registado no porto de Hull, Inglaterra, em nome de Wilson, Sons & Co. Ltd.

Por Nuria Martín

Transformação financeira: liderar a mudança na logística global

Na logística, onde cada segundo conta e as margens de erro são mínimas, a função financeira deixou de ser um mero vigilante dos custos, um garante da fiabilidade contabilística e um guardião da fiabilidade fiscal, para se tornar o pilar da empresa.

As finanças modernas devem refletir e apoiar as prioridades estratégicas de cada companhia. A evolução de uma gestão financeira descentralizada para um modelo globalmente integrado exige que os gestores financeiros assumam o papel de parceiros estratégicos indispensáveis ao crescimento sustentável.

VASA - Histórias de Mar (I) | VÍDEO | PORTO DE SETÚBAL

O Porto da Gâmbia

No estuário do Sado descobrimos um dos portos de pesca mais antigos e sui generis, o porto da Gâmbia, onde ainda se encontra uma comunidade de pescadores que diariamente se aventuram nas águas estuarinas. Várias são as espécies que aqui encontramos.

Aproveitámos também para fazer uma visita ao famoso Mercado do Livramento onde não existem desculpas para não comprar o melhor peixe do mundo. Série filmada com recurso à ajuda das comunidades piscatórias da Península de Setúbal, esta série de 12 programas é dedicada à relação do Homem com o mar e o rio, através de depoimentos e imagens de arquivo.

PORTO DE AVEIRO ARRANCA COM PROJECTO ESTRATÉGICO PARA REFORÇO DO ABASTECIMENTO ELÉCTRICO

O Porto de Aveiro deu início a um projecto estratégico de modernização, com um investimento de 1.740 M€ e um prazo de execução estimado de 365 dias, destinado a reforçar o abastecimento eléctrico e impulsionar o desenvolvimento sustentável das suas operações.

A 3 de março foi publicado em Diário da República o concurso público para a execução da empreitada intitulada “Construção da Linha Mista a 60kV SE Gafanha - SE APA”, que prevê a construção de uma linha subterrânea e aérea em alta tensão (60kV) entre a Subestação da Gafanha da Nazaré e a futura Subestação do Porto de Aveiro. Esta obra é considerada essencial para o fortalecimento da infraestrutura elétrica do porto, garantindo maior capacidade para atender às crescentes exigências energéticas.

DGPM

Bolsa de Avaliadores Mar

O Programa Crescimento Azul dos EEA Grants e o Fundo Azul vão constituir uma bolsa de avaliadores com o intuito de proceder à avaliação técnico-científica dos resultados dos projetos aprovados. Faça a sua inscrição!

Profissões, Artes, Cargos e Ofícios de Lisboa na Época Moderna (Séculos XV-XIX)

O Tanoeiro

A era da expansão ultramarina elevou a profissão de tanoeiro a importante peça na engrenagem da epopeia marítima. A obra de tanoaria transformou-se no meio de cálculo da arqueação dos navios de grande porte “[…] as maiores naus da Índia, pelos finais do século XVI e princípio do século XVII, deveriam andar pelos 17-18 rumos de quilha, correspondendo a c. de 600 tonéis de arqueação […] uma nau ou galeão dizia-se que eram de 500 tonéis por poderem efetivamente transportar 500 tonéis no espaço considerado, que era todo aquele que estava abaixo do convés. […] Para o cálculo final da arqueação considerava-se que os espaços vazios eram preenchidos com pipas, correspondendo cada duas a um tonel”.

A preparação de uma armada envolvia grandes contingentes de oficiais mecânicos, como carpinteiros, calafates e também os tanoeiros. Estes integravam as armadas para executar, sempre que necessário, pipas, barricas e barris, e eram também os responsáveis pelos recipientes usados para a conservação das mercadorias e dos víveres levados a bordo (água, vinho, azeite, biscoito, etc.).

Reportagem TSF Rua do Tejo

Por este rio abaixo

Há lontras, mas não consta que algum dia tenha havido castores no rio Tejo. O mais parecido talvez fossem os madeireiros, homens que desciam o Tejo em jangadas e, escândalo dos escândalos, em ceroulas.

São memórias de uma das profissões que o tempo apagou do rio Tejo. O relato é de Anabela Cardoso, do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.