Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
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ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PAÍSES BAIXOS–PORTUGAL
A APP – Associação dos Portos de Portugal assinou ontem 31 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Países Baixos–Portugal (CCINP), com o objetivo de reforçar a colaboração institucional e promover o desenvolvimento económico através da inovação e do empreendedorismo.
O memorando, formalizado em Leça da Palmeira pelos presidentes João Pedro Neves (APP) e Marisa Monteiro Borsboom (CCINP), estabelece um quadro de entendimento que visa potenciar a troca de experiências, a realização de eventos conjuntos e a promoção de redes empresariais entre os dois países.
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Eduardo Galo é o novo CEO da Transinsular
A Transinsular, empresa de referência do Grupo ETE no transporte marítimo nacional e internacional, nomeou Eduardo Galo como Chief Executive Officer, iniciando um novo ciclo de liderança orientado para o crescimento positivo e sustentável, através da logística marítima e com foco na proximidade com o cliente.
Este novo ciclo reforça o compromisso da Transinsular com um modelo de gestão centrado no cliente, que valoriza a excelência operacional, a inovação contínua e a antecipação às necessidades do mercado. O objetivo é claro: consolidar a posição da Transinsular como operador de referência no transporte marítimo em Portugal e nos mercados internacionais onde atua, como a primeira opção de clientes e parceiros de negócio.
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AVEIRO
APARA recebeu visita do Secretário de Estado das Pescas
“Um momento de diálogo direto e construtivo entre os representantes do poder político, autoridade marítima e os profissionais da pesca artesanal”. Foi este o balanço feito pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) do encontro de trabalho mantido, dia 28, na Gafanha da Nazaré com o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Uma visita institucional acompanhada pelo Presidente da Câmara de Ílhavo e pelo Comandante da Capitania do Porto de Aveiro.
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Estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de investimento de quatro mil milhões até 2035
As estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de um investimento de quatro mil milhões de euros. Deste valor, 75% (três mil milhões de euros) são de investimento privado, ou seja sem o aporte do Orçamento do Estado, através do lançamento de 15 novas concessões durante os próximos 10 anos e inserem-se na estratégia para os portos comerciais do continente designada “PORTOS 5+”, apresentada pelo Governo esta quarta-feira.
Estes três mil milhões de euros destinam-se ao investimento em Leixões através do novo terminal de contentores na zona Norte e expansão do terminal Ro-Ro (roll on– roll off) na zona Sul. Em Aveiro com a expansão e modernização dos terminais atuais, novo terminal Ro-Ro (foco no cluster automóvel do Centro).
Já na Figueira da Foz está prevista a modernização dos terminais atuais e melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto em Lisboa será feito um reordenamento e requalificação dos terminais da zona oriental e concretização da estratégia para a Silotagus.
Para Setúbal está programa a expansão do terrapleno com lançamento de novos terminais (Ro-Ro e carga geral) e o reforço das capacidades da indústria naval (concurso para estaleiro da Mitrena) e para a Sines a concretização do processo de expansão do Terminal Sines XXI e lançamento do novo terminal Vasco da Gama (contentores).
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Porto de Lisboa reafirma compromisso com a descarbonização
A Administração do Porto de Lisboa (APL) tem em curso um conjunto abrangente de projectos e iniciativas que demonstram o seu compromisso activo com a sustentabilidade e com a redução de emissões, das quais se faz, neste artigo, um ponto de situação, destacando algumas das mais relevantes para redução de emissões poluentes e descarbonização em Lisboa.
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Porto de Sines: arranca a actividade da Port Cyber Arena
A Port Cyber Arena iniciou a sua actividade com a realização das primeiras ações de formação na área da Cibersegurança a terem lugar já no corrente mês de julho.
As sessões inaugurais contaram com a participação de profissionais de outros portos nacionais e membros da comunidade portuária de Sines, reforçando o objetivo deste projeto, ao nível da capacitação do setor portuário e logístico nacional, numa perspetiva de parceria e partilha de experiências.
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Porto de Setúbal marca presença na Feira de Santiago 2025
O Porto de Setúbal está, uma vez mais, presente na Feira de Sant’Iago, um dos maiores e mais emblemáticos eventos populares da região de Setúbal, que decorre até 3 de agosto, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas.
A cerimónia oficial de inauguração da feira contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, assim como de membros do Conselho de Administração da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, sublinhando a importância institucional do evento.
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Funchal volta a ser aposta forte da MSC Cruzeiros para o próximo Inverno
Entre Novembro de 2025 e Abril de 2026, a MSC Cruzeiros disponibiliza 18 cruzeiros de 7 noites com embarque e desembarque no Funchal com escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura, Santa Cruz de La Palma e Las Palmas de Gran Canária.
Com partidas a 13 e Novembro e a 11 de Dezembro de 2025, o MSC Musica realizará 2 itinerários de 9 noites com embarque e desembarque no Funchal e com escala em Las Palmas de Gran Canária, Santa Cruz de la Palma, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária. Também com partida e chegada à ilha da Madeira, o navio realizará um itinerário de 5 noites, com partida a 6 de Dezembro de 2025, com escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário/Fuerteventura.
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Financiamento do projecto de arqueologia subaquática e musealização dos achados do Arade quase aprovado
O compromisso de financiamento do projeto MUSA – Musealização dos Achados Arqueológicos do fundo do Rio Arade, que junta as Câmaras Municipais de Portimão e Lagoa e o instituto Património Cultural, já foi aprovado, anuncia a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.
Trata-se de um «investimento estratégico de valorização do Património Subaquático do Arade, no montante de 3,4 milhões de euros, com apoio de Fundos Europeus geridos pelo Programa Regional Algarve 2030», que agora entra na fase final de aprovação.
O projeto MUSA tem início previsto para o último trimestre de 2025 e execução programada até final de 2027, visando «a investigação, preservação e musealização dos achados submersos identificados no leito do rio Arade (entre Portimão e Lagoa), mas também a criação de espaços museológicos físico e virtual, bem como a promoção de uma reserva subaquática visitável, que permitirá ao público conhecer no local parte do património arqueológico submerso».
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Da Antártida a Portugal:
Investigação MARE alerta para contaminação e resistência microbiana
Uma investigação liderada por Bernardo Duarte, investigador do MARE/ARNET, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), revelou descobertas inquietantes sobre o alcance do impacto da actividade humana, mesmo em ecossistemas mais remotos e aparentemente prístinos, como a Antártida.
Uma série de três estudos recentes sublinha a presença de contaminantes emergentes, a proliferação da resistência microbiana e os efeitos sinérgicos das pressões antropogénicas e naturais, alertando para a urgência de ações globais para proteger estes habitats vulneráveis e a saúde planetária. Publicados entre 2021 e 2024, os estudos liderados pelo investigador do MARE/ARNET examinaram territórios tão diferente como a Antártida e Portugal.
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Governo dá início à ampliação do Porto da Figueira da Foz com cravação da primeira estaca
Decorreu a 23 de julho, no Cais Comercial da Figueira da Foz, a cerimónia de cravação da primeira estaca da empreitada de ampliação do Porto da Figueira da Foz. A iniciativa insere-se no âmbito da obra de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz e contou com a presença do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Pinto Santos, que presidiu ao ato.
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A 6 E 7 DE NOVEMBRO, NA FIGUEIRA DA FOZ
XII Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária
Nos dias 6 e 7 de Novembro de 2025 terão lugar, no Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e no Auditório do Museu Municipal Santos Rocha, as 12as Jornadas Portuguesas de Engenharia Costeira e Portuária.
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Reportagem TSF: Rua do Tejo
O senhor António tinha uma ilha
Hoje o Tejo é diferente todos os dias. O novo acordo luso-espanhol pode dar um pouco mais de previsibilidade a estas margens. Mas, em Vila Velha de Ródão, onde o Tejo se torna português, ainda há que se lembre de um rio diferente.
Aos 76 anos, a memória de António Pinto reina sobre as últimas décadas e tem bem vivo o rio de águas transparentes, cheio de peixes aos saltos e onde os turistas vinham de aldeias vizinhas.
Não é para menos: o senhor António nasceu mesmo aqui, literalmente no meio do rio, numa ilha que era só sua. O senhor António é uma das figuras com que a TSF se cruzou nesta descida pela Rua do Tejo.
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Do museu à praia, alunos de Benfica estão a despertar para a literacia do oceano
Escola Pedro de Santarém integra fase piloto de projecto de literacia do oceano. Alunos visitaram Museu do Mar e apanharam lixo na praia de Algés. Escola deve “despertar consciências”, diz professora.
Onde começa o oceano? Numa das muitas praias da costa portuguesa, nos estuários dos rios? O oceano pode começar nas sarjetas, como aquelas que se encontram no recreio das escolas. É para lá que a água da chuva escorre e leva lixo arrastado, que acaba no mar. Esta é uma possível interface que traz as questões relacionadas ao oceano para mais perto dos estudantes e das escolas, promovendo o tipo de literacia que está a ser trabalhada por Maria João Pimentel e Sílvia Menezes, duas professoras bibliotecárias, e Aida Gracioso, professora de História e Geografia, na Escola Pedro de Santarém, que pertence ao agrupamento de escolas de Benfica.
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ECONOMIA AZUL SUSTENTÁVEL E REGENERATIVA
NOVA FCT e C2EA lançam Pós-Graduação Economia Azul Sustentável e Regenerativa
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) e Centro de Competência em Economia Azul (C2EA) lançam uma pós-graduação em Economia Azul Sustentável e Regenerativa. A coordenação é assegurada por Álvaro Sardinha, consultor e formador internacional, especialista em economia azul e desenvolvimento sustentável e regenerativo, fundador e CEO do Centro de Competência em Economia Azul (C2EA); e por José Carlos Ferreira, Professor Associado do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), e investigador do MARE (NOVA). As inscrições estão abertas.
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Portos de Aveiro e da Figueira da Foz representados em debate sobre descarbonização do sector naval
O Campus da Figueira da Foz da Universidade de Coimbra recebeu o Workshop RNCZ: Rumo à Descarbonização da Indústria Naval, promovido pelo projeto Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ).
Eduardo Feio, presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, esteve presente no evento para discutir o papel dos portos na transformação do setor, numa conversa com Bruno Costa, Gerente da Atlanticeagle Shipbuilding, e Telmo Ferreira, da PRIO. O debate centrou-se na implementação de soluções concretas e no papel das empresas e instituições enquanto agentes de mudança.
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VÍDEO
DESCUBRA COMO SÃO TESTADOS OS MOTORES DE NAVIOS GIGANTES
Neste vídeo mostra-se a engenharia por detrás dos motores de navios! Veja como um único motor de navio pode ter a potência equivalente a mil motores de carros e como esses gigantes são testados antes de navegar.
Acompanhe desde os testes de aceitação do fabricante até aos desafiadores testes no mar e entenda o que é necessário para manter essas máquinas a funcionar. Um olhar sobre a complexidade e a grandeza dos motores que movem a indústria marítima moderna.
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Porto de Aveiro em França para participar na Assembleia Geral do projecto europeu Climate-Adapt4EOSC
Durante dois dias, o Porto de Aveiro esteve em Grenoble, França, para participar na Assembleia Geral do projeto europeu Climate-Adapt4EOSC. A reunião constituiu um momento significativo no desenvolvimento do projecto, cujo objectivo é promover a ciência aberta e a inovação baseada em dados, reforçando a resiliência e a adaptação às alterações climáticas.
O evento reuniu presencialmente os parceiros do projeto, que tiveram oportunidade de apresentar avanços e partilhar experiências relativamente aos serviços digitais e soluções climáticas que estão a ser desenvolvidos no âmbito da Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC).
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Como Aumentar a Resiliência dos Cabos Submarinos em Águas Nacionais
Como Aumentar a Resiliência dos Cabos Submarinos em Águas Nacionais - Contributos para a Elaboração de uma Estratégia Nacional, é o documento que José Barros e Luís Bernardino, Presidente do Conselho Consultivo e Presidente do Observatório dos Ecossistemas e Infra-Estruturas Digitais, aqui nos deixam para atenta leitura e consequente reflexão.
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Porto de Setúbal associa-se ao lançamento do primeiro volume do Dicionário de História de Setúbal
O Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal foi palco da cerimónia de lançamento do primeiro volume do “Dicionário de História de Setúbal”, uma obra de referência editada pelo jornal O Setubalense e coordenada por Albérico Afonso Costa, com a colaboração de várias dezenas de autores. A apresentação esteve a cargo do jornalista Pedro Tadeu e integrou-se nas comemorações dos 170 anos daquele que é um dos jornais mais antigos do país.
A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) marcou presença no evento, através do seu Presidente do Conselho de Administração, Carlos Correia, que sublinhou a forte ligação do Porto de Setúbal à história da cidade, destacando que «a participação neste projeto foi feita com sentido de dever e com orgulho, porque somos parte integrante da história da cidade»