Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

FUNCHAL

Exposição do Clube de Entusiastas de Navios celebra a Cunard

O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) assinalou a escala inaugural do ‘Queen Anne’ na Madeira, com uma exposição dedicada à Cunard.

O evento, que decorreu na Gare Marítima da Madeira, contou com a presença da vogal do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Isabel Figueiroa, e com a comandante do ‘Queen Anne’, Inger Klein Thorhauge.

A exposição, que juntou a direção do CEN, muitos associados e responsáveis pela Blatas, Lda (Blandy Shipping), agente de navegação da Cunard na Madeira desde 1905, reuniu um espólio de fotografias, postais e modelos à escala de navios da companhia. Todos com passagens pelo Funchal.
Inger Klein Thorhauge, que é a primeira mulher a comandar um navio da icónica companhia britânica, mostrou-se entusiasmada e surpreendida pelo detalhe dos modelos dos navios, e pela riqueza da colecção.

No final, um Madeira de Honra fechou a cerimónia, depois da comandante ter assinado o Livro de Honra da APRAM e deixado uma mensagem no álbum do CEN.
O ‘Queen Anne’ é o mais recente navio da Cunard, e está a realizar o seu cruzeiro inaugural. Chegou ao Funchal na manhã de terça-feira, proveniente de Southampton, com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo.

Construído nos estaleiros italianos da Fincantieri, e lançado ao mar no passado dia 24 de abril, o ‘Queen Anne’ tem capacidade para transportar 2.996 passageiros e 1.225 tripulantes. É o navio número 249 da Cunard, e o quarto a frota atual. Foi batizado em honra da rainha Ana, que governou o Reino Unido entre 8 de Março de 1702 e 1 de Maio de 1714).

É o segundo maior navio da companhia com 323 metros de comprimento, só ultrapassado pelo ‘Queen Marry 2’ (345 metros), que continua a ser o mais antigo da frota da Cunard. Mas o ‘Anne’ é aquele que tem maior capacidade de transporte, face aos 2.691 passageiros do ‘Marry 2’. A companhia conta também com o ‘Queen Elizabeth’ e com o ‘Queen Victoria’, sendo a primeira vez desde 1999 que a Cunard tem quatro navios a navegar, homenageando assim todas as rainhas regentes britânicas.