Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DE 27 A 30 DE NOVEMBRO

Porto de Lisboa recebe a Conferência Mundial das Cidades Portuárias

Fundação Champalimaud, Gare Marítima de Alcântara, Terminal de Cruzeiros de Lisboa acolhem, entre 27 e 30 de novembro, a discussão sobre a Sustentabilidade nas Relações entre Portos e Cidades.

O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Associação Internacional das Cidades Portuárias, entre os dias 27 e 30 de novembro, sob o tema “Open Piers: Steering flows between people, planet and port cities” (Direcionando fluxos entre pessoas, planeta e cidades portuárias).

Com uma forte participação internacional e a liderança de figuras influentes, a conferência da AIVP visa promover uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades portuárias e o seu papel essencial na sustentabilidade global.

Esta conferência, que ocorre pela segunda vez em Lisboa, depois da uma estreia em 2004, vai reunir especialistas, decisores e profissionais globais, para abordar os temas-chave sobre a interface entre os portos e as cidades e o papel que desempenham. Ao logo dos quatro dias de trabalhos serão discutidas as tensões geopolíticas que afetam os fluxos de carga e os impactos da transição energética nas operações portuárias, bem como as oportunidades da economia azul. Serão ainda debatidas soluções para a conservação ambiental, governança inovadora e a integração sociocultural dos portos nas suas cidades.

Igualmente em destaque estará a análise das mudanças e relação cidade-porto em resposta às alterações climáticas, bem como a integração sustentável de atividades como o turismo de cruzeiros.

A Gare Marítima de Alcântara do Porto de Lisboa, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e a Fundação Champalimaud vão receber as sessões solenes e plenárias, e as sessões paralelas, inspirando os participantes a desenvolver soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades portuárias proporcionando uma imersão nas infraestruturas portuárias da capital portuguesa.

FONTE