Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
DE 27 A 30 DE NOVEMBRO
Porto de Lisboa recebe a Conferência Mundial das Cidades Portuárias
Fundação Champalimaud, Gare Marítima de Alcântara, Terminal de Cruzeiros de Lisboa acolhem, entre 27 e 30 de novembro, a discussão sobre a Sustentabilidade nas Relações entre Portos e Cidades.
O Porto de Lisboa vai ser o anfitrião da 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Associação Internacional das Cidades Portuárias, entre os dias 27 e 30 de novembro, sob o tema “Open Piers: Steering flows between people, planet and port cities” (Direcionando fluxos entre pessoas, planeta e cidades portuárias).
Com uma forte participação internacional e a liderança de figuras influentes, a conferência da AIVP visa promover uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades portuárias e o seu papel essencial na sustentabilidade global.
Esta conferência, que ocorre pela segunda vez em Lisboa, depois da uma estreia em 2004, vai reunir especialistas, decisores e profissionais globais, para abordar os temas-chave sobre a interface entre os portos e as cidades e o papel que desempenham. Ao logo dos quatro dias de trabalhos serão discutidas as tensões geopolíticas que afetam os fluxos de carga e os impactos da transição energética nas operações portuárias, bem como as oportunidades da economia azul. Serão ainda debatidas soluções para a conservação ambiental, governança inovadora e a integração sociocultural dos portos nas suas cidades.
Igualmente em destaque estará a análise das mudanças e relação cidade-porto em resposta às alterações climáticas, bem como a integração sustentável de atividades como o turismo de cruzeiros.
A Gare Marítima de Alcântara do Porto de Lisboa, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa e a Fundação Champalimaud vão receber as sessões solenes e plenárias, e as sessões paralelas, inspirando os participantes a desenvolver soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida nas cidades portuárias proporcionando uma imersão nas infraestruturas portuárias da capital portuguesa.