Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Docapesca investe em 5 portos algarvios

A Docapesca lançou um concurso para a construção de oleões nos portos de pesca de Sagres, Albufeira, Quarteira, Olhão e Vila Real de Santo António. A intervenção contempla a construção de uma edificação, em cada local referido, destinada a instalar oleões e contentores de resíduos contaminados, representando um investimento de 61 mil euros.

ENTRA EM VIGOR A 1 DE JANEIRO

Espanha ratificou novo acordo de pesca com Portugal

O parlamento espanhol concluiu o processo de ratificação do acordo de pesca entre Portugal e Espanha, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2022 por um período de cinco anos, anunciou o Governo espanhol.

A aprovação do compromisso pelo parlamento foi o último passo antes da sua publicação no Boletim Oficial do Estado espanhol (correspondente ao Diário da República em Portugal) e da sua entrada em vigor, o que conduzirá a uma melhoria na gestão dos recursos e “dará estabilidade às frotas de ambos os países”, segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol.

Portugal já utilizou 80% da quota do espadarte e captura pode ser proibida

Portugal já utilizou 80% da quota do espadarte e a captura desta espécie pode, a curto prazo, vir a ser proibida, avisa a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Considerando os dados das capturas, efetuadas pela frota portuguesa, da espécie espadarte SWO/AN05N (‘stock’ Norte) (‘Xiphias gladius’) no Oceano Atlântico, a Norte de 5ºN, informa-se que a utilização da quota atingiu os 80%”, indica, em comunicado, a DGRM.

Pescas: menos pescada, mais bacalhau

Estão definidas as quotas de 2022

Os ministros com a Pasta das Pescas da União Europeia estiveram reunidos desde ontem, numa maratona para decidir as quotas de pesca para o ano de 2022.
No caso de Portugal foi possível atenuar alguns dos cortes propostos pela Comissão Europeia, em relação à pescada, ao linguado e a lagostim.

EXPO FISH | SEGUNDA EDIÇÃO MARCADA DEPOIS DO SUCESSO DESTE ANO

A Expo Fish Portugal termina com a garantia de que o pescado português está na rota dos mercados internacionais, com perspetivas de ultrapassar os valores de pré-pandemia já em 2022, no que respeita às exportações, ao volume de negócios internos, e ao volume de investimento expectável na indústria e no setor.

O sucesso internacional da feira, as perspetivas de negócio geradas, e a procura crescente deste tipo de plataforma, levam a organização a anunciar de imediato, a segunda edição da Expo Fish Portugal para 15 e 16 de novembro de 2022.

Governo dos Açores garante que gestão das quotas de pesca será articulada com o sector

O Secretário Regional do Mar e das Pescas garantiu que a gestão das quotas de pesca nos Açores será “feita em articulação com o sector, mas tendo sempre a sustentabilidade das espécies como base de trabalho, e, ao mesmo tempo, reconhecendo a importância da sustentabilidade económica e social”.

Manuel São João, que falava à margem do Conselho Regional das Pescas, que se reuniu na Horta, salientou que “a necessidade de uma gestão inteligente, mais próxima do contexto da actividade de pesca, que tem como garantia a preservação dos recursos que explora, aconselha a repartição da quota assente em critérios que incluem o impacto ambiental que exercem, o contributo para a economia local e o histórico de capturas”.

VILA DO CONDE

Docapesca adjudica reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, anuncia a adjudicação da reabilitação e ampliação do cais de descarga de pescado de Vila do Conde no valor de 600 mil euros.

A obra visa a melhoria das condições de trabalho dos armadores, através da substituição da plataforma do cais por outra alteada, com geometria similar. A empreitada prevê também a instalação de um cais flutuante, composto por uma estrutura em betão reforçado. O acesso ao cais flutuante será feito através de um patamar e de uma ponte de estruturas de aço metalizado, instaladas na extremidade jusante do cais.

Portugal utilizou 80% da quota de pesca de raias e capturas podem ser proibidas

Portugal já utilizou 80% da quota de pesca de raias e raia curva podendo vir a ser necessário encerrar estas capturas, avisa a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Para os devidos efeitos informa-se que, considerando os dados das capturas efectuadas pela frota portuguesa, das unidades populacionais de raias nas zonas oito e nove do ICES [Conselho Internacional para a Exploração do Mar], com o código SRX/89-C, a utilização da quota atribuída pelo regulamento (UE) 2021/92, na sua actual redação, atingiu os 80%”, indicou, em comunicado, a DGRM.

DOCAPESCA LANÇA APP «LEILÃO A BORDO»

Novo canal de compra e venda de pescado fresco - com investimento aproximado de 574.000€ e co-financiado pelo programa operacional Mar 2020 - constitui um importante passo na digitalização do setor das pescas, permitindo otimizar a cadeia de valor, com total transparência e segurança nas negociações comerciais, transformação e logística.

Pesca do tamboril interdita a partir desta 3.ª feira

A pesca do tamboril está proibida a partir desta terça-feira, após Portugal ter esgotado 95% desta quota, ficando as descargas limitadas às capturas acessórias, anuncia a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

ESTA QUARTA-FEIRA, EM ÍLHAVO

Visitas Sentidos de Mar: Do Mar à Mesa - a Pesca Costeira e o Circuito dos Peixe

Conhece realmente o que acontece desde que o peixe é pescado até chegar à sua mesa? Conhece realmente por onde passou aquele peixinho que faz as suas delícias depois de cozinhado? Aproveite esta visita para melhor entender as etapas que acontecem entre a pesca e a venda ao consumidor final, conhecendo os protagonistas desta história - os peixes - e ainda para ter um vislumbre da vida dos pescadores costeiros em Portugal...

A 6 de Dezembro, no Porto de Pesca de Sesimbra, Edifício da Lota

Digitalização ao serviço do sector das pescas

A nova app Docapesca, dirigida a pescadores e compradores de pescado, é apresentada a 6 de Dezembro, 11:30, no Porto de Pesca de Sesimbra (Edifício da Lota).
O evento conta com a participação da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, Sérgio Faias, Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, entre outros convidados.

Docapesca investe 180 mil euros no porto de pesca do Rio Arade

A Docapesca lançou concurso para a construção de um parque de estacionamento no porto de pesca do Rio Arade.

A intervenção, que pretende melhorar o ordenamento e as acessibilidades deste porto, representa um investimento de 180 mil euros. Visa a criação de 91 lugares de estacionamento, sendo quatro deles destinados a veículos elétricos e quatro lugares de estacionamento para utilizadores com mobilidade condicionada. Prevê-se também a criação de uma rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Açores reforçam medidas de fiscalização na faina e comercialização ilegal do chicharro em São Miguel

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores, em articulação com as entidades competentes, vai reforçar as medidas de vigilância e fiscalização da comercialização ilegal da venda de chicharro, de modo a minimizar os efeitos da economia paralela que se tem vindo a registar, particularmente na Ilha de São Miguel.

DIA DO MAR

54% dos portugueses afirmam ter tomado alguma medida para proteger o Oceano

A origem sustentável do pescado é o quinto factor decisor que motiva a compra de pescado dos portugueses, que identificam a sobrepesca e a consequente extinção das espécies marinhas como a segunda ameaça aos oceanos que mais os preocupam, a seguir à poluição. Estas são algumas das conclusões de um estudo de mercado encomendado pelo Marine Stewardship Council (MSC) à GlobeScan Incorporated, em 2020.

Em nota de imprensa, realça a MSC que Portugal é dos países do Mundo que mais gosta de comer pescado. A compra regular de peixe e marisco é assumida por 95% dos consumidores portugueses, sendo que quase metade (45%) revela mesmo adorar comer peixe

Volume de capturas de pescado em Portugal aumenta 48,4% em Agosto de 2021

O volume de capturas de pescado em Portugal, em Agosto de 2021, aumentou 48,4% (+25,1% em Julho), justificado sobretudo pela maior captura de peixes marinhos, mas também de moluscos e crustáceos. Às 20.437 toneladas de pescado correspondeu uma receita de 38.607 mil euros, valor que representou um acréscimo de 34,8% (+12,7% em Julho), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021.

Pesca de imperadores no Continente proibida desde sexta-feira

A pesca de imperadores por embarcações a operar nos portos do Continente está proibida desde sexta-feira, após a quota destas capturas ter sido esgotada, indica a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

UE apoia nova estratégia para melhorar sustentabilidade da pesca no Mediterrâneo e no Mar Negro

A Comissão Geral das Pescas do Mediterrâneo (CGPM) adoptou a sua nova Estratégia 2030 para o Mediterrâneo e o Mar Negro no final da 44ª sessão anual, que decorreu entre 2 e 6 de Novembro. Também foi alcançado um acordo sobre um pacote ambicioso de medidas que traduzem a Estratégia em acções concretas, realça uma nota de imprensa da Comissão Europeia.

As medidas passam pela gestão de stocks de anchovas e sardinhas e com um foco especial no apoio à pesca de pequena escala. A União Europeia apoiará a implementação da Estratégia com uma subvenção financeira acrescida.

Secretária de Estado das Pescas visita intervenções em Alcoutim, Olhão, Portimão e Lagos

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, encontra-se de visita a vários pontos de intervenção na região do Algarve.

A visita teve início esta terça-feira, dia 9, com a sessão de assinatura do protocolo de colaboração entre a Docapesca e os municípios de Alcoutim, Castro Marim, Mértola e Vila Real de Santo António, para a identificação das infraestruturas fluviais com potencial para dinamização sustentável da via navegável do rio Guadiana na Câmara Municipal de Alcoutim.

DGRM inicia processo de Renovação Automática do licenciamento da Pesca Profissional

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou que vai dar início ao processo de Renovação Automática do licenciamento da Pesca Profissional para o ano de 2022, de acordo com as regras definidas no Decreto-Lei 73/2020, de 23 de Setembro, que regula o exercício da actividade profissional da pesca comercial marítima.

Total: 741