Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SILVA ROCHA

Faço balanço positivo da minha presença na Capitania do Porto de Aveiro

O responsável pela Capitania do Porto de Aveiro prepara a saída e dentro de um mês haverá novo comandante responsável para a vaga de Silva Rocha que assume, transitoriamente, as capitanias de Aveiro, Porto e Leixões.

Por agora acumula funções nas duas capitanias procurando uma transição segura.

Inauguração do terminal Teporset do Porto de Setúbal

O Terminal Teporset do Porto de Setúbal foi inaugurado dia 6 de julho, numa cerimónia realizada pelo concessionário representado pelos Grupos SECIL e CIMPOR e que contou com a participação da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra SA, e a presença do Capitão do Porto de Setúbal, do Presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, de concessionários de outros terminais e de quadros da APSS.

APDL e Zaldesa assinam acordo para promoção de terminais logísticos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo assinou um acordo com a Sociedade Zona de Atividades Logísticas de Salamanca, com vista à cooperação entre as duas entidades para a promoção dos seus terminais logísticos.

O acordo agora assinado entre a APDL e a ZALDESA prevê um estreitar de relações entre as partes para aumentar a conetividade entre os terminais logísticos, fomentando a competitividade e o crescente fluxo de mercadorias.

Cabo submarino Medusa chega a Carcavelos em 2024

Acordo assinado entre a Altice Portugal e o operador de Infraestruturas Submarinas do Mediterrâneo vai permitir ligar nove países de África e da Europa e representa um investimento de 326 milhões de euros.

DE 7 A 14 DE JULHO

Caravela Vera Cruz atraca no Porto de Leixões

A Marina do Porto Atlântico de Leixões vai ser a casa da Caravela Vera Cruz de 7 a 14 de julho. A Caravela Vera Cruz navega até Leixões, onde ficará atracada de 7 a 14 de julho. Durante este período, a embarcação estará aberta para visitas, que são gratuitas e que estão disponíveis para todos.

Durante oito dias, os mais curiosos poderão descobrir aquela que é a réplica do mais importante navio português do século XV e que chega às águas do Norte trazido pela APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela.

Indústria transformadora da pesca e aquicultura factura 1.209 M€ em 2020

A produção da indústria transformadora da pesca e aquicultura em 2020 (informação mais recente disponível) de “congelados”, “secos e salgados” e “preparações e conservas” foi de 239 mil toneladas, um crescimento de 2,6% face às 233 mil toneladas de 2019, tendo o total das vendas representado 94% da produção nacional (95% em 2019). Esta indústria facturou 1.209 milhões de euros em 2020, um aumento de 3,1% relativamente aos resultados do ano anterior.

Estes são alguns dos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na sua publicação “Estatísticas da Pesca – 2021”.

Porto de Aveiro apresentou investimentos em Salamanca

O Porto de Aveiro marcou presença na apresentação do estudo “Análise do hinterland da plataforma logística-intermodal de Salamanca”. Representado por Isabel Moura Ramos, da administração, foram dados a conhecer os «investimentos estratégicos» a realizar nos próximos anos no Porto de Aveiro, assim como no da Figueira da Foz, «reforçando a importância da sua concretização para o desenvolvimento do corredor atlântico enquanto corredor logístico verde, estratégico nas relações comerciais entre Portugal e Espanha e a Europa».

Navios de Bandeira Portuguesa já podem utilizar a bordo Livros Electrónicos de Registo

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) emitiu a Circular n.º 72, que autoriza e define as regras para os Navios de Bandeira Portuguesa utilizarem a bordo Livros Electrónicos de Registo.

Esta medida, que vinha a ser solicitada pelos clientes dos Registos de Navios de Portugal, contribui muito positivamente para a competitividade e atractividade da Bandeira Portuguesa, pois permitirá facilitar a gestão dos registos de bordo obrigatórios na Convenção MARPOL (International Convention for the Prevention of Pollution from Ships).

Sessão no Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, a 14 de Setembro

Os ciberataques na Marinha Mercante

A Sociedade Histórica para a Independência de Portugal (SHIP), através do seu “CIRCULO DO MAR”, leva a cabo uma sessão no Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, no dia 14 de Setembro, subordinada ao tema “Os ciberataques na Marinha Mercante”.

Os ciberataques pertencem ao nosso quotidiano e a indústria e o comércio marítimos não ficarão isentos, representando, hoje, uma das preocupantes ameaças à indústria de transporte marítimo. Ao longo da última década, os navios tornaram-se mais automatizados, informatizados e conectados em rede, com progressiva digitalização da informação, tanto das operações dos próprios navios, como das cargas.

Porto de Sines presente na Conferência dos Oceanos

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou em vários eventos enquadrados na Conferência dos Oceanos da ONU, que se realizou em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, com o objetivo de promover soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para a sustentabilidade dos oceanos e do planeta.

RETOMADA PROVISORIAMENTE A TRAVESSIA FLUVIAL ENTRE A AFURADA E O CAIS DO OURO

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA, informa que foi retomada a travessia fluvial entre o Cais do Ouro (Porto) e o Cais da Afurada (Vila Nova de Gaia), em regime excecional até dia 4 de julho, período em que decorrem as Festas de S. Pedro, e nos dias compreendidos entre 15 e 17 de julho, aquando do Festival MEO Marés Vivas.

A APDL, em articulação com os Municípios do Porto e Vila Nova de Gaia promove a travessia no período mencionado, estando para breve o retomar das negociações afim de se recuperar a passagem centenária entre as duas margens.

EM SEIS MESES

Mais de 160 mil pessoas visitaram o setor cultural da Marinha

Os órgãos de natureza cultural da Marinha receberam, entre janeiro e junho deste ano, a visita de 181 mil pessoas, uma média superior a 30 mil visitantes por mês. Nos últimos seis anos, o total acumulado de visitantes ultrapassa 1 milhão e 300 mil de pessoas.

​​O Museu e o Planetário de Marinha, em Belém, registaram mais de 70% do total de visitantes nos primeiros seis meses de 2022. O Museu de Marinha registou um total de 87 mil pessoas, uma média de mais de 14 mil visitantes mensais. Logo a seguir, o recém-renovado Planetário de Marinha recebeu 7 mil pessoas, que assistiram aos oito diferentes filmes em exibição. O emblemático Aquário Vasco da Gama, em Algés, completa o pódio, com cerca de 40 mil visitantes.

Saiba quais os compromissos que Portugal fez na Conferência dos Oceanos da ONU

Classificar 30% das áreas marinhas nacionais até 2030 e manter 100% dos stocks dentro dos limites biológicos sustentáveis são só dois dos compromissos que António Costa deixou hoje na cerimónia de abertura da Conferência, em Lisboa.

“Estamos aqui, Estados, organizações internacionais, comunidade científica, ONG, empresas, para assumirmos os Oceanos como uma causa global no combate às alterações climáticas, na promoção da biodiversidade, no desenvolvimento sustentável e na garantia da segurança marítima e da liberdade de circulação”, disse o primeiro-ministro na cerimónia de abertura da 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada por Portugal e pelo Quénia, na Altice Arena, em Lisboa.

Declaração de Lisboa aprovada. Agora é «preciso acção»

Agora é "preciso acção". Foi com estas palavras que Marcelo Rebelo de Sousa encerrou a Conferência dos Oceanos, minutos depois de o plenário ter aprovado por consenso o texto final do encontro, que ficará como a Declaração de Lisboa, um documento-guia para a preservação dos oceanos. Foi o desfecho de cinco dias de trabalhos da conferência coorganizada por Portugal e pelo Quénia, e que decorreu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

"Queríamos, juntamente com o Quénia, fazer desta conferência um sinal de paz, numa altura de pandemia e guerra", referiu o Presidente da República, defendendo que a cimeira que decorreu no Pavilhão Atlântico superou as expectativas e apresentando-a como uma vitória do "multilateralismo" contra o unilateralismo.

Obras de expansão do Terminal XXI no Porto de Sines concluídas em 2028

As obras de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines, um investimento superior a 300 milhões de euros, vão estar concluídas em 2028, anunciou esta sexta-feira a diretora-geral da empresa concessionária.

"A escala do investimento na fase 3 deste projeto", cuja conclusão está prevista "para 2028", tem "um impacto significativo no crescimento da economia portuguesa e o potencial para criar mais emprego", avançou a diretora-geral da PSA Sines, Nicola Silveira.

Declaração de Lisboa deve ser o «ponto de não retorno» na protecção dos oceanos

A Conferência dos Oceanos deverá marcar um "ponto de não retorno" nas políticas dirigidas à proteção dos mares e, para isso, é necessária uma posição "muito robusta" esta sexta-feira, o dia final da iniciativa que decorre desde segunda-feira em Lisboa. Este não será, no entanto, o final do caminho, mas apenas o princípio.

Porto de Aveiro revoluciona gestão de carga com soluções 5G

A utilização da rede 5G da Vodafone vai permitir ao Porto de Aveiro monitorizar e gerir a sua carga em tempo real, através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada. Estas inovações tecnológicas, que estão a ser implementadas em parceria com a Ericsson e utilizadas pelos operadores portuários, vão contribuir para reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e rentabilidade das operações.

ESTA SEXTA-FEIRA

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura em Sines

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Singapura (na foto), Vivian Balakrishnan marca presença esta sexta-feira no Terminal XXI, no evento da PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores de Sines, para a inauguração das obras de expansão do Terminal de Contentores do Porto de Sines, 1.ª Etapa da Fase 3. A cerimónia será presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

JOSÉ MANUEL BOLIEIRO

Açores são líderes pelo exemplo na preservação dos oceanos e continuarão a sê-lo

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou o papel liderante da região na protecção dos oceanos, garantindo que tal continuará no futuro mais imediato, nomeadamente com a aceleração de metas para a protecção dos mares.

“Continuaremos a liderar pelo exemplo ao antecipar em sete anos, para 2023, os objectivos estabelecidos para 2030” no que diz respeito à definição de áreas marinhas protegidas, realçou o governante.

One Sustainable Ocean

APDL apresenta os seus projectos na área da sustentabilidade e eficiência energética

Esta quinta-feira, pelas 15:05, no âmbito do evento One Sustainable Ocean, evento paralelo à Conferência dos Oceanos 2022, a APDL apresenta os seus projectos na área da sustentabilidade e eficiência energética.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287