Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Ranking de maiores armadores mundiais poderá ter duas mudanças
De acordo com as previsões da Sea-Intelligence, até 2026 poderão dar-se duas importantes mudanças na liderança mundial de armadores, tendo em conta os crescimentos atuais e as aquisições de novos navios anunciadas.
A Hapag-Lloyd, arrisca-se a perder a quinta posição no ranking para a ONE, e a Maersk a segunda posição para a CMA CGM, caso não aumentem as suas frotas até 2026. Enquanto isso, a MSC deverá aumentar ainda mais a distância entre o seu primeiro lugar e o segundo nos próximos dois anos.
LANÇAMENTO DE CONCURSO PÚBLICO PARA A CONCESSÃO DO PORTO DE RECREIO DE SINES
A APS procedeu ao lançamento de concurso público para a concessão do Porto de Recreio de Sines, por um período de 20 anos, com possibilidade de renovação por dois períodos adicionais de 5 anos.
Para além de explorar o estacionamento de embarcações nos lugares de amarração e no fundeadouro que integra a área da concessão, a concessionária terá a possibilidade de desenvolver a atividade de estacionamento e de prestação de serviços a embarcações em terra, uma vez que o Porto de Recreio de Sines conta desde 2022 com uma nova área de doca seca e de serviços devidamente infraestruturada para a realização dessas atividades. Mais recentemente o Porto de Recreio de Sines foi objeto de uma intervenção de requalificação e renovação de parte do seu equipamento flutuante, que resolveu os problemas mais prementes, ficando a concessionária com a obrigação de concluir essa beneficiação, mas de forma faseada, ao longo dos primeiros 10 anos de concessão.
APAT alerta para a incontornável necessidade da aposta na «Logística Preventiva»
O Presidente executivo da APAT, António Nabo Martins, analisou, para o 'Dinheiro Vivo', a instabilidade no Mar Vermelho, deixando um alerta a todas as empresas: é imperativo apostar na Logística Preventiva para poder dar uma resposta cabal.
A tensão que se vive no Mar Vermelho, na sequência dos conflitos militares que se acentuaram na reta final de 2023, continua a ser um grave entrave à logística global, uma vez que aquele acesso marítimo faz parte de uma das passagens mais utilizadas pelo transporte marítimo de mercadorias: o Canal do Suez. Os ataques dos rebeldes Huthis aos navios forçam a alterações nas rotas que custam muitos milhões e encarecem, não apenas o frete, como todos os elos da cadeia de abastecimento. A repercussão desta situação já se faz sentir.
Prazo para entrega das propostas termina a 26 de agosto de 2024
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA O SERVIÇO DE REBOQUE E AMARRAÇÃO
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançaram, a 24 de maio, um novo concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, do serviço de reboque e amarração.
Este concurso, com um prazo de concessão de 10 anos, permitirá reforçar a frota de rebocadores dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com o objetivo de dar resposta não só à crescente tendência da procura por parte de navios de maiores dimensões, mas também à necessária descarbonização da atividade de ambos os portos.
Ministro das Infraestruturas e Habitação visita o Porto de Leixões
O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realizou, esta terça-feira, 27 de maio, uma visita ao Porto de Leixões, onde foi recebido pelo Conselho de Administração da APDL. Durante a visita, foram apresentados os principais projetos em curso e futuros investimentos previstos para as unidades de negócio da APDL.
Reconhecendo a importância do Porto de Leixões enquanto principal porto exportador da região, o governante, acompanhado por Hugo Espírito Santos, Secretário de Estado as Infraestruturas, teve oportunidade para conhecer a infraestrutura portuária e a eficiência operacional do porto.
A 17 DE OUTUBRO DE 2024
Escola do Mar dos Açores presente na Feira de Emprego e Carreiras Azuis
A EMA - Escola do Mar dos Açores confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que vai realizar-se em Lisboa a 17 de outubro de 2024. A EMA tem um âmbito de intervenção ao nível da formação técnica e profissional, não superior, em áreas ligadas ao sector marinho e marítimo.
O seu plano de acção inclui as actividades de formação e qualificação para a navegação comercial; portos e logística; segurança e salvamento aquático e marítimo; pesca e processamento e conservação do pescado; atividades marítimo-turísticas; atividades de monitorização da sustentabilidade das atividades e processos em espaço marítimo e ecossistemas costeiros; empreendedorismo; e economia azul.
De 26 a 28 de junho
Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY
Este ano, o Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY realiza-se de 26 a 28 de junho em Nantes.
Neste contexto, o Fórum Oceano informa que a região Pays de la Loire, como anfitriã deste evento, deseja aproveitar esta oportunidade para fomentar intercâmbios e parcerias entre empresas/entidades portuguesas e empresas/entidades francesas dessa região.
WestMED Blue Economy Initiative
O Fórum Oceano, em conjunto com 30 representantes de outras entidades, participou no debate "Emerging Impacts of Regional Cooperation in the Mediterranean Sea", no âmbito da Our Ocean Conference, que decorreu de 15 a 17 de abril, na Grécia.
A Conferência Our Ocean visa envidar esforços de colaboração e incentivar a apresentação de compromissos voluntários, claros e mensuráveis, promovendo a proteção e a gestão sustentável dos nossos mares e oceanos e dos seus recursos. Desde 2017, a Iniciativa WestMED para o desenvolvimento sustentável da economia azul no Mediterrâneo Ocidental tem vindo a construir pontes entre o Sul da Europa e o Norte de África.
PRESIDENTE DO BEI VISITA O PORTO DE LEIXÕES
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., recebeu na sexta-feira a Presidente Banco Europeu de Investimentos (BEI), Nadia Calviño, em visita a Portugal.
A APDL tem um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Este financiamento destina-se a apoiar a melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, através do aprofundamento do canal de acesso e da bacia de manobras, bem como da ampliação do quebra-mar existente em 300 metros, obra que iniciou em 2021 e que visa aumentar a capacidade de receção de navios de maior calado, melhorar a segurança das operações portuárias e promover a competitividade do porto a nível internacional.
Porto de Sines na BreakBulk Europe 2024
O Porto de Sines e o Grupo ETE - Portsines marcaram presença na Breakbulk Europe 2024, um dos maiores eventos no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, realizado de 21 a 23 de maio no Rotterdam Ahoy, em Roterdão.
Esta participação conjunta no stand APP – Portos de Portugal destaca a importância estratégica de Portugal como ponto de entrada e saída de carga, consolidando a sua posição como hub logístico global. De realçar o evento de “Networking dos portos portugueses”, realizado a 22 de maio com o apoio da AICEP Portugal Global – Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal - que permitiu explorar novas oportunidades de negócio para o Porto de Sines, destacando as mais valias do Terminal Multiusos de Sines em colaboração com o concessionário do terminal, o Grupo ETE – Portsines.
APDL presente na BREAKBULK 2024 , nos Países Baixos
O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estão presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorre entre os dias 21 a 23 de maio, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.
A Breakbulk Europe é um dos maiores eventos internacionais no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, que reúne mais de 120 países e 11 mil participantes, onde estamos representados em conjunto com os Portos de Portugal, Comunidades Portuárias e agentes económicos de várias áreas de atividade, criando sinergias entre parceiros e destacando o compromisso dos Portos Portugueses com a sustentabilidade, a eficiência e a inovação.
European Maritime Day 2024: 30 e 31 de maio
Aponte na agenda: o European Maritime Day (EMD), conhecido como o local onde os "Líderes dos Oceanos se encontram", está de volta e promete uma experiência imersiva e interativa sobre várias questões relacionadas com a economia azul e o ecossistema marinho.
Com o cenário de fundo da pitoresca cidade de Svendborg, na Dinamarca, este ano o evento tem como foco principal discutir o papel das estratégias para as bacias marítimas.
Porto de Aveiro lança concurso para empreitada de dragagens de manutenção
A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca Costeiro, do Largo e Entrada da Darsena de Manobras, pelo valor base de 1.225.000,00 € (um milhão, duzentos e vinte e cinco mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 120 dias.
Esta empreitada, cujo objectivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte.
Helena Gomes Fernandes eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe
Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL foi eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe. A eleição decorreu a 14 de maio, em Estocolmo, durante a Assembleia Geral da Cruise Europe.
A Associação Cruise Europe representa 128 portos de 20 países e está dividida em quatro regiões: Europa Atlântica, Reino Unido e Irlanda, Báltico, e Noruega, Islândia e Ilhas Faroe. A região Atlântica, agora sob a presidência de Helena Gomes Fernandes, representa 28 portos da Costa Atlântica, incluindo os portos de Leixões, Lisboa e Figueira da Foz.
PORTO DE AVEIRO REFORÇA DEFENSAS E CABEÇOS DE AMARRAÇÃO NA PONTE-CAIS 26 DO TGL
Encontra-se concluída a empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro.
Esta obra, executada por 207.027,34€ e em 120 dias, teve como objectivo dotar aquela infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40.000 toneladas de deslocamento.
A empreitada consistiu na substituição das defensas existentes por novas, com maior capacidade de absorção, e pela substituição dos cabeços de amarração de desengate rápido de 60 toneladas por novos com 80 toneladas.
Com a conclusão desta obra, a Ponte-Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro passa a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.
Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença pela segunda vez na Breakbulk Europe
Os Portos de Lisboa e Setúbal vão estar presentes, pela segunda vez, numa das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga fracionada, a Breakbulk Europe, em Roterdão, de 21 a 23 de maio.
Este evento reúne anualmente mais de onze mil profissionais, de diversos setores, representados por cerca de 600 expositores de 126 países. Trata-se de uma plataforma em rede, verdadeiro palco para consolidar e potenciar negócios. As vertentes da sustentabilidade e inovação estão cada vez mais presentes, uma vez que são cruciais para o desenvolvimento dos portos e de toda a cadeia de abastecimento.
PORTO DA FIGUEIRA PRESENTE NA ASSEMBLEIA GERAL DA CRUISE EUROPE
O Porto da Figueira da Foz esteve presente na Assembleia Geral da Cruise Europe, em Estocolmo.
Durante dois dias, para além da Assembleia Geral da Cruise Europe, onde foram eleitos novos membros para o Conselho Diretivo e discutidas estratégias de crescimento e promoção, aconteceram, em paralelo, um conjunto de reuniões e conferências onde foi possível, ao Porto da Figueira da Foz, alargar a rede de contatos.
Joaquim Sotto Maior, Diretor de Coordenação Portuária do Porto da Figueira da Foz, teve oportunidade de fazer uma apresentação na reunião da Região Atlântica, dando destaque às potencialidades turísticas da Região Centro, bem como à obra da melhoria das acessibilidades marítimas do Porto da Figueira da Foz, que após a sua conclusão passará a reunir condições para acolher navios de cruzeiro de maior porte.
Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre do ano
O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16%, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada.
Destaque para o segmento da Carga Geral, onde se inclui a Carga Contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%. De notar que a Carga Geral representa já 50% do total movimentado em porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%.
Maersk avisa que perturbações no transporte marítimo no Mar Vermelho têm vindo a aumentar
As perturbações no transporte marítimo de contentores no Mar Vermelho “têm vindo a aumentar”, prevendo-se que “reduzam em 20% a capacidade do sector” entre o Extremo Oriente e a Europa no segundo trimestre, adverte a empresa dinamarquesa Maersk.
Ao desviar o tráfego de contentores do Canal do Suez, passando pelo sul de África — isto é, pela rota do Cabo da Boa Esperança –, a Maersk prevê que a capacidade do sector do transporte marítimo de contentores entre o Extremo Oriente, o Norte da Europa e o Mediterrâneo se reduza em 15% a 20% no segundo trimestre deste ano.
“A área de risco alargou-se” e os ataques das forças houthis do Iémen “estendem-se ainda mais ao largo”, esclarece a Maersk num aviso aos seus clientes, citado pela Bloomberg.
A 15 DE MAIO
Congresso Mundial das Espécies
O Oceanário de Lisboa lança-lhe o convite para participar no evento satélite no âmbito do World Species Congress, a realizar-se no dia 15 de Maio, no Auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa, em colaboração com o movimento Reverse the Red.
O Congresso Mundial das Espécies terá como objetivo partilhar histórias e exemplos de sucesso na conservação de espécies, e incentivar 100 000 compromissos e ações para conservação das espécies, contribuindo assim para reverter o seu declínio.