Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Investimentos no grande polígono de Sines rondam os 20 mil milhões de euros

Portugal precisa «de um eixo atlântico para desenvolver a economia do mar», afirmou o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na terceira sessão dos Diálogos de Sustentabilidade «A Economia Azul», organizado pela Global Media Group e a Fundação Inatel, em Setúbal.

«Se daqui a dois anos puder dizer que alguns investimentos que estão previstos para o grande polígono de Sines, que são de cerca de 20 mil milhões de euros, já estão executados, e, sobretudo, que a parte do hidrogénio verde, da amónia, do metanol e da constituição de um polo de shipping em Sines, será decisivo», afirmou.

Operações portuárias no Porto de Lisboa em total e normal funcionamento

No seguimento do ataque informático ocorrido no dia 25 de dezembro e do comunicado divulgado nessa altura, o Conselho de Administração do Porto de Lisboa informa agora que as perações portuárias no Porto de Lisboa se encontram em total e normal funcionamento.

Empresa «Portos dos Açores, S.A.» termina o ano de 2022 com o melhor volume de negócios de sempre

Dizem as boas práticas marinheiras que sabermos onde estamos nos permite saber como navegar e chegar ao lugar que pretendemos.

Na navegação costeira e à vista o exercício de “marca, navega e tornar a marcar” é um dos vários exercícios básicos de navegação, que se aprende nas carreiras marítimas (sem recurso a equipamentos eletrónicos), e que, de modo geral, permite aos navegadores saber o seu posicionamento, relativamente a referências costeiras (à vista).
 

PORTOS DA MADEIRA

Tutela reafirma investimentos no sector, em celebração de Reis que juntou a comunidade portuária e maritima

O secretário regional da Economia anunciou esta sexta-feira a colocação de esporão de protecção na área molhada da Marina do Funchal, que irá custar 2,5 milhões de euros, para além dos mais de cinco milhões de euros da grande intervenção que vai reabilitar e requalificar todo aquele espaço, em terra, uma obra que começa no dia 23.

PORTO DE AVEIRO FECHA ANO COM NOVO RECORD HISTÓRICO NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS

O Porto de Aveiro encerrou o ano de 2022 com o seu melhor ano de sempre, atingindo a marca de 5,772 milhões de toneladas movimentadas, representando um aumento de 1,4% face ao período homólogo.

Embora os valores ainda sejam provisórios, o crescimento da movimentação dos produtos florestais (+67%) e dos minerais não metálicos (+ 41%) deram um forte contributo para este record.

NRP D. Carlos I conclui missão Mar Aberto

O navio hidro-oceanográfico D. Carlos I regressou dia 29 de Dezembro à Base Naval de Lisboa após ter integrado mais uma missão no âmbito da iniciativa “Mar Aberto”.

A Iniciativa Mar aberto tem sido muito relevante no aprofundamento e na manutenção das relações de cooperação, bem como na satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE).

Porto de Lisboa integra o iGEN - Fórum Organizações para a Igualdade

O Porto de Lisboa integra o iGEN – Fórum Organizações para a Igualdade, uma entidade criada a convite da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE, e por um conjunto de organizações que promovem boas práticas, nesta área.

O iGen prepara uma newsletter todos os meses e a edição de dezembro já está disponível! Fique a conhecer as duas iniciativas realizadas nas comemorações do Dia Nacional da Igualdade e a nova edição dos “Laboratórios de Igualdade”.

Porto de Lisboa disponibiliza a Tabela de Marés 2023

Já se encontra disponível a Tabela de Marés 2023. A antecedência oferecida deve-se ao facto de se tratar de informação fundamental para todos aqueles que estão ligados à actividade portuária, náutica de recreio e as demais actividades ligadas ao estuário do Tejo.
A página da tabela de marés é a mais visitada do portal do Porto de Lisboa, tendo tido um aumento de 31% no ano de 2022, o que corresponde a mais de 180 mil visualizações.
Esta publicação não substitui as publicações oficiais do Instituto Hidrográfico.

ENTREVISTA A CARLOS CORREIA

Na Casa Ermelinda Freitas com o Presidente da APSS

O novo homem forte da APSS afirma que o Porto de Setúbal já entrou numa nova era e vai continuar a crescer. A par da indústria, destaca cargas de consumo e novo pacote de investimentos. E passa em revista temas polémicos.

A robotização industrial e as novas soluções na Economia do Mar

A robotização industrial responde a várias necessidades das empresas ligadas ao mar, desde a identificação dos melhores locais de pesca à alimentação dos peixes nos seus viveiros, passando pela automatização de infraestruturas portuárias. A relação das novas gerações com a economia do mar tem vindo a ser repensada no sentido de reduzir o impacto ambiental das embarcações e de preservar os oceanos.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ATINGE RECORD HISTÓRICO NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS

O Porto da Figueira da Foz alcançou, a 25 de dezembro, o seu melhor ano de sempre com a marca de 2,161 Milhões de toneladas movimentadas.
Tendo em conta a carga movimentada nos últimos meses este era um resultado esperado, tendo sido alcançado com a entrada de um navio que descarregou vidro e se encontra a carregar 4.500 toneladas de argila e que tem como destino Espanha.

Ataque informático ao Porto de Lisboa não compromete actividade operacional

O Porto de Lisboa foi, este domingo, 25 de Dezembro, alvo de um ataque informático, que não comprometeu a actividade operacional, tendo sido rapidamente activados todos os protocolos de segurança e medidas de resposta previstas para este tipo de ocorrências.
O Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária estão a acompanhar a situação.

APDL aderiu à iniciativa «LightUpUkraine» em solidariedade com a Ucrânia

A APDL aderiu à iniciativa "LightUpUkraine", convocada por Volodymyr Zelensky. Com esta iniciativa, o presidente ucraniano apelou ao mundo inteiro que se solidarizasse e apagasse, dia 21 de Dezembro, às 20h00 ucranianas, 18h00 em Portugal continental, as luzes de todos monumentos, num sinal de apoio à Ucrânia, atingida por apagões causados por ataques russos, num protesto que se esperava arrecadar USD 10 milhões para financiar a compra de mil geradores eléctricos para permitir o funcionamento dos hospitais ucranianos.

AÇORES

Manuel São João apela à consciência colectiva face aos problemas da pesca

O Secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, apelou à consciência colectiva para fazer face aos problemas do sector das pescas.

Na abertura do III ShowMar – Feira do Mar dos Açores, em Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Manuel São João referiu que “hoje, mais do que nunca, esses problemas são, e deverão ser, os problemas do Governo e de todos os parceiros da fileira”.

Cientistas portugueses participam em estudo internacional sobre a biodiversidade do oceano Atlântico

Uma equipa de cientistas descobriu a explicação para até 88% da biodiversidade de foraminíferos planctónicos (parte do zooplâncton) fossilizados nos últimos 100 anos no fundo do oceano Atlântico, com base na análise de fatores ambientais como a temperatura da água, a produtividade desses seres microscópicos e as correntes marinhas.

“Como é que a biodiversidade dos oceanos varia e quais os fatores que a influenciam, de modo a poder preservá-la”. Este foi, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mote que esteve na origem da investigação publicada na revista ‘Frontiers’, e a fossilização terá ocorrido “ainda antes das consequências mais importantes da atividade humana durante o século XX”, pelo que “estas descobertas são fundamentais para uma melhor compreensão da forma como as alterações climáticas podem afetar a biodiversidade no futuro, assim como para a conservação dos oceanos”.

CERIMÓNIA REALIZA-SE DIA 29

Leixões acolhe Doris e Tétis num baptismo de 13,5 milhões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a única empresa nacional que dispõe de um serviço público de reboque, "o que se traduz no aumento da eficiência e eficácia do porto nortenho que trabalha 24 horas, 365 dias por ano", lançou em Agosto de 2020 um concurso para a compra de dois novos rebocadores, com um preço base de 13,5 milhões de euros.

O Doris e o Tétis, que vão substituir dois rebocadores com 40 anos, chegaram a Leixões em Junho, sendo baptizados em cerimónia a realizar dia 29, na estação de passageiros do porto.

Lançado concurso para estudar transporte marítimo de passageiros nos Açores

O concurso para estudar o transporte marítimo nos Açores, lançado dia 14 pelo Governo Regional, tem um preço base de 50 mil euros e deve estar concluído em abril de 2023, de acordo com o Jornal Oficial.

“O prazo de execução do contrato termina às 23:59 (hora dos Açores) do dia 16 de abril de 2023”, indica a publicação. Os concorrentes têm 30 dias para apresentar as propostas.

Greve nos portos «são sempre milhões de euros de prejuízos», diz associação dos agentes de navegação

“São muitos milhões de euros de prejuízos diretos e indirectos, num momento em que era fundamental apanhar todas as migalhas”, diz Belmar da Costa, director-executivo da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal sobre o impacto da greve dos trabalhadores portuários, iniciada esta quinta-feira.

“Num 2022 que prometia terminar de forma mais positiva do que o inicialmente esperado, já notamos alguma inflexão no movimento portuário nos últimos dois meses, o que indica que vêm aí tempos difíceis e para o mercado não há pior sinal do que este, dado por uma greve de vários dias que se prolonga até ao fim de janeiro”, comenta ao Expresso.

Quebra-mar de Leixões fica pronto em 2023

O Presidente dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Nuno Araújo, disse à Lusa que a obra de extensão do quebra-mar de Leixões estará pronta no final 2023, com um custo acrescido de 54 milhões de euros.

Porto de Setúbal reage a período de crise e cresce 4,7% em 2021

Apesar dos constrangimentos consequentes da pandemia covid-19, o Porto de Setúbal conseguiu registar crescimento em 2021. De alguma forma, veio dar novo input na linha de continuidade que vinha seguindo até 2019 e foi travada, durante dois anos, com a crise pandémica.

No ano em que o Porto de Setúbal comemora o 99.º aniversário, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) dá nota de que, em 2021, a infra-estrutura portuária sadina “cresceu 4,7%, o que corresponde a um total superior a 6,5 milhões de toneladas movimentadas”. Isto num período que ficou também marcado pela “grande resiliência e dinamismo dos parceiros da Comunidade Portuária de Setúbal”, afirma a APSS em nota de Imprensa.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299