Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




AÇORES

Número de Passageiros e Viaturas transportados pela Atlânticoline em 2022 ultrapassa os valores de 2019

Entre janeiro e setembro de 2022, a Atlânticoline, S.A. transportou 418.814 passageiros e 26.646 viaturas, o que representa um aumento de 2,21% e 73,25%, em relação a 2019, antes da pandemia.

Em 2022, a novidade na operação sazonal da Atlânticoline foi a introdução da Linha Laranja, operada pelo Cruzeiro do Canal, com duas viagens por dia, 5 dias por semana, que vigorou de 17 de junho a 18 de setembro. Francisco Bettencourt, vogal do Conselho de Administração da Atlânticoline explicou que o propósito desta linha, entre S.Roque do Pico e Velas, era criar uma oferta semelhante à que existe entre o Pico e Faial. Dados os valores registados, a Linha Laranja irá regressar em 2023.

AÇORES

Reposta operacionalidade do Porto das Lajes das Flores após furacão Lorenzo

A operacionalidade do Porto das Lajes das Flores, destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo, em 2019, foi agora “reposta” com “a primeira atracação” do navio “Monte da Guia” na nova ponte-cais, revela a Portos dos Açores. O molhe do porto das Flores, o único porto comercial da ilha, ficou destruído na sequência da passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, originando constrangimentos no abastecimento à população.

“Com a operacionalização da ponte-cais, mantendo-se sempre especial atenção às condições oceano-meteorológicas locais, o porto das Lajes das Flores volta a poder operar, com segurança, navios de comprimento até 130 metros e com calado até 6,5 metros”, informa a Portos dos Açores.

Protocolo com a DGRM antecedeu a presença da empresa chinesa em Portugal

CCS - China Classification Society inaugura escritório em Lisboa

No seguimento do acordo, assinado em janeiro deste ano, entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a China Classifiction Society (CCS), decorreu no dia 20 a cerimónia de inauguração do primeiro escritório da empresa chinesa em Portugal.

A China Classification Society” (CCS) é uma das maiores classificadoras de navios do mundo e o protocolo estabelecido com a DGRM permite-lhe actuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.

Semana do Mar 2022 arranca com conferência sobre o desenvolvimento do Porto de Setúbal e da cidade

A Semana do Mar 2022 arrancou com a conferência “Visão para o desenvolvimento sustentável do Porto e da Cidade de Setúbal”, que decorreu no Fórum Luísa Todi, durante a manhã do dia 17 de outubro, com a presença do Adimistrador da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, e do Presidente da Câmara Municipal de setúbal, André Martins.

Carlos Correia associou a cooperação entre todos os stakeholders ao sucesso e ao desenvolvimento do Porto de Setúbal, um activo da cidade e da região na criação de emprego, no desenvolvimento territorial, económico e no crescimento da qualidade de vida da população. Com relevo para a cooperação com a Câmara Municipal de Setúbal na materialização dos investimentos do porto e do seu desenvolvimento.

Porto da Figueira da Foz encerrou o terceiro trimestre a crescer 16,9%

O Porto da Figueira da Foz encerrou o terceiro trimestre a crescer, tendo movimentado, até Setembro, 1.686.422 toneladas, que se traduzem num aumento de 16,9% face ao mesmo período do ano anterior.

“Os granéis sólidos foram a tipologia de carga que mais se destacou, com um incremento de 39,1%, num total de 833.251 toneladas movimentadas, face ao período homólogo”, refere o Porto da Figueira da Foz.

CASCAIS, MAFRA E SINTRA

A «área desconhecida» onde se estudou o mar em 12 dias

Expedição Oceano Azul juntou 50 investigadores e esteve ao largo de Cascais, Sintra e Mafra. O objetivo? Estudar e perceber melhor a vida marinha local.
Uma das áreas em estudo na expedição é a Montanha de Camões, uma formação rochosa subaquática com uma dimensão equivalente à Ilha do Pico, localizada a 22 quilómetros a oeste do Cabo da Roca.
 

Porto de Aveiro encerra 3.º trimestre a crescer 4,5%

O Porto de Aveiro cresceu 4,5% até setembro, face ao período homólogo, movimentando um total de 4.365.536 toneladas.

A Carga Geral Fracionada, com um crescimento de 17,7%, movimentou 1.604.388 toneladas, face ao mesmo período do ano anterior, tendo sido a tipologia de carga com melhor desempenho. As exportações mantêm um ritmo de crescimento assinalável face ao período homólogo, com mais 20,1%.

Governo implementa plataforma que permite submeter pedidos ao Fundo Azul

O Governo pretende implementar uma plataforma, a SEAMInd, para automatizar a recolha de dados sobre o sector do mar, que vai também incluir funcionalidades que permitem efetuar pedidos de pagamento no âmbito do Fundo Azul, foi anunciado.

“Para promover o aumento da produtividade dos serviços, será implementada a plataforma SEAMInd, que automatizará a recolha e a disponibilização de dados abertos de forma organizada e atempada ao público e aos decisores políticos”, lê-se no relatório que acompanha a proposta do Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023).

SEMANA DO MAR 2022

Gentes do Mar voltam a animar Setúbal

A Semana do Mar está de volta a Setúbal entre os dias 17 e 23 de outubro de 2022, numa organização conjunta da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Câmara Municipal de Setúbal, da APORVELA e da Marinha Portuguesa, em estreita colaboração com diversos parceiros: associações náuticas, culturais e outras entidades relacionadas com o porto, a cidade e a Economia do Mar.

Marisa Lameiras da Silva é a nova Directora-Geral de Política do Mar

Marisa Lameiras da Silva iniciou funções como Direcctora-Geral de Política do Mar no presente mês de Outubro, por nomeação do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

A nova Directora-Geral ocupava a posição de Diretora do Departamento de Estratégia e Análise Económica na APA - Agência Portuguesa do Ambiente. Regressa agora à DGPM, por onde já tinha passado entre 2017 e 2018.

José Manuel Bolieiro desafia Portos dos Açores a estimular uns «Açores logísticos» que apoiem economia regional

Decorreu no dia 6 uma sessão dedicada aos 100 Anos de Administração Portuária nos Açores. Durante o acto, José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, pediu que a Portos dos Açores represente um pilar de potenciação de uma região “logística” e que ajude a economia do arquipélago e o “abastecimento de cada uma das ilhas e a expedição e exportação dos produtos” açorianos.

COM VÍDEO

Requalificação do Porto do Caniçal vai durar três anos

A requalificação do Porto do Caniçal vai demorar três anos. A empreitada vai ser lançada ainda este ano, mas só deve estar concluída em 2025.

Cais sul do porto comercial das Lajes das Flores operacional a 14 de Outubro

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que o molhe cais do lado sul do porto comercial das Lajes das Flores, lesado pelo furacão Lorenzo, vai estar operacional a 14 de Outubro.

José Manuel Bolieiro, que no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha das Flores visitou o porto, disse que a partir dessa data “vai ser possível ter o molhe cais do lado sul perfeitamente disponível para que haja a atracagem e o abastecimento regular“.

Novo comandante da Capitania de Sines atento ao crescimento do porto

O novo comandante da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima local, Luís Filipe Duarte, disse que vai focar a sua atenção no crescimento do Porto de Sines e apostar no "desenvolvimento tecnológico".

"O Porto de Sines tem ganho importância nos últimos tempos e a perspetiva é [a de] que venha a ganhar uma importância ainda maior e esse será o ponto que vai focar a nossa atenção", nos próximos anos, afirmou à agência Lusa o capitão-de-fragata, à margem da cerimónia da sua tomada de posse.

ICNF e Associação Naval de Lisboa juntos para definir medidas de autoprotecção e conservação das orcas

O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação Naval de Lisboa (ANL), em consequência dos recentes incidentes/interacções verificados ao largo da costa portuguesa, entre orcas e veleiros, acordaram iniciar uma colaboração que, com o apoio da comunidade de velejadores, assegure a identificação e implementação de medidas de autoprotecção das embarcações, assim bem como a segurança e liberdade de navegação.

“Pretende-se que seja criada e mantida uma colaboração permanente, dinâmica e efectiva, entre o ICNF e a comunidade de velejadores, visando garantir a conservação das orcas e a segurança de navegação”, refere um comunicado do Instituto.

PONTA DELGADA, AÇORES

Empresa de logística investe 11,5 ME em novo terminal logístico

A Logislink, empresa de logística integrada do Grupo Sousa, investiu 11,5 milhões de euros num novo terminal logístico em Ponta Delgada, nos Açores, que vai ser inaugurado segunda-feira.

Em comunicado, a empresa revela que o novo Terminal Logístico em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “representa um investimento total de 11.500.000 euros e criará 40 postos de trabalho directos”.

Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz toma posse para mandato até 2024

Os órgãos gestores dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz tomaram posse para o mandato 2022-2024.

Eduardo Feio lidera o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz, com a equipa a integrar, ainda, como administradores, Carlos Monteiro e Andreia Queirós.

Adelino Canário assume presidência da Assembleia Geral do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos

O professor universitário Adelino Canário, director do Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) da Universidade do Algarve (UAlg) foi designado como presidente da Assembleia Geral do laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos. Uma posição que a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve saúda publicamente

O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) é uma infra-estrutura de investigação europeia, sediada em Paris, que oferece à comunidade académica, investigadores e empresas acesso a recursos marinhos, serviços, equipamentos e instalações.

ESTA QUINTA-FEIRA

DGRM assinala Dia Mundial do Mar

A DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinala esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Mar. A DGRM associa-se a estas comemorações renovando os valores da inovação e da eficiência energética, reforçando a necessidade de estabelecer parcerias eficazes, incluindo parcerias multissetoriais, público-privadas, intersectoriais, interdisciplinares e científicas, inclusive incentivando a partilha de boas práticas, dando visibilidade a parcerias de bom desempenho e criando espaço para interação significativa, networking e capacitação.

Portugal quer ser porta de entrada do agronegócio brasileiro na Europa

O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou que o país ambiciona ser uma porta de entrada importante do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.

“O Transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potenciado”, disse Luis Faro Ramos, em Brasília, à margem da reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

Total: 5738
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287