Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Aveiro continuará a ser competitivo
2023 será o ano para a tomada de decisões sobre a melhoria das acessibilidades à Barra
O Porto de Aveiro admite que 2023 venha a ser o ano para a tomada de decisões sobre a melhoria das acessibilidades à Barra.
Eduardo Feio, Presidente da APA, confirma que está a gerir pastas que vinham da Administração anterior, com estudos de engenharia sobre o reperfilamento da entrada na Barra e a capacitação para embarcações de maior porte.
![]() |
GRUPO ETE APRESENTA NO MERCADO PORTUGUÊS A MARCA DE CONTENTORES INTELIGENTES «AELER»
A nova geração de contentores inteligentes da AELER foi apresentada no Armazém do Grupo ETE na Plataforma Logística do Porto de Leixões. O evento contou com a presença da Administração do Grupo ETE, da Direção Executiva da AELER e da Navex, o agente de navegação do Grupo ETE que assumirá a representação em Portugal e Cabo Verde desta linha de contentores inteligentes que marca uma reinvenção na indústria do transporte marítimo alinhada com os princípios da sustentabilidade.
![]() |
AQUÁRIO VASCO DA GAMA
Projecto «MAR» em destaque na rubrica «SINAIS», da TSF
O Projecto «MAR», lançado pelo Aquário Vasco da Gama, que se encontra a comemorar 125 anos, esteve em destaque na TSF, rubrica "SINAIS", assinada por Fernando Alves.
No mês de MARço, desenvolve uma iniciativa dedicada ao MAR, com o apoio da BP, que se dirige a todos os visitantes que têm no primeiro nome a palavra “Mar”, taisl como Mariana, Marcelo, Maria, Marco, Marina, entre outros tantos nomes, que poderão usufruir de entrada gratuita.
![]() |
INFOGRAFIA
O mar que estamos a proteger
Até 2030, há uma campanha que tem o objectivo de proteger 30% dos oceanos para combater o impacto da pesca, da poluição e das alterações climáticas. Em Portugal, há várias áreas marinhas com diferentes estatutos de conservação, mas muitas não estão efectivamente protegidas.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES COM NOVA PRAÇA DE PESAGENS
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A., anuncia a abertura de uma nova praça de pesagens para os camiões com destino á área portuária do Porto de Leixões.
Com a adição de duas novas balanças activas, a nova praça de pesagens está pronta para atender ao crescente número de utilizadores deste serviço.
![]() |
Biotecnológica alemã estuda construção de fábrica piloto em Sines
A empresa de biotecnologia alemã 350PPM Biotech, que utiliza a fermentação de precisão para produzir ingredientes de alta qualidade para rações e alimentos, anunciou que o seu primeiro produto, a que chamiu Marinin, pode dar um contributo importante à conservação marinha, à preservação da floresta tropical e à biodiversidade oceânica. E para a sua produção, a empresa está a estudar a criação de uma fábrica piloto em Sines, que utilizará CO2 do seu parceiro Maiken Foods. De acordo com esta biotecnológica que abriu uma filial em Lisboa este ano, o objetivo será mesmo vir a construir uma unidade industrial na cidade portuária portuguesa.
![]() |
Porto de Sines em destaque no programa «Negócios em Português», da TSF
A viagem agora é ao Porto de Sines que fechou as contas de 2022 com um lucro líquido de 13 milhões de euros, a recuperar a actividade portuária que ultrapassa os valores do ano passado. É o terceiro mais eficiente da Europa, área em que ocupa o lugar 30 numa lista de quase 400 portos em todo o Mundo.
![]() |
PSA Sines com encomenda de 6 RTG automatizados
A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI em Sines, encomendou seis RTG automáticos à finlandesa Konecranes.A encomenda faz parte do projecto de implementação da fase 3 do projecto de ampliação do terminal de contentores, que irá elevar a sua capacidade para mais do dobro, para um patamar de 4,2 milhões de TEU. É esperado que a entrega seja efectuada em Fevereiro de 2024.
![]() |
Aquário Vasco da Gama em destaque no programa «O Bichinho da Rádio», da TSF
O Aquário Vasco da Gama, que se encontra a comemorar 125 anos, esteve em destaque na TSF, no programa "O Bichinho da Rádio".
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Programa comemorativo assinala 215 anos de um «trabalho épico»
«O dia trez de Abril deste prezente anno foi o venturoso dia d’Abertura da Nova Barra de Aveiro; elle foi, em certo modo, hum segundo dia de creação em que se operou, como um prodígio, hua conveniente e necessária separação das agoas, e dos terrenos, que estavão na mais fatal confusão». Foi desta forma que, em 1808, o engenheiro Luís Gomes de Carvalho saudava o Rei e a corte portugueses, ausentes no Rio de Janeiro naquela altura, face à ocupação de Portugal pelos exércitos napoleónicos, informando-os da abertura da barra com sucesso.
![]() |
Autarca de Viana do Castelo defende necessidade de «antecipar exercício de ordenar o espaço marítimo»
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença no debate sobre “Energias Renováveis Offshore e actividades piscatórias”, organizado pelo Governo de Portugal para promover um amplo debate com a sociedade civil, autoridades e comunidades locais, indústria e academia, numa altura em que está em discussão a proposta preliminar das áreas especializadas para implantação de projectos de energias renováveis offshore em Portugal.
No seminário que aconteceu na capital do Alto Minho marcaram presença o secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e a secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.
![]() |
UE actualiza estratégia para proteger domínio marítimo contra novas ameaças
A Comissão Europeia e o alto representante adoptaram uma Comunicação conjunta sobre o reforço da Estratégia de Segurança Marítima da Un ião Europeia (UE), a fim de garantir uma utilização pacífica dos mares e proteger o domínio marítimo contra novas ameaças. Adoptaram igualmente um plano de acção actualizado através do qual a estratégia será aplicada.
A segurança marítima é essencial para a União Europeia e os seus Estados-membros. Juntos, os Estados-membros da UE constituem a maior zona económica exclusiva do Mundo. A economia da UE depende em grande medida de um oceano seguro, refere uma nota de imprensa da Comissão.
![]() |
Governo ultima pacote de medidas para os portos
Alteração dos prazos das concessões portuárias, revisão do modelo de governação dos portos e incentivos ao investimento nestas infraestruturas são algumas das medidas anunciadas por João Galamba, que entende que "este é o momento para sermos mais ambiciosos".
![]() |
MADEIRA
Governo Regional injecta 16,7 milhões para APRAM assegurar o serviço da dívida
O Conselho do Governo autorizou a realização da despesa no valor de €16.713 037 (dezasseis milhões setecentos e treze mil, e trinta e sete euros), a título de prestações acessórias a realizar na APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira. S.A..
A realização de prestações acessórias de capital tem como propósito a transferência de verbas por parte do Governo Regional, para que a APRAM possa, em 2023, cumprir com o serviço da dívida associada aos empréstimos por si contraídos para o pagamento de um conjunto de investimentos em infraestruturas portuárias, concretizados entre os anos de 2000 e 2011.
![]() |
Porto de Lisboa recebe a primeira de duas novas rotas para o continente americano
O Porto de Lisboa recebeu esta segunda-feira o navio da rota INDAMEX, operada pela CMA CGM, que escalou pela primeira vez o Porto de Lisboa. Esta embarcação marca o início de duas escalas regulares que ligam a Europa aos continentes asiático, africano e americano.
O navio CMA CGM IVANHOE faz parte do serviço INDAMEX, que liga o continente asiático e africano (India e Egito) ao continente americano (Nova Iorque, e restantes portos). Esta rota pretende fomentar a exportação, com expectativa de, a médio prazo, vir a receber também tráfego de importação da Índia.
![]() |
ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO SUBSTITUI PONTÃO FLUTUANTE DO FORTE DA BARRA
O Porto de Aveiro procedeu à substituição do pontão flutuante para acostagem de embarcações de pequeno porte, no Forte da Barra, junto ao Jardim Oudinot.
A empreitada de substituição do cais ali existente envolveu um investimento de 67.490,00€, que contemplou o pontão flutuante, a ponte de acesso, sistema de tirantes e de escoramento, e respetivos maciços de encastramento na retenção marginal.
![]() |
Novas bóias melhoram navegação no Porto de Viana do Castelo
O Porto de Viana do Castelo concluiu os trabalhos de manutenção e instalação de novas bóias no canal de navegação de acesso ao Porto de Viana do Castelo. No total, procedeu-se à reabilitação de seis boias e à instalação de quatro novas.
A intervenção feita no canal de acesso ao Porto de Viana do Castelo visa restabelecer a navegabilidade em condições de segurança para as embarcações. A aposta na preservação e na conservação destes recursos reveste-se de extrema importância para esta Autoridade Portuária.
![]() |
Marinha assina protocolo para a receção e desenvolvimento de testes de veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica
A Marinha, juntamente com a Autoridade Marítima Nacional e a empresa TecnoVeritas, Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda., celebrou um protocolo no âmbito do desenvolvimento de testes de um veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica (UOPV), na Direção de Faróis.
Esta parceria visa desenvolver um protótipo de um veículo autónomo não tripulado de patrulha oceânica, com elevada autonomia e capacidade de vigilância e de intervenção, de forma a melhorar as capacidades e requisitos operacionais do UOPV. Ao longo dos próximos meses será avaliado o seu potencial para integrar os meios navais da Marinha do futuro.
![]() |
Aquário Vasco da Gama liberta 900 peixes nativos de água doce em Grândola e Mafra
O Aquário Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, no ano em que comemora 125 anos, decidiu libertar cerca de 900 peixes de água doce, nos dias 14 e nesta quinta-feira, 23 de Março, nos concelhos de Grândola e de Mafra, respectivamente.
O Aquário Vasco da Gama, em parceria com o MARE-ISPA e a Faculdade de Medicina Veterinária, participa no projecto “Conservação ex situ de organismos fluviais”. O objectivo do projecto é reproduzir e manter espécies nativas de peixes de água doce da fauna portuguesa, criticamente em perigo, para repovoamento dos seus rios de origem, refere uma nota de imprensa da Marinha.
![]() |
Governo garante investimentos no Porto da Figueira da Foz
Desafios da transição energética têm de ser transformados numa “oportunidade” também para as estruturas portuárias, defende o Ministro João Galamba.