Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Florestas Submersas

A exposição temporária do Oceanário de Lisboa, "Florestas Submersas by Takashi Amano", apresenta as florestas tropicais através de um deslumbrante aquário.

As florestas tropicais são dos habitats mais ricos e diversos da Terra. Apesar de ocuparem menos de seis por cento da superfície do planeta, mais de metade da biodiversidade existente vive nestas áreas de floresta pristina, ainda intocadas e intangíveis para a maioria. Apesar da sua importância ecológica, estes habitats são, provavelmente, dos mais ameaçados do mundo.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO ASSINA COMPROMISSO COM O CHARTER DA MISSÃO «RESTAURAR OS NOSSOS OCEANOS E ÁGUAS ATÉ 2030»

A Administração do Porto de Aveiro assinou na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra, um compromisso com o charter da missão “Restaurar os Nossos Oceanos e Águas até 2030”, que contou com a presença da Chefe da Missão “Restaurar Oceanos, Mares e Águas” da Comissão Europeia, Elisabetta Balzi.

PORTO DE AVEIRO ABRE CONCURSO PÚBLICO PARA ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEIS NO TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS

O Porto de Aveiro abriu Concurso Público para Concessão de Uso Privativo de duas parcelas dominiais no Terminal de Granéis Líquidos, com áreas de 50.282m2 e 38.401m2, para construção de parques de armazenagem de combustíveis líquidos.

Este concurso surge no seguimento da publicitação das parcelas disponíveis e da manifestação de interesse por mais do que uma entidade em cada uma das áreas em apreço.

Porto de Lisboa sobe 99 posições no ranking de eficiência internacional

O Porto de Lisboa subiu 99 posições no ranking internacional dos portos de contentores mais eficientes, em 2023, avaliados pelo Índice Global de Desempenho Portuário de Contentores (CPPI - Container Port Performance Index). Um índice divulgado pelo Banco Mundial e pela S&P Global Market Intelligence, que compara dados de 405 Portos a nível mundial, tendo todos um mínimo de 24 escalas anuais de navios porta-contentores.

Lançamento de concurso público para a «Constituição de Direito de Superfície para Exploração Comercial e Gestão da Zona Sul do Pólo 2 da Plataforma Logística do Porto de Leixões»

A APDL informa que está aberto o concurso público para a "Constituição de Direito de Superfície para Exploração Comercial e Gestão da Zona Sul do Pólo 2 da Plataforma Logística do Porto de Leixões"

O concurso tem como objetivo a constituição de direito de superfície para a exploração comercial e gestão de atividades logísticas na Zona Sul do Pólo 2 da PLPL, constituído por uma área de 121.500 m², na zona de Gatões-Guifões.

8 DE JUNHO | DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

Oceanos podem ajudar a reduzir a fome no mundo

De acordo com um estudo publicado na “Nature Ecology & Evolution”, os mares e oceanos do planeta podem hospedar cerca de 13 milhões de km2 de aquacultura e assim reduzir, pelo menos, parte da insegurança alimentar no planeta.

À medida que a população mundial cresce – segundo dados da ONU irá chegar aos 9,8 mil milhões em 2050, e aos 11,2 mil milhões em 2100 -, os nossos sistemas alimentares ficam sob intensa pressão para garantir a produção de alimentos, especialmente proteína animal. Mas, segundo uma equipa de investigadores norte-americanos e chineses, liderados por Rebecca Gentryde da Universidade da Califórnia em Santa Barbara, os benefícios para a saúde humana de dietas ricas em peixes e a sustentabilidade da aquacultura marinha em comparação com a produção de carne terrestre tornam premente considerar o potencial desta solução.

Ranking de maiores armadores mundiais poderá ter duas mudanças

De acordo com as previsões da Sea-Intelligence, até 2026 poderão dar-se duas importantes mudanças na liderança mundial de armadores, tendo em conta os crescimentos atuais e as aquisições de novos navios anunciadas.

A Hapag-Lloyd, arrisca-se a perder a quinta posição no ranking para a ONE, e a Maersk a segunda posição para a CMA CGM, caso não aumentem as suas frotas até 2026. Enquanto isso, a MSC deverá aumentar ainda mais a distância entre o seu primeiro lugar e o segundo nos próximos dois anos.

LANÇAMENTO DE CONCURSO PÚBLICO PARA A CONCESSÃO DO PORTO DE RECREIO DE SINES

A APS procedeu ao lançamento de concurso público para a concessão do Porto de Recreio de Sines, por um período de 20 anos, com possibilidade de renovação por dois períodos adicionais de 5 anos.

Para além de explorar o estacionamento de embarcações nos lugares de amarração e no fundeadouro que integra a área da concessão, a concessionária terá a possibilidade de desenvolver a atividade de estacionamento e de prestação de serviços a embarcações em terra, uma vez que o Porto de Recreio de Sines conta desde 2022 com uma nova área de doca seca e de serviços devidamente infraestruturada para a realização dessas atividades. Mais recentemente o Porto de Recreio de Sines foi objeto de uma intervenção de requalificação e renovação de parte do seu equipamento flutuante, que resolveu os problemas mais prementes, ficando a concessionária com a obrigação de concluir essa beneficiação, mas de forma faseada, ao longo dos primeiros 10 anos de concessão.

APAT alerta para a incontornável necessidade da aposta na «Logística Preventiva»

O Presidente executivo da APAT, António Nabo Martins, analisou, para o 'Dinheiro Vivo', a instabilidade no Mar Vermelho, deixando um alerta a todas as empresas: é imperativo apostar na Logística Preventiva para poder dar uma resposta cabal.

A tensão que se vive no Mar Vermelho, na sequência dos conflitos militares que se acentuaram na reta final de 2023, continua a ser um grave entrave à logística global, uma vez que aquele acesso marítimo faz parte de uma das passagens mais utilizadas pelo transporte marítimo de mercadorias: o Canal do Suez. Os ataques dos rebeldes Huthis aos navios forçam a alterações nas rotas que custam muitos milhões e encarecem, não apenas o frete, como todos os elos da cadeia de abastecimento. A repercussão desta situação já se faz sentir.

Prazo para entrega das propostas termina a 26 de agosto de 2024

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA O SERVIÇO DE REBOQUE E AMARRAÇÃO

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançaram, a 24 de maio, um novo concurso público internacional para a concessão, em regime de serviço público, do serviço de reboque e amarração.

Este concurso, com um prazo de concessão de 10 anos, permitirá reforçar a frota de rebocadores dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com o objetivo de dar resposta não só à crescente tendência da procura por parte de navios de maiores dimensões, mas também à necessária descarbonização da atividade de ambos os portos.

Ministro das Infraestruturas e Habitação visita o Porto de Leixões

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, realizou, esta terça-feira, 27 de maio, uma visita ao Porto de Leixões, onde foi recebido pelo Conselho de Administração da APDL. Durante a visita, foram apresentados os principais projetos em curso e futuros investimentos previstos para as unidades de negócio da APDL.

Reconhecendo a importância do Porto de Leixões enquanto principal porto exportador da região, o governante, acompanhado por Hugo Espírito Santos, Secretário de Estado as Infraestruturas, teve oportunidade para conhecer a infraestrutura portuária e a eficiência operacional do porto.

A 17 DE OUTUBRO DE 2024

Escola do Mar dos Açores presente na Feira de Emprego e Carreiras Azuis

A EMA - Escola do Mar dos Açores confirmou a presença como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que vai realizar-se em Lisboa a 17 de outubro de 2024. A EMA tem um âmbito de intervenção ao nível da formação técnica e profissional, não superior, em áreas ligadas ao sector marinho e marítimo.

O seu plano de acção inclui as actividades de formação e qualificação para a navegação comercial; portos e logística; segurança e salvamento aquático e marítimo; pesca e processamento e conservação do pescado; atividades marítimo-turísticas; atividades de monitorização da sustentabilidade das atividades e processos em espaço marítimo e ecossistemas costeiros; empreendedorismo; e economia azul.

De 26 a 28 de junho

Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY

Este ano, o Fórum Internacional das Energias Renováveis Offshore SEANERGY realiza-se de 26 a 28 de junho em Nantes.

Neste contexto, o Fórum Oceano informa que a região Pays de la Loire, como anfitriã deste evento, deseja aproveitar esta oportunidade para fomentar intercâmbios e parcerias entre empresas/entidades portuguesas e empresas/entidades francesas dessa região.

WestMED Blue Economy Initiative

O Fórum Oceano, em conjunto com 30 representantes de outras entidades, participou no debate "Emerging Impacts of Regional Cooperation in the Mediterranean Sea", no âmbito da Our Ocean Conference, que decorreu de 15 a 17 de abril, na Grécia.

A Conferência Our Ocean visa envidar esforços de colaboração e incentivar a apresentação de compromissos voluntários, claros e mensuráveis, promovendo a proteção e a gestão sustentável dos nossos mares e oceanos e dos seus recursos. Desde 2017, a Iniciativa WestMED para o desenvolvimento sustentável da economia azul no Mediterrâneo Ocidental tem vindo a construir pontes entre o Sul da Europa e o Norte de África.

PRESIDENTE DO BEI VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., recebeu na sexta-feira a Presidente Banco Europeu de Investimentos (BEI), Nadia Calviño, em visita a Portugal.

A APDL tem um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimento (BEI). Este financiamento destina-se a apoiar a melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões, através do aprofundamento do canal de acesso e da bacia de manobras, bem como da ampliação do quebra-mar existente em 300 metros, obra que iniciou em 2021 e que visa aumentar a capacidade de receção de navios de maior calado, melhorar a segurança das operações portuárias e promover a competitividade do porto a nível internacional.

Porto de Sines na BreakBulk Europe 2024

O Porto de Sines e o Grupo ETE - Portsines marcaram presença na Breakbulk Europe 2024, um dos maiores eventos no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, realizado de 21 a 23 de maio no Rotterdam Ahoy, em Roterdão.

Esta participação conjunta no stand APP – Portos de Portugal destaca a importância estratégica de Portugal como ponto de entrada e saída de carga, consolidando a sua posição como hub logístico global. De realçar o evento de “Networking dos portos portugueses”, realizado a 22 de maio com o apoio da AICEP Portugal Global – Agência para o investimento e Comércio Externo de Portugal - que permitiu explorar novas oportunidades de negócio para o Porto de Sines, destacando as mais valias do Terminal Multiusos de Sines em colaboração com o concessionário do terminal, o Grupo ETE – Portsines.

APDL presente na BREAKBULK 2024 , nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estão presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorre entre os dias 21 a 23 de maio, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

A Breakbulk Europe é um dos maiores eventos internacionais no setor da logística, transporte de carga e comércio internacional, que reúne mais de 120 países e 11 mil participantes, onde estamos representados em conjunto com os Portos de Portugal, Comunidades Portuárias e agentes económicos de várias áreas de atividade, criando sinergias entre parceiros e destacando o compromisso dos Portos Portugueses com a sustentabilidade, a eficiência e a inovação.

European Maritime Day 2024: 30 e 31 de maio

Aponte na agenda: o European Maritime Day (EMD), conhecido como o local onde os "Líderes dos Oceanos se encontram", está de volta e promete uma experiência imersiva e interativa sobre várias questões relacionadas com a economia azul e o ecossistema marinho.

Com o cenário de fundo da pitoresca cidade de Svendborg, na Dinamarca, este ano o evento tem como foco principal discutir o papel das estratégias para as bacias marítimas.

Porto de Aveiro lança concurso para empreitada de dragagens de manutenção

A Administração do Porto de Aveiro acaba de lançar um Concurso Público para a Empreitada de Dragagens de Manutenção dos Portos de Pesca Costeiro, do Largo e Entrada da Darsena de Manobras, pelo valor base de 1.225.000,00 € (um milhão, duzentos e vinte e cinco mil euros), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com um prazo de execução de 120 dias.

Esta empreitada, cujo objectivo passa por manter as cotas de navegabilidade das áreas intervencionadas, prevê um volume estimado de dragados, incluindo a remoção da pedra, de 161.000m3, que serão submergidos na deriva, a sul da Costa Nova e da pedra na base do Molhe Norte.

Helena Gomes Fernandes eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe

Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial, Marketing e Comunicação da APDL foi eleita Presidente da Região Atlântica da Associação Cruise Europe. A eleição decorreu a 14 de maio, em Estocolmo, durante a Assembleia Geral da Cruise Europe.

A Associação Cruise Europe representa 128 portos de 20 países e está dividida em quatro regiões: Europa Atlântica, Reino Unido e Irlanda, Báltico, e Noruega, Islândia e Ilhas Faroe. A região Atlântica, agora sob a presidência de Helena Gomes Fernandes, representa 28 portos da Costa Atlântica, incluindo os portos de Leixões, Lisboa e Figueira da Foz.

Total: 472
1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24