Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




AÇORES

Porto de Vila do Porto

O Porto de Vila do Porto está situado na costa Sul da Ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, nas coordenadas 036° 56′ 30” N, 025° 08′ 60” W.

Este porto possui, no seu interior, 5 infra-estruturas essenciais à economia local: cais comercial, cais de ferries, terminal de passageiros, porto de pescas e a marina de Vila do Porto. O Cais Comercial, cujo quebra-mar foi concluído em 1986, é dedicado a navios porta-contentores e navios de carga geral. Com um cais de 203 metros, o Porto de Vila do Porto permite a atracagem de navios até 100 metros e com um calado máximo de 6 metros.

AVEIRO

Navalria autorizada a retomar desmantelamento de navios

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) emitiu, recentemente, Declaração de Impacte Ambiental (DIA) com parecer favorável condicionado relativo ao projeto da unidade de reciclagem de navios da Navalria, no seu estaleiro localizado em terrenos portuários no concelho de Aveiro.

A atividade de reciclagem de navios já foi desenvolvida no estaleiro do grupo Martifer entre 2012 e 2021 como operador de gestão de resíduos. O alvará de licença caducou, obrigando a pedir a renovação, mas com alterações aos locais a afetar à operação de reciclagem para permitir acolher navios de maiores dimensões. A atividade preferencial a desenvolver continuará, ainda assim, a ser a construção e reparação naval.

AÇORES PODEM LIDERAR «PRÁTICAS MARÍTIMAS SUSTENTÁVEIS», DEFENDE PRESIDENTE DO GOVERNO

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou como orador convidado no painel de encerramento da conferência “ESG – e o trabalho Marítimo-Portuário”, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“Considero o mar um activo de natureza, gerador de um país de oportunidades e não só. O mar é decisivo no domínio do território, na compreensão do território português e projeta-nos em um futuro auspicioso”, afirmou José Manuel Boleiro. E acrescentou: “o negócio portuário-marítimo é uma destas oportunidades, onde poderemos, em relação ao futuro, liderar pelo exemplo, com a capacidade de inovar, de modernizar e de garantir um desenvolvimento sustentável”.

Departamento de Comércio dos EUA lança ferramenta de avaliação de riscos da cadeia de abastecimento

Chama-se SCALE a nova ferramenta de avaliação de risco da cadeia de abastecimento, introduzida pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (USDOC) e desenhada para diagnosticar potenciais perturbações na supply chain antes de estas ocorrerem.

A SCALE permite que o governo norte-americano pondere o risco da cadeia de abastecimento em toda a economia do país e, em seguida, fornece uma avaliação de diagnóstico aprofundada do que está a impulsionar esses problemas em qualquer setor específico. Para tal, centra-se em três áreas principais: a importância de um setor para o governo, a exposição desse setor a perturbações e a dificuldade que esse setor teria em recuperar de uma disrupção.

Reportagem TSF: Rua do Tejo

A barqueira do Castelo de Almourol

As margens raramente ficam muito longe, mas ainda há barqueiros no Tejo. Geralmente trabalham para as autarquias ribeirinhas. Transportam trabalhadores e turistas.

No caso do Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, ninguém entra nas muralhas sem passar pela barqueira Patrícia. A volta é pequena e chega a fazer 50 viagens por dia.

Dragagens em portos do Norte avançam no segundo trimestre de 2025

O Ministério da Agricultura e Pescas garante que as dragagens de manutenção em seis portos de pesca e de náutica de recreio da região Norte, que estavam previstas para este ano, deverão avançar no segundo trimestre de 2025.

DE 9 A 12 DE NOVEMBRO

Porto de Barcelona acolhe o curso MOST Iberia

A Escola Europeia – Intermodal Transport convida profissionais da Península Ibérica a participarem na edição anual do seu curso de assinatura, o MOST Iberia, que se realiza de 9 a 12 de novembro de 2024. Este curso, especialmente desenhado para participantes de Portugal e Espanha, oferece uma oportunidade única de imersão no mundo da logística intermodal marítima.

WEC Lines tem novas ligações entre Portugal e Alemanha

A WEC Lines começou, a 23 de setembro, o seu serviço semanal NWC-Portugal que inclui também Hamburgo, na Alemanha, ligando os portos de Leixões e de Setúbal à cidade germânica.

O serviço ocorrerá semanalmente aos sábados em Leixões, e às segundas-feiras em Setúbal, surgindo como alternativa mais ecológica face ao transporte rodoviário.

De Viana ao Funchal, conheça a estratégia dos portos nacionais para «zarpar» o crescimento

O Porto de Setúbal está a investir numa nova concessão de ro-ro para pesados, Viana quer afirmar-se como porto industrial e a Madeira quer concorrer com as Caraíbas nos destinos de cruzeiros.

Posto de Controlo Fronteiriço do Porto de Leixões certificado para Inspecções de Produtos de Pesca a Granel

A APDL informa que o Posto de Controlo Fronteiriço do Porto de Leixões foi oficialmente certificado pela Comissão Europeia para a recepção e manuseamento de produtos de pesca a granel. Esta certificação representa mais uma valência do Porto de Leixões, aumentando a eficiência nas operações de controlo e inspeção de produtos essenciais para a cadeia de abastecimento de produtos refrigerados a granel.

Com este novo serviço, operado pela YILPORT Leixões, o Porto de Leixões consolida-se como um dos principais postos de controlo fronteiriço do país, reforçando a sua competitividade e assegurando o cumprimento das rigorosas normas sanitárias e de qualidade da Comissão Europeia.

LASO transporta duas pontes para Roterdão através do Porto de Aveiro

A LASO concluiu o transporte de duas pontes de 50 metros, fabricadas pela Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A., até Roterdão, através do Porto de Aveiro.

O transporte foi realizado no início de agosto e envolveu o transporte rodoviário desde Oliveira dos Frades até ao Porto de Aveiro, e marítimo até ao Porto de Roterdão. Devido às dimensões das estruturas, o transporte requereu a utilização de um Tower Adapter, um equipamento que permite o ajuste hidráulico à largura das mercadorias que transporta, facilitando a execução de manobras mais complexas.

Sines acolhe maior campus de «data centers» da Europa

A líder global na operação de Pontos de Troca de Tráfego de Internet (Internet Exchange Points - IXPs), DE-CIX, expandiu os seus serviços de interconexão para o Centro de Dados de Sines , em Portugal. Trata-se do maior campus de "data centers" da Europa, com 1,2 GW de capacidade energética.

Este novo Ponto de Presença (PoP) no campus neutro da Start Campus fortalece a presença da empresa em Portugal, estendendo a plataforma de Lisboa para Sines, promovendo a digitalização de empresas locais com acesso a conectividade de alto desempenho, bem como serviços de interconexão com a cloud.

Porto de Aveiro adjudica instalação de «portarias digitais» por quase 4,5 milhões de euros

O Porto de Aveiro adjudicou por 4,499 milhões de euros a instalação de ‘portarias digitais’, uma empreitada a executar durante um ano.

O projeto consiste na operacionalização do controlo de acessos terrestres, através da reconfiguração e valorização do edificado existente, da digitalização dos processos de validação nas portarias do Porto de Aveiro – Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos – e da implementação de tecnologias que permitam o reconhecimento, a validação e o registo de pessoas, veículos e mercadorias, à entrada e saída dos referidos terminais.

«Passeios com História e Vela Latina» continuam em Outubro

Em Outubro continuam os ‘Passeios com História e Vela Latina’, dando-lhe a oportunidade de navegar em barcos típicos do Tejo.
Estes passeios de dinamização cultural e turística, com uma experiência de vela tradicional, decorrem no âmbito do protocolo celebrado entre o Município de Oeiras e a Ancoras – Associação Náutica Clássicos de Oeiras.
 

Presidente dos Portos de Lisboa e de Setúbal na Porto Maritime Week 2024

Carlos Correia destacou estratégia de crescimento dos dois portos

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) e do Porto de Setúbal (APSS), Carlos Correia, esteve presente na 5ª edição da Porto Maritime Week, o encontro mais prestigiado do setor marítimo-portuário promovido em Portugal pelo Transportes & Negócios.

O Presidente do CA da APL e da APSS participou na mesa-redonda dedicada à temática “Estratégia para os Portos Nacionais”, onde participaram os presidentes de todos os portos do continente e das regiões autónomas, bem como os dirigentes dos principais operadores portuários com atuação no mercado nacional.

Lisnave manifestou interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do atual contrato de concessão. Nuno Santos, CEO da Lisnave, durante a sessão “Indústrias navais desafios da descarbonização”, que teve lugar na Porto Maritime Week, divulgou que «de acordo com o contrato de concessão em vigor temos três anos, antes do termo do contrato, para fazer uma manifestação de interesse e assim o fizemos formalmente junto do Governo». Nuno Santos adiantou que «agora temos um período de um ano e meio de negociações entre o estaleiro e o concedente para definir as condições dessa prorrogação. Atualmente estamos nessa fase».

Porto de Viana do Castelo acolhe novo projecto dedicado à produção de energia renovável

A 11 de setembro foram inaugurados os novos escritórios da empresa irlandesa Gazelle Wind Power, no Porto de Viana do Castelo.

Na inauguração da sede da empresa, foi também anunciado o lançamento do projeto piloto “Nau Azul”, que irá instalar uma turbina eólica de 2MW ao largo da costa da praia da Aguçadoura, na Póvoa do Varzim. Este projecto Nau Azul terá início em 2025, estando prevista para 2026 a construção da plataforma, que deverá ser lançada à água até à primavera de 2027.

COM VÍDEO

Docapesca lança Campanha de Promoção do Pescado Fresco Português

Por tradição os portugueses são grandes consumidores de pescado. Todos os anos mais de 200 espécies são descarregadas na nossa costa que podem ser confecionadas de várias formas, em qualquer momento e para todas as carteiras.

O Ministério da Agricultura e Pescas e a Docapesca lançaram recentemente a 2ª fase da Campanha “Peixe Fresco Português, Nada Melhor”. Com esta campanha pretende-se salientar a importância do pescado para a economia nacional, valorizar o trabalho dos nossos pescadores e promover um consumo ainda mais diversificado, dando a conhecer espécies menos comuns, contribuindo assim para a sustentabilidade dos recursos.

Prazo de concessões portuárias aumenta para 75 anos

Secretário de Estado das Infraestruturas anuncia nova estratégia portuária durante a Porto Maritime Week

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espirito Santo, anunciou, esta segunda-feira, durante a abertura da Porto Maritime Week, que o prazo máximo das concessões portuárias vai aumentar dos actuais 30 para 75 anos.

Hugo Espirito Santo referiu que em breve será publicado o Decreto-lei que define a estratégia para os portos nacionais, que está sustentada no plano 5 +: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e mais cooperação e integração.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ RETOMA MOVIMENTAÇÃO NO TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS

O Terminal de Granéis Líquidos registou a atracação do navio-tanque ALTAY, marcando a primeira operação do género desde 2012. Esta escala ocorre após as dragagens realizadas entre 2023 e 2024, de onde foram retirados aproximadamente 500.000 m3 de sedimentos, bem como da instalação de um novo sistema de balizagem, que permitiu a reativação do terminal para operações de granéis líquidos.

O navio-tanque ALTAY, com bandeira de Malta, proveniente de Ceuta e agenciado pela Eurofoz, tem um comprimento total (LOA) de 108 metros e uma arqueação bruta de 4.812 toneladas, tendo carregado 1.350 toneladas.

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