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Notícias
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12 mil carros, 111 comboios e duas horas de viagem a menos por dia
A maior estrada subaquática do planeta está em construção na Europa
Há projetos de engenharia colossais um pouco por todo o planeta, mas dificilmente se encontra um semelhante ao que está actualmente em marcha no Mar Báltico.
Praticamente desde o início deste século, as autoridades alemãs e dinamarquesas decidiram avançar para um projecto de uma estrada submarina que faria ligação directa entre os dois países: após vários anos de incerteza, o megaprojeto está em andamento, embora não sem controvérsia.
A Fehmarn Fixed Link é a estrada que vai ligar a ilha dinamarquesa de Lolland com a ilha alemã do mesmo nome. Na verdade, faz parte de uma rota de transporte muito maior, a Scan-Med, que, como o próprio nome sugere, liga a Europa do sul à norte, ou seja, de Malta à Finlândia. Mas esse trecho final parece essencial porque, uma vez construído, poderá encurtar o percurso em 350 quilómetros.
A construção deste megaprojeto já começou, com data de conclusão prevista para 2029.
Mas como é construída a maior rodovia subaquática do mundo? A missão não é fácil, mas mais de metade do espaço que o novo túnel deverá ocupar já foi dragado, enquanto as secções por onde passará o tráfego rodoviário já estão ser construídos, embora em terra firme, para depois ser instalado no fundo do mar.
Mais de 2 mil trabalhadores estão a participar numa das obras mais importantes de todos os tempos na Europa: a linha subterrânea permitirá a passagem de veículos, mas também a circulação de trens, na ligação mais rápida possível entre e Alemanha e a Dinamarca, que vai resultar numa redução considerável e tempo e distância. No entanto, viajar 20 quilómetros sob o mar não é uma experiência que deva ser feita todos os dias.
O túnel por onde circularão veículos e comboios é composto por 90 trechos de betão selado, com 200 metros de comprimento e 42 metros de largura. Cada elemento possui dois tubos rodoviários, dois para o ferroviário e um de acesso. Serão construídos em solo firme e, uma vez verificada a sua impermeabilidade, serão instalados a uma profundidade de 30 metros. Depois, através de um sistema de bombeamento, a água é completamente removida da estrada.
'″Construímos as secções como uma peça. Normalmente constrói-se as fundações, depois as paredes e depois o topo, mas aqui construímos como uma peça para controlar qualquer stress que possa estar presente. É essencial evitar fendas e garantir que cada compartimento seja completamente estanque”, sublinhou Gerhard Cordes, diretor de construção de túneis.
Um túnel rápido, mas controverso
Quando estiver em operação, estima-se que 111 comboios e mais de 12 mil carros circularão diariamente, economizando 350 quilómetros de viagem e uma média de pouco mais de 2 horas. Mas o problema tem a ver com o fundo do mar.
Para instalar este túnel no fundo do mar, é necessário alterar a biodiversidade do Mar Báltico, já que será necessário eliminar um número significativo de recifes, o que fez com que as obras fossem adiadas até que fossem finalmente aprovadas. “A ecologia do Cinturão de Fehmarn é muito diversa. A turbulência no Cinturão de Fehmarn reduzirá o crescimento de macrófitas e plâncton e, claro, terá um impacto em toda a fauna e flora marinhas”, denunciou o ativista local Hendrick Kerlen à ‘B1M’. O objetivo é eliminar 0,05% dos recifes do planeta, algo para o qual a própria construtora ofereceu como solução a instalação de novos recifes cobrindo uma superfície maior em outra parte do Mar Báltico.
Estima-se que este megaprojeto custe cerca de 7,5 mil milhões de euros, valor que será coberto em grande parte pelas portagens que deverão ser pagas para utilizar o Fehmarn Fixed Link. Em menos de cinco anos ficará pronta a maior rodovia submarina do mundo e uma das maiores obras de engenharia da humanidade.