Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Aveiro com navegação nocturna em 2022
A partir de 1 de janeiro 2022 o Porto de Aveiro passará a ter navegação noturna, informa a administração portuária. Uma medida que é tomada “tendo em vista a melhoria da eficiência operacional e o aumento da competitividade” do porto.
Numa primeira fase, as manobras nocturnas poderão ser feitas até às 20h30. Quando assegurado a composição definitiva do quadro de efetivos de pilotos e trem naval, o porto poderá funcionar até à meia-noite (o que deverá suceder durante o segundo semestre).
![]() |
COM ÁUDIO
Mercadorias descarregadas no Caniçal aumentaram
Nos primeiros nove meses deste ano houve um aumento de 10 por cento nas mercadorias descarregadas no Porto do Caniçal em relação ao mesmo período de.2021.
Até setembro deste ano já foram descarregados mais de 50 mil contentores. Um número que se aproxima do valor verificado em 2019 onde houve 67 mil contentores descarregados durante todo o ano.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES MOVIMENTA MAIS DE 700 MIL TEU NUM ANO
Pela primeira vez na sua história, o Porto de Leixões movimentou 700 mil TEU’S num único ano de atividade. Para assinalar a data, o Porto de Leixões realizou esta quinta-feira, 23 de Dezembro, uma cerimónia comemorativa, com o Embarque do Contentor correspondente a 700 000 TEU’S.
Para Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Nicolas Sartini, CEO da YILPORT, este record representa um marco histórico para o setor portuário nacional, num ano particularmente desfavorável, com constrangimentos do transporte marítimo, motivados sobretudo pelos efeitos da pandemia.
![]() |
Porto de Sesimbra mais limpo com acção de recolha de lixo subaquático
O Porto de Abrigo de Sesimbra foi palco de uma uma acção de remoção de lixo subaquático realizada pela empresa de mergulho Anthia Diving Center, em 19 de Dezembro, que contou com o apoio da APSS. Esta acção foi desenvolvida no âmbito de um programa educativo e de sensibilização para o problema mundial do lixo marítimo, na qual participaram cerca de 50 mergulhadores e 40 voluntários em terra na ajuda à remoção do lixo de grande porte.
![]() |
MADEIRA
Movimentos de cruzeiros em Outubro e Novembro
Em dois meses e ainda em fase pandémica, os Portos da Madeira (Funchal e Porto Santo) receberam 77 escalas, 70 749 passageiros e 43 488 tripulantes que movimentaram 959 autocarros, 652 carrinhas e outro tipo de viaturas e 1299 táxis.
Em relação a 2019, houve apenas menos cinco escalas, mas muito menos passageiros e tripulantes, devido às limitações, no âmbito do COVID-19 e também porque muitos dos navios foram mais pequenos.
![]() |
Embaixador do Bangladesh visita o Porto de Leixões
O embaixador do Bangladesh, Tarik Ahsan visitou, a 21 de dezembro, o Porto de Leixões e teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura portuária, bem como projectos de investimento futuros.
O diplomata foi recebido pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, Eng.º Nuno Araújo, seguindo-se uma visita à área portuária, ao Centro de Coordenação de Navios e ao Simulador “Full Mission Bridge Simulator”.
![]() |
NUNO MASCARENHAS:
O importante é que Sines tenha um papel preponderante da dinamização do Alentejo
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, a administração do Porto de Sines tem desenvolvido um trabalho em conjunto com a Aicep Global Parques com o objetivo de promover a cidade com um olhar dominante na região do Alentejo.
Mascarenhas revelou ainda à Rádio Campanário que irão “contar com o Porto de Sines, como as outras empresas da região, porque o fundamental é que o Alentejo tenha a capacidade de se promover lá fora, atrair investidores e fixar a população, que é uma das áreas mais críticas e dos maiores desafios que vamos ter pela frente nos próximos anos”.
![]() |
Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha
A Arsenal do Alfeite entregou à Marinha uma embarcação salva-vidas, totalmente construída naquele estaleiro, com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.
A construção desta embarcação, de 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projecto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.
![]() |
Porto de Setúbal celebra 98 anos a crescer
O Porto de Setúbal comemorou a 18 de Dezembro 98 anos de actividade como indutor do desenvolvimento tanto regional como nacional. Mesmo durante estes dois últimos anos marcados e condicionados pela crise da pandemia covid-19, a “resiliência” e investimento, como diz José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tem sido o caminho desta infra-estrutura portuária, e não parou de modernizar nos seus vários sectores de actuação.
![]() |
APL e Liscont assinaram aditamento da concessão
Terminal de Alcântara garante investimento de 123,8 Milhões de Euros
A APL - Administração do Porto de Lisboa S.A. e a Liscont, S.A., no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, assinaram um aditamento ao referido contrato.
Concretiza-se assim o plano de investimentos previsto, de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara. Este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
DGRM apresenta o projecto de investigação NAVSAFETY
Sob coordenação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai realizar-se o Webinar de apresentação do Projeto “NAVSAFETY - Tecnologias emergentes de deteção remota no suporte em tempo real à segurança da navegação em zonas portuárias” esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, no qual serão apresentados os principais resultados obtidos no decurso dos dois anos de investigação dedicada.
![]() |
Navio-patrulha «Mondego» substitui «Sines» em missão na RAM
O navio-patrulha NRP Mondego encontra-se na Região Autónoma da Madeira, onde lhe ficarão atribuídas missões no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar e patrulha e vigilância dos espaços marítimos, contribuindo assim para cumprir as funções de segurança e autoridade do Estado no mar, refere uma nota do Comandante da Zona Marítima da Madeira.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Evento «Ocean Campus»
Realiza-se esta sexta-feira, pelas 11:00, o evento “OCEAN CAMPUS”, de assinatura dos contratos de concessão entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian e entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Champalimaud.
![]() |
Candidatura liderada pelo Porto de Sines seleccionada para a segunda fase das Agendas Mobilizadoras do PRR
Com um investimento a ascender a 94 milhões de Euros, o Pacto de Inovação NEXUS, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos seleccionados para passar à segunda fase, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este consórcio, o único liderado por uma administração portuária, é constituído por 27 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo importadores, exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.
![]() |
DGRM enfatiza «excelente performance» da Bandeira Portuguesa e do registo MAR
A Bandeira Portuguesa escalou dois lugares no ranking mundial, passando agora a ocupar a décima quarta posição, de acordo com o último relatório da UNCTAD sobre o Shipping. Em reacção a este desenvolvimento, a DGRM enfatiza a «excelente performance» e realça a competitividade do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), grande dinamizador deste resultado positivo.
![]() |
Cooperação entre o IPIAAM e o GAMA
O IPIAAM celebrou um protocolo de cooperação institucional com o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica da República Portuguesa (GAMA), cuja cerimónia de assinatura foi presidida pelo Ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos, que destacou a importância do protocolo assinado na criação de novas sinergias na área marítima, contribuindo para a fiscalização e controlo dos portos, para o fortalecimento da economia do mar e para aprofundar as relações entre países irmãos, como são Portugal e Cabo Verde.
![]() |
INVESTIMENTO DE 1,6 MILHÕES DE EUROS
Obras da DGRM no Porto da Ericeira decorrem a bom ritmo
As obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), estão a decorrer a bom ritmo, estando já em fase avançada o transporte dos enrocamentos de grande dimensão, provenientes de três pedreiras da zona centro de Portugal, para a zona da obra.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
IPMA PROMOVE DEBATE SOBRE AS AMEAÇAS AO AMBIENTE MARINHO PORTUGUÊS
Ameaças e observação do ambiente marinho na costa portuguesa são os dois grandes temas no debate promovido pelo IPMA e o MED Interreg-Espaço Mediterrâneo.
O evento tem como objectivo promover o debate sobre ameaças e observação no ambiente marítimo na costa portuguesa, incluindo palestras e mesas redondas para a discussão do tema, onde estarão presentes parceiros do projeto que está a ser desenvolvido com a ajuda da SHAREMED.
![]() |
Grupo Sousa concluiu a implementação da solução SAP S/4HANA na suas operações
O Grupo Sousa anunciou a conclusão do projecto de desenvolvimento e implementação da solução SAP S/4HANA na sua estrutura e nas operações que desenvolve em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
A escolha deste ERP de nova geração para a base do processo de transformação, explicou o grupo, constitui um dos vectores da estratégia de crescimento e consolidação do Grupo Sousa, alicerçado «na optimização e integração tecnológica e digital dos processos, abrangendo as funções financeira, controlling, recursos humanos, compras e gestão de stocks, vendas e distribuição, operações portuárias e gestão de manutenção».
![]() |
William Barneoud:
«O sector da logística está mergulhado numa grande revolução»
Durante o Congresso da APLOG (ocorrido no Parque das Nações, em Lisboa), William Barneoud analisou a evolução tecnológica no seio do sector da Logística, enfatizando a importância deste vertente tecnológica para alcançar cadeias de abastecimento mais ágeis e resilientes, com uma vincada presença de automação e em cujos centros logísticos predomina o binómio homem-máquina para oferecer serviços de alto valor acrescentado.