Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Terminal Petroleiro de Leixões realizou exercício de simulacro de incêndio

Realizou-se a 15 de Julho, no Porto de Leixões, um Exercício de Simulacro e Treino de Combate a Incêndio no Terminal Petroleiro de Leixões, promovido pela empresa GALP, em estreita articulação com os serviços da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

A realização deste exercício de simulacro de treino de combate a incêndios, permitiu ao Porto de Leixões e restantes autoridades e organismos com responsabilidade e competências nesta matéria, «testar, validar e aperfeiçoar os seus dispositivos de resposta em caso de incêndio num tanque com produtos derivados de petróleo», informa a administração portuária.

Portugal designa Marítimos como Trabalhadores Essenciais

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que Portugal integra a listas dos Membros da Organização Marítima Internacional (IMO) que já designaram os Marítimos como trabalhadores essenciais.

Reconhece-se o papel crucial desempenhado pelo setor do transporte marítimo internacional e pelos marítimos, principalmente no momento pandémico em que vivemos, para a manutenção de cadeias de abastecimento globais, assegurando a circulação de 90% dos bens, incluindo os materiais médicos de primeira necessidade, produtos alimentares e combustível.

9 projetos financiados pelo programa Crescimento Azul apresentaram os seus produtos e tecnologias inovadoras

A segunda sessão de apresentação dos projetos financiados pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014‑2021, organizada pela Direção-Geral de Política do Mar, decorreu recentemente, em formato digital.

A sessão de abertura contou com a presença da Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, que reforçou a importância destas sessões para dar a conhecer a diversidade dos projetos aprovados, representativos de uma economia azul vasta em termos de áreas de aplicação, e possibilitar a interação entre os Promotores.

Caravel, o veículo robótico que vai navegar sozinho entre o Porto e os Açores

Prémio de 300 mil euros da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) permitirá a Renato Mendes e à sua equipa um duplo objectivo: demonstrar a tecnologia de um veículo autónomo de superfície e, ao mesmo tempo, a ciência que ele permite fazer numa travessia inédita.

Porto de Aveiro com sistema inovador

Projecto em parceria com Altice ajuda a gerir cargas

Gerir os espaços para parquear cargas no porto de Aveiro vai ser mais fácil, graças a um projecto inovador que está a ser desenvolvido em parceria com a Altice Labs.
Actualmente, "é preciso medir diariamente as áreas ocupadas e as áreas livres e fazem-se arranjos" para os operadores saberem onde colocar as cargas, explica Fátima Alves, presidente da administração portuária. Com a aplicação que está a ser criada, que monitoriza o espaço com a ajuda de sensores, "o processo é muito mais agilizado, dá-nos mais certezas e a informação que transmitimos ao operador é muito mais rápida", acrescentou, adiantando que o objetivo é depois escalar esta solução para outros portos.

Secretária de Estado das Pescas esteve em Aljezur para ouvir autarca, pescadores e mariscadores

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, deslocou-se a Aljezur para uma visita de trabalho, acompanhada pelo Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos - DGRM, José Simão.

O Presidente da Câmara, José Gonçalves e o Vereador António Carvalho, abordaram temas como, o defeso do sargo, as zonas de pesca interdita no concelho, entre outros assuntos.

Porto de Aveiro estreia rota marítima com Moçambique

O Porto de Aveiro acaba de estrear uma rota marítima com Moçambique. Recebeu, esta segunda-feira, 12 de Julho, pela primeira vez, um navio proveniente do Porto da Beira, em Moçambique.

A estreia da escala do navio Sassy Sofia contou com a visita oficial do Cônsul Geral de Moçambique acompanhado por uma comitiva constituída por todos os parceiros envolvidos neste novo projeto, a Navigator Company, a PTM Ibérica, a BSL e Aveifoz.

Sines quer apostar na logística e no digital - sem perder a energia

Os navios movem-se lentos no horizonte. Na varanda da sede do porto, virada ao mar, José Luís Cacho aponta para o barco atracado no terminal de contentores. Foram embarcações como aquela que, em 2020, deixaram, em Sines, mais de metade das mercadorias e da carga contentorizada que foram processadas por via marítima no País. E, mesmo com a pandemia a afectar o comércio internacional, a atividade do porto de águas profundas cresceu 1 por cento. Um “sinal de grande resiliência”, nota o responsável da administração da principal porta comercial de Portugal para o Atlântico.

VALOR É O MAIS ALTO DE SEMPRE NO PERÍODO JANEIRO-ABRIL

Sines atinge quota maioritária de 55%

A análise dos dados referentes à movimentação portuária de mercadorias nos primeiros quatro meses de 2021, levada a cabo pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) dá conta de uma quota maioritária absoluta por parte do Porto de Sines, que, ao atingir os 55%, obteve o «valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos» no que diz respeito à distribuição, por porto, dos volumes de carga movimentada.

Segundo o documento da AMT, a análise dos dados «reflecte a quota maioritária absoluta detida pelo Porto de Sines, que atinge o valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos, 55%, superior em 4,2 pontos percentuais à que detinha no mesmo período em 2020».

Docapesca investe 406.000 euros para melhorar portos de pesca de Peniche e da Figueira da Foz

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, lançou dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz.

A execução da empreitada de requalificação da lota de Peniche representa um investimento global de 376.100€. A intervenção contempla um conjunto de operações em diversas zonas do porto, nomeadamente as que estão reservadas às operações com pescado, áreas técnicas e de empilhadores, instalações para trabalhadores e sanitárias. A requalificação visa a melhoria das condições da segurança alimentar da lota, com vista à certificação pelo referencial ISO22000, contribuindo para a valorização do pescado.

APDL recebe Presidente da CCDR-N no Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu quarta-feira, dia 07 de julho, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Célia Ramos, Vice-Presidente, para uma visita ao Porto de Leixões.

O objetivo desta visita foi a apresentação dos principais projetos e investimentos previstos e em curso na APDL e dar a conhecer o funcionamento das suas unidades de negócio, tendo sido evidente a estreita cooperação entre a APDL e a CCDR-N para o desenvolvimento da região norte.

Porto de Lisboa cresce 11,8% até Maio com forte contributo dos contentores

O Porto de Lisboa continua a navegar mares de maior estabilidade operacional, tendo, nos primeiros quatro meses do ano, fixado um crescimento de +11,8% face ao mesmo período de 2020.
O relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre a movimentação portuária de cargas entre Janeiro e Abril assinala o «desempenho positivo do Porto de Lisboa», que assentou, «maioritariamente, no mercado da Carga Contentorizada». Este segmento de carga registou, nos primeiros quatro meses de 2021, 1,17 milhões de toneladas, um acréscimo de 261,3 mil toneladas (+28,8%) face ao período de 2020.
 

Maior investimento industrial estrangeiro em Portugal nos últimos dez anos

Repsol vai investir 657 milhões em Sines

A multinacional petroquímica Repsol vai fazer um investimento de 657 milhões de euros para aumentar o complexo industrial em Sines, avança o Jornal de Negócios. Deverão ser criados 375 postos de trabalhos em dois novos polos industriais e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, diz que é “o maior investimento industrial estrangeiro realizado em Portugal nos últimos 10 anos”.

Madeira assina protocolo com APRAM de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória

O Governo da Madeira e a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) assinaram um protocolo, no valor máximo de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória devido a atividade de interesse público que lhe estão confiadas pela Região Autónoma da Madeira, explica uma resolução publicada em jornal oficial.

Este protocolo vai vigorar até 31 de dezembro de 2021.

MSC Cruzeiros inicia construção do «MSC Euribia», o navio mais ecológico de sempre

Foi cortado o primeiro aço, nos Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado ambientalmente da MSC Cruzeiros até ao momento, e o seu nome foi também revelado.

Com entrada ao serviço prevista para Junho de 2023, o MSC Euribia tornar-se-á no 22º navio da frota da MSC Cruzeiros e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marinho mais limpo disponível actualmente. Como qualquer navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, estará equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. O início da construção do MSC Euribia assinala efectivamente mais um marco no compromisso da Companhia com a sustentabilidade ambiental.

Porto de Leixões recebe visita de Autoridade Portuária da Corunha

A APDL recebeu, esta terça-feira, dia 06 de julho, a visita da Autoridade Portuária da Corunha no Porto de Leixões. Esta visita teve como principais objetivos o reforço da cooperação e das relações institucionais existente entre os dois portos, nomeadamente, o acordo de cooperação na área dos Cruzeiros, que já tem promovido importantes operações na faixa Atlântica.

Stakeholders do Porto de Setúbal:

Confiança e dinamismo em 2021

Em ano ainda marcado pela pandemia, os stakeholders da Comunidade Portuária de Setúbal têm respondido com confiança e dinamismo, realizando avultados investimentos no desenvolvimento das suas atividades, criando valor ao porto e à região, como é o caso mais recente da Lisnave.

Este importante estaleiro está a reabilitar, na Mitrena, o seu pórtico de 500 toneladas construído em 1973. Para além da substituição de componentes, reparação de aço e de uma pintura geral, o equipamento será modernizado, passando a incluir tecnologia digital dotando-o de maior segurança e eficiência.

DGRM participou nas jornadas do projeto GUAD20 - Guadiana, Património Natural Navegável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou nas jornadas de encerramento do “Projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável”, do Programa INTERREG V-A 2014-2020 Espanha-Portugal, que decorreram esta quarta-feira nas instalações do Porto de Huelva.

Porto de Setúbal em revista:

Os investimentos, os desafios e os trunfos para o futuro

A Revista Cargo volta a dar destaque aos debates que a APAT tem organizado através do seu segmento ‘Conversas de Bordo’, relembrando a passagem da conferência pelo Porto de Setúbal, na qual a intervenção do administrador da APSS, José Castel-Branco, foi de crucial importância e utilidade, por passar em revista o ponto de situação da infra-estrutura sadina em termos de investimentos, desafios, oportunidades e novas estratégias de futuro.

Globalteus investe em nave logística e disponibiliza serviço inovador em Sines

Com a sua nova nave logística já em fase de acabamentos, a Globalteus – Entreposto Aduaneiro e Logística prepara-se para passar a disponibilizar um serviço único e inovador para o Porto de Sines.

Em declarações à Supply Chain Magazine, Sérgio Filipe Santos, manager da empresa, explica que “tal como o nome da empresa indica, o nosso projecto, com quase 10 anos de existência, pretende ter o máximo de serviços na cadeia de valor entre os terminais de contentores e os clientes finais. Com esta nova infra-estrutura ficamos com capacidade para armazenar todo o tipo de mercadorias, a temperaturas diferenciadas".

Total: 5735
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 [35] 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287