Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Tratado do Bacalhau

É feio, cheira mal e está entranhado na identidade portuguesa desde o século XVI. Mas será que sabemos que bacalhau andamos a comer? Será que devemos comprar do seco ou do ultracongelado? Do mais branquinho ou do amarelado?
O "EXPRESSO" visitou os três produtores mais importantes do país e as grandes mesas do Minho à procura das melhores postas e respostas.

PORTO DE SETÚBAL

Plataforma Janela Única Logística entra em actividade em Março de 2020

A Janela Única Logística (JUL) entra em aCtividade no Porto de Setúbal já em março DE 2020, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais baratos, e concretizando um projeto integrado na “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente — Horizonte 2026”, aprovada por Resolução do Conselho de Ministros sob iniciativa do Ministério do Mar.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST

Lançamento do Projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL)

O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 assistiu ao lançamento do projecto-piloto da Janela Única Logística (JUL), no Porto de Sines, e ouviu alguns dos intervenientes sobre esta nova plataforma que gradualmente será estendida aos restantes portos nacionais.
O 'primeiro piloto' foi lançado, em abril deste ano, nos portos da região Autónoma da Madeira, vocacionado para a gestão das escalas de navios nos portos sob administração da APRAM, enquanto que o 'segundo piloto', apresentado no final de setembro, no Porto de Sines, apresenta novidades ao nível da ferrovia.

Janela Única Logística avança no Porto de Sines

Uniformizar procedimentos dentro dos portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária, possibilitando que na mesma plataforma todas as entidades envolvidas numa escala possam intervir, é a grande meta do projecto Janela Única Logística (JUL), cujo segundo piloto foi esta semana apresentado no Porto de Sines.

QUARTEIRA DE OUTROS TEMPOS

Dê-me a mão, sr. banheiro

Em Quarteira, a época balnear abria pelo São João, dia da celebração do “banho santo”. O acontecimento atraía gentes da serra até ao mar, e as imagens de 1965 ainda mostravam um areal a perder de vista. Os banheiros ou nadadores-salvadores recebiam 5$00 por cada banho. “Só tinham que segurar as pessoas pelas mãos e fazê-las mergulhar ao mesmo tempo. Claro que não sabiam nadar...”

A foca mais rara à face da Terra encontra-se na Madeira

Navegando nas águas envolventes de uma ilha paradisiacamente florestada, a tripulação da caravela que se encontrava sob comando de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, os melhores navegadores e cartógrafos portugueses do início do século XV, mostrou-se perplexa. O som intenso e assustador semelhante a uivos de lobos que provinha daquelas margens rochosas despertava um misto de emoções. Repletos de medo, mas movidos pela curiosidade, estes marinheiros foram ao encontro do que seria o primeiro contacto do povo lusitano com uma população de lobos-marinhos.

REPORTAGEM DE PEPE BRIX

Em busca das grandes manchas de atum ao largo dos Açores

Passaram quase dois meses desde a largada da traineira Mestre Soares de Vila do Porto, em Santa Maria. Foram dois meses de teste à paciência dos onze pescadores a bordo, concentrados como sardinhas em lata nesta traineira de 16,2 metros. O navio é exíguo – um sussurro à proa ouve-se na popa. Mas o pior é a espera.

Janela única logística dos portos em pleno funcionamento esta segunda-feira na Madeira

A Administração dos Portos da Madeira (APRAM) informa que a partir desta segunda-feira a janela única logística estará em pleno funcionamento na região, “fruto das condições únicas que a Madeira oferece”.

“A APRAM foi escolhida como primeiro porto-piloto, precisamente por reunir realidades diferenciadas como o Porto do Funchal, o Porto do Caniçal e o Porto do Porto Santo, que, no seu conjunto, agregam passageiros e carga, ao contrário de outros portos portugueses”, afirma a Presidente do Conselho de Administração da APRAM.

Janela única logística avança no Porto de Aveiro, num investimento de 5,6 ME

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou esta quarta-feira, dia 3, a instalação ainda este ano da Janela Única Logística no Porto de Aveiro, um investimento de cerca de 5,6 milhões de euros.
"Um projeto importante em que o valor do investimento (cerca de 5,6 milhões de euros) é nada comparado com o que podem ser as mais-valias e as vantagens, quer do lado do Estado, mas principalmente do funcionamento da economia", detalhou.
 

«Janela Única Logística» já está em funcionamento

Chama-se 'Janela Única Logística' o projecto-piloto que arrancou esta segunda-feira e que envolve todos os portos da Madeira. A Região foi escolhida para este projecto nacional, uma plataforma digital que vai ser testada no arquipélago para depois ser replicada no resto do país.

Os portos da Madeira foram escolhidos por reunirem realidades diferenciadas - passageiros no Funchal, carga no porto do Caniçal; e carga e passageiros no porto do Porto Santo.

As rainhas da Estiva

Ao volante de camiões, a transportar contentores, a dar indicações aos operadores das gruas, a carregar e descarregar mercadorias, a limpar porões dos navios, a supervisionar os cais de Sines e de Setúbal. O trabalho é duro, por turnos, faça chuva ou faça sol. Nada que não se faça e estas mulheres sabem o que fazem. De farda, botas, luvas, capacete, cabelo apanhado, unhas pintadas.

Aprovada proposta europeia de regulamento para Janela Única

No dia 3 de Dezembro, realizou-se em Bruxelas um Conselho Europeu de Transportes, Telecomunicações e Energia (TTE), durante o qual, entre outras conclusões, foi aprovada uma proposta de regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe) e resultaram “novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores”, esclarece a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que participou na reunião.

5.11.2018

NRP Jacinto Cândido faz última navegação após 48 anos ao serviço de Portugal

O NRP Jacinto Cândido irá navegar na próxima segunda-feira, 5 de novembro, pela última vez para realizar uma faina de armamento, munições e explosivos que representa o início do processo de desarmamento do navio.
Esta será a última navegação do navio, que completou, a 16 de junho, 48 anos de vida ao serviço da Marinha e de Portugal.

MÓNICA MARTINS

Uma piloto de helis ao comando do Navio Sines

Quase 12 anos depois de se tornar a primeira mulher-piloto da Marinha, a capitão-tenente Mónica Martins faz, de novo, história, tornando-se a primeira comandante-piloto de um novo navio.

A Comandante Mónica Martins tem 41 anos e é natural de Valdonas, Tomar, tendo ingressado na Marinha em 1994. Ao longo da sua carreira já realizou diversas missões nacionais e internacionais, como piloto dos hélis embarcada nos navios.

Porto de Setúbal divulga o Projecto Janela Única Logística

O Porto de Setúbal realizou a 4 e 11 de maio, no auditório do edifício sede, acções de divulgação no âmbito do Projeto da Janela Única Logística (JUL), que tiveram como objetivo apresentar o ponto de situação do projeto às áreas internas da empresa bem como às entidades externas ligadas à comunidade portuária, uma vez que o projeto se encontra na sua segunda fase, e até ao final de 2018 será implementado o 1º piloto, na APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

Projecto da Janela Única Logística já tem sítio dedicado na internet

Já está disponível o novo sítio na internet dedicado ao projecto JUL – Janela Única Logística, onde poderá encontrar a informação essencial do projecto e acompanhar as suas fases de desenvolvimento ao longo dos dois anos de implementação.

APS comemorou o 40.º aniversário

No dia 14 de dezembro, a APS assinalou o seu 40.º aniversário num encontro que reuniu os trabalhadores, no ativo e aposentados, e em que participaram também vários convidados da Comunidade Portuária.
O evento deste ano pretendeu homenagear todos os que, durante quatro décadas, dedicam e dedicaram a sua vida profissional ao desenvolvimento do Porto de Sines, ajudando a consolidar esta infraestrutura portuária no panorama nacional e internacional.

La Dolce Vita

Vidago, Curia, Luso, Buçaco, São Pedro do Sul, Caldas de Moledo, Pedras Salgadas. Uma vez por ano, chegava religiosamente a temporada e a burguesia partia a banhos. Como dizia Ramalho Ortigão, "ou estão doentes ou fazem como se o estivessem". As colunas sociais passavam então a dar notícia de saraus românticos, "jantares à americana" regados com champanhe do "Bussaco", agradáveis sessões de cinema sonoro, weekends automobilísticos.

Uma viagem aos loucos anos das termas. Dinis Manuel Alves, revista “GRANDE REPORTAGEM”, dirigida por Miguel Sousa Tavares, Setembro 1996.

Para ler aqui (formato pdf, 6 páginas)
 

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 24 DE SETEMBRO DE 2011

LIXO ESPACIAL NO FUNDO DO MAR - Satélite da NASA caiu no Oceano Pacífico

O satélite não comandado UARS da Agência Espacial Norte Americana afundou-se este sábado algures no oceano Pacífico, entre as 4h23 e as 6h09 (hora de Lisboa), informou a NASA.
A nave pesava cerca de seis toneladas, e esperava-se que 26 das suas peças não se desintegrassem durante a reentrada e atingissem a superfície.
Os satélites têm dado uma preciosa ajuda monitorando mares e oceanos, razão pela qual aproveitamos esta news peg para recuperar algumas notícias sobre o tema.

GRANDE REPORTAGEM DA SIC - NAUFRÁGIO DO «VIRGEM DO SAMEIRO», 30.11.2011

57 Horas

Seis pescadores de Caxinas andaram à deriva dentro de uma balsa salva-vidas durante 57 horas.
A Grande Reportagem da SIC foi perceber do que falaram, que pensamentos lhes assaltavam a cabeça, como sobreviveram e como enfrentaram as dificuldades fechados numa tenda de borracha, sem comunicações com o exterior.

Total: 472
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 [17] 18 19 20 21 22 23 24