Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal recebe Fórum Brasil Export

O Porto de Setúbal recebeu a 8 de março, numa iniciativa em parceria com a APP – Associação dos Portos de Portugal, a Missão Internacional do Fórum Brasil Export, cuja comitiva era composta por meia centena de participantes de entidades públicas e privadas brasileiras.

A visita teve como objetivo conhecer a realidade atual e o desenvolvimento futuro do Porto de Setúbal das suas infraestruturas e a comunidade portuária, tendo sido realizada uma sessão no Auditório da Casa da Baía seguida de uma deslocação aos terminais portuários.

MADEIRA

Já arrancou a obra de construção do Reservatório de Combustíveis do Cais do Porto Moniz

A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. publicou um edital dando conta que a execução dos trabalhos da “Empreitada de Construção de Reservatório de Combustíveis para o Cais do Porto Moniz”, decorrerá até 25 de abril de 2022.

DE 4 A 7 DE ABRIL

Nor-Shipping 2022, feira do sector marítimo

A Nor-Shipping é uma arena internacional e um ponto de encontro que decorre a cada 2 anos, para todas as indústrias, principais players, investidores e partes interessadas na realização de negócios no setor marítimo. A edição de 2022 terá lugar em Lillestrøm, Noruega, de 04 a 07 de abril no centro de exposições “NOVA Spektrum”.

Porto de Sines consolida a sua posição nos 15 maiores portos da União Europeia

No ano de 2021, o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

Entre 2019 e 2021, o Porto de Sines cresceu mais do dobro em comparação com os restantes portos no Top 15 europeu. O especialista enfatiza o aumento de 28,2% na movimentação de contentores que, em contexto pandémico, demonstra uma forte capacidade de resposta por parte de todas as empresas da comunidade portuária de Sines.

PORTO DE AVEIRO

ENERCOM recusa operação de navio russo

Depois de Viana do Castelo, a Enercom recusa o carregamento de um navio russo, no Porto de Aveiro, em sinal de protesto contra a invasão da Ucrânia.

O Porto de Aveiro confirma que há um navio russo acostado em zona portuária, navio em relação ao qual o operador Enercom,empresa alemã fabricante de aerogeradores, recusa a carga.

FIGUEIRA DA FOZ

Incubadora do Mar&Indústria de «Porta Aberta» para receber novas ideias de negócio

A Incubadora do Mar & Indústria deu inicío à acção “Incubadora Porta aberta”. Esta iniciati-va tem por objectivo acolher na Incubadora
para uma conversa informal quem, tendo uma ideia de negócio, não sabe como a desenvolver e, em con-junto, fazer-se um processo de ideação, ou somente, quem quiser conhecer melhor a Incubadora do Mar & Indústria e o que esta tem para oferecer no apoio a start-ups.

Pandemia fez disparar preço dos contentores de mercadorias em 1000%

Crise sanitária a nível mundial exacerbou os estrangulamentos logísticos. Entre os operadores nacionais há quem admita, num cenário otimista, que a situação só deverá começar a estabilizar algures em 2023.

O mundo da logística e do transporte marítimo enfrenta um cenário nunca visto, sem a livre circulação de contentores e onde não há contentores livres suficientes, mesmo pagos a peso de ouro. Embora a pandemia, com todas as consequências ao nível dos confinamentos e da falta de pessoal, tenha agonizado a situação, Manuel Pizarro, partner & general manager da Zor, lembra que as debilidades do setor começaram com uma guerra comercial entre EUA e Ásia.

Gestão do terminal ferroviário pelo Porto de Leixões é «mais um passo» para porto seco da Guarda

O Presidente da Câmara da Guarda considera que a passagem da gestão do terminal ferroviário para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo é «mais um passo» para a criação do porto seco. Segundo um decreto-lei publicado sexta-feira em Diário da República (DR), a gestão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda vai passar da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Porto de Aveiro prepara dragagens de manutenção de fundos

O Porto de Aveiro abriu concurso público para os trabalhos de dragagem que se irão prolongar durante 36 meses. O preço base dos trabalhos destinados à manutenção de fundos é de 3,740 milhões de euros. Uma operação de dragagem que é recorrente, por ser indispensável para assegurar a operação portuária.

Bolsa de Emprego | Trabalho marítimo

Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor

A German Survey Marine tem vagas na sua bolsa de emprego para trabalhadores marítimos. Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor (Captain to Sea, Chief Mate / Nautical Patent Holder).

Áreas de Leixões, Aveiro ou Viana do Castelo.

DGRM | 10 anos ao Serviço da Economia Azul Sustentável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), celebra este ano dez anos desde a sua fundação. Para o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, «dez anos espelham com resultados todo o esforço que a DGRM tem feito, para contribuir para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável».

Seis navios de mercadorias de bandeira portuguesa permanecem no Mar Negro

José Simão, responsável máximo pela DGRM, autoridade marítima nacional, adiantou ao Jornal Económico que estes navios “estão a terminar operações e contratos, devendo sair do Mar Negro nos próximos dias”, não tendo sido emitidos quaisquer pedidos de ajuda por parte dos comandantes desses seis navios.

Navio russo fica fundeado em Viana do Castelo depois de Enercon recusar carregamento

Um navio russo está fundeado em Viana do Castelo desde segunda-feira sem autorização da Enercon para carregar material eólico, na sequência das sanções aplicadas à Rússia pela ofensiva militar sobre a Ucrânia, disse esta quinta-feira o comandante do porto.

Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, Silva Lampreia, adiantou que o cargueiro de bandeira russa Topaz Don chegou ao porto de Viana do Castelo na segunda-feira, às 20:15, e continua fundeado a aguardar instruções do armador russo, após ter sido impedido pela multinacional alemã de construção de aerogeradores de fazer o carregamento de pás e turbinas para torres eólicas para transportar para o Báltico.

FILIPE COSTA

Investimentos em Sines vão reforçar a competitividade nacional

Os projectos anunciados para Sines nas áreas da petroquímica, energias renováveis, incluindo de hidrogénio verde, acessibilidades e infra-estruturas de dados e telecomunicações vão fazer do complexo uma estrutura ainda mais competitiva, garante o Presidente da Comissão Executiva da aicep global parques. A aposta mais recente em centros de dados e captação de cabos de amarração para dados, explica Filipe Costa, vai trazer novo negócio.

Águas portuárias invadem Serralves

As esculturas sonoras de Tarek Atoui

O artista libanês Tarek Atoui apresenta no Porto a exposição Waters' Witness ("Testemunho das Águas"), patente até 28 de agosto, em Serralves, em que são explorados sons de vários portos do mundo, Leixões incluído, e sons "orgânicos" do parque.

Tarek Atoui é um artista e compositor eletroacústico. Um escultor do som. Desde 2014, o artista libanês visitou várias cidades portuárias, do Porto a Abu Dhabi, além da sua Beirute natal, em busca dos sons desses portos, gravando registos sonoros das atividades industriais, humanas e ecológicas desses ambientes.

ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA «JUL» (JANELA ÚNICA LOGÍSTICA) NOS PORTOS DOS AÇORES

A Janela Única Logística («JUL»), ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias, encontra-se já em funcionamento nos Portos da Região Autónoma dos Açores desde o final da passada semana, estando toda a tramitação processual de suporte da movimentação de navios, pessoas e bens, que era assegurada através da Janela Única Portuária («JUP»), em transição plena para a nova plataforma tecnológica de funcionamento.

Navios devem evitar mar Negro e de Azov e o estreito de Kerch

Portugal recomendou este sábado aos comandantes e operadores de navios nacionais para que abandonem as áreas de navegação próximas do conflito russo-ucraniano, como os mares Negro e de Azov e o estreito de Kerch.

Porto de Leixões vai receber a Spartacus, a maior draga do mundo

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo anuncia a chegada para os próximos dias da Spartacus, a maior draga do mundo, que vai ser uma peça fundamental na empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do porto de Leixões.

“O porto de Leixões vai receber, nos próximos dias, a maior draga do mundo, a Spartacus. Trata-se de uma draga CSD (‘cutter suction dredger’ – draga de corte e sucção) que vai efetuar trabalhos no âmbito da obra de prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas, que está a decorrer e que prevê a criação de condições de melhoria da segurança e preparação do porto para a receção de embarcações de maior dimensão”, explica um comunicado da APDL.

Armada cria grupo de trabalho para estudar futuro do Creoula

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, ordenou a criação de um grupo de trabalho para estudar a melhor forma de conseguir a reabilitação do antigo lugre bacalhoeiro Creoula, entretanto convertido em navio de treino de mar mas sem navegar há mais de três anos, sem condições de navegabilidade.

Relatório «Oceans future to 2050» para as empresas portuguesas da economia azul

O grupo DNV, importante player norueguês na economia azul, publicou recentemente o relatório “Ocean's future to 2050”. Uma previsão sectorial e regional de leitura aconselhável a todas as empresas portuguesas actuantes no sector.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 [30] 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299