Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Setúbal recebe Fórum Brasil Export
O Porto de Setúbal recebeu a 8 de março, numa iniciativa em parceria com a APP – Associação dos Portos de Portugal, a Missão Internacional do Fórum Brasil Export, cuja comitiva era composta por meia centena de participantes de entidades públicas e privadas brasileiras.
A visita teve como objetivo conhecer a realidade atual e o desenvolvimento futuro do Porto de Setúbal das suas infraestruturas e a comunidade portuária, tendo sido realizada uma sessão no Auditório da Casa da Baía seguida de uma deslocação aos terminais portuários.
![]() |
MADEIRA
Já arrancou a obra de construção do Reservatório de Combustíveis do Cais do Porto Moniz
A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. publicou um edital dando conta que a execução dos trabalhos da “Empreitada de Construção de Reservatório de Combustíveis para o Cais do Porto Moniz”, decorrerá até 25 de abril de 2022.
![]() |
DE 4 A 7 DE ABRIL
Nor-Shipping 2022, feira do sector marítimo
A Nor-Shipping é uma arena internacional e um ponto de encontro que decorre a cada 2 anos, para todas as indústrias, principais players, investidores e partes interessadas na realização de negócios no setor marítimo. A edição de 2022 terá lugar em Lillestrøm, Noruega, de 04 a 07 de abril no centro de exposições “NOVA Spektrum”.
![]() |
Porto de Sines consolida a sua posição nos 15 maiores portos da União Europeia
No ano de 2021, o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.
Entre 2019 e 2021, o Porto de Sines cresceu mais do dobro em comparação com os restantes portos no Top 15 europeu. O especialista enfatiza o aumento de 28,2% na movimentação de contentores que, em contexto pandémico, demonstra uma forte capacidade de resposta por parte de todas as empresas da comunidade portuária de Sines.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
ENERCOM recusa operação de navio russo
Depois de Viana do Castelo, a Enercom recusa o carregamento de um navio russo, no Porto de Aveiro, em sinal de protesto contra a invasão da Ucrânia.
O Porto de Aveiro confirma que há um navio russo acostado em zona portuária, navio em relação ao qual o operador Enercom,empresa alemã fabricante de aerogeradores, recusa a carga.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Incubadora do Mar&Indústria de «Porta Aberta» para receber novas ideias de negócio
A Incubadora do Mar & Indústria deu inicío à acção “Incubadora Porta aberta”. Esta iniciati-va tem por objectivo acolher na Incubadora
para uma conversa informal quem, tendo uma ideia de negócio, não sabe como a desenvolver e, em con-junto, fazer-se um processo de ideação, ou somente, quem quiser conhecer melhor a Incubadora do Mar & Indústria e o que esta tem para oferecer no apoio a start-ups.
![]() |
Pandemia fez disparar preço dos contentores de mercadorias em 1000%
Crise sanitária a nível mundial exacerbou os estrangulamentos logísticos. Entre os operadores nacionais há quem admita, num cenário otimista, que a situação só deverá começar a estabilizar algures em 2023.
O mundo da logística e do transporte marítimo enfrenta um cenário nunca visto, sem a livre circulação de contentores e onde não há contentores livres suficientes, mesmo pagos a peso de ouro. Embora a pandemia, com todas as consequências ao nível dos confinamentos e da falta de pessoal, tenha agonizado a situação, Manuel Pizarro, partner & general manager da Zor, lembra que as debilidades do setor começaram com uma guerra comercial entre EUA e Ásia.
![]() |
Gestão do terminal ferroviário pelo Porto de Leixões é «mais um passo» para porto seco da Guarda
O Presidente da Câmara da Guarda considera que a passagem da gestão do terminal ferroviário para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo é «mais um passo» para a criação do porto seco. Segundo um decreto-lei publicado sexta-feira em Diário da República (DR), a gestão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda vai passar da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
![]() |
Porto de Aveiro prepara dragagens de manutenção de fundos
O Porto de Aveiro abriu concurso público para os trabalhos de dragagem que se irão prolongar durante 36 meses. O preço base dos trabalhos destinados à manutenção de fundos é de 3,740 milhões de euros. Uma operação de dragagem que é recorrente, por ser indispensável para assegurar a operação portuária.
![]() |
Bolsa de Emprego | Trabalho marítimo
Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor
A German Survey Marine tem vagas na sua bolsa de emprego para trabalhadores marítimos. Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor (Captain to Sea, Chief Mate / Nautical Patent Holder).
Áreas de Leixões, Aveiro ou Viana do Castelo.
![]() |
DGRM | 10 anos ao Serviço da Economia Azul Sustentável
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), celebra este ano dez anos desde a sua fundação. Para o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, «dez anos espelham com resultados todo o esforço que a DGRM tem feito, para contribuir para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável».
![]() |
Seis navios de mercadorias de bandeira portuguesa permanecem no Mar Negro
José Simão, responsável máximo pela DGRM, autoridade marítima nacional, adiantou ao Jornal Económico que estes navios “estão a terminar operações e contratos, devendo sair do Mar Negro nos próximos dias”, não tendo sido emitidos quaisquer pedidos de ajuda por parte dos comandantes desses seis navios.
![]() |
Navio russo fica fundeado em Viana do Castelo depois de Enercon recusar carregamento
Um navio russo está fundeado em Viana do Castelo desde segunda-feira sem autorização da Enercon para carregar material eólico, na sequência das sanções aplicadas à Rússia pela ofensiva militar sobre a Ucrânia, disse esta quinta-feira o comandante do porto.
Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, Silva Lampreia, adiantou que o cargueiro de bandeira russa Topaz Don chegou ao porto de Viana do Castelo na segunda-feira, às 20:15, e continua fundeado a aguardar instruções do armador russo, após ter sido impedido pela multinacional alemã de construção de aerogeradores de fazer o carregamento de pás e turbinas para torres eólicas para transportar para o Báltico.
![]() |
FILIPE COSTA
Investimentos em Sines vão reforçar a competitividade nacional
Os projectos anunciados para Sines nas áreas da petroquímica, energias renováveis, incluindo de hidrogénio verde, acessibilidades e infra-estruturas de dados e telecomunicações vão fazer do complexo uma estrutura ainda mais competitiva, garante o Presidente da Comissão Executiva da aicep global parques. A aposta mais recente em centros de dados e captação de cabos de amarração para dados, explica Filipe Costa, vai trazer novo negócio.
![]() |
Águas portuárias invadem Serralves
As esculturas sonoras de Tarek Atoui
O artista libanês Tarek Atoui apresenta no Porto a exposição Waters' Witness ("Testemunho das Águas"), patente até 28 de agosto, em Serralves, em que são explorados sons de vários portos do mundo, Leixões incluído, e sons "orgânicos" do parque.
Tarek Atoui é um artista e compositor eletroacústico. Um escultor do som. Desde 2014, o artista libanês visitou várias cidades portuárias, do Porto a Abu Dhabi, além da sua Beirute natal, em busca dos sons desses portos, gravando registos sonoros das atividades industriais, humanas e ecológicas desses ambientes.
![]() |
ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA «JUL» (JANELA ÚNICA LOGÍSTICA) NOS PORTOS DOS AÇORES
A Janela Única Logística («JUL»), ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias, encontra-se já em funcionamento nos Portos da Região Autónoma dos Açores desde o final da passada semana, estando toda a tramitação processual de suporte da movimentação de navios, pessoas e bens, que era assegurada através da Janela Única Portuária («JUP»), em transição plena para a nova plataforma tecnológica de funcionamento.
![]() |
Navios devem evitar mar Negro e de Azov e o estreito de Kerch
Portugal recomendou este sábado aos comandantes e operadores de navios nacionais para que abandonem as áreas de navegação próximas do conflito russo-ucraniano, como os mares Negro e de Azov e o estreito de Kerch.
![]() |
Porto de Leixões vai receber a Spartacus, a maior draga do mundo
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo anuncia a chegada para os próximos dias da Spartacus, a maior draga do mundo, que vai ser uma peça fundamental na empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do porto de Leixões.
“O porto de Leixões vai receber, nos próximos dias, a maior draga do mundo, a Spartacus. Trata-se de uma draga CSD (‘cutter suction dredger’ – draga de corte e sucção) que vai efetuar trabalhos no âmbito da obra de prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas, que está a decorrer e que prevê a criação de condições de melhoria da segurança e preparação do porto para a receção de embarcações de maior dimensão”, explica um comunicado da APDL.
![]() |
Armada cria grupo de trabalho para estudar futuro do Creoula
O Chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, ordenou a criação de um grupo de trabalho para estudar a melhor forma de conseguir a reabilitação do antigo lugre bacalhoeiro Creoula, entretanto convertido em navio de treino de mar mas sem navegar há mais de três anos, sem condições de navegabilidade.
![]() |
Relatório «Oceans future to 2050» para as empresas portuguesas da economia azul
O grupo DNV, importante player norueguês na economia azul, publicou recentemente o relatório “Ocean's future to 2050”. Uma previsão sectorial e regional de leitura aconselhável a todas as empresas portuguesas actuantes no sector.