Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Docapesca e autarquias querem potenciar Guadiana navegável

A Docapesca e os e municípios de Alcoutim, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Mértola assinaram um protocolo para estudar infraestruturas que permitam potenciar um rio Guadiana navegável.
O acordo visa regular as condições em que se irá estabelecer a cooperação e colaboração entre as partes, para a realização do «Estudo para Identificação das Infraestruturas Fluviais com Potencial para Dinamização Sustentável da Via Navegável do Rio Guadiana».

PORTO DE LEIXÕES

Três novos pórticos entraram já em funcionamento no Terminal Sul

A APDL e a Yilport Leixões deram conta da entrada em funcionamento, no dia 8 de Novembro, dos três novos pórticos de parque no Porto de Leixões, no contexto da obra de Reconversão do Terminal de Contentores Sul.

Assim, e «tendo em conta os prazos contratualmente previstos», entraram em funcionamento «três dos novos pórticos de parque instalados no Parque 3», adiantaram a administração portuária e a concessionária, que opera na infra-estrutura portuária. «Estes equipamentos de última geração funcionarão, numa primeira fase, por controlo remoto e, numa fase posterior, também de forma semi-automática, com supervisão».

Transitários querem apostar na digitalização do sector no rescaldo do congresso

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) apelou a uma aposta na digitalização do sector, um factor "disruptivo e diferenciador", no rescaldo do seu 18.º congresso, que decorreu nos dias 29 e 30 de outubro em Cascais.

Navios de Bandeira Portuguesa prestam socorro a duas embarcações em dificuldade em alto mar

Dois navios de bandeira portuguesa foram essenciais na prestação de auxilio a pessoas que necessitavam de ajuda em alto mar, tendo ambos cumprido com prontidão e eficácia as suas obrigações de ajuda na salvaguarda da vida no mar.

O primeiro episódio ocorreu na costa oeste dos Estados Unidos, a 10 de novembro, cerca das 02:00 horas locais, em que o navio graneleiro “Nordrubicon”, de bandeira portuguesa, foi investido pela Guarda Costeira dos Estados Unidos a prestar assistência e participar nas operações de busca e salvamento a uma embarcação em dificuldades nas proximidades.

EDIÇÃO N.º 134

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 134. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

APS e Extremadura Avante apresentam Projeto CALSIBA no Congresso da APLOG

O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, e o Subdiretor Geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez, apresentaram internacionalmente o projeto de cooperação transfronteiriça CALSIBA, no 23º Congresso de Logística da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Lisboa, sob o tema "Da Resiliência à Recuperação".

A apresentação enquadrou-se no painel intitulado "Infraestruturas - Mais Resiliência, Mais Crescimento", na qual os parceiros do projeto CALSIBA explicaram que este permitirá melhorar a competitividade e inovação do transporte multimodal de mercadorias no Corredor Logístico Atlântico Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras de informação e comunicação, aumentando a competitividade do tecido empresarial transfronteiriço.

ESTA QUINTA-FEIRA, EM VIANA DO CASTELO

II Jornadas do InovSea debatem redes de cooperação

As segundas jornadas de Inovação do projecto InovSea acontecem esta quinta-feira, dia 11 de Novembro, no Hotel Flor de Sal, em Viana do Castelo. O projecto InovSea tem como objectivo potenciar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME) que integram a economia do mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego.

O foco da segunda sessão são as redes de cooperação e o evento vonta com duas dezenas de entidades e empresas do sector, que vão dar a conhecer o que de melhor se tem feito em Portugal. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa participa na sessão de encerramento.

Trabalhos de Dragagem de Sedimentos

Empreitada de prolongamento do quebra-mar e das acessibilidades marítimas ao Porto de Leixões

Procurando dar resposta a dúvidas que têm sido levantadas pela população sobre a qualidade dos sedimentos que estão a ser dragados e a alimentar o trânsito litoral, a APDL divulgou, ao pormenor, uma série de esclarecimentos.

Fátima Alves elogia «capacidade de adaptação» dos operadores do Porto da Figueira da Foz

Em declarações ao jornal «Diário de Coimbra’, Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), fez um balanço de 2021, analisou alguns investimentos feitos no porto e deixou vários elogios aos operadores que dinamizam a infra-estrutura portuária. As declarações foram prestadas no âmbito do assinalar dos 55 anos desde que os molhes do porto foram inaugurados.

A 11 DE NOVEMBRO

Ciclo Mar à Conversa debate alterações climáticas e a pesca de Setúbal

“As alterações climáticas e a pesca de Setúbal” é o título de uma palestra a realizar no dia 11 de Novembro, às 14h30, no auditório da Casa da Baía, em Setúbal.
O encontro, do ciclo “Mar à Conversa”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito das actividades lúdico-pedagógicas de Setúbal Terra de Peixe, é conduzido pela bióloga marinha Rita Gamito Lopes.

PRÉMIO MÁRIO RUIVO

Concurso para a criação de filmes sobre o Oceano tem candidaturas abertas até 20 de Dezembro

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, lançado, a 25 de Outubro, tem como objectivo sensibilizar a sociedade para a temática do Oceano, homenageando aquele cientista e político (1927-2017), figura inspiradora na protecção e conhecimento do mar português.

O prémio, organizado pelo Ministério do Mar, em articulação com o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, visa galardoar os melhores projectos enviados a concurso para a criação de filmes que expressem o papel fundamental do Oceano na vida humana.

Rolos de chapa cresceram 65% no Porto de Leixões entre Janeiro e Setembro de 2021

Os rolos de chapa cresceram de forma bastante significativa, cerca de 65%, no Porto de Leixões no que diz respeito ao período Janeiro-Setembro de 2021 face ao período homólogo do ano anterior. A informação foi avançada pela administração.

Os rolos de chapa, em claro crescimento no Porto de Leixões, são uma matéria-prima que detém um amplo campo de aplicação em vários sectores, nos quais estão incluídos a Indústria (electrodomésticos, automóveis, contentores), a Construção Civil (tubagens, cofragens, separadores de protecção) e também a Agricultura (equipamentos agro-pecuários, silos, armazéns). Os rolos são cintados com banda de aço.

Porto de Sines realiza simulacro de evacuação de edifícios

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) participou esta sexta-feira, 5 de Novembro, no exercício A TERRA TREME, iniciativa a nível nacional promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizada com o intuito de sensibilizar para o risco sísmico e para a importância de adoção de comportamentos de autoproteção perante a ocorrência de um sismo.

AÇORES

GOVERNO PREVÊ NOVA GARE PARA O PORTO COMERCIAL DA GRACIOSA

O porto comercial da Graciosa vai beneficiar de um reordenamento operacional que contempla uma nova gare para acolher passageiros, cujo concurso público deverá ser lançado em 2022, anunciou o Presidente do Governo Regional dos Açores.
Fonte do executivo açoriano disse à agência Lusa que a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, surgindo a partir de um edifício previamente existente.

Portugal marca a agenda internacional dos oceanos:

Estratégias para o mar, canhão de Lisboa e espécies ameaçadas

Em termos de dimensão, superfície e volume "temos um grande domínio oceânico". A afirmação é de Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, na TSF, no programa Terra a Terra.

Nos tempos mais modernos, desde a Expo98 que Portugal marca também a agenda internacional porque não há muitos países que "olhem o mar como nós olhamos". Foi preciso chegar a 2015 para que os oceanos tivessem um objetivo "singular" e estivessem na agenda das Nações Unidas. "Portugal lutou e argumentou para que a agenda do desenvolvimento sustentável tivesse um objetivo relacionado com os oceanos", explica. No país, estamos perante a terceira estratégia nacional para o mar, o que demonstra que "Portugal é um dos países que tem relevância a nível da Europa no que respeita à economia do mar, apesar de existirem alguns arautos que passam a vida a diminuir o nosso percurso que é notável", acrescenta Ricardo Serrão Santos.

DGRM contratualiza 1,6 milhões de euros para empreitadas no Porto da Ericeira

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) procedeu à assinatura de dois contratos de empreitada para as necessárias obras no Porto da Ericeira, sendo o primeiro relativo às dragagens da Bacia Portuária e o segundo aos trabalhos de reforço da Cabeça do Quebra-Mar.

ANALISADOS INVESTIMENTOS EM SINES

aicep Global Parques reuniu com a PSA International

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, acompanhado por Mário Miranda Duarte, Embaixador de Portugal em Singapura, foi recebido por Tan Chong Meng, CEO do Grupo PSA Singapore Internacional: em análise estiveram temas como a expansão da capacidade do Terminal XXI, do Porto de Sines (operado pela PSA), e o dinamismo que a ZAL Sines poderá aportar ao desenvolvimento da região.

Navigator vai trazer cinco navios de eucalipto de Moçambique. Dois já chegaram

A Portucel Moçambique realizou a primeira exportação de madeira produzida em Moçambique durante o terceiro trimestre, anunciou a empresa no comunicado de apresentação de resultados. Ao todo serão cinco os navios a trazer eucalipto das plantações em Manica.

Do Porto da Beira saiu um navio com 32 mil metros cúbicos sólidos de madeira sem casca, com destino ao porto de Aveiro e daí para a fábrica da Navigator na Figueira da Foz. E não será o único.

Missão Empresarial da Câmara Luso-Alemã para o Sector Portuário | 23 DE NOVEMBRO

Empresas alemãs procuram parceiros de negócio em Portugal

Os desafios do Sector Portuário vão estar em foco no Simpósio Luso-Alemão sobre "Sector Portuário e Logística, incl. respetiva Digitalização em Portugal" que se realiza por via digital no dia 23 de novembro. Este simpósio faz parte da Missão Empresarial dedicada à mesma temática e traz a Portugal sete empresas alemãs fornecedoras de soluções e prestadoras de serviços que irão apresentar as suas propostas e conceitos inovadores bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.
 

FIGUEIRA DA FOZ

Porto assinala 55 anos com vários investimentos em preparação

Fátima Alves diz que as acessibilidades marítimas são uma prioridade e espera ter na autarquia uma aliada. A Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira (APFF), realça que sempre teve e espera continuar a ter, «um relacionamento muito profícuo com a Câmara», frisando a «estreita colaboração e frontalidade», que existiu no mandato de Carlos Monteiro, visando «conjugar os interesses do município e do porto».

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 [27] 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287