Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Constituída a Comissão de Planeamento de Emergência do Transporte Marítimo

O Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, criado através do Decreto -Lei n.º 43/2020, de 21 de julho, tem por objetivo central proceder à criação de uma estrutura que garanta a organização e preparação dos setores estratégicos do Estado — transportes, saúde, energia, água e resíduos, agricultura e alimentação, comunicações, cibersegurança — face a situações de crise.

No âmbito deste sistema, está integrado o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE), sob responsabilidade do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e do qual faz parte a Comissão de Planeamento de Emergência do Transporte Marítimo (CPETM).

Para a composição da CPETM, o Governo, através do Despacho n.º 10723/2023, determinou a sua composição, considerando as entidades com competências mais relevantes para a missão desta comissão.

Cabendo a presidência da CPETM à DGRM, o Governo, através do Despacho n.º 10729/2023, designou para presidente e vice-presidente desta comissão, o diretor-Geral e o Subdiretor-geral da DGRM, José Carlos Simão e Ricardo Segurado, respetivamente.

O planeamento civil de emergência é uma ação transversal a todas as áreas governativas do Estado, que visa garantir a liberdade de ação dos órgãos de soberania e o regular funcionamento das instituições democráticas, de modo a que, mesmo em situação de crise, estejam salvaguardadas a realização das tarefas fundamentais do Estado e a segurança das populações.

Consulte o Despacho n.º 10723/2023 relativo à constituição da CPETM
 

Consulte também o Despacho n.º 10723/2023 das nomeações da presidência da CPETM