Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Sines e ZILS presente na Expo Dubai
A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove a maior missão de internacionalização dos principais equipamentos e recursos associados à região do Alentejo, tais como o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines ou o Aeródromo de Ponto de Sor e o Aeroporto de Beja, no Pavilhão de Portugal da EXPO Dubai 2020, até 11 de fevereiro.
![]() |
DGRM com nota positiva em todos os parâmetros de Gestão do Estado de Bandeira
O relatório Shipping Industry Flag State Performance Table - 2021/2022, emitido pela International Chamber of Shipping (ICS), coloca Portugal com boa performance na gestão do Estado de Bandeira, atribuindo-lhe nota positiva em todos os parâmetros de medição.
![]() |
Navios em operação a nível mundial são inferiores às necessidades
Os mercados globais estão a funcionar com menos navios do que deveriam. A escassez de aço tem dificultado a construção e o preços dos fretes marítimos disparou em 2021 e no início deste ano.
![]() |
APDL FAZ BALANÇO DE 2021
LEIXÕES REGISTA NOVOS MÁXIMOS EM CONTENTORES E RO-RO
O Porto de Leixões movimentou 15,2 milhões de toneladas de carga em 2021, destacando-se novos máximos na carga contentorizada e no ro-ro e um forte crescimento na carga fracionada e nos granéis sólidos.
Na carga contentorizada, o movimento anual atingiu 717 954 TEUs (+2%) correspondendo a 7,1 milhões toneladas (+1,5%). No ro-ro foi superada, também pela primeira vez, a barreira de 71 mil unidades ro-ro (+12,2%) correspondendo a 1,5 milhões de toneladas movimentadas (+14,8%).
![]() |
Porto de Lisboa mantém rota de crescimento | Carga aumenta 5% em 2021
O Porto de Lisboa confirmou, em 2021, a recuperação gradual da sua atividade, registando mais de 9,4 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro e um crescimento de 5%.
José Castel Branco, da APL – Administração do Porto de Lisboa, sublinha que «os valores referentes aos últimos meses do ano evidenciam um aumento expressivo na movimentação da carga contentorizada em Lisboa, demonstrando a capacidade de recuperação e resiliência do porto ao serviço das empresas importadoras e exportadoras localizadas na sua área de influência».
![]() |
Porto de Sines e ANTRAM juntos na melhoria do acesso à portaria rodoviária do Terminal XXI
Numa iniciativa conjunta entre o Porto de Sines e a ANTRAM, teve lugar uma ação de sensibilização para a utilização da Express Gate na portaria rodoviária do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI.
A Express Gate é uma das soluções tecnológicas que permitem agilizar o processo de entrega e levante de contentores no Terminal XXI, sendo possível realizar agendamentos prévios, de acordo com a disponibilidade do terminal, por forma a reduzir tempos de espera, agilizando processos e contribuindo para o aumento da eficiência, ao longo de toda a cadeia logística.
![]() |
DGRM congratula-se com retoma de apoios a praticantes portugueses na marinha mercante
Cerca de 11 anos depois da última atribuição de subsídios a embarques de praticantes de oficiais da marinha mercante, realizou-se, dia 31 de janeiro, a cerimónia de assinatura dos primeiros novos contratos de bolsas a praticantes para embarque de oficiais de pilotagem ou de máquinas, de nacionalidade portuguesa.
No início do período da Troika os subsídios para embarques até 12 meses dos praticantes foram interrompidos e até à atualidade nunca mais tinham sido repostos. Finalmente, foram ontem assinados os primeiros contratos de atribuição de bolsas para praticantes, devendo seguir-se outros contratos que serão assinados a curto prazo.
![]() |
APDL anuncia dragagens de manutenção dos fundos do Porto de Leixões
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. iniciou segunda-feira os “habituais trabalhos de dragagem de manutenção de fundos do Porto de Leixões”.
Os trabalhos serão feitos com recurso à draga de sucção em arrasto Viking R, sendo que “a avaliação da qualidade e classificação dos sedimentos dragados é efectuada pelo IHRH – Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de acordo com o disposto na Portaria nº 1450/2007”, refere a APDL.
![]() |
Registo Internacional de Navios da Madeira sofre alterações
O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) sofreu alterações conforme consta de um Decreto-Lei, publicado em Diário da República.
As alterações foram efetuadas numa alínea referente à possibilidade de criação de “um grupo técnico composto por um mínimo de dois e um máximo de cinco especialistas, consoante as necessidades técnicas requeridas, designados por despacho do membro do Governo Regional da Madeira responsável pelos encargos com o apoio funcional à comissão técnica, sob proposta conjunta da comissão técnica e da DGRM”, com o intuito de “assegurar os padrões de qualidade e segurança marítima”.
![]() |
SAIBA PORQUÊ
As baleias comem debaixo de água, mas não se afogam
As baleias, conhecidas como gigantes dos mares, podem chegar aos 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. Embora com um peso destes seja difícil irem ao fundo, sempre que se alimentam, estes mamíferos engolem muita água junto com o krill – por vezes uma quantidade maior do que o próprio corpo. Então como é que não se afogam?
![]() |
DGRM autorizada a contratualizar quatro milhões de euros para manutenção dos Portos do Centro
O Conselho de Ministros, através da Resolução do Conselho de Ministros - RCM n.º 15/2022, de 27 de janeiro, autorizou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais para o triénio 2022-2024 nos Portos do Centro, no valor de quatro milhões de euros.
Estão englobados nesta autorização os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, os quais poderão ver aplicado adequadamente o Plano Nacional de Dragagens, no sentido de manter as cotas de serviço nos diferentes portos e as boas condições de segurança marítima.
![]() |
Porto de Viana do Castelo carrega 28 bobines gigantes para as Caraíbas
São 28 as bobines de grandes dimensões carregadas no Porto de Viana do Castelo, numa operação de carga de projetco com destino às Caraíbas.
De acordo com a entidade portuária, esta operação surge na sequência da escala do navio ANNEMIEKE no Porto de Viana do Castelo, que, depois de devidamente carregado, zarpa para o porto de Chaguaramas, em Trinidad e Tobago.
![]() |
STEPHEN MORAIS:
Portugal pode ter empresas à escala mundial na economia do mar
O CEO da Indico Capital Partners considera que a necessária resolução de problemas ambientais está a fazer emergir uma série de oportunidades de investimento em tecnologia e inovação. Uma grande oportunidade para Portugal, dada a sua grande exposição ao mar.
![]() |
Sabia que a cor dos animais marinhos muda consoante a profundidade?
Até ao momento, conhecemos apenas cerca de 240 mil espécies marinhas; contudo, como refere a WoRMS – World Register of Marine Species, estima-se que existam ainda mais de 1 milhão por ser descobertas. Existem assim muitas espécies que se distinguem pelas mais variadas características, seja pela forma do corpo, pelo tamanho ou pela coloração.
![]() |
Pedro Siza Vieira defende importância do mar para Portugal crescer sustentadamente acima da UE
O Ministro da Economia explicou que, em 2000, sucederam três acontecimentos “que, no seu conjunto, foram altamente negativos para a produtividade do país”. O ministro defendeu também que agora é o tempo do crescimento económico e que esse está ligado à economia azul.
O Ministério da Economia e da Transição Digital encerrou a sessão de lançamento do “Indico Blue Fund”, da Indico Capital Partner, que decorreu nas instalações da sociedade de advogados Cuatrecasas.
![]() |
Porto de Sines acolhe projecto de produção de macroalgas
Um projecto piloto de produção de macroalgas está a ser desenvolvido no Porto de Sines, beneficiando das características físicas e geográficas desta infraestrutura portuária. Na fase de testes, que terá a duração de um ano, o projecto prevê a instalação de estruturas em seis locais diferentes da área portuária onde serão realizadas experiências para a prova de conceito.
Este é um negócio que teve a sua génese na Ásia e atualmente está em crescimento em todo o mundo. Com utilizações diversas, as macroalgas são usadas para consumo humano, para produção de rações e alimentação animal ou até para produção de bioplásticos, cosméticos e farmacêuticos.
![]() |
Vila Náutica, um projecto estruturado de apoio à Náutica de Recreio no Estuário do Sado
Em Setúbal vai nascer um projecto sustentável, do ponto de vista ambiental, de apoio à Náutica de Recreio que vem complementar e reforçar a actual oferta composta pela Marina Setúbal, Boat Center, marina de Tróia e as docas de recreio na cidade de Setúbal.
Com uma área de 53000 m² e com a capacidade para parquear 450 embarcações, a Vila Náutica será implantada na zona da Mitrena e é um investimento de 12 milhões de euros que deverá estar concluída no Verão de 2023.
![]() |
Dragagens no porto de Esposende tiveram início quarta-feira
Face à actual situação de assoreamento no canal de entrada e interior do porto de Esposende, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) iniciou quarta-feira as dragagens nesta infraestrutura portuária com o objetivo de repor as condições de segurança para a navegação.
Serão investidos neste porto 1.200.000 euros nos anos de 2022 e de 2023, cabendo 800.000 euros no corrente ano e o restante em 2023.
![]() |
Sines aproxima-se dos 2 milhões de TEUS no melhor ano de sempre em carga contentorizada
O Porto de Sines continua a responder à adversidade do contexto pandémico com um crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEUS (contentores de 20 pés).
Mas se 2021 fica assinalado como o melhor ano de sempre nos contentores, ainda a registar 10% de crescimento no volume de carga movimentada no porto, com um total de 46,5 milhões de toneladas, números que atestam a competência e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines.
![]() |
DGRM celebra acordo com CCS - China Classification Society
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) celebrou um acordo com a “China Classification Society” (CCS), uma das maiores classificadoras de navios do mundo, para poder atuar no âmbito da certificação dos navios de bandeira portuguesa.
A CCS faz parte do Top10 mundial das Entidades Classificadoras de Navios, estando reconhecida pela Comissão Europeia para poder celebrar acordos com as Administrações Marítimas dos diferentes Estados Membros, sendo no caso português a DGRM.