Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PROJECTO LIDERADO PELA APS

Avanços do primeiro ano de NEXUS apresentados na 2.ª edição das «Agendas Mobilizadoras no Alentejo»

Decorreu, a 19 de Janeiro, a 2.ª edição do evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT) em Évora e sob a responsabilidade da PACT e CCDR Alentejo. Esta iniciativa voltou a reunir os líderes dos consórcios das agendas mobilizadoras com investimentos na região do Alentejo, numa sessão que pretendeu apresentar os principais avanços e resultados do 1º ano de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Neste âmbito, e enquanto líder da Agenda NEXUS, a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A., apresentou o ponto de situação do projeto, cujo principal objetivo é o de criar um ecossistema de inovação e promoção para a transição verde e digital do setor dos transportes e da logística, com especial enfoque nos corredores multimodais de Sines, e através do desenvolvimento de 28 produtos e serviços.

Porto de Aveiro e UA juntos em projecto de combate a espécies invasoras

O Porto de Aveiro pediu ajuda à universidade e o trabalho está em curso para controlar espécies invasoras.

Durante três anos estudam-se soluções para reduzir a área de invasoras com recurso a espécies que possam ter interesse para a qualidade ambiental.
Paula Maia, do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, apresentou o projeto no Ecomare em jornada de trabalho sob o tema “Co-desenvolvimento de soluções para a biodiversidade e resiliência climática”.

III Encontro de empreendedorismo:

Desafios da Economia Azul e a Sustentabilidade

O Fórum Oceano esteve presente no III Encontro de Empreendedorismo da Escola Básica e Secundária de Velas, que se realizou em São Jorge, Açores.

Gisela Sousa, Blue Nautical Stations Officer da Rede Estações Náuticas de Portugal (ENP), apresentou o projecto Nautical Portugal e o seu impacto sustentável, bem como os benefícios da integração dos Açores na rede. Numa altura em que é fundamental dotar a nova geração com as “competências azuis” necessárias, a nossa presença evento foi essencial para elucidar as mentes mais jovens de projectos inovadores existentes.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ REALIZA EMPREITADA DE PAVIMENTAÇÃO E MELHORIA DAS REDES PLUVIAIS

O Porto da Figueira da Foz tem em curso uma empreitada de melhoria de circulação na zona portuária que contempla o arranjo e pavimentação de algumas vias de circulação e terminais, bem como a correcção e melhoria das redes pluviais.

Com esta obra pretende-se uma maior eficiência na operacionalidade portuária, bem como a melhoria das condições de acesso à zona da Marina, destinada à atracação de grandes iates.

LANÇAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL PARA A MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS E INFRAESTRUTURAS DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

A Administração do Porto da Figueira da Foz deliberou no dia 11 o lançamento do Concurso Público Internacional para a Empreitada de Melhoria das Acessibilidades Marítimas e das Infraestruturas do Porto da Figueira da Foz com um preço base de 24,326 Milhões de Euros.

Esta empreitada é estrutural para o porto na medida em que capacitará as suas infraestruturas para receber navios de maior porte, dando resposta à tendência mundial de aumento da dimensão dos navios que operam no mercado, reforçando, ainda, as condições de segurança da navegabilidade e aumentando a eficiência das operações portuárias, permitindo ganhos de competitividade económica e ambiental.

Porto de Lisboa recupera linha da OOCL em serviço para a América do Sul

O regresso da OOCL ao Porto de Lisboa foi assinalado no dia 12 com a escala do porta-contentores Lady Jane, o primeiro navio do serviço EEX-Europe East Coast South America Express.

Esta escala está integrada no novo serviço para a América do Sul que teve início no último trimestre de 2023, o qual é operado conjuntamente por mais dois armadores, a COSCO e a ONE.

A disponibilidade oferecida por esta ligação reafirmou o posicionamento do Porto de Lisboa como plataforma de exportação para empresas nacionais, bem como para outros mercados europeus que poderão utilizar serviços feeder, beneficiando das vantagens que esta rota proporciona na ligação à América do Sul.

Ferrovia Sines-Caia será o primeiro troço de alta velocidade do país

O futuro Corredor Internacional Sul, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, em Elvas, a partir de 2025, será o primeiro troço ferroviário de alta velocidade do país, destacou o Governo.

À margem de uma visita ao troço Évora Norte – Freixo da nova Linha de Évora, que faz parte do Corredor Internacional Sul, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, assinalou uma das características desta ferrovia.

APDL REFORÇA COMPROMISSO DE SEGURANÇA NO TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) concluiu a revisão do Plano de Segurança Interno do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).

No âmbito da segurança, a APDL sempre pautou por priorizar a prevenção e a minimização dos diversos impactos das suas operações, antecipando e gerenciando os riscos associados, procurando rápidas respostas de forma a minimizar impactos, reconhecendo que todas as operações e ações apresentam diferentes níveis de risco.
 

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PRESENTES EM ENCONTRO PARA A PROMOÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO CORREDOR ATLÂNTICO IBÉRICO E SUA CONEXÃO A MADRID

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes em Salamanca, no Encontro para a Promoção do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Ibérico e sua conexão a Madrid, promovido pela Câmara de Salamanca.

Bloqueio no Mar Vermelho triplica preço dos transportes e atrasa entregas em Portugal

O recente aumento da instabilidade na região do Mar Vermelho, desencadeado pelos ataques dos Houthis, está a ter repercussões significativas no comércio internacional, com impacto direto nas empresas portuguesas. Nos últimos dez dias, o tráfego de mercadorias no Canal do Suez registou uma queda de 28%, obrigando 3,1% do comércio mundial a alterar as suas rotas, conforme reportado pelo jornal ECO.

Há um porto português estratégico na mira do exército americano

O Porto de Setúbal é o preferido dos norte-americanos na Europa Ocidental para o transporte de materiais militares entre a América e a Europa. Estão previstos vários carregamentos para 2024.

Pela primeira vez, um porto português foi utilizado para transportar material militar americano da Europa para os Estados Unidos. Esta operação inscreve-se na estratégia do Pentágono de diversificar as opções de transporte de equipamento militar entre os dois continentes.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA COM INSTITUTO HIDROGRÁFICO

A Administração do Porto da Figueira da Foz e o Instituto Hidrográfico assinaram, no dia 4 de janeiro, um protocolo de cooperação com vista à promoção do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informação técnica e científica, nomeadamente no que concerne à segurança na navegação, garantindo a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.

A realização de atividades de formação, projetos de investigação, conservação e de monitorização conjuntos nos domínios da hidrografia, oceanografia, química, geologia marinha e cartografia hidrográfica, são outras das iniciativas previstas, tendo por base os princípios da igualdade e da reciprocidade de vantagens.

Já conhece os 20 navios que se vão estrear no Porto do Funchal em 2024?

Até ao final do ano, os Portos da Madeira deverão receber 330 escalas, das quais 20 são estreias no Funchal. São mais 51 reservas de cais face a 2023, figurando um cenário positivo para 2024 que poderá superar, deste modo, os números de 2023, que fechou, recorde-se, com recorde de mais de 600 mil passageiros e 279 escalas.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA COM INSTITUTO HIDROGRÁFICO

A Administração do Porto de Aveiro e o Instituto Hidrográfico assinaram, no dia 4 de janeiro, um protocolo de cooperação com vista à promoção do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informação técnica e científica, nomeadamente no que concerne à segurança na navegação, garantindo a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.

Mar&Ar - Capacitar para Empreender: os resultados

O Projeto Mar&Ar – Capacitar para Empreender, que decorreu entre Maio de 2021 e Junho de 2023, foi cofinanciado pelo Compete 2020 – SIAC Promoção do Espírito Empresarial, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e pela AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Porto de Aveiro actualiza protocolo de cooperação com bombeiros de Ílhavo e Aveiro

O Porto de Aveiro actualizou o protocolo de cooperação com bombeiros do concelho de Aveiro e Ílhavo “definindo, com exactidão, o modo de integração dos Bombeiros daquelas Corporações na estrutura de combate a um eventual incidente na área de jurisdição” portuária.

Empresa Portos dos Açores regista maior volume de negócios de sempre em 2023

A empresa Portos dos Açores registou em 2023 o maior volume de negócios de sempre, atingindo os 25.289 milhões de euros, contra os 25.055 milhões de 2022, informa a gestora das estruturas portuárias da região.

Comandante Silva Lampreia é o novo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte

O Comandante Rui da Silva Lampreia tomou posse como Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, bem como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro e Leixões, rendendo nos cargos o Comandante Humberto Silva Rocha.

A cerimónia, que decorreu nas Instalações Navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones, tendo contado com a presença de diversas entidades da região.

Porto de Aveiro recebe propostas de novas concessões, uma das quais para parque de combustíveis

Nos últimos meses, a Administração do Porto de Aveiro recebeu dois pedidos, um para o terminal de granéis líquidos e outra para o terminal de contentores.

O Porto de Aveiro deu conta da existência dois interessados em terrenos, através de concessão da utilização privativa.

Novo navio da Marinha chama-se D. João II. Operacional no segundo semestre de 2026

O novo navio da Marinha Portuguesa vai chamar-se “D. João II” — um navio polivalente e inovador capaz de actuar em operações de emergência, vigilância, investigação científica e oceanográfica, monitorização ambiental e meteorológica. Conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e deverá ser entregue no segundo semestre de 2026.

Total: 354
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18