Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE AVEIRO REFORÇA DEFENSAS E CABEÇOS DE AMARRAÇÃO NA PONTE-CAIS 26 DO TGL

Encontra-se concluída a empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro.

Esta obra, executada por 207.027,34€ e em 120 dias, teve como objectivo dotar aquela infraestrutura das condições necessárias para receber navios até 40.000 toneladas de deslocamento.

A empreitada consistiu na substituição das defensas existentes por novas, com maior capacidade de absorção, e pela substituição dos cabeços de amarração de desengate rápido de 60 toneladas por novos com 80 toneladas.

Com a conclusão desta obra, a Ponte-Cais 26 do Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro passa a poder receber navios de maior porte, com total segurança, dando resposta às necessidades crescentes do mercado.

Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença pela segunda vez na Breakbulk Europe

Os Portos de Lisboa e Setúbal vão estar presentes, pela segunda vez, numa das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga fracionada, a Breakbulk Europe, em Roterdão, de 21 a 23 de maio.

Este evento reúne anualmente mais de onze mil profissionais, de diversos setores, representados por cerca de 600 expositores de 126 países. Trata-se de uma plataforma em rede, verdadeiro palco para consolidar e potenciar negócios. As vertentes da sustentabilidade e inovação estão cada vez mais presentes, uma vez que são cruciais para o desenvolvimento dos portos e de toda a cadeia de abastecimento.

PORTO DA FIGUEIRA PRESENTE NA ASSEMBLEIA GERAL DA CRUISE EUROPE

O Porto da Figueira da Foz esteve presente na Assembleia Geral da Cruise Europe, em Estocolmo.
Durante dois dias, para além da Assembleia Geral da Cruise Europe, onde foram eleitos novos membros para o Conselho Diretivo e discutidas estratégias de crescimento e promoção, aconteceram, em paralelo, um conjunto de reuniões e conferências onde foi possível, ao Porto da Figueira da Foz, alargar a rede de contatos.

Joaquim Sotto Maior, Diretor de Coordenação Portuária do Porto da Figueira da Foz, teve oportunidade de fazer uma apresentação na reunião da Região Atlântica, dando destaque às potencialidades turísticas da Região Centro, bem como à obra da melhoria das acessibilidades marítimas do Porto da Figueira da Foz, que após a sua conclusão passará a reunir condições para acolher navios de cruzeiro de maior porte.

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre do ano

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16%, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada.

Destaque para o segmento da Carga Geral, onde se inclui a Carga Contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%. De notar que a Carga Geral representa já 50% do total movimentado em porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%.
 

Maersk avisa que perturbações no transporte marítimo no Mar Vermelho têm vindo a aumentar

As perturbações no transporte marítimo de contentores no Mar Vermelho “têm vindo a aumentar”, prevendo-se que “reduzam em 20% a capacidade do sector” entre o Extremo Oriente e a Europa no segundo trimestre, adverte a empresa dinamarquesa Maersk.

Ao desviar o tráfego de contentores do Canal do Suez, passando pelo sul de África — isto é, pela rota do Cabo da Boa Esperança –, a Maersk prevê que a capacidade do sector do transporte marítimo de contentores entre o Extremo Oriente, o Norte da Europa e o Mediterrâneo se reduza em 15% a 20% no segundo trimestre deste ano.

“A área de risco alargou-se” e os ataques das forças houthis do Iémen “estendem-se ainda mais ao largo”, esclarece a Maersk num aviso aos seus clientes, citado pela Bloomberg.

A 15 DE MAIO

Congresso Mundial das Espécies

O Oceanário de Lisboa lança-lhe o convite para participar no evento satélite no âmbito do World Species Congress, a realizar-se no dia 15 de Maio, no Auditório Mar da Palha do Oceanário de Lisboa, em colaboração com o movimento Reverse the Red.

O Congresso Mundial das Espécies terá como objetivo partilhar histórias e exemplos de sucesso na conservação de espécies, e incentivar 100 000 compromissos e ações para conservação das espécies, contribuindo assim para reverter o seu declínio.

Terminou operação de limpeza ao sargaço na área do Porto do Funchal

Só durante a manhã, foram recolhidos 5 m3 que foram colocados no Centro de Fruticultura de S. Martinho, por orientação do Governo Regional. Nesta operação de limpeza estiveram envolvidas nove pessoas, uma embarcação, uma viatura de caixa aberta e uma máquina de movimentação de carga.

Entretanto, a APRAM tem dado também continuidade à limpeza de sargaço na ilha do Porto Santo.

Inscrições decorrem até 18 de maio

II Corrida do Porto de Setúbal realiza-se dia 19 de maio

A II Corrida do Porto de Setúbal, organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, com a organização técnica da HMS Sports Consulting, realiza-se no dia 19 de maio.

A prova, de 10km, decorre entre as 09h00 e as 11h00, com partida e chegada no Parque Urbano de Albarquel. Em paralelo, realiza-se a Caminhada de 5km, com início também às 9h, no mesmo local. O evento termina com a cerimónia de entrega dos prémios sendo que os três primeiros classificados masculinos e femininos receberão um troféu. A todos os participantes, que cortem a meta da II Corrida do Porto de Setúbal 10 Km e 5 Km, será entregue uma medalha entre outras ofertas dos patrocinadores.

Lídia Bulcão salienta importância dos portos e do shipping na economia global

A secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, salienta a importância dos portos e do shipping na economia global e os desafios que a indústria enfrenta, destacando que “estes são tempos de mudança e desafios à escala global: na digitalização e na luta contra as alterações climáticas, entre muitas outras. Também nesta área, os portos e o transporte marítimo são estruturas que desempenham um importante papel na economia global”.

O simbólico encontro do sector marítimo, portuário e logístico decorre até dia 10 de Maio

Portos de Lisboa e Setúbal recebem Portugal Shipping Week 2024

A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira a Flagship, a conferência mais emblemática do Portugal Shipping Week 2024 (PSW 2024), que este ano tem como hosts os portos de Lisboa e Setúbal.

O encontro que é considerado como um dos mais representativos do setor marítimo, portuário e logístico a nível europeu, decorre até dia 10 de Maio nos dois portos, tendo como mote a descarbonização do sector e dos transportes marítimos e como grande objectivo posicionar Portugal enquanto centro global dos transportes marítimos e logística.

OPERAÇÃO ÁRTICO 2024 - NRP Arpão navega debaixo do gelo pela primeira vez

Após concluída a primeira patrulha de 22 dias ao serviço da NATO, na Operação BRILLIANT SHIELD, o NRP Arpão atracou no porto de Nuuk, na Gronelândia, de forma a realizar uma paragem logística e a preparar a próxima fase da missão, a navegação debaixo da placa de gelo Ártico.

Ao chegar a Nuuk, o navio foi recebido por algumas dezenas de pessoas no cais, que se encontravam bastante curiosas com a chegada de um submarino a um lugar tão recôndito como a Gronelândia. Embora as paragens nos portos tenham como objetivo primário a logística, também são aproveitadas para o descanso das guarnições. Porém desta vez foi ligeiramente diferente, o navio ia iniciar uma das suas maiores aventuras até à data.

APDL lança Concurso Público para Modernização da Ponte Móvel de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia o lançamento do concurso público para a Empreitada de Modernização da Ponte Móvel de Leixões, conforme publicado, a 2 de Maio, no Diário da República. Este projeto, cujo prazo para apresentação de propostas encerra a 30 de maio de 2024, representa um passo significativo na melhoria desta infraestrutura portuária e na garantia da sua operacionalidade contínua.

Com um valor estimado em 4.500.000,00 euros, o concurso para a modernização da Ponte Móvel abrange a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, bem como a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a repavimentação da faixa de rodagem. No âmbito desta empreitada, está ainda prevista a substituição das rótulas deste equipamento, o que irá exigir a sua imobilização por um período máximo de 90 dias.

Porto de Sines estreita relacionamento com portos mexicanos

No dia 29 de abril, o Porto de Sines recebeu uma comitiva mexicana liderada pela Embaixada do México em Lisboa, e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio.

A delegação foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, que destacou o potencial de crescimento económico entre ambas as regiões com o estabelecimento do corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines, focando as principais características e investimentos levados a cabo pelo Porto de Sines e respetiva comunidade portuária, industrial e logística que fazem com que Sines seja considerado um hub privilegiado para a entrada das exportações do mercado américo latino na Europa.

Inquérito «Barreiras à Internacionalização das Empresas Portuguesas»

Vimos por este meio convidar as empresas portuguesas a participar num inquérito online sobre as barreiras à internacionalização, produzido em parceria pela AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e pela DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas.

Os resultados deste inquérito permitirão desenvolver ações específicas para apoio às empresas no objetivo da internacionalização, dando resposta às suas necessidades concretas e acelerando todo o processo de identificação e abordagem dos problemas.

APP PRESENTE NA ESPO 2024, EM PARIS

Decorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Comet Bourse, em Paris, a ESPO 2024, a 20.ª edição da Conferência Anual da Organização Europeia dos Portos Marítimos, organizada em conjunto com a Union des Ports de France (UPF) - associação comercial dos portos comerciais e de pesca franceses.

Oportunidade para a comunidade portuária europeia unir e partilhar conhecimentos, preparando em conjunto o caminho para uma Europa sustentável, resiliente, inteligente e mais competitiva, na qual os portos desempenham mais do que nunca um papel crítico e estratégico.

João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Presidente da Direção da APP – Associação dos Portos de Portugal –, participou no debate “FIM DE UM MANDATO PARLAMENTAR – O GRANDE DEBATE POLÍTICO” que juntou na mesma mesa, Karima Delli, eurodeputada e presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, Herald Ruijters, diretor adjunto da DG MOVE, Stéphane Raison, CEO da HAROPA Port e Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges.

De 6 a 10 de maio

Porto de Lisboa recebe Portugal Shipping Week

O Porto de Lisboa recebe a Portugal Shipping Week 2024, de 6 a 10 de maio, com várias iniciativas em Lisboa e Setúbal dedicadas à descarbonização do transporte marítimo e dos portos, e a forma como todo os intervenientes (governos nacionais, portos, terminais e comunidade marítima) se estão a preparar para este desafio.

A terceira edição deste evento é organizada pela Petrospot em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Nautica Infante D Henrique.

A Portugal Shipping Week 2024 (PSW2024) pretende posicionar Portugal enquanto centro global de transporte e logística marítima e um ator cada vez mais importante na transição energética europeia e mundial.

NO VALOR DE 4,5 MILHÕES DE EUROS

PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREITADA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PORTARIAS DIGITAIS

Foi já publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para Empreitada de Implementação de Portarias Digitais no Porto de Aveiro, com o valor base de 4,5 Milhões de Euros.

O projeto consiste na operacionalização do controlo de acessos terrestres, através da reconfiguração e valorização do edificado existente, da digitalização dos processos de validação nas portarias do Porto de Aveiro - Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos - e da implementação de tecnologias que permitam o reconhecimento, a validação e o registo de pessoas, veículos e mercadorias, à entrada e saída dos referidos terminais.
 

Sea-Intelligence:

Rentabilidade dos armadores voltou a níveis pré-pandémicos em 2023

De acordo com a consultora internacional nórdica Sea-Intelligence, a rentabilidade dos armadores fixou-se, em 2023, em níveis próximos àqueles registados antes da pandemia de COVID-19. No baçanço de 2023, os armadores registaram quedas abruptas nos lucros face ao ano de 2022, com variação entre os 46,6% e 62,6%, adiantou o último relatório da empresa de análise de dados do 'Shipping' global.

PORTO DE AVEIRO MOVIMENTOU MAIS DE 5000 PÁS EÓLICAS DESDE 2009

A 12 de abril zarpou do Porto de Aveiro o navio BBC Livorno, carregado com 15 pás eólicas, com destino à Finlândia.

Agenciado pela PTM Ibérica e operado pelo Operador Portuário do mesmo grupo, este foi mais um navio a deixar o Porto de Aveiro, líder nacional na movimentação desta tipologia de carga, carregado com Pás Eólicas, produzidas na fábrica da Siemens Gamesa, em Vagos.

Desde 2009, que no Porto de Aveiro já foram carregadas mais de 5000 pás eólicas, traduzindo-se numa média de 300 pás/ano e 28 pás/mês, tendo a primeira operação sido realizada em janeiro desse ano, no Terminal Sul, que carregou a bordo do navio “Flinterrebecca” 4 pás eólicas, produzidas na VESTAS EOLICA SAL, em Madrid.

ATÉ 15 DE MAIO

CANDIDATURAS ABERTAS - Projeto ATLIC - LABORATÓRIOS DE ECONOMIA AZUL

Já conhece o Projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities?
O principal objetivo é criar uma comunidade piloto chamada Economia Azul de Inovação Atlântica.

Este projeto, aprovado pelo Programa Interreg Atlantic Area 2021 – 2027, integra uma rede de 10 parceiros europeus, sendo o Município de Santo Tirso o Parceiro Líder, provenientes de Portugal, Espanha, França e Irlanda, que conjuntamente pretendem desenvolver um ecossistema colaborativo onde os jovens podem idealizar, criar e dimensionar suas propostas e soluções através de laboratórios de inovação para a ECONOMIA AZUL no espaço atlântico.
 

Total: 472
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24