Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Setúbal opera 3 navios ro-ro em simultâneo

O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal operou no dia 4 de junho três navios ro-ro em simultâneo (“Patara”, “Neptune Odissey” e “Comet Ace”), no total foram descarregadas cerca de 440 viaturas ligeiras novas e carregadas 1400 viaturas produzidas na fábrica AutoEuropa, em Palmela.

Esta operação é um importante sinal da recuperação da carga ro-ro no Porto de Setúbal, e da economia nacional, sendo de destacar o peso maioritário da exportação de viaturas fabricadas em Portugal e também a descarga de veículos novos.

PEDRO NUNO SANTOS:

Grupo ETE é um dos «grandes exemplos» de empresas lusas «de sucesso»

O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação marcou presença, a 7 de Junho, na cerimónia de apresentação do novo navio da CV Interilhas, o ‘Dona Tututa’, ocorrida nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. Pedro Nuno Santos deixou rasgados elogios ao Grupo ETE, que, aos olhos do governante, é um caso de «sucesso» – nacional e internacional – sustentado «ao longo de muitas décadas».

Presidente defende modelo de desenvolvimento dos oceanos assente na sustentabilidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu, dia 8, o "valor estratégico do mar português", alertando para a "necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", numa mensagem sobre o Dia dos Oceanos.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", lê-se na mensagem publicada no sítio da internet da Presidência da República, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que o Chefe de Estado assinalou no Funchal, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

DGRM lança concurso para dragagem em Tavira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou o concurso para a dragagem do Porto de Tavira, de forma a restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação.
Serão retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral de forma a alimentar as praias com défice de areias.

APS certifica Sistema de Gestão da Conciliação

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu a certificação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores, atribuída pela Bureau Veritas de acordo com a norma NP 4552:2016.

Esta certificação, pioneira no setor portuário nacional, representa o reconhecimento das preocupações da empresa relativamente a boas práticas laborais, a apoio profissional e desenvolvimento pessoal e a serviços e benefícios, que vão ao encontro das necessidades dos stakeholders.

CARLOS FIGUEIREDO, DOCAPESCA:

Smart Ocean «é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca»

“O centro Smart Ocean, do qual a Docapesca é membro fundador, é um grande exemplo de como várias actividades se podem juntar na área do porto de pesca. Vai ser uma âncora de desenvolvimento e melhoria do potencial de novas empresas para o negócio do peixe”, garante Carlos Figueiredo, administrador da Docapesca – Portos e Lotas.

O responsável, que falava na sessão de encerramento da conferência internacional “Do Mar à Sociedade”, começou por salientar que, “tendo uma posição crítica na nossa comunidade costeira, os portos de pesca portugueses são clusters de uma tradicional indústria do oceano e actividades emergentes que providenciam um potencial para a inovação e desenvolvimento”.

Apanhar coral-vermelho pode agora valer uma coima de cinco milhões de euros

Decreto-lei que entrou em vigor no início deste mês atribuiu um regime de protecção a algumas espécies ameaçadas em território português. Além do coral-vermelho, fica proibida a captura de cavalos-marinhos, pepinos-do-mar e corais-negros, entre outras espécies. Uma novidade que chegou a tempo do Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho.

 

Pilotos testam em Espanha melhoria da acessibilidade ao Porto de Aveiro

A Administração do Porto de Aveiro tem já dois cenários para melhorar a acessibilidade marítima, que vão ser testados num simulador, em Espanha, pelos pilotos da barra, reveloufonte portuária.
De acordo com Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), há dois cenários de modelação desenvolvidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com a participação da Universidade de Aveiro, que deverão ser testados, até setembro, pelos pilotos.
 

Navios da Atlânticoline vão monitorizar biodiversidade marinha dos Açores

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, por via da Direcção Regional dos Assuntos do Mar, reuniu-se, na Horta, com a Atlânticoline com o objectivo de cooperar na conservação da biodiversidade marinha dos Açores, uma colaboração que é estabelecida ao abrigo do projecto LIFE IP Azores Natura e que será concretizada num protocolo de cooperação entre as duas entidades.

A articulação entre a Atlânticoline e a Direcção Regional dos Assuntos do Mar prevê o registo sistemático, por observadores embarcados, de megafauna e lixo marinho, avistáveis a partir dos navios da empresa transportadora. Em paralelo, será divulgada, durante as viagens, informação sobre as espécies marinhas observadas.

DGRM já pode certificar navios para navegação no Reno

Foi publicado a 1 de junho o Decreto-Lei n.º 40/2021, que assegura a execução na ordem jurídica portuguesa das condições de acesso ao regime reservado pela Convenção Revista para a Navegação do Reno às embarcações que podem navegar no rio Reno.

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) é a entidade competente para a emissão dos certificados que comprovam que a embarcação pertence à navegação do Reno, nos termos e para os efeitos do disposto nos artigos 2.º e 5.º do Regulamento de Aplicação das disposições do terceiro parágrafo do artigo 2.º da Convenção Revista para a Navegação do Reno.

ANTÓNIO COSTA:

Sines tem agora «o maior data center do Sul da Europa e outros vêm a caminho»

Na inauguração do primeiro cabo de fibra óptica de alta velocidade entre Portugal e o Brasil, o primeiro-ministro afirmou que Sines, além de um dos maiores portos da União Europeia, vai agora ser também “um grande porto de dados e de conhecimentos nos próximos 25 anos”.

Ministro do Mar participa no Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o ODS 14, na sede da ONU

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa na sessão de abertura do “Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha”, que se realiza esta terça-feira, 1 de Junho, às 15 horas, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Este encontro visa preparar a 2ª Conferência das Nações Unidas para o Oceano, que tem como co-anfitriões os Governos de Portugal e do Quénia e que deverá decorrer em Lisboa, em 2022.

EUROMAR aposta no Pireu

Momento «histórico para a empresa e para o MAR», diz Carla Olival

A empresa EUROMAR abriu um novo escritório no estrangeiro: a cidade portuária grega de Pireu foi a escolhida. Este passo é tido como um reforço da internacionalização da empresa e, simultaneamente, uma intensificação da aproximação do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) aos grandes armadores internacionais. Para Carla Olival, directora executiva da EUROMAR, trata-se de um momento «histórico».

Governo autoriza compra de seis navios de Patrulha Oceânicos para a Marinha Portuguesa

O Conselho de Ministros aprovou a resolução que autoriza a aquisição de seis novos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO), da classe Viana do Castelo, destinados às missões da Marinha Portuguesa.

A gestão do Programa de aquisição dos NPO, em articulação com a Marinha Portuguesa, é atribuída à IdD – Portugal Defence”. O investimento máximo previsto é de 352 milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor. A entrega dos navios de classe Viana Castelo será faseada e anual, com início previsto para o final de 2023.

TERÇA-FEIRA, 31 DE MAIO

«Conversas Fora de Bordo» no Porto de Setúbal

As "Conversas fora de Bordo" seguem este mês para o Porto de Setúbal. O formato de debate e análise, organizado pela Associação de Transitários de Portugal (APAT), vai abordar temas como a intermodalidade rodo-ferroviária, as principais tendências do sector da Logística e Transporte e os novos investimentos da infra-estrutura portuária de Setúbal.

Porto de Aveiro cresce 5,7% em abril e reforça foreland

Em abril de 2021, o Porto de Aveiro registou um crescimento de 5,7% face ao período homólogo, movimentando 438 509 toneladas. Contribuíram para este aumento do tráfego portuário, a carga geral fracionada (4,2%), os granéis sólidos (3,8%), e os granéis líquidos (13,1%).

Viana do Castelo estuda plataforma logística intermodal e acessos ferroviários ao porto comercial

O Município de “Viana do Castelo, no âmbito da sua Agenda do Mar, vai propor que seja feito um estudo de viabilidade para a construção de um porto seco (plataforma logística intermodal) e também os acessos ferroviários ao porto comercial, em estreita articulação entre ambos os investimentos”, revelou o presidente da autarquia, José Maria Costa.

MADEIRA

Concluídas primeira e segunda fase da requalificação do cais da Ribeira Brava, no valor de 1,7 milhões

Estão concluídas a primeira e segunda fases da obra de requalificação do cais da Ribeira Brava no valor de 1,7 milhões de euros. A requalificação do cais “insere-se num conjunto de obras que consta de um contrato-programa da APRAM (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) de requalificação dos portos da Madeira”, num valor global de 5,8 milhões de euros.

ESTA TERÇA-FEIRA, 25 DE MAIO

Lars Jensen - Liner shipping transformation - changing business models in the 2020s

A AGEPOR, em colaboração com a conceituada CBS - Copenhagen Business School, promove esta terça-feira, dia 25 de Maio, às 10.00, um webinar no qual Lars Jensen, CEO da Vespucci Maritime / SeaIntelligence , se irá debruçar sobre as transformações dos modelos de negócio e tendências actuais e futuras do Shipping com enfoque especial nas Linhas Regulares contentorizadas.

Com uma vasta experiência na área, e analista de referência no Shipping mundial, Lars Jensen fará um Webinar de 40 minutos com possibilidade de perguntas e respostas ajustado á realidade portuguesa e europeia que certamente será enriquecedora para todos os participantes.
 

APL inicia testagem dos trabalhadores para SARS COV2

A Administração do Porto de Lisboa deu início a 21 de maio ao processo de testagem dos seus trabalhadores, com caráter regular, e com incidência nos grupos afetos a áreas de natureza operacional do Porto de Lisboa (pilotos, mestres, motoristas marítimos, marinheiros e pessoal da fiscalização) cuja atividade tem um grau de exposição maior ao risco de contágio.

Total: 5735
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 [38] 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287