Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha
A Arsenal do Alfeite entregou à Marinha uma embarcação salva-vidas, totalmente construída naquele estaleiro, com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.
A construção desta embarcação, de 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projecto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.
![]() |
Porto de Setúbal celebra 98 anos a crescer
O Porto de Setúbal comemorou a 18 de Dezembro 98 anos de actividade como indutor do desenvolvimento tanto regional como nacional. Mesmo durante estes dois últimos anos marcados e condicionados pela crise da pandemia covid-19, a “resiliência” e investimento, como diz José Castel-Branco, administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tem sido o caminho desta infra-estrutura portuária, e não parou de modernizar nos seus vários sectores de actuação.
![]() |
APL e Liscont assinaram aditamento da concessão
Terminal de Alcântara garante investimento de 123,8 Milhões de Euros
A APL - Administração do Porto de Lisboa S.A. e a Liscont, S.A., no seguimento da publicação do decreto-lei que autoriza as alterações às bases do contrato de concessão do direito de exploração do Terminal de Contentores de Alcântara, assinaram um aditamento ao referido contrato.
Concretiza-se assim o plano de investimentos previsto, de 123,8 milhões de euros, para modernização e aumento da eficiência operacional do terminal de Alcântara. Este investimento visa a melhoria das condições de segurança do terminal e a melhoria da sustentabilidade ambiental das operações.
![]() |
ESTA SEGUNDA-FEIRA
DGRM apresenta o projecto de investigação NAVSAFETY
Sob coordenação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), vai realizar-se o Webinar de apresentação do Projeto “NAVSAFETY - Tecnologias emergentes de deteção remota no suporte em tempo real à segurança da navegação em zonas portuárias” esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, no qual serão apresentados os principais resultados obtidos no decurso dos dois anos de investigação dedicada.
![]() |
Navio-patrulha «Mondego» substitui «Sines» em missão na RAM
O navio-patrulha NRP Mondego encontra-se na Região Autónoma da Madeira, onde lhe ficarão atribuídas missões no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar e patrulha e vigilância dos espaços marítimos, contribuindo assim para cumprir as funções de segurança e autoridade do Estado no mar, refere uma nota do Comandante da Zona Marítima da Madeira.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Evento «Ocean Campus»
Realiza-se esta sexta-feira, pelas 11:00, o evento “OCEAN CAMPUS”, de assinatura dos contratos de concessão entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian e entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Champalimaud.
![]() |
Candidatura liderada pelo Porto de Sines seleccionada para a segunda fase das Agendas Mobilizadoras do PRR
Com um investimento a ascender a 94 milhões de Euros, o Pacto de Inovação NEXUS, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos seleccionados para passar à segunda fase, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este consórcio, o único liderado por uma administração portuária, é constituído por 27 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo importadores, exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.
![]() |
DGRM enfatiza «excelente performance» da Bandeira Portuguesa e do registo MAR
A Bandeira Portuguesa escalou dois lugares no ranking mundial, passando agora a ocupar a décima quarta posição, de acordo com o último relatório da UNCTAD sobre o Shipping. Em reacção a este desenvolvimento, a DGRM enfatiza a «excelente performance» e realça a competitividade do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), grande dinamizador deste resultado positivo.
![]() |
Cooperação entre o IPIAAM e o GAMA
O IPIAAM celebrou um protocolo de cooperação institucional com o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica da República Portuguesa (GAMA), cuja cerimónia de assinatura foi presidida pelo Ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos, que destacou a importância do protocolo assinado na criação de novas sinergias na área marítima, contribuindo para a fiscalização e controlo dos portos, para o fortalecimento da economia do mar e para aprofundar as relações entre países irmãos, como são Portugal e Cabo Verde.
![]() |
INVESTIMENTO DE 1,6 MILHÕES DE EUROS
Obras da DGRM no Porto da Ericeira decorrem a bom ritmo
As obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), estão a decorrer a bom ritmo, estando já em fase avançada o transporte dos enrocamentos de grande dimensão, provenientes de três pedreiras da zona centro de Portugal, para a zona da obra.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
IPMA PROMOVE DEBATE SOBRE AS AMEAÇAS AO AMBIENTE MARINHO PORTUGUÊS
Ameaças e observação do ambiente marinho na costa portuguesa são os dois grandes temas no debate promovido pelo IPMA e o MED Interreg-Espaço Mediterrâneo.
O evento tem como objectivo promover o debate sobre ameaças e observação no ambiente marítimo na costa portuguesa, incluindo palestras e mesas redondas para a discussão do tema, onde estarão presentes parceiros do projeto que está a ser desenvolvido com a ajuda da SHAREMED.
![]() |
Grupo Sousa concluiu a implementação da solução SAP S/4HANA na suas operações
O Grupo Sousa anunciou a conclusão do projecto de desenvolvimento e implementação da solução SAP S/4HANA na sua estrutura e nas operações que desenvolve em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
A escolha deste ERP de nova geração para a base do processo de transformação, explicou o grupo, constitui um dos vectores da estratégia de crescimento e consolidação do Grupo Sousa, alicerçado «na optimização e integração tecnológica e digital dos processos, abrangendo as funções financeira, controlling, recursos humanos, compras e gestão de stocks, vendas e distribuição, operações portuárias e gestão de manutenção».
![]() |
William Barneoud:
«O sector da logística está mergulhado numa grande revolução»
Durante o Congresso da APLOG (ocorrido no Parque das Nações, em Lisboa), William Barneoud analisou a evolução tecnológica no seio do sector da Logística, enfatizando a importância deste vertente tecnológica para alcançar cadeias de abastecimento mais ágeis e resilientes, com uma vincada presença de automação e em cujos centros logísticos predomina o binómio homem-máquina para oferecer serviços de alto valor acrescentado.
![]() |
ANA PAULA VITORINO
Mundo em transição torna vital «complementaridade entre regulação e supervisão»
Durante a sua intervenção, no âmbito da conferência ‘Regulação e mobilidade: Que Futuro?’, realizada a 9 de Dezembro, no Porto de Lisboa, Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), realçou que o mundo actual, pautado por um constante pendor de transformação, necessita, de forma crucial, de uma «complementaridade entre a regulação e supervisão».
![]() |
Largura de banda via subaquática deverá crescer seis a oito vezes nos próximos quatro anos
Portugal vai receber quatro cabos submarinos até 2025. São mais 600 Terabits por segundo que aí vêm. Um estudo recente revela que os cabos submarinos deverão contribuir para um reforço de €500 milhões do PIB português nos próximos anos.
Até 2025, Portugal vai garantir um aumento de 600 Terabits por segundo (Tbps) da largura de banda disponibilizada pelas comunicações com o estrangeiro. À Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) já chegaram quatro processos com vista à instalação de quatro cabos de telecomunicações submarinos.
![]() |
NA SUA UNIDADE NO PORTO DE AVEIRO
CS Wind ASM Industries anuncia 260 Milhões de investimento
A CS Wind ASM Industries, maior produtora nacional de torres eólicas e fundações offshore, anunciou que vai investir 260 milhões de euros na sua unidade instalada no Porto de Aveiro. O anúncio foi feito durante uma visita do ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes. Adelino Matos, CEO da empresa fabricante de equipamentos e soluções de aço para energia eólica, revelou que submeteu “o projecto de investimento de 260 milhões de euros, nos próximos quatro anos, com o objectivo de triplicar a capacidade que temos hoje, nesta fase”.
![]() |
Expo 2020 Dubai: Portugal, Um Mundo num País
Sob o mote “Portugal, um mundo num país”, Portugal apresenta-se na Expo 2020 Dubai como um país que outrora conectou o mundo pelos mares, lançando as sementes da globalização, e que é aberto ao mundo, à diversidade e a todas as culturas.
Ao longo de seis meses, a participação portuguesa mostra ao mundo o talento e o dinamismo de Portugal e dos portugueses. Da vertente económica, das empresas e produtos, à cultura e ciência, passando pelo turismo e gastronomia, o Pavilhão de Portugal apresentará na Expo 2020 Dubai o que de melhor se faz no país, sem esquecer o elo que tudo liga, o talento português, bem como reforçará os laços com o país anfitrião e com a região, potenciando assim oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.
![]() |
Sines entre os 15 maiores portos europeus de contentores
O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.
Esta classificação no ranking dos maiores portos da União Europeia revela que o porto e toda a sua comunidade portuária, apesar do contexto pandémico, mostraram uma grande capacidade de resposta, garantindo um aumento na movimentação e consolidando a sua posição como líder nacional em volume de carga.
![]() |
Navio de cruzeiros «Spirit of Adventure» em estreia nos Açores
Uma das mais aguardadas estreias nos Açores, programadas para 2022, foi antecipada para este domingo, dia 12 de dezembro. A escala em Ponta Delgada do “Spirit of Adventure” resulta da alteração do itinerário inicial devido a condições atmosféricas adversas em rota. Proveniente de Portland, estima-se uma visita de cerca de 10 horas, com chegada prevista para as 7 horas e largada quando forem 17 horas, rumo a St. John’s, na ilha de Antigua.
![]() |
CICLO DE CONFERÊNCIAS DA AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (AMT)
1ª CONFERÊNCIA - «REGULAÇÃO E MOBILIDADE: QUE FUTURO?», esta quinta-feira, dia 9
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), presidida por Ana Paula Vitorino, inicia um Ciclo de Conferências, esta quinta-feira, 9 de dezembro, que decorrerá no Auditório da Gare Marítima de Alcântara, no Porto de Lisboa.
A primeira sessão, com o tema “Regulação e Mobilidade: Que Futuro?”, tem início às 14 horas com uma nota de boas-vindas da Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.