Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
IPMA PROMOVE DEBATE SOBRE AS AMEAÇAS AO AMBIENTE MARINHO PORTUGUÊS
Ameaças e observação do ambiente marinho na costa portuguesa são os dois grandes temas no debate promovido pelo IPMA e o MED Interreg-Espaço Mediterrâneo.
O evento tem como objectivo promover o debate sobre ameaças e observação no ambiente marítimo na costa portuguesa, incluindo palestras e mesas redondas para a discussão do tema, onde estarão presentes parceiros do projeto que está a ser desenvolvido com a ajuda da SHAREMED.
![]() |
Grupo Sousa concluiu a implementação da solução SAP S/4HANA na suas operações
O Grupo Sousa anunciou a conclusão do projecto de desenvolvimento e implementação da solução SAP S/4HANA na sua estrutura e nas operações que desenvolve em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Guiné-Bissau.
A escolha deste ERP de nova geração para a base do processo de transformação, explicou o grupo, constitui um dos vectores da estratégia de crescimento e consolidação do Grupo Sousa, alicerçado «na optimização e integração tecnológica e digital dos processos, abrangendo as funções financeira, controlling, recursos humanos, compras e gestão de stocks, vendas e distribuição, operações portuárias e gestão de manutenção».
![]() |
William Barneoud:
«O sector da logística está mergulhado numa grande revolução»
Durante o Congresso da APLOG (ocorrido no Parque das Nações, em Lisboa), William Barneoud analisou a evolução tecnológica no seio do sector da Logística, enfatizando a importância deste vertente tecnológica para alcançar cadeias de abastecimento mais ágeis e resilientes, com uma vincada presença de automação e em cujos centros logísticos predomina o binómio homem-máquina para oferecer serviços de alto valor acrescentado.
![]() |
ANA PAULA VITORINO
Mundo em transição torna vital «complementaridade entre regulação e supervisão»
Durante a sua intervenção, no âmbito da conferência ‘Regulação e mobilidade: Que Futuro?’, realizada a 9 de Dezembro, no Porto de Lisboa, Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), realçou que o mundo actual, pautado por um constante pendor de transformação, necessita, de forma crucial, de uma «complementaridade entre a regulação e supervisão».
![]() |
Largura de banda via subaquática deverá crescer seis a oito vezes nos próximos quatro anos
Portugal vai receber quatro cabos submarinos até 2025. São mais 600 Terabits por segundo que aí vêm. Um estudo recente revela que os cabos submarinos deverão contribuir para um reforço de €500 milhões do PIB português nos próximos anos.
Até 2025, Portugal vai garantir um aumento de 600 Terabits por segundo (Tbps) da largura de banda disponibilizada pelas comunicações com o estrangeiro. À Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) já chegaram quatro processos com vista à instalação de quatro cabos de telecomunicações submarinos.
![]() |
NA SUA UNIDADE NO PORTO DE AVEIRO
CS Wind ASM Industries anuncia 260 Milhões de investimento
A CS Wind ASM Industries, maior produtora nacional de torres eólicas e fundações offshore, anunciou que vai investir 260 milhões de euros na sua unidade instalada no Porto de Aveiro. O anúncio foi feito durante uma visita do ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes. Adelino Matos, CEO da empresa fabricante de equipamentos e soluções de aço para energia eólica, revelou que submeteu “o projecto de investimento de 260 milhões de euros, nos próximos quatro anos, com o objectivo de triplicar a capacidade que temos hoje, nesta fase”.
![]() |
Expo 2020 Dubai: Portugal, Um Mundo num País
Sob o mote “Portugal, um mundo num país”, Portugal apresenta-se na Expo 2020 Dubai como um país que outrora conectou o mundo pelos mares, lançando as sementes da globalização, e que é aberto ao mundo, à diversidade e a todas as culturas.
Ao longo de seis meses, a participação portuguesa mostra ao mundo o talento e o dinamismo de Portugal e dos portugueses. Da vertente económica, das empresas e produtos, à cultura e ciência, passando pelo turismo e gastronomia, o Pavilhão de Portugal apresentará na Expo 2020 Dubai o que de melhor se faz no país, sem esquecer o elo que tudo liga, o talento português, bem como reforçará os laços com o país anfitrião e com a região, potenciando assim oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.
![]() |
Sines entre os 15 maiores portos europeus de contentores
O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.
Esta classificação no ranking dos maiores portos da União Europeia revela que o porto e toda a sua comunidade portuária, apesar do contexto pandémico, mostraram uma grande capacidade de resposta, garantindo um aumento na movimentação e consolidando a sua posição como líder nacional em volume de carga.
![]() |
Navio de cruzeiros «Spirit of Adventure» em estreia nos Açores
Uma das mais aguardadas estreias nos Açores, programadas para 2022, foi antecipada para este domingo, dia 12 de dezembro. A escala em Ponta Delgada do “Spirit of Adventure” resulta da alteração do itinerário inicial devido a condições atmosféricas adversas em rota. Proveniente de Portland, estima-se uma visita de cerca de 10 horas, com chegada prevista para as 7 horas e largada quando forem 17 horas, rumo a St. John’s, na ilha de Antigua.
![]() |
CICLO DE CONFERÊNCIAS DA AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (AMT)
1ª CONFERÊNCIA - «REGULAÇÃO E MOBILIDADE: QUE FUTURO?», esta quinta-feira, dia 9
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), presidida por Ana Paula Vitorino, inicia um Ciclo de Conferências, esta quinta-feira, 9 de dezembro, que decorrerá no Auditório da Gare Marítima de Alcântara, no Porto de Lisboa.
A primeira sessão, com o tema “Regulação e Mobilidade: Que Futuro?”, tem início às 14 horas com uma nota de boas-vindas da Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
![]() |
Autoridade Marítima Nacional efectua acção de balizagem no canal de Olhão
Os elementos da Autoridade Marítima Nacional efectuaram, entre os dias 22 e 26 de Novembro, uma acção de manutenção a três bóias do canal de Olhão.
Esta acção de balizagem teve como objectivo efectuar a manutenção preventiva e correctiva do assinalamento marítimo naquela região e consequentemente garantir a segurança da navegação no canal, tendo a mesma ocorrido sob a coordenação da Direcção de Faróis, da Autoridade Marítima Nacional.
![]() |
Reforçadas as regras para o controlo do enxofre no transporte marítimo
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foram reforçadas as regras para o controlo de emissões de enxofre no transporte marítimo, através da publicação do Decreto-Lei n.º 106/2021, de 3 de dezembro, relativo aos limites do teor de enxofre de certos tipos de combustíveis navais e ao regime contraordenacional aplicável.
![]() |
Visitas Sentidos de Mar | 8 de Dezembro
A Gastronomia a Bordo do Museu Marítimo
Esta visita muito especial ao Museu Marítimo de Ílhavo será acompanhada por um antigo cozinheiro das pescas do bacalhau, José Gomes Ribeiro, um dos cozinheiros da pesca longínqua com maior tempo de serviço. E será pela sua mão que nos chegarão algumas iguarias, na medida em que é possível reproduzi-las em terra... Um mergulho na cultura e nos sabores da história do Município de Ílhavo mas também dos de Portugal!
![]() |
Sines tem as «melhores condições» para atrair investimento directo estrangeiro, diz Governo
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse no dia 3 que Sines continua a ser a localização do país com "melhores condições para atrair investimento directo estrangeiro", no âmbito da transição energética e climática.
"Na dupla transição, Sines continua a ser a localização do país com melhores condições para atrair investimento direto estrangeiro", afirmou o governante durante a conferência nacional sobre as novas soluções energéticas para a indústria que decorreu hoje no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
![]() |
Comissão Europeia auditou Terminais Graneleiros nacionais
A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, de 29 de novembro a 3 de dezembro, decorreu uma visita e auditoria da Comissão Europeia a Portugal, no âmbito dos procedimentos para as operações em segurança de carga e descarga de navios graneleiros.
Através da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a auditoria foi realizada nos termos da Diretiva 2001/96/EC, que estabelece normas e procedimentos harmonizados para a segurança das operações de carga e descarga de navios graneleiros, tendo sido em primeiro lugar auditada a DGRM, enquanto autoridade nacional competente para a presente diretiva, tendo depois sido auditados os terminais graneleiros nacionais selecionados pela EMSA.
![]() |
Movimento de mercadorias nos portos portugueses superou valor pré-pandemia
No terceiro trimestre de 2021, os portos portugueses movimentaram 20,8 milhões de toneladas, mais 1% face ao terceiro trimestre de 2019, segundo o INE.
![]() |
Repsol assina contratos de expansão do Complexo Industrial de Sines na ZILS
A Repsol contratualiza, esta sexta-feira, no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) o direito de superfície de mais 51 hectares, e a reserva de direito de superfície de mais 23 hectares, na ZILS, com a aicep Global Parques.
A cerimónia conta com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhantes Dias, do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, do presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas e do vice-Presidente da CCDR Alentejo, Aníbal Reis Costa.
![]() |
Governo dos Açores avança com compensação aos armadores da pesca do atum
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, vai avançar com uma compensação aos armadores da pesca do atum.
Manuel São João referiu que foi alcançado acordo quando a uma compensação de 50 euros por tonelada a atribuir a todos os armadores cujas embarcações efetuaram descargas de atum bonito que não no seu porto de registo.
![]() |
Nova aplicação para smartphone JUL Mobile já se encontra disponível
A Janela Única Logística (JUL) dispõe de uma nova aplicação para smartphone dedicada à gestão da escala dos navios. Nesta primeira fase estão disponíveis as funcionalidades de consultar escalas, fichas de navio e entradas e saídas em porto. É também possível ter acesso às listas de manobras, assim como alterar previsões de ETA e ETD e confirmar dados de entrada e saída. Permite ainda consultar a emissão de autorizações de entrada e, para as autoridades competentes, proceder à emissão dessas autorizações.
A disponibilização desta aplicação possibilita aos utilizadores o desempenho das suas atividades com maior produtividade, garantindo uma maior flexibilidade e portabilidade a todos os membros das comunidades portuárias nacionais que utilizam a JUL.
![]() |
Reorganização de trânsito da Avenida da Liberdade, Leça da Palmeira
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que, no âmbito da obra de Prolongamento do Quebra Mar e das Acessibilidades Marítimas que a APDL está a realizar no molhe Norte, brevemente serão iniciados os trabalhos com vista à reorganização do trânsito na Av. da Liberdade, junto ao Forte de Nossa Senhora das Neves, de forma a criar um corredor dedicado para as viaturas pesada da referida obra.
A APDL procura, com este arranjo, minimizar os impactos na circulação rodoviária, pedonal e via ciclável, mantendo o mesmo número de vias e parqueamento pré-existente. Continuará a existir o mesmo contingente de tráfego a circular nas vias destinadas a veículos, peões e bicicletas, que apenas é reorganizado, sem quaisquer impactos de distância, volume, tempo ou acesso para os seus utilizadores e para a comunidade.