Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ever Given e Suez:

Seguros enfrentam gigantismo marítimo

Um acordo entre os proprietários do navio porta-contentores que bloqueou o Canal de Suez e a autoridade da canal estará resolvido através de uma compensação de 540 milhões de dólares. O acordo determina que nenhuma outra ação legal seja tomada contra o armador do navio, o japonês Shoei Kisen Kaisha, e que o navio terá passagem fácil pelo canal no futuro.

A seguradora do navio, a UK P&I Club, já tinha avançado em junho que um “acordo de princípio” tinha sido alcançado entre ambas as partes, mas não indicou o valor. No entanto, a imprensa especializada da Grécia relatou que a SCA, autoridade do Canal, havia pedido originalmente 916 milhões de dólares para cobrir receitas perdidas devido à paralisação do tráfego de navios e por danos causados ​​à estrutura, tendo depois reduzido para 550 milhões de dólares.

Porto de Aveiro mantém record de tonelagem até Abril, com mais 3,2% que em 2019

No rescaldo do balanço da movimentação portuária no Continente entre Janeiro e Abril, um dos destaques vai para o Porto de Aveiro, que continua a trilhar o caminho dos records: desta feita, o porto ultrapassou, em 3,2% o registo máximo alcançado no período homólogo, em 2019.

DGRM representou Presidência do Conselho Europeu de Portugal no MEPC 76 da IMO

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director de Serviços de Administração Marítima, Paulo Pamplona, representou Portugal e a presidência portuguesa na 76ª sessão do Comité de Protecção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 76) da Organização Marítima Internacional (IMO), que contou com a participação de 400 delegados de todo o mundo.

Contentores crescem 9,3% até Abril

Porto de Sines lidera com subida de 13,6%

No período de Janeiro-Abril de 2021, o movimento de contentores atingiu um volume de 995,5 mil TEU, traduzindo um aumento de 84,56 mil TEU correspondente a +9,3%, face ao registo do período homólogo de 2020, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

O desempenho do ecossistema portuário do Continente neste segmento dos contentores espelha o que se passou na maioria dos portos, com excepção de Leixões que retrocedeu 16,2 mil TEU (–6,6%). O grande destaque vai para o Porto de Sines, que movimentou 70,1 mil TEU (+13,6%) até Abril; Lisboa também cresceu +22,4% (mais 20,5 mil TEU), e também Setúbal, com um crescimento de +18,9% (mais 9,9 mil TEU).

Porto de Setúbal a crescer nos primeiros 5 meses de 2021

O Porto de Setúbal registou até maio um crescimento de 4,1% face a igual período em 2020, com 2,8 milhões de toneladas movimentadas.

Os segmentos da carga geral apresentaram o desempenho mais positivo, com a carga fracionada a registar mais 29%, com 644 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 118 mil unidades e a carga contentorizada, 13%, com 76,5 mil TEU.

Fórum Oceano e Governo Regional da Madeira assinam Protocolo de Cooperação para a dinamização da Economia Azul Sustentável na Região

A Fórum Oceano, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português, e o Governo Regional da Madeira assinaram um Protocolo de Cooperação para promover a inovação empresarial e a atração de investimento, contribuindo para a afirmar a Região Autónoma da Madeira como Região business friendly na dinamização da Economia Azul Sustentável.

Marinha inicia roteiro de inovação junto da indústria e academia nacionais

Esta segunda-feira, 5 de julho, teve início a segunda edição do Roadshow Ideia 2021 na qual a Marinha visita um conjunto de entidades da indústria e da academia com vista à partilha de ideias e projetos rumo a uma constante inovação.

DGRM acompanha Ministro do Mar em visita à Lisnave e ao navio Vasco da Gama

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhado pelo Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, e pelo administrador da APSS, José Castel-Branco, visitaram o estaleiro naval da Lisnave no Porto de Setúbal e o novo navio de cruzeiros “Vasco da Gama”, que se encontra neste estaleiro a concluir a sua modernização, tendo sido recebidos pelo presidente da Lisnave, José António Rodrigues, e pelo empresário Mário Ferreira.

Ministério da Economia reconhece Pólo de Inovação Digital da Economia Azul

O Portugal Blue Digital Hub é um dos 11 Pólos de Inovação Digital que constituem a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, conforme despacho do Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, publicado recentemente. O Pólo é coordenado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, entidade responsável pela gestão do Cluster do Mar Português.

Diogo Marecos (Yilport):

Porto de Lisboa revitaliza-se e enterra passado de «incertezas»

Diogo Marecos, administrador da Yilport em Portugal, abordou, durante o segmento ‘Conversas de Bordo’, o actual momento do Porto de Lisboa. O responsável da empresa turca – que opera dois terminais no porto lisboeta – analisou a fundo o investimento no Terminal de Contentores de Alcântara e prometeu que a Yilport está comprometida com a «economia local». Deixou ainda uma garantia: Portugal pode almejar a conquistar cargas a Espanha e Marrocos.

EM FORMATO HÍBRIDO

Business2Sea 2021 acontece de 16 a 18 de novembro

A 11.ª edição do Business2Sea é organizada pela Fórum Oceano e pelo Centro Tecnológico do Mar – Fundação CETMAR. Em 2021, o evento assumirá um formato híbrido, sendo que a componente presencial decorrerá em Vigo, Espanha.

A 7 E 8 DE JULHO

Inovação e competitividade na economia do mar

O evento de apresentação do projeto INOVSEA decorre a 7 de julho no Hotel FeelViana, em Viana do Castelo, e dia 8 de julho, no Sweet Atlantic Hotel & Spa, na Figueira da Foz.

O projeto INOVSEA - Inovação e competitividade na economia do mar, promovido pela AEVC e pela ACIFF, tem como principal objetivo potenciar a inovação nas PME que integram a Economia do Mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego, tendo como base a cooperação e o incremento de competências em fatores críticos de competitividade.

GRUPO ETE

Navalrocha não abrandou na pandemia e caminha para o seu melhor ano desde 2017

Os estaleiros da Navalrocha não desaceleraram a sua actividade durante a pandemia de COVID-19 e continuam a acumular intervenções e reparações em navios, ao ponto de, feito o balanço dos primeiros seis meses do ano, se encaminharem para o melhor ano desde 2017.

JOSÉ SIMÃO:

Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente»

Através de artigo publicado pela associação ADFERSIT, José Simão aborda a evolução do processo da transição digital, fundamental no contexto instrumental de gestão (nacional mas também europeu). Analisando a importância da vertente digital no Plano de Recuperação e Resiliência nacional, o director-geral da DGRM focaliza o sector dos transportes, tido como «excelente exemplo» da materialização de uma dinâmica de eficiência, desmaterialização e transparência de processos em prol da prosperidade do negócio – a JUL sendo, aqui, o expoente máximo.

Porto de Setúbal servido pelo novo TLA - Terminal Logístico Automóvel

O Porto de Setúbal passa a ter mais uma solução logística automóvel, com a entrada em funcionamento do TLA - Terminal Logístico Automóvel, um novo projeto do Grupo SAPEC e do Grupo BARRAQUEIRO. Para assinalar a ocasião, no dia 21 de junho, o TLA convidou a APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra para uma visita de apresentação às instalações, que contou ainda com a presença dos representantes da Navipor, operador portuário Ro-Ro de referência.

Simulacro de incêndio reforça segurança no Terminal da Trafaria-Silopor

A Silopor realizou um simulacro de incêndio nas suas instalações a fim de preparar os colaboradores para a necessidade de actuação, em caso de emergência, garantindo uma rápida e eficaz identificação do incêndio e de todos os procedimentos de segurança.

No simulacro ocorrido, de uma forma geral, os elementos das Equipas de Segurança e restantes intervenientes actuaram conforme os procedimentos incluídos no Plano de Emergência Interno (PEI).

José Castel-Branco (APL) em discurso directo: O futuro do Porto de Lisboa em análise

A Revista Cargo acompanhou a intervenção do administrador da APL, José Castel-Branco, na conferência ‘Conversas de Bordo‘, organizada pela APAT. Um momento importante para ouvir as prioridades estratégicas para o presente e para o futuro da infra-estrutura portuária da capital.

Porto de Lisboa foi palco de «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel»

O Porto de Lisboa recebeu a escala do navio ‘M/V Dominica’, que espoletou uma das maiores operações de carga ao cais no domínio dos granéis sólidos dos últimos anos.
Trata-se de navio com de 127 metros de comprimento, tendo a sua escala originado «uma das maiores operações de carga ao cais com cimento a granel no Porto de Lisboa, nos últimos anos: dez mil toneladas de carga a granel de cimento, com destino a Cabo Verde (mais concretamente aos portos da Praia e Mindelo).

Parque Logístico de Grândola terá ligação ao Porto de Sines e ao Corredor Internacional Sul

O Parque Logístico de Grândola começará a ser edificado em 2023 – ficará situado a 8 km de Grândola, junto ao IC1 e à linha ferroviária do Sul. Tal como a Qantara Capital adiantou, o complexo estará conectado ao Porto de Sines e à nova ligação ferroviária do Corredor Internacional Sul para Espanha e para a Europa. Ocupará uma área de 130 hectares, com 630.000 m2 de área de construção e 300.000 m2 de infra-estruturas adjacentes.

DGRM vai avançar com última fase da navegabilidade do Rio Guadiana

Em sessão presidida pelo Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, foi dado um passo decisivo para a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) avançar com o projecto de navegabilidade do troço Pomarão–Mértola no rio Guadiana.

A sessão teve lugar nos Paços do Concelho de Mértola e, para além da DGRM, estiveram presentes os municípios de Mértola, Alcoutim e Castro Marim, as CCDR’s, o ICNF, a Docapesca, o Instituto Hidrográfico e a Capitania de Vila Real de Santo António.

Total: 5735
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 [36] 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287