Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Ferrovia Sines-Caia será o primeiro troço de alta velocidade do país

O futuro Corredor Internacional Sul, que vai ligar o Porto de Sines à fronteira do Caia, em Elvas, a partir de 2025, será o primeiro troço ferroviário de alta velocidade do país, destacou o Governo.

À margem de uma visita ao troço Évora Norte – Freixo da nova Linha de Évora, que faz parte do Corredor Internacional Sul, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, assinalou uma das características desta ferrovia.

APDL REFORÇA COMPROMISSO DE SEGURANÇA NO TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DE LEIXÕES

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) concluiu a revisão do Plano de Segurança Interno do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).

No âmbito da segurança, a APDL sempre pautou por priorizar a prevenção e a minimização dos diversos impactos das suas operações, antecipando e gerenciando os riscos associados, procurando rápidas respostas de forma a minimizar impactos, reconhecendo que todas as operações e ações apresentam diferentes níveis de risco.
 

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PRESENTES EM ENCONTRO PARA A PROMOÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DO CORREDOR ATLÂNTICO IBÉRICO E SUA CONEXÃO A MADRID

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz estiveram presentes em Salamanca, no Encontro para a Promoção do Transporte Ferroviário do Corredor Atlântico Ibérico e sua conexão a Madrid, promovido pela Câmara de Salamanca.

Bloqueio no Mar Vermelho triplica preço dos transportes e atrasa entregas em Portugal

O recente aumento da instabilidade na região do Mar Vermelho, desencadeado pelos ataques dos Houthis, está a ter repercussões significativas no comércio internacional, com impacto direto nas empresas portuguesas. Nos últimos dez dias, o tráfego de mercadorias no Canal do Suez registou uma queda de 28%, obrigando 3,1% do comércio mundial a alterar as suas rotas, conforme reportado pelo jornal ECO.

Há um porto português estratégico na mira do exército americano

O Porto de Setúbal é o preferido dos norte-americanos na Europa Ocidental para o transporte de materiais militares entre a América e a Europa. Estão previstos vários carregamentos para 2024.

Pela primeira vez, um porto português foi utilizado para transportar material militar americano da Europa para os Estados Unidos. Esta operação inscreve-se na estratégia do Pentágono de diversificar as opções de transporte de equipamento militar entre os dois continentes.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA COM INSTITUTO HIDROGRÁFICO

A Administração do Porto da Figueira da Foz e o Instituto Hidrográfico assinaram, no dia 4 de janeiro, um protocolo de cooperação com vista à promoção do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informação técnica e científica, nomeadamente no que concerne à segurança na navegação, garantindo a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.

A realização de atividades de formação, projetos de investigação, conservação e de monitorização conjuntos nos domínios da hidrografia, oceanografia, química, geologia marinha e cartografia hidrográfica, são outras das iniciativas previstas, tendo por base os princípios da igualdade e da reciprocidade de vantagens.

Já conhece os 20 navios que se vão estrear no Porto do Funchal em 2024?

Até ao final do ano, os Portos da Madeira deverão receber 330 escalas, das quais 20 são estreias no Funchal. São mais 51 reservas de cais face a 2023, figurando um cenário positivo para 2024 que poderá superar, deste modo, os números de 2023, que fechou, recorde-se, com recorde de mais de 600 mil passageiros e 279 escalas.

ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE AVEIRO ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA COM INSTITUTO HIDROGRÁFICO

A Administração do Porto de Aveiro e o Instituto Hidrográfico assinaram, no dia 4 de janeiro, um protocolo de cooperação com vista à promoção do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informação técnica e científica, nomeadamente no que concerne à segurança na navegação, garantindo a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.

Mar&Ar - Capacitar para Empreender: os resultados

O Projeto Mar&Ar – Capacitar para Empreender, que decorreu entre Maio de 2021 e Junho de 2023, foi cofinanciado pelo Compete 2020 – SIAC Promoção do Espírito Empresarial, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e pela AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Porto de Aveiro actualiza protocolo de cooperação com bombeiros de Ílhavo e Aveiro

O Porto de Aveiro actualizou o protocolo de cooperação com bombeiros do concelho de Aveiro e Ílhavo “definindo, com exactidão, o modo de integração dos Bombeiros daquelas Corporações na estrutura de combate a um eventual incidente na área de jurisdição” portuária.

Empresa Portos dos Açores regista maior volume de negócios de sempre em 2023

A empresa Portos dos Açores registou em 2023 o maior volume de negócios de sempre, atingindo os 25.289 milhões de euros, contra os 25.055 milhões de 2022, informa a gestora das estruturas portuárias da região.

Comandante Silva Lampreia é o novo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte

O Comandante Rui da Silva Lampreia tomou posse como Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Norte, bem como Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro e Leixões, rendendo nos cargos o Comandante Humberto Silva Rocha.

A cerimónia, que decorreu nas Instalações Navais da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, contra-almirante José Vizinha Mirones, tendo contado com a presença de diversas entidades da região.

Porto de Aveiro recebe propostas de novas concessões, uma das quais para parque de combustíveis

Nos últimos meses, a Administração do Porto de Aveiro recebeu dois pedidos, um para o terminal de granéis líquidos e outra para o terminal de contentores.

O Porto de Aveiro deu conta da existência dois interessados em terrenos, através de concessão da utilização privativa.

Novo navio da Marinha chama-se D. João II. Operacional no segundo semestre de 2026

O novo navio da Marinha Portuguesa vai chamar-se “D. João II” — um navio polivalente e inovador capaz de actuar em operações de emergência, vigilância, investigação científica e oceanográfica, monitorização ambiental e meteorológica. Conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e deverá ser entregue no segundo semestre de 2026.

Autoridade Marítima e APS testam resposta a emergências no Porto de Faro

Treinar «procedimentos de comando e controlo» na resposta a situações de emergência no Porto Comercial de Faro foi o objetivo de um exercício de proteção portuária promovido pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com o Porto de Faro, a 22 de Dezembro.

A iniciativa foi realizada no âmbito do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), promovido pelo núcleo de Segurança, Proteção e Ambiente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A.

Grupo Sousa investirá 14 milhões de euros nas docas de 4 dos seus 6 navios

O Grupo Sousa revelou planos para um investimento de 14 milhões de euros, dedicados exclusivamente às docas de quatro dos seus seis navios no próximo ano. A divulgação da informação foi feita por Carolina Catanho, administradora e CFO do Grupo, durante a conferência ‘O Mundo em 2024’, conforme relatado pelo Diário de Notícias.

O «gigante dos mares» que despertou curiosidade em Cascais

Quem passeou no domingo pela Linha de Cascais não conseguiu deixar de reparar numa enorme plataforma atracada ao largo da Trafaria.

Tratava-se de um gigante dos mares com uma enorme plataforma, chamado Blue Marlin, que entrou no Porto de Lisboa para um serviço de reabastecimento de combustível.

Porto de Setúbal encerra celebrações do Centenário com lançamento de livro sobre criação do porto e celebra parceria com Ermelinda de Freitas

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra encerrou esta segunda-feira as celebrações do seu centenário, assinalando a data com vários eventos comemorativos.

Durante a manhã, foram colocadas no leito da Doca de Recreio das Fontaínhas do Porto de Setúbal, um total de 1200 garrafas de vinho numa parceria com a Casa Ermelinda Freitas. O vinho “Porto de Setúbal Centenarium – Edição Especial” tem a assinatura do enólogo Jaime Quendera e ficará em estágio a uma profundidade de entre três a cinco metros. Dentro de um ano será resgatado e oferecido a todos os colaboradores e parceiros da APSS.

Como é que os residentes de regiões costeiras lidam com a subida do nível do mar?

Uma investigação realizada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte) informa sobre a forma como os residentes nas regiões costeiras lidam com as ameaças das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível das águas.

Com as consequências das alterações climáticas, as zonas costeiras estão expostas aos impactos negativos da subida do nível das águas, colocando em risco comunidades e habitats naturais. No entanto, as consequências da subida do nível do mar não são imediatas, o que pode explicar por que razão as pessoas continuam a escolher viver ao longo da costa. Durante o seu mestrado no Iscte, Natacha Parreira, sob a orientação de Carla Mouro, investigadora do CIS-Iscte, investigou como diferentes tipos de vinculação ao lugar estão associados às estratégias das pessoas para lidar com a subida do nível das águas no distrito de Aveiro, considerada uma das zonas costeiras de maior risco em Portugal.

CARLOS CORREIA, PRESIDENTE DO PORTO DE SETÚBAL:

Os factos desmentem os que tentaram manipular a opinião pública contra as dragagens

Presidente da APSS revela que as evidências científicas confirmam o que diziam os estudos ambientais sobre as dragagens, defendendo que este caso devia ficar de exemplo para outras obras polémicas.

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