Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Aveiro entrega Prémio de Mérito a aluno do 1.ºano do curso de Ciências do Mar da UA

O Porto de Aveiro entregou o prémio de Mérito Licenciatura em Ciências do Mar a um dos melhores alunos que entrou neste ano académico na Universidade de Aveiro.
O prémio, no valor da propina anual, foi entregue no decorrer da Cerimónia de Abertura do Ano Letivo, pelo Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., Eduardo Feio.

Porto de Aveiro recebe linha regular de contentores da Ellerman

O Porto de Aveiro recebeu, esta sexta-feira, 4 de Novembro, a primeira escala de um serviço regular de contentores que assegura a linha Iberia North Europe Express (INEX) da Ellerman City Liners.

Este serviço, que arranca com uma periodicidade quinzenal, escala os portos de Cádiz, Setúbal, Aveiro, Teesport, Tilbury e Roterdão. O navio Kristin Schepers, operado e agenciado pela PTM Ibérica, tem capacidade para cerca de 600 TEU.

Relatório de Actualização do Programa de Medidas das Estratégias Marinhas

DGRM abre consulta pública

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que decorre até 3 de dezembro de 2022, a consulta pública do Relatório de Atualização do Programa de Medidas das Estratégias Marinhas (2.º ciclo) das quatro subdivisões – Açores, Continente, Madeira e Plataforma Continental Estendida, correspondente à atualização dos artigos 13.º e 14.º da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM).

APDL Lança Concurso Público para a Concessão do Porto Comercial da Sardoura

A APDL – ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A lançou o procedimento relativo ao Concurso Público para a Concessão do Porto Comercial da Sardoura.

A APDL quer voltar a reforçar a oferta de cais de movimentação de carga na Via Navegável do Douro (VND), a qual se pretende que esteja ao serviço de todos os tráfegos e clientes, contribuindo para o crescimento da atividade económica da região.

PRR

Sines lidera consórcio para soluções na transição digital de transportes e logística

Um consórcio liderado pela autoridade portuária de Sines vai desenvolver, até 2025, soluções que promovam a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, num investimento de 91 milhões de euros.

A Agenda Nexus, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), envolve um consórcio de 35 entidades e vai contar com um incentivo financeiro de 59 milhões de euros, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

DGRM e IEFP certificam primeira empresa portuguesa de Recrutamento e Colocação de Marítimos

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) em articulação com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, certificou a primeira empresa portuguesa de recrutamento e colocação de Marítimos, ao abrigo do previsto na Lei n.º 146/2015, de 9 de setembro.

A empresa “Marítimos Manning Portugal”, obteve a certificação para actuar como entidade de recrutamento nos navios de Bandeira Portuguesa, por um período de 4 anos, após cumprimento de todos os requisitos e apresentação da respetiva garantia bancária.

Porto de Setúbal com novo Conselho de Administração

Iniciou funções em 26 de Outubro o novo Conselho de Administração da APSS, SA, presidido por Carlos Alberto do Maio Correia, e composto ainda pelos seguintes vogais: Ricardo Jorge de Sousa Roque, Isabel Sofia de Moura Ramos, António Hugo Lindo Santos Caracol, Carla Maria Lamego Ribeiro.

A eleição destes membros, precedida dos pareceres da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), foi feita na sequência de Deliberação Social do acionista Estado para o mandato correspondente ao triénio 2022-2024.

INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE NOVEMBRO

Missão Restaurar o nosso Oceano e as nossas Águas até 2030: um Farol Atlântico-Ártico

O Programa Oceano da FCT informa que entre o dia 23 e 25 de novembro de 2022, a Comissão Europeia, com o apoio da Irlanda, organiza o evento "Missão Restaurar o nosso Oceano e as nossas Águas até 2030: um Farol Atlântico-Ártico".

Este evento (híbrido), que terá lugar no National Maritime College of Ireland em Cork, visa mobilizar uma vasta gama de interessados para se juntarem à Missão "Restaurar o nosso Oceano e as nossas Águas até 2030", e particularmente o Farol Ártico-Atlântico.

DGRM

Novas lideranças assumem funções na CT-Mar e no Grupo Técnico

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que estão concluídas as nomeações para a Comissão Técnica do Registo Internacional de Navios da Madeira (CT-Mar), órgão com responsabilidade em assegurar a tramitação processual e a qualidade dos navios que entram neste registo internacional, bem como as nomeações para o Grupo Técnico de apoio.
 

DOCUMENTÁRIO RTP

A Ilha dos Gigantes

Após oito anos de investigação, documentário que tenta desvendar mistério dos tubarões-baleia nos Açores O cameraman subaquático, Nuno Sá, e o investigador cientifico, Jorge Fontes, juntam esforços para tentar desvendar um segredo que esconde a pequena e pacata ilha de Santa Maria, o único sítio da Europa onde podemos encontrar uma população do maior peixe do mundo - o tubarão baleia.

Encontros no Porto de Lisboa | 28 de Outubro | 09h45

Porto de Lisboa celebra 135 anos com conferência sobre sustentabilidade

A estratégia para a sustentabilidade dá o mote a mais uma sessão dos “Encontros do Porto de Lisboa” na Gare Marítima de Alcântara, desta vez, no âmbito das celebrações dos 135 anos do porto. A conferência realiza-se na manhã desta sexta-feira, de 28 de outubro, com início às 9h45.

“Na Rota da Sustentabilidade” é o título da conferência que olha para o futuro do Porto de Lisboa enquanto celebra o passado que se iniciou em 1887 com o arranque das obras de construção.

PORTO DE AVEIRO

Apresentação e discussão de resultados do projeto Ecclipse

Realizou-se recentemente mais uma sessão de trabalho com a Comunidade Portuária, no âmbito do Projeto Ecclipse – Avaliação das Alterações Climáticas no Sudoeste Europeu, com destaque para os efeitos e impactos das alterações climáticas no Porto de Aveiro.

Ao longo da sessão foram apresentados pela HIDROMOD, parceira do projeto, diversos cenários de evolução das condições hidrodinâmicas e meteorológicas no Porto de Aveiro para diferentes horizontes temporais, tendo o Departamento de Física da Universidade de Aveiro/CESAM dado a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito das alterações climáticas.

Avançam dragagens de manutenção de fundos do Porto da Figueira da Foz

No edifício sede da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), foi assinado o auto de consignação da empreitada de dragagem de manutenção de fundos do Porto da Figueira da Foz e que prevê a dragagem de 1.450.000 m3 de sedimentos e respectiva imersão em frente à praia da Cova-Gala. A adjudicação da empreitada tem o valor de 4.495.000,00 € + IVA com um prazo de execução de 36 meses.

As dragagens terão lugar na barra, canal de navegação e bacia de manobras do sector comercial do Porto da Figueira da Foz.

Eduardo Feio, Presidente da Administração do Porto da Figueira da Foz e Paulo Mariano, vice-presidente da Agência Marítima Eurofoz, manifestaram a importância deste acto não apenas por questões de segurança mas pelas valências que esta intervenção abrange na área piscatória, comercial e de recreio.

Docapesca inicia obra de meio milhão de euros no Porto de Pesca de Aveiro

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A., tutelada pelo Ministério da Agricultura e Alimentação e pelo Ministério das Finanças, iniciou a obra de dragagem de fundos do Porto de Pesca de Aveiro, que representa um investimento de cerca de 483 mil euros.

Esta intervenção vai permitir atingir as cotas de serviço estabelecidas, assegurando assim o reforço da segurança das embarcações, da capacidade de tráfego e o estacionamento de embarcações de maiores dimensões neste porto.

As operações vão decorrer entre a face norte da ponte-cais n.º 1 e o cais de abastecimento de combustíveis e junto ao cais de descarga da lota.

Volkswagen Autoeuropa produz último monovolume

Um marco nas exportações do Porto de Setúbal

Durante o mês de outubro, sai da linha de produção da Volkswagen Autoeuropa o último monovolume (MPV), um Volkswagen Sharan, 1,4 TSI edição Active, de cor exterior Indiumgrau metallic da gama Comfortline, jantes “Galway” 17’’. O MPV esteve em produção mais de 27 anos e deu início às operações da Volkswagen Autoeuropa.

O Porto de Setúbal associa-se ao merecido destaque deste MPV, um dos modelos pioneiros que deram início às exportações de veículos produzidos na Volkswagen Autoeuropa pelo Terminal Autoeuropa do Porto de Setúbal, contribuindo significativamente para o crescimento da carga roll-on roll-off no porto. Um papel que, hoje, o modelo T-Roc assume com distinção. O Porto de Setúbal movimenta anualmente mais de 260 mil viaturas, das quais, cerca de 190 mil são exportadas.

APDL participa no Rail Hub Ibérico, em Saragoça

A APDL marcou presença no Rail Hub Ibérico, evento dedicado aos corredores ferroviários de mercadorias na Península Ibérica e às suas ligações com o resto da Europa, decorrido recentemente no Patio de La Infanta, Saragoça, Espanha.

Com a presença de representantes das autoridades portuárias de Leixões, Valência, Algeciras, Bilbau, Tarragona e Barcelona, ​​bem como da RENFE Mercancías, ADIF, Terminal Marítimo de Saragoça, Transfesa Logística, contou com intervenções da Secretária de Estado dos Transportes, da Associação das Empresas Privadas Ferroviárias, da Infraestruturas de Portugal, I.P e da sua congénere espanhola ADIF, do Ministério da Defesa Espanhol, da Marcotrans, da Plataforma Logística de Aragon, do Terminal Intermodal de Monzón (TIM) e do Eurotunel-Europorte

Mar 2020 atinge 71% de execução e 101% de compromisso até setembro

O programa operacional Mar 2020 atingiu uma taxa de execução de 71% e 101% de compromisso até setembro, com 7208 projetos apoiados.
O programa atingiu, no final de setembro, uma taxa de compromisso de 101%, líquido de quebras, e uma taxa de execução de 71% face ao valor do FEAMP [Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas] programado (392,5 milhões de euros)”, lê-se numa nota divulgada no ‘site’ do programa.

CARLOS CORREIA É O NOVO PRESIDENTE

Portos de Setúbal e de Lisboa com novos Conselhos de Administração

Iniciam funções esta quarta-feira, 26 de Outubro, os membros comuns às administrações portuárias de Setúbal e de Lisboa para um mandato de 3 anos, transitando dois administradores dos anteriores elencos.
Carlos Correia, eleito agora Presidente e Ricardo Roque, são os gestores que se mantêm na administração onde estão desde maio de 2016. Para além destes, foram eleitos como vogais, Isabel Ramos (anteriormente administradora do Porto de Aveiro), António Caracol (indicado pelo Conselho Metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa - AML), e Carla Ribeiro, designada pelas Finanças.

Portos dos Açores é a primeira administração portuária nacional a integrar a CLIA

A Portos dos Açores é “a primeira administração portuária nacional” a integrar a CLIA, a maior associação comercial da indústria de cruzeiros do mundo, traduzindo “a crescente relevância que o mercado de turismo de cruzeiros tem assumido no arquipélago”.

Segundo a empresa açoriana, esta “importante parceria” foi mediada pelo representante da CLIA em Portugal, Eduardo Cabrita, pelo diretor de Assuntos Europeus da CLIA, Nikos Mertzanidis, e efetivada entre representantes do conselho de administração da empresa açoriana, Rui Terra e Maria Sousa Lima, a presidente da CLIA, Kelly Craighead, e a diretora-geral daquela associação na Europa, Caroline Laurent.

PORTO DE SETÚBAL

Fórum da Simplificação de Procedimentos retoma trabalhos

O Fórum de Simplificação de Procedimentos (FSP) do Porto de Setúbal retomou a sua actividade [14 de Outubro], em reunião que contou com a presença das diversas entidades e autoridades portuárias, empresas de serviços de reboque e agentes de navegação.

Na sessão foi realizado um balanço da situação pós-pandemia, com perspectivas para o futuro mais digital, as questões da cibersegurança, o desenvolvimento a breve prazo do CUP (Cartão Único Portuário) e de novas ferramentas na JUL - Janela Única Logística, as novas ligações previstas ao novo sistema alfandegário, bem como foram ouvidas as preocupações na utilização da JUL, tendo sido delineado um plano de acção de melhoria.

Total: 5967
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 [14] 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299