Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa reforça conectividade internacional

O Porto de Lisboa passou a receber desde 20 de agosto uma nova escala semanal do serviço NET2, de tráfego Intraeuropeu e Mediterrâneo, operado em Portugal pela Diamond Line, a subsidiária da COSCO Shipping Lines.

A inclusão de Lisboa na nova rota proporciona mais oportunidades para as exportações portuguesas e fortalece as relações comerciais com mercados chave, nomeadamente no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Israel, Turquia e Egipto, o que é mais um passo na consolidação do Porto de Lisboa como ponto nevrálgico no comércio internacional, capaz de atrair novas rotas de armadores internacionais.

A rotação semanal do serviço NET2, que se destaca pela sua abrangência geográfica, inclui os portos de Haifa, Mersin, Iskenderun, Alexandria, Salerno, Casablanca, Lisboa, Felixstowe, Hamburgo, Roterdão, Antuérpia e Pireus. Por outro lado, também abre possibilidade à transferência de carga, em Lisboa, entre o NET2 do Mediterrâneo e o LUX/ ESE2/EEX, o serviço da América do Sul, iniciado em 2023 e operado pelo joint venture entre a ONE, a COSCO e a OOCL.

Este novo serviço da Diamond Line permite ligar diretamente Lisboa ao Reino Unido e ao Norte da Europa, consolidando assim a posição estratégica do Porto de Lisboa e de Portugal na rota do comércio marítimo internacional. A ligação até Felixstowe, Inglaterra, será feita em três dias, enquanto o tempo para Hamburgo, Alemanha, será de cinco e para Roterdão, Países Baixos, de sete dias.

Carlos Correia, presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), sublinhou que «a opção do NET2 de incluir Lisboa evidencia a sua crescente importância como hub essencial nas operações de shortsea shipping na Europa, refletindo o compromisso do Porto de Lisboa de continuar a promover e facilitar o comércio marítimo global, disponibilizando infraestruturas de alta qualidade e um serviço de excelência para todos.»

Recorde-se a propósito que o Terminal de Contentores de Alcântara, recentemente modernizado com um investimento de 140 milhões de euros para melhoria das condições operacionais, recebeu 38 escalas por dois meses consecutivos, este ano, e regista no mês de julho um crescimento de 20% em toneladas movimentadas (181 mil toneladas) e de 22% em TEU (mais de 16 mil teus), comparativamente com o período homólogo de 2023.