Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM CONCURSO PÚBLICO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRECTORES 2040
Foi publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para a aquisição de serviços especializados de consultoria para a elaboração dos Planos Directores 2040 do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, conforme previsto nos Planos de Actividades e Orçamento 2024-2026 da Administração do Porto de Aveiro e da Administração do Porto da Figueira da Foz.
A elaboração dos Planos Directores destas Administrações Portuárias permitirá: avaliar a actual posição competitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz; desenvolver um plano de ordenamento da área de jurisdição destes portos; definir a estratégia de desenvolvimento dos mesmos e a sua articulação com as regiões envolventes; e, ainda, densificar o plano de implementação da estratégia definida para o horizonte 2035 dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e definição das ações estratégicas pós 2035 a realizar por ambos os portos.
Tendo em vista o horizonte temporal de 2040, os trabalhos devem contemplar a revisão dos planos estratégicos dos portos, de forma a dotar ambas as Administrações Portuárias de um instrumento de gestão atualizado, face aos novos desafios de mercado, às necessidades das empresas que servem e às prioridades da política nacional e europeia definidas para o setor dos transportes e logística, mormente a descarbonização, o reforço da digitalização das suas atividades e a aposta na intermodalidade. Os trabalhos devem, ainda, incluir a atualização das linhas de atuação estratégicas de desenvolvimento de ambos os portos, bem como da Missão, Visão e Objetivos Estratégicos em 2035 e 2040.
No âmbito dos trabalhos a realizar, e no que se refere à definição à promoção da sustentabilidade, devem estar subjacentes os princípios da autossuficiência energética e ambiental, designadamente, a neutralidade carbónica, a produção de energia a partir de fontes renováveis, a eficiência energética, a gestão eficiente dos recursos hídricos, a gestão de resíduos com base na economia circular e a promoção da biodiversidade.
O concurso foi lançado pelo valor base de 150 Mil Euros, com um prazo de execução 240 dias, terminando o prazo de entrega das propostas no próximo dia 30 de setembro.