Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ LANÇAM CONCURSO PÚBLICO PARA A ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRECTORES 2040

Foi publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para a aquisição de serviços especializados de consultoria para a elaboração dos Planos Directores 2040 do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, conforme previsto nos Planos de Actividades e Orçamento 2024-2026 da Administração do Porto de Aveiro e da Administração do Porto da Figueira da Foz.

A elaboração dos Planos Directores destas Administrações Portuárias permitirá: avaliar a actual posição competitiva dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz; desenvolver um plano de ordenamento da área de jurisdição destes portos; definir a estratégia de desenvolvimento dos mesmos e a sua articulação com as regiões envolventes; e, ainda, densificar o plano de implementação da estratégia definida para o horizonte 2035 dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz e definição das ações estratégicas pós 2035 a realizar por ambos os portos.

Tendo em vista o horizonte temporal de 2040, os trabalhos devem contemplar a revisão dos planos estratégicos dos portos, de forma a dotar ambas as Administrações Portuárias de um instrumento de gestão atualizado, face aos novos desafios de mercado, às necessidades das empresas que servem e às prioridades da política nacional e europeia definidas para o setor dos transportes e logística, mormente a descarbonização, o reforço da digitalização das suas atividades e a aposta na intermodalidade. Os trabalhos devem, ainda, incluir a atualização das linhas de atuação estratégicas de desenvolvimento de ambos os portos, bem como da Missão, Visão e Objetivos Estratégicos em 2035 e 2040.

No âmbito dos trabalhos a realizar, e no que se refere à definição à promoção da sustentabilidade, devem estar subjacentes os princípios da autossuficiência energética e ambiental, designadamente, a neutralidade carbónica, a produção de energia a partir de fontes renováveis, a eficiência energética, a gestão eficiente dos recursos hídricos, a gestão de resíduos com base na economia circular e a promoção da biodiversidade.

O concurso foi lançado pelo valor base de 150 Mil Euros, com um prazo de execução 240 dias, terminando o prazo de entrega das propostas no próximo dia 30 de setembro.

Link para o anúncio publicado em Diário da República