Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Porto de Aveiro dá-se a conhecer por inteiro à comunidade
Em dia de aniversário, o Porto de Aveiro abriu as suas portas e não faltou quem quisesse aproveitar a oportunidade para ficar a conhecer os meandros da estrutura portuária aveirense. Do Terminal Norte ao Porto de Pesca Costeira, com passagem pelos cais dedicados aos granéis líquidos, sólidos, bem como pelo Porto de Pesca Longínqua e pelo Terminal Sul. Crianças, jovens e adultos passaram parte deste domingo a descobrir quem são os principais operadores do Porto de Aveiro, as cargas que movimentam e qual o seu destino.
![]() |
DGRM reforça quadro com 15 novos trabalhadores
No dia 1 de abril de 2022, a DGRM-Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos acolheu 15 trabalhadores para reforçar as suas equipas internas inspetivas e administrativas. Durante a recepção, José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, deu as boas-vindas e fez as apresentações, reforçando a importância de cada um para o cumprimento da missão desta Direção-Geral, com particular enfase no grupo de Inspecção.
![]() |
PORTO DO FUNCHAL
Manutenção no cais de recreio
No Cais de Recreio do Porto do Funchal está a decorrer a empreitada de tratamento superficial, pintura e reforço das ancoragens das estruturas metálicas daquele cais.
O objectivo desta intervenção de manutenção passa pela escovagem e limpeza com meios mecânicos, de modo a remover a pintura em mau estado e aplicar a proteção anticorrosiva na estrutura metálica.
![]() |
Marina de Vilamoura eleita a melhor de Portugal em 2021
A Marina de Vilamoura foi eleita “Melhor Marina Portuguesa” em 2021, pelo 11.º ano consecutivo. Os Publituris Portugal Trade Awards, que são atribuídos através da votação do público e por um painel de jurados especializados em turismo, tiveram em conta a qualidade da infraestrutura e dos serviços de apoio prestados.
![]() |
Sines e Huelva estreitam relações
O Porto de Sines recebeu uma delegação do Porto de Huelva, liderada pela sua Presidente, Pilar Miranda, acompanhada por técnicos e representantes de diferentes empresas da comunidade portuária, da Associação para a Promoção Comercial do Porto de Huelva (HuelvaPort), da Câmara de Comércio de Huelva, da Associação das Indústrias Químicas, Básicas e Energéticas (AIQI) e das Indústrias de Base e Energia (AIQBE).
![]() |
Porto de Viana do Castelo
Navio em viagem inaugural carrega 38 embarcações com destino à Noruega
Atracou no Porto de Viana do Castelo, em viagem inaugural, o navio Wilson Flex I pertencente ao armador norueguês Wilson Eurocarriers As, para carregar 38 embarcações, que têm como destino final o porto de Larvik, na Noruega.
O Comandante do Navio recebeu das mãos do Administrador da APDL, Joaquim Gonçalves, a placa da escala inaugural.
![]() |
PORTOS DO CENTRO DE PORTUGAL
DGRM lança concurso de 4,9 milhões de euros para dragagens
A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para contratação plurianual de dragagens nos Portos do Centro de Portugal, no valor de 4,9 milhões de euros (IVA incluído) e execução no triénio 2022-2024.
De acordo com José Carlos Simão, Diretor-Geral da DGRM «o presente concurso permitirá cumprir o Plano Plurianual de Dragagens, elaborado por esta Direção-geral e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, através da contratação plurianual de dragagens de manutenção nestes portos».
![]() |
FUNCHAL
Melhoria das instalações à entrada do porto
O edifício à entrada do Porto do Funchal foi reabilitado, proporcionando agora melhores condições de trabalho aos funcionários da APRAM que ali trabalham e dando melhor aspeto visual à entrada do porto, por onde passam milhares de turistas anualmente.
A intervenção passou pelo reforço estrutural do edifício, a reabilitação das fachadas, a impermeabilização da cobertura, a reparação de todas as infraestruturas técnicas – redes elétrica, de águas (potável e pluviais) e telecomunicações – e a reabilitação dos pavimentos e paredes.
![]() |
APDL foi conhecer os avanços da plataforma logística intermodal
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A. visitou, segunda-feira, o progresso da obra da Plataforma Logística Intermodal de Salamanca.
A delegação portuguesa, liderada pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Salamanca, Carlos Garcia Carbayo. A visita contou com a presença de Pablo Hoya, da Zaldesa SA.
![]() |
PORTO DO FUNCHAL
Substituição de cabeços no cais acostável 1
A empreitada de substituição de três cabeços de amarração no cais acostável 1 do Porto do Funchal, já concluída este ano, veio garantir a segurança e eficiência da operação portuária.
A empreitada abrangeu também a reabilitação da escada do cais, incluindo as guardas de proteção e pinturas.
![]() |
EDIÇÃO N.º 138
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2022
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 138. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Porto de Aveiro assinala 214 anos com uma semana aberta
Este domingo, dia 3 de abril, o Porto de Aveiro comemora o 214.º aniversário e abre as suas portas, aproximando o seu território e a sua actividade a toda a população.
Entre os dias 3 e 8 de abril decorrerá uma semana aberta que integra um conjunto de iniciativas direcionadas para a população em geral, comunidade escolar, trabalhadores e parceiros de negócios
![]() |
APRAM
Fórum da Simplificação de Procedimentos
A APRAM promoveu mais um Fórum da Simplificação de Procedimentos nos Portos da RAM que não reunia há mais de dois anos, devido à pandemia.
Com entrada de mais portos portugueses na JUL, a Janela Única Logística, a plataforma informática que pretende harmonizar, agilizar e simplificar procedimentos em todos os portos portugueses, impunha-se um encontro entre as várias entidades ligadas a este processo na região que foi porto piloto deste projeto nacional.
![]() |
Mar 2020 reforça apoios para acompanhar subidas de preços dos investimentos em execução
O Governo decidiu aumentar as medidas de apoio ao investimento do Programa Operacional Mar 2020, de forma transversal, criando uma flexibilidade na adequação do valor do investimento proposto e o correspondente financiamento público, ainda que necessariamente limitado pelo quadro das disponibilidades financeiras.
Objectivo é “promover a plena execução dos investimentos aprovados, essenciais para a retoma da economia e relevantes para a plena utilização da dotação programada no programa Mar 2020”.
![]() |
ANTENA 1 E JORNAL DE NEGÓCIOS
Conversa Capital com José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve
O Porto de Sines pode duplicar a capacidade de armazenamento de gás com a construção de um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL), num espaço de um ano e com um investimento que não é significativo.
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, revelou que se a Europa deixar de comprar gás à Rússia e começar a importar gás de outras zonas, nomeadamente dos Estados Unidos, Sines vai estar preparado para receber e armazenar esse gás. Sines está a trabalhar a 70 por cento e pode duplicar a sua capacidade relativamente ao GNL, passando de três para seis tanques.
![]() |
Porto de Setúbal com rebocador oceânico da REBONAVE em 2022
Foi licenciado no Porto de Setúbal, em 2022, o rebocador oceânico “CASTELO DE ÓBIDOS”, da frota da REBONAVE. Com uma arqueação bruta de 1083ton, comprimento fora a fora de 50m e uma força de tração de 70TBP (tonelagem de porte bruto) é o maior rebocador disponível na nossa costa e uma mais-valia para o Porto de Setúbal, que como porto de armamento geograficamente privilegiado, facilita a operação em toda a costa portuguesa, otimizando os tempos de mobilização.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA
«A Conferência das Nações Unidas dos Oceanos 2022»
O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e os Diretores do CEEA - Centro de Estudos Estratégicos do Atlântico e do MARE-ULisboa convidam os interessados a participarem na conferência do Seminário do Mar, em modo digital, sobre “A Conferência das Nações Unidas dos Oceanos 2022”, que será proferida pela Doutora Maria Inês Gameiro (Gabinete do Ministro do Mar), a 29 de março (3.ª feira), com início às 15h30.
![]() |
Portos dos Açores prepara infraestruturas de São Jorge para eventual agravamento da situação
A empresa, que gere as infraestruturas portuárias da região, anunciou no sábado que está a preparar os portos da ilha de São Jorge para dar resposta a um eventual agravamento da crise sismovulcânica na ilha
Em comunicado de imprensa, a empresa justifica as medidas adoptadas com “a imperiosa relevância de garantir e manter a permanente operacionalidade e segurança dos portos de Velas e Calheta [dois concelhos de São Jorge] e assegurar a sua centralidade no dispositivo geral de proteção civil e salvaguarda de quem parta dali e, igualmente, daqueles que irão permanecer na ilha”.
![]() |
Porto de Setúbal com presença positiva na Intermodal South América
O Porto de Setúbal participou, pela terceira vez, de 15 a 17 de março, em São Paulo, Brasil, na 26ª Edição da Intermodal South America, uma das mais importantes feiras mundiais dedicadas à logística, aos portos, à tecnologia associada ao transporte e às trocas comerciais internacionais.
Atendendo à localização privilegiada do Porto de Setúbal e à melhoria verificada nas condições de operação e com a competitividade reforçada, o mercado da América do Sul apresenta-se, doravante, como uma oportunidade para o porto, potenciando novos negócios de exportação.
![]() |
Sines tem novo meio para salvamentos no mar
A Estação Salva-Vidas de Sines tem uma nova embarcação de grande capacidade, a lancha "Nossa Sr.ª da Conceição", da classe Rainha D. Amélia, do Instituto de Socorros a Náufragos, que vem melhorar as condições de salvamento no mar da região.
A lancha, que tem 13,5m de comprimento e capacidade para transportar até 10 náufragos, reforça os meios de segurança marítima numa zona da costa portuguesa com muita utilização turística e de navegação mercante, a área de jurisdição da Capitania do Porto de Sines, entre Melides (Grândola) e Carvalhal (Odemira).