Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Nossa Senhora dos Navegantes está de volta à ria de Aveiro este fim de semana
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai organizar mais uma Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes, este fim de semana, 16 e 17 de setembro.
A procissão na ria é o momento mais alto desta iniciativa, como explica a organização: «É uma romaria com muita tradição e adesão das gentes ribeirinhas da ria de Aveiro, muito devotos da Senhora dos Navegantes, a quem agradeciam boas pescas e a quem pediam saúde e bênçãos para si e suas famílias. A tradicional Procissão pela ria de Aveiro é um ex-líbris das celebrações e arrasta multidões às margens da ria para assistir à sua passagem».
O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré organiza a Festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes em parceria com a Câmara Municipal de Ílhavo, com a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, com a Administração do Porto de Aveiro e com a Paróquia da Gafanha da Nazaré.
No sábado, a festa arranca às 14 horas, e, às 22 horas, sobe ao palco o One Grupo. Já no domingo, a atividade vai começar, às 11 horas, com a receção aos Grupos/Ranchos na sede do Grupo Etnográfico, seguindo-se a procissão da Igreja de Cale de Vila para o Porto Bacalhoeiro, às 14 horas, e o desfile pela ria, passando por São Jacinto, meia hora mais tarde. O desembarque vai ser seguido de uma missa campal. Para as 18 horas, está marcada a atuação da Banda Filarmónica Gafanhense, para depois se realizar o Festival de Folclore, com o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC, de Coimbra, e Rancho Etnográfico São Mamede de Negrelos, de Santo Tirso.