Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Terminal de Contentores de Alcântara recebe maior navio de contentores de 2023

O Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), operado pela Yilport Liscont, recebeu no dia 28 de Setembro o navio Cap San Tainaro, com 119.441 de GT, 333 metros de comprimento e um calado máximo de 14,5 metros. Agenciado pela Maersk, o Cap San Tainaro seguiu para o porto de Santos (Brasil), após tocar os portos de Sines e Algeciras.

No TCA foram embarcados mais de 600 contentores, alguns dos quais em regime de transhipment, com recurso a 3 dos 4 novos pórticos de cais, que chegaram ao Porto de Lisboa em Janeiro de 2022. Estes pórticos de cais têm uma lança com um alcance de 22 fiadas de contentores, a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar navios porta-contentores inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais.

Este equipamento representou um investimento de mais de 30 milhões de euros por parte da concessionária, permitindo aumentar a eficiência operacional e a competitividade desta importante infra-estrutura portuária e melhor servir os clientes que a utilizam, refere uma nota de imprensa do Porto de Lisboa.

“Modernizar e melhorar a eficiência operacional, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente através de uma forte redução de emissões de CO2, são os objectivos primordiais deste projecto de modernização cuja segunda fase se iniciou durante o mês de Setembro”, acrescenta a mesma nota.

fonte