Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SEATTLE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Um café feito de... contentores

A Starbucks apostou num novo modelo de loja. A novidade é surpreendente: tendo a reutilização de materiais como modelo, a rede mundial de cafetarias decidiu construir uma loja feita com quatro contentores reutilizados. O resultado pode ser testemunhado em Seattle, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Starbucks, Alan Hilowitz, a nova loja vai ajudar a empresa a reduzir a pegada ecológica.

POEM EM DISCUSSÃO PÚBLICA NA FIGUEIRA DA FOZ

Reportagem videográfica integral disponível no YOUTUBE

Já se encontram disponíveis no Canal do Porto da Figueira da Foz no YOUTUBE, os vídeos reportando, na íntegra, a sessão pública temática relativa aos Transportes Marítimos e Portos inserida na discussão pública do POEM.
A reunião para discutir o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo realizou-se na sede do Porto da Figueira da Foz (APFF), a 13 de Janeiro de 2011, numa iniciativa conjunta do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) e da Associação dos Portos de Portugal (APP).
 

Pescadores de Caxinas que sobreviveram a naufrágio entregaram terço no Santuário de Fátima

Os seis pescadores de Caxinas que sobreviveram ao naufrágio da "Virgem do Sameiro", entregaram, este sábado, no Santuário de Fátima, o terço com que rezaram durante os três dias em que permaneceram na balsa de onde foram resgatados pela Força Aérea.
A cerimónia de entrega do terço foi marcada por grande emoção e muitas lágrimas. O terço, que entregaram fechado numa pequena caixa de madeira no final do rosário, vai ficar entre as relíquias do Santuário, disse o pároco que conduziu as celebrações, na Capelinha das Aparições.

Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.

GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS

Caxinas recebe em festa os seus Heróis do Mar

Gente feliz com lágrimas, nas Caxinas, graças ao resgate dos pescadores. Depois de três dias de angústia, chega a melhor notícia que os familiares dos pescadores desaparecidos poderiam receber: os seis homens que seguiam no barco 'Virgem do Sameiro' agarraram-se à vida, depois de um naufrágio, e foram resgatados. “Isto é uma ressurreição”, desabafa o presidente da Junta de Vila do Conde. “Milagre!”, gritaram os familiares. Os novos heróis do mar seguiram para o Hospital de Leiria, tendo posteriormente regressado a suas casas, com excepção de um deles, que ficou em observação.

Conheça a Ilha de Motiti

Em 2011, o porta-contentores Rena encalhou no recife "Astrolabe", a cerca de 12 milhas náuticas do Porto de Tauranga, na Nova Zelândia. O recife fica muito perto da paradisíaca ilha de Motiti, local de sonho para actividades de mergulho. Motiti fica a 10 minutos de voo de Tauranga. É habitada por 27 pessoas, menos seis que no census de 2001. Apesar de tão reduzido número de habitantes, há quem defenda a sua independência.

24.09.2011 | FOI NOTÍCIA NA APP

TERMINAL DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO DA REN NO PORTO DE SINES - Expansão pronta em 2012

A partir do próximo ano, o terminal de gás natural liquefeito da REN no porto de Sines disporá de uma capacidade de armazenagem de 390 mil metros cúbicos. O projecto de expansão, orçado em perto de 200 milhões de euros, acrescentará 150 mil metros cúbicos à capacidade de armazenagem actualmente existente.
À medida que aquela capacidade seja disponibilizada ao mercado, o preço do abastecimento do País em GNL poderá baixar, defende o presidente da REN, fruto da concorrência e do maior recurso ao transporte marítimo.

23.09.2011 | FOI NOTÍCIA NA APP

APRESENTAÇÃO HOJE, ÀS 14H, NO AUDITÓRIO DA APS - Porto de Sines recebe scanner de detecção no interior de contentores

Na presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, a Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo apresenta, hoje, pelas 14 horas, no auditório da Administração do Porto de Sines, o scanner que irá operar no Terminal XXI.
Este sistema de inspecção não intrusiva permite a detecção, no interior dos contentores, de materiais orgânicos e inorgânicos utilizando sofisticados processos de tratamento das imagens obtidas através da utilização de feixes de raios X.
 

PORTO DE AVEIRO DISPONIBILIZA CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS

Procissão marítima da Senhora dos Navegantes

O Porto de Aveiro disponibiliza, em vários sites, algumas centenas de fotos da procissão marítima da Senhora dos Navegantes, que se realiza todos os anos no terceiro domingo de Setembro. O mesmo vale para uma série de vídeos publicados no Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE.

FESTAS DA SENHORA DA ASSUNÇÃO - PÓVOA DO VARZIM

Muita gente, mas poucos barcos engalanados

Muita gente para assistir à procissão de Nossa Senhora da Assunção, na Póvoa do Varzim. Procissão que em tempos idos teve uma forte componente ligada ao mar, à actividade piscatória. Mas a tradição vai-se perdendo. A Real Irmandade da Senhora da Assunção tem-se desdobrado na sensibilização de armadores para que adornem os barcos no porto de pesca, mas o número de embarcações que se apresentaram engalanadas esteve muito longe de um passado recente.
 

VEJA O VÍDEO

Austrália afunda navio para formar recife artificial

Um navio desactivado da Marinha australiana foi afundado dia 13 deAbril na costa do país. A ideia é que ele forme a base de um recife artificial que atraia turistas e dividendos para o governo da Austrália. Centenas de pessoas na Praia de Avoca, no Estado de Nova Gales do Sul (sudeste da Austrália), acompanharam o evento, marcado por um espectáculo de fogo de artifício.

Viver em contentores com estilo e elegância

O contentor, conhecido pelo uso em obras e transporte de cargas, possui várias outras aplicações, algumas extremamente inusitadas e desconhecidas do grande público. Vejam estas ideias de usos em design, engenharia e arquitetura!
Em vários países do mundo o uso dos contentores é muito comum. A proposta é utilizada no exterior, principalmente em países com tradição portuária e ajuda a solucionar problemas de sustentabilidade e de habitação.

 

Duas ilhas desaparecem do mapa

Duas pequenas ilhas, Poomarichan e Villanguchalli, entre o Sri Lanka e a Índia, afundaram-se. As consequências da acção do homem na Terra começam a mudar a cartografia, do outro lado do globo. As mais recentes vítimas são Poomarichan e Villanguchalli: duas pequenas ilhas no Pacífico que já não aparecem em imagens de satélite. Os territórios que apenas estavam entre três e cinco metros acima do nível do mar ficaram submersos devido à excessiva exploração dos recifes de corais.

CONSERVAÇÃO

Aquário Vasco da Gama liberta peixes para habitat natural

O Aquário Vasco da Gama libertou para o seu habitat natural 400 exemplares de ruivaco-do-oeste, uma espécie de peixe de água doce ameaçada e que só existe em Portugal, anunciou a Marinha. Os peixes, reproduzidos em cativeiro no aquário, foram libertados no rio Alcabrichel (Torres Vedras) entre as localidades de Ramalhal e Abrunheira, perto do local onde foram capturados os seus progenitores.

PORTOS DE SETÚBAL E SESIMBRA

APSS com endividamento zero

A APSS, SA amortizou, em 24 de Janeiro, o último empréstimo bancário, passando a ter uma situação financeira de endividamento zero. Em 2005, o valor da dívida remunerada era superior a 12 milhões de euros.

Porto de Setúbal no ISSUU

O Porto de Setúbal marca presença no ISSUU, recurso da web que transforma arquivos .pdf em “livros” no formato Flash. Como outros recursos da web, além de carregar os arquivos, é possível compartilhar, comentar, inserir a visualização em blogs e sites.
Neste espaço, actualizado com regularidade, encontra, entre outros, documentos históricos, tabelas de marés, as newsletters da APSS e o serviço de recortes (clipping).
 

DISPONÍVEL O N.º 2

Boletim Informativo do INAG

Numa época onde a informação, a participação e o envolvimento de todos se revela indispensável para o bom e elevado desempenho das instituições, o INAG, I.P. divulga os principais projectos desenvolvidos durante o período de 2010 na edição n.º 2 do seu boletim informativo.
Disponível aqui (formato pdf, 40 páginas, 19 MB)
 

Porto de Sines paga dívida de 78 milhões de euros

 A administração do Porto de Sines anunciou ter liquidado uma dívida de 78 milhões de euros que tinha desde 2005. Para além do anúncio do saneamento da dívida, que terá sido acumulada durante as administrações anteriores a 2005, ano em que assumiu a liderança do Porto de Sines, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, revelou ainda que a administração portuária pode assegurar metade do valor da obra de ampliação do molhe leste.

PRESIDENTE DA AUTORIDADE PORTUÁRIA DE GIJON:

PROPOSSE pode ajudar a melhorar as capacidades logísticas e de transporte a mais de 8 mil PME’s do Arco Atlântico

O presidente da Autoridade Portuária de Gijón (APG), Fernando Menéndez Rexach, considera que o mercado potencial de tráfego de mercadorias para o Short Sea Shipping na área de influência do projecto PROPOSSE ronda os 12 milhões de toneladas. Tal facto permitirá melhorar as capacidades logísticas e de transporte para mais de 8.000 PME´s no Arco Atlântico.
Rexach falava no decorrer de uma sessão de trabalho do PROPOSSE que se realizou a 25 de Janeiro, em Gijón, e na qual participou o Porto de Aveiro.
 

Lídia Sequeira na comemoração do Dia Mundial das Alfândegas

 A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, foi convidada a fazer uma intervenção por ocasião do Dia Mundial das Alfândegas, num evento presidido pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, que se realizou em Lisboa a 27 de Janeiro. A Organização Mundial das Alfândegas elegeu o tema “Conhecimento, catalisador para uma Alfândega de excelência” para o evento deste ano.

Total: 409
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18 19 20 21