Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
DGRM assinala Dia Mundial do Mar
A DGRM – Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos assinala esta quinta-feira, dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Mar. A DGRM associa-se a estas comemorações renovando os valores da inovação e da eficiência energética, reforçando a necessidade de estabelecer parcerias eficazes, incluindo parcerias multissetoriais, público-privadas, intersectoriais, interdisciplinares e científicas, inclusive incentivando a partilha de boas práticas, dando visibilidade a parcerias de bom desempenho e criando espaço para interação significativa, networking e capacitação.
![]() |
Portugal quer ser porta de entrada do agronegócio brasileiro na Europa
O embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, afirmou que o país ambiciona ser uma porta de entrada importante do agronegócio brasileiro na Europa, através do Porto de Sines.
“O Transporte de bens do agronegócio do Brasil para a Europa, através do nosso terminal de Sines é um assunto que interessa muito e que pode ser potenciado”, disse Luis Faro Ramos, em Brasília, à margem da reunião anual da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, na Embaixada de Portugal, em Brasília.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Santana Lopes recebe administração portuária
A nova administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que inclui o figueirense Carlos Monteiro, foi recebida pelo presidente da autarquia, Santana Lopes. Foi uma reunião para apresentação de cumprimentos, mas também para abordar assuntos prementes relacionados com a segurança na barra, obras de aprofundamento do canal de navegação e da bacia de manobras, dragagens e reposição de areias na margem sul.
![]() |
Portugal assume vigilância e inspecção no mar
A DGRM - Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, iniciou a 9 de Setembro uma missão com um navio da Marinha Portuguesa, NRP SETÚBAL, com uma equipa de inspeção de pescas composta por quatro Inspetores de Pescas da União (DGRM), um coordenador da EFCA, um da ANP/Estónia e dois da ANP/Portugal.
![]() |
VILA REAL DE SANTÓNIO E TAVIRA
Comandante João Afonso Martins é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima
O Comandante João Afonso Martins tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira, rendendo no cargo o Comandante Rui Vasconcelos de Andrade.
A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania de Vila Real de Santo António e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança.
![]() |
Realizou-se a 3.ª Conferência «As Cidades e a Logística»
A 3ª edição da Conferência «As Cidades e a Logística», promovida pela APLOG, decorreu dia 21 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Organizada sob um formato de painéis de discussão, numa conversa aberta e pragmática, envolveu autarcias, neste caso a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, organismos públicos, CCDRN e empresas de referência em vários setores deste o retalho, à tecnologia, passando pelos transportes e mobilidade, com objetivo de ajudar na reflexão e desenvolvimento em temas de logística que envolvem todos estes agentes e tem impacto na vivência nas cidades.
![]() |
Porto de Aveiro continua a crescer
O Porto de Aveiro registou um crescimento de 1,7% no mês de agosto, face ao período homólogo, movimentando 438.294 toneladas. No acumulado do ano verificou-se um aumento de 3,5%, num total de 3.887.251 toneladas.
Os granéis sólidos foram a tipologia de carga que mais cresceu no mês em análise, com um aumento de 12,6%, impulsionados pelos minerais não metálicos.
![]() |
Grupo Sousa investe 28 milhões de euros na aquisição de navio porta-contentores
O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, acaba de adquirir, e registar no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores, Tonelagem de Arqueação Bruta de 17.294 toneladas e com um comprimento de 172 metros.
Trata-se do navio Marine Taraba, construído em 2008, navio 'gémeo' do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.
![]() |
Programa da Gulbenkian e da Oceano Azul para aceleração de empresas da economia azul selecciona 18 startups
“O programa “Blue Bio Value Aceleração”, promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, seleccionou 18 startups provenientes de 12 mercados, segundo anunciado em comunicado.
A quinta edição do programa recebeu 84 candidaturas provenientes de 39 países de 5 continentes, e os “premiados” são 18 startups que têm origem em Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Croácia, Lituânia, Polónia, Noruega, Canadá, Estados Unidos da América, Hong Kong e Chile.
![]() |
Plataforma junta mulheres para salvar os oceanos
“Quando Raquel Costa teve a rara oportunidade de descer no submarino amarelo Nautile, do centro de pesquisa francês IFREMER, até cerca de 3.000 metros de profundidade, ao largo dos Açores, não sabia que estaria a mudar a sua vida para sempre.
O que a geóloga marinha viu, nesse ido ano de 1998, foi “indescritível”, nas palavras da própria. Num lugar profundo do planeta Terra, onde a luz não chega e quase tudo ainda está por descobrir e documentar, viu um “peixe grande azul com três patas fininhas, um polvo cor-de-rosa que parecia ter orelhas e que andava a bailar à frente do submarino, um tubarão que parecia estar deitado, corais que não sabia que existiam a três mil metros de profundidade”. “Em termos de geologia, vi e apanhei imensas rochas incrivelmente diferentes daquilo que estávamos à espera."
![]() |
Santana Lopes com «muitas esperanças» na nova administração do Porto da Figueira da Foz
O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, depositou esta quarta-feira "muitas esperanças" na nova administração do porto marítimo, que tomou posse na terça-feira, para resolver os vários problemas pendentes.
A nova administração integra o ex-presidente da autarquia, Carlos Monteiro, que suspendeu o mandato de vereador pelo período de um ano e recebeu um voto de congratulações, proposto por Santana Lopes, que lhe sucedeu nas eleições autárquicas de 2021.
"Considero da maior importância ter na administração do porto uma pessoa nascida e criada na Figueira da Foz, que conhece bem os seus problemas e desafios", sublinhou o presidente da Câmara, na sessão autárquica.
![]() |
Dádiva de Sangue | APDL
A 29 de Setembro, no Auditório Infante D. Henrique
A dádiva de sangue na APDL é uma iniciativa que já se realiza há vários anos, sempre com resultados dos quais nos devemos orgulhar. Registamos cerca de 200 potenciais dadores, 150 colheitas e 45 novos dadores. De acordo com a nossa Política de Responsabilidade Social voltamos a abrir as portas a todos quanto quiserem ser dadores, pedindo o envolvimento de toda a comunidade numa causa que é de todos e que pode ajudar a salvar vidas.
A próxima dádiva vai decorrer no dia 29 de Setembro, das 09h00 às 12h30, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.
![]() |
APDL
MEMORANDO DE ENTENDIMENTO PARA O AUMENTO DA EFICIÊNCIA PORTUÁRIA
Foi assinado esta terça-feira, 20 de Setembro, na APDL, um Memorando de Entendimento para o aumento da eficiência portuária, tendo em conta a necessidade de incremento das empresas diretamente envolvidas na operação.
O documento foi subscrito pela APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A.), ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias), AGEPOR (Associação dos Agentes de Navegação de Portugal), APAT (Associação dos Transitários de Portugal), TCL (Terminal de Contentores de Leixões, S. A.), e TCGL (Terminal De Carga Geral E De Granéis De Leixões S.A.).
![]() |
Agenda NEXUS é um dos projectos vencedores das Agendas Mobilizadoras do PRR
A Agenda NEXUS, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos a assinar o Termo de Aceitação a 17 de setembro, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este consórcio é constituído por 35 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.
![]() |
Líder da CIM com esperança na nova gestão do Porto da Figueira da Foz
Considerando que o Porto da Figueira da Foz «é um ponto de grande relevância e estratégico para o escoamento de mercadorias e desenvolvimento da região», Emílio Torrão (na foto), Presidente da CIM (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra), diz sentir-se «satisfeito que a Figueira tenha um representante no Conselho de Administração», referindo-se ao cargo de vogal do ex-Presidente da Câmara Carlos Monteiro.
![]() |
Porto de Ponta Delgada bate record no movimento de mercadorias
O Porto de Ponta Delgada bateu o record nacional no movimento de mercadorias no 2.º trimestre deste ano.
Foi um aumento de 41% no total das mercadorias carregadas e descarregadas, ultrapassando todos os outros portos do país, alguns deles a registarem quebras, como é o caso do porto da Praia da Vitória, que caiu 21,7%.
No 2.º trimestre, o Porto de Ponta Delgada movimentou 487 mil toneladas de mercadorias, enquanto que o da Praia da Vitória registou 123 mil toneladas.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Segurança no porto é a prioridade para Carlos Monteiro
O ex-Presidente da autarquia figueirense Carlos Monteiro foi nomeado vogal da estrutura que integra os portos de Aveiro e Figueira da Foz, cumprindo-se assim um desejo com vários anos, de que um figueirense assumisse a liderança do porto desta cidade. Para a presidência do conselho de administração (CA), a escolha da tutela recaiu em Eduardo Feio, até aqui presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
O anuncio foi feito pelo gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, que aponta ainda como vogal Andreia Queiroz, quadro da APA (Administração do Porto de Aveiro), que desempenhava as funções de directora financeira.
![]() |
Eduardo Feio é o novo Presidente do Porto de Aveiro
Eduardo Feio foi, esta sexta-feira, nomeado Pesidente da Administração do Porto de Aveiro (APA). O conselho, que gere igualmente o Porto da Figueira da Foz, integra ainda como administradores Carlos Monteiro e Andreia Queirós.
Há seis anos à frente do IMT (que passa a ser gerido por João Caetano), Eduardo Feio foi vereador na Câmara de Aveiro e responsável pela Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de 2.ª Geração entre 2008 e 2010.
![]() |
A 21 DE SETEMBRO
Conferência Exportar Online está de volta. AICEP organiza 3ª edição
A AICEP organiza na quarta-feira, dia 21 de setembro, pelas 14:00, no Teatro Jordão, em Guimarães, a 3ª edição da conferência Exportar Online, com a presença do Secretário de Estado Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques e de Rita Araújo, Administradora da AICEP.
![]() |
Porto de Lisboa recebe tuneladora no TMB
Foi descarregada, no dia 12 de Setembro, no Terminal Multiusos do Beato (Ership Lisboa) uma máquina de perfuração de túneis e respectivos acessórios, tendo a mesma sido transportada, em diferentes partes, no navio «Panthera J» agenciado pela Perez Torres Portugal, Lda.
Esta tuneladora será uma peça fundamental na execução do projecto «Plano de Drenagem de Lisboa», com vista à construção de grandes colectores para drenagem das bacias com excesso de caudais o que irá permitir evitar inundações, preparando Lisboa para fenómenos extremos provocados pelas alterações climáticas.