Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines cresce 9% em carga e continua a liderar portos nacionais

“A actividade portuária desenvolvida em Janeiro confere a Sines a posição cimeira no ‘ranking’ dos portos que maior volume de carga movimentaram, com uma quota de 54,5%, a que se seguem Leixões com 17,3%, Lisboa com 11,9%, Setúbal com 6,9%, Aveiro com 6,8%, Figueira da Foz com 2,1%, Viana do Castelo com 0,3% e Faro com 0,03%”, indica a AMT.

Investimento de 5,1 ME abre Janela Única Logística no Porto de Viana do Castelo

A Janela Única Logística (JUL) do Porto de Viana do Castelo vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, num investimento de 5,1 milhões de euros, após quatro anos de trabalho com os vários intervenientes do sector marítimo-portuário.

O Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo, informou que “a JUL serve os propósitos fundamentais de funcionar como interligação intermodal na cadeia do transporte desde o nó porto (porto marítimo), facilitando e distribuindo as facilidades a todos os intervenientes na referida cadeia”.
Nuno Araújo referiu que aquela ferramenta garantirá “uma total visualização e integração em todas as operações que envolvem os portos nacionais, e dá cumprimento às iniciativas internacionais que se aplicam ao transporte marítimo, portos e intermodalidade, materializando, desta forma, o conceito de Plataforma Única Marítima”.

Instituto Hidrográfico e Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra celebram acordo de cooperação

No dia 6 de abril, o Instituto Hidrográfico e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A, assinaram um contrato interadministrativo de cooperação, para produção de cartografia hidrográfica oficial dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Este contrato tem como objetivo garantir a segurança na navegação, assegurando a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.​​
 

Somague «ganha» projecto de 21 milhões nos Açores

A Sacyr Somague lidera o consórcio que vai intervir nos molhes dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores. Uma empreitada de quase 21 milhões de euros.

Com um orçamento de quase 21 milhões de euros e um prazo de execução de 33 meses, a empreitada de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, contempla trabalhos de reabilitação no molhe do porto de comércio e reperfilamento da respetiva estrada de acesso, o terrapleno e outros acessos (comércio e pesca), além do molhe e a entrada do porto de recreio. Estas obras, adjudicadas pelos Portos dos Açores ao consórcio liderado pela Sacyr Somague – com uma participação de 60% -, visam regularizar e otimizar as capacidades operacionais dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto que sofrerem danos devido à passagem do furacão Lorenzo.

Embaixador da República da Indonésia visita o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines

O Embaixador da República da Indonésia Rudy Alfonso, acompanhado pelo Conselheiro Económico, Rieza R. Maulana, visitou sexta-feira, 8 de Abril, o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines.

Foram recebidos por Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, respetivamente CEO e Vice Presidente da aicep Global Parques e pelo Administrador Executivo do Porto de Sines, Duarte Lynce de Faria, onde ficaram a conhecer a infraestrutura portuária e a oferta da aicep Global Parques, nomeadamente a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, que inclui também a ZAL Sines - Zona de Atividades Logísticas; a Energia Sul e o Sines Tech – Innovation & Data Center Hub.

ANTÓNIO COSTA SILVA

«Podemos ter em Sines não uma, mas duas Autoeuropas», diz Ministro da Economia

Para António Costa Silva, o Porto de Sines pode tornar-se um centro de tecnologias ‘verdes’ e biocombustíveis para “a Marinha e todas as forças que se movimentam no mar”, bem como um centro de importação de gás natural liquefeito (GNL).

Porto de Leixões lança concurso de 8,1 ME para centralizar serviços de inspecção

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou quinta-feira, dia 7 de Abril, um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspectivo, que agregará várias valências atualmente dispersas.

De acordo com um anúncio de procedimento publicado dia 7 em Diário da República (DR), a empreitada de execução do Centro Inspectivo do Porto de Leixões tem um valor base de 8.136.000 euros, e tem um prazo de execução de 540 dias.

A CÔNSUL DA AUSTRÁLIA VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A Cônsul da Austrália, Jessica Louise Healey, visitou, esta quarta-feira, 6 de abril, o Porto de Leixões.

A representante diplomática deslocou-se ao porto com o objevtivo de conhecer a infraestrutura portuária, no âmbito das ligações entre Leixões e o mercado australiano, quer a nível de carga, quer de passageiros de cruzeiros marítimos e fluviais.

DGRM nas X Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária

A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos está presente com duas comunicações, na décima edição das Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, dias 7 a 8 de abril de 2022, em Sines.

As Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária destinam-se a envolver, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos laboratórios do Estado.

Dois Dias, Dois Portos

APLOG NO PORTO DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO

Teve início esta quinta-feira, no Auditório Lima Torres. do Centro de Formação do Porto de Leixões o evento ‘Dois Dias, Dois Portos’, realizado pela APLOG, Associação Portuguesa de Logística, com enfoque nos Portos de Leixões e Viana do Castelo.
Trata-se de um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes para dar a conhecer a realidade atual e projetos futuros, em ambos os Portos.

Governo compromete-se a apoiar indústria nacional de reparação e construção naval

O terceiro Governo liderado por António Costa compromete-se a apoiar a indústria nacional de reparação e construção naval, promovendo a sua capacidade junto de segmentos de mercado específicos com vista a potenciar as exportações.

Diz ainda o Programa do XXIII Governo Constitucional que se compromete a “aprofundar o relacionamento com a indústria, as universidades e os centros de investigação, para reforçar os clusters empresariais e tecnológicos existentes e identificar novas oportunidades na economia azul, tirando o máximo partido do Fundo Azul”.

FILIPE COSTA, PRESIDENTE DA AICEP GLOBAL PARQUES

Investimentos para transformar Sines ascendem a 17 mil milhões

Com a invasão da Rússia à Ucrânia, o Porto de Sines está a ser apontado como um ponto estratégico para a inversão do paradigma de entrada de gás na Europa. Em entrevista ao Dinheiro Vivo/TSF, o Presidente Executivo da AICEP Global Parques assinala que este “é um grande hub logístico, energético e tecnológico” em Portugal e que os investimentos em curso ascendem a 17 mil milhões de euros.

Comissão Europeia e BEI concordaram em mobilizar 500 milhões para um novo fundo que investe na economia azul

A Comissão Europeia e o BEI chegaram a acordo para mobilizar 500 milhões de euros para a economia azul, através de um novo equity fund (fundo de capital de risco).
Em causa estão 500 milhões de euros de fundos da UE para financiar intermediários financeiros que investem na economia do mar. Isto resultará em 1,5 mil milhões de euros de financiamento de capital de risco disponível para PME e start-ups inovadoras e sustentáveis do sector ​​da economia azul, através de intermediários financeiros.
 

Viana do Castelo estuda viabilidade de acesso ferroviário ao porto de mar

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, com a abstenção do dois vereadores do PSD, estabelecer um protocolo com a administração do porto de mar, para aferir da viabilidade de construção de um acesso ferroviário àquela infraestrutura.

"A Agenda do Mar 2030 identificou a necessidade de realizar um estudo prévio que explore as possibilidades de conexão ferroviária entre o porto de Viana do Castelo e um porto seco, num raio de distância a rondar os 10 quilómetros, num contexto que gerará maior otimização dos grandes investimentos em Viana do Castelo", refere a proposta apresentada pelo presidente da câmara, Luís Nobre, na reunião ordinária do executivo.

7 E 8 DE ABRIL

SINES ACOLHE AS 10.ªS JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA

Quinta e sexta-feira, 7 e 8 de Abril, decorrem em Sines as 10.ªs JORNADAS PORTUGUESAS DE ENGENHARIA COSTEIRA E PORTUÁRIA, organizadas pela PIANC Portugal. Estas Jornadas são hoje uma referência no meio técnico e científico da engenharia portuguesa, particularmente nos domínios da hidráulica marítima e da engenharia costeira e portuária.

Vão ser um forum de partilha de conhecimento, com a apresentação de trabalhos técnicos e científicos nas áreas ligadas à PIANC e com a participação activa de professores e investigadores, projetistas, donos de obra e de empresas de construção na área da engenharia costeira e portuária.

Porto de Aveiro garante fundos para plataforma multimodal

O Porto de Aveiro garantiu fundos europeus para a plataforma multimodal que vai criar uma estrutura junto à área de actividades logísticas para comboios, transporte rodoviário e frente de cais com transporte marítimo.

São 7 milhões garantidos por fundos comunitários que permitem reforçar a obra da ZALI.

No dia em que assinalou os 214 anos do Porto de Aveiro, Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração, não esconde que o momento, apesar das incertezas da pandemia e da guerra, é positivo pela tendência de crescimento.

ANA MENDES GODINHO:

Porto seco é da maior importância para a Guarda e para o país

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse que a criação de um porto seco na Guarda é “da maior importância” para a região e para o país.
A decisão vai permitir que seja criado na cidade beirã um porto seco, cujo conceito legal criado em 2019 “potencia a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário, aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional”, segundo o texto legislativo.
 

Embaixadores do Panamá e do Irão visitam o Porto de Sines

Duas delegações diplomáticas lideradas pelos embaixadores em Portugal, a República do Panamá e da República Islâmica do Irão visitaram o Porto de Sines.
Ambas as delegações reuniram com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), visitaram os terminais portuários e, in loco, tiveram oportunidade de aferir das capacidades operacionais do Porto de Sines que atestam a capacidade de afirmação enquanto Porta Atlântica da Europa.
 

Porto de Aveiro dá-se a conhecer por inteiro à comunidade

Em dia de aniversário, o Porto de Aveiro abriu as suas portas e não faltou quem quisesse aproveitar a oportunidade para ficar a conhecer os meandros da estrutura portuária aveirense. Do Terminal Norte ao Porto de Pesca Costeira, com passagem pelos cais dedicados aos granéis líquidos, sólidos, bem como pelo Porto de Pesca Longínqua e pelo Terminal Sul. Crianças, jovens e adultos passaram parte deste domingo a descobrir quem são os principais operadores do Porto de Aveiro, as cargas que movimentam e qual o seu destino.

DGRM reforça quadro com 15 novos trabalhadores

No dia 1 de abril de 2022, a DGRM-Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos acolheu 15 trabalhadores para reforçar as suas equipas internas inspetivas e administrativas. Durante a recepção, José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, deu as boas-vindas e fez as apresentações, reforçando a importância de cada um para o cumprimento da missão desta Direção-Geral, com particular enfase no grupo de Inspecção.

Total: 5738
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287