Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




COM INÍCIO ESTA TERÇA-FEIRA

Portos portugueses marcam presença na Intermodal South America

A APP – Associação dos Portos de Portugal vai participar em mais uma edição da Intermodal South America, que terá lugar em São Paulo, Brasil, entre os dias 28 de Fevereiro e 2 de Março de 2023, contando com a presença dos portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines.

Trata-se de um dos mais importantes eventos da América Latina no âmbito do sector de logística, comércio exterior e transporte mundial. O certame será composto por 200 expositores brasileiros e internacionais, oriundos da América do Norte, Europa e Ásia”.

No decorrer desta iniciativa, a APP com o apoio da Aicep Portugal Global vai realizar um networking para promoção dos portos portugueses, a realizar no dia 1 de Março, pelas 17h00, no stand dos Portos de Portugal.

Porto de Lisboa movimenta 1,4 milhões de toneladas de milho em 2022

O total de carga movimentada no Porto de Lisboa atingiu 11 milhões de toneladas no final do ano 2022, o que representa um aumento de 13,7%, face ao ano anterior. “O crescimento resulta de melhorias na performance das várias áreas, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis sólidos”, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.

Governo autoriza contrato de aquisição de uma 3.ª grua de 100 toneladas para o porto de Ponta Delgada

O Governo dos Açores aprovou uma resolução que autoriza a primeira alteração ao contrato programa celebrado entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., em 2 de Junho de 2022, prevendo a aquisição de uma grua portuária e equipamento acessório com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto de Ponta Delgada, e ainda, a aquisição de uma grua portuária com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto da Praia da Vitória e de uma grua automóvel de 80-100 toneladas para o porto da Horta.

Sines recebe comitiva do Porto de Luanda

Uma comitiva do Porto de Luanda visitou o Porto de Sines com o objetivo de conhecer alguns procedimentos desta administração portuária, nomeadamente as operações marítimas.

A comitiva, composta por Miguel Pipa, Massoxi Bernardo e Joaquim Junqueira, e acompanhada por elementos da AES (Associação Empresarial de Sines) e do CEO da SecretScreen, foi recebida pelo Conselho de Administração, que sublinhou a disponibilidade da autoridade portuária em reforçar a cooperação entre as duas entidades.

PORTO DE AVEIRO RECEBE PRIMEIRA ESCALA DO NAVIO ROTRA VENTE

O Porto de Aveiro recebeu hoje o navio Rotra Vente, primeiro navio da Siemens especificamente desenhado para o transporte de turbinas eólicas.
Ao serviço da CSWind, o Rotra Vente atracou no cais privativo daquele que é um dos maiores produtores de torres eólicas e fundações offshore, tendo carregado duas torres eólicas, dividas em três segmentos cada e com dimensões entre os 29m e os 36m, com destino a Roterdão.

Porto de Aveiro replica conceito 5G italiano para poupar tempo e ganhar mais cargas

Desde Maio de 2022 até ao final da primeira quinzena de fevereiro esteve a ser testada no Porto de Aveiro uma rede 5G dedicada à optimização da gestão de cargas. O porto quer estar na linha da frente da inovação e conta, para já, com a Vodafone e Ericsson. O DV viu in loco as soluções testadas e revela-lhe os resultados.

Leixões recebe 115 carros da Autoeuropa por dia prontos a exportar

É ao ritmo de 115 carros recebidos por dia que o Porto de Leixões aguarda a chegada de um navio que exporte os veículos vindos da Autoeuropa, em Palmela, escoados pelo Norte devido à crise dos semicondutores.

“Já vamos com um embarque de 2.400 carros e um desembarque de 353 carros, todos do grupo Volkswagen”, explicou à Lusa Nuno Rosa Lopes, diretor de exploração do Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), do Grupo ETE que, juntamente com outra empresa do grupo (Navex), tem a cargo a operação logística.

A 2 DE MARÇO

Encontro de Transportes Marítimos e Portos

O Presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa tem a honra de convidar V. Ex.ª e Exma. Família a assistirem ao Encontro de Transportes Marítimos e Portos promovido pela Secção de Transportes que terá lugar no dia 2 de Março de 2023, pelas 09h30, no Auditório Adriano Moreira.

APDL empenhada em resolver o descontentamento dos transportadores

O sistema de gestão de terminais Navis4 é o mais utilizado em todo o mundo e já está a operar em Leixões, garantindo a interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação do porto, na senda da digitalização e automação dos processos operacionais nos terminais de contentores.

Com esta mudança, são esperados benefícios ao nível da eficiência de gestão operacional, designadamente na otimização da movimentação de contentores, pelo incremento da eficiência das suas operações marítimas, terrestres e ferroviárias, garantindo, pela padronização do sistema de transmissão de informação, a eficácia na interoperabilidade entre todos os ativos da operação e sistemas de informação.

Atlânticoline participa em exercício com cenário de derrame de combustível para o mar no porto da Horta

A BENCOM – Armazenagem e Comércio de Combustíveis, S.A. promoveu no Porto da Horta um exercício simulando um acidente durante um abastecimento de combustível no Terminal Marítimo, com cenário de derrame para o mar.

A Atlânticoline esteve envolvida no exercício, no qual participaram o navio “Cruzeiro do Canal” e respectiva tripulação.

Clientes dão nota positiva ao Porto de Setúbal

No âmbito do Sistema de Qualidade, Ambiente e Segurança, foi elaborado um Inquérito de Satisfação dos Clientes do Porto de Setúbal, com o objetivo de avaliar a percepção da qualidade dos serviços prestados pela APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e pelas empresas que prestaram serviços no porto no ano de 2022.

Os resultados apurados e a sua análise evidenciam que os destinatários do Inquérito, estão globalmente satisfeitos com os serviços fornecidos no Porto de Setúbal, atribuindo uma avaliação global de Satisfatório ou Muito Satisfatório. Esta avaliação permite a posterior identificação de potenciais oportunidades de melhoria dos serviços prestados e consequentemente desenvolver ações de aperfeiçoamento, corretivas e preventivas, de melhoria contínua e de aumento do grau de satisfação dos clientes.
 

Fábrica Júdice Fialho de S. José em Portimão

A fábrica de conservas de sardinha de S. José localiza-se no local denominado da Esperança, rua de S. José, freguesia e concelho de Portimão, distrito de Faro, e teve concessão de alvará n.º 4159 de 14-10-1923 (ou 14-7-1924). Construída de raiz, terminou a sua instalação a 5-7-1892, especializando-se em conservas de sardinha.

Porto de Viana movimentou 409 mil toneladas em 2022

O Porto de Viana do Castelo registou, em 2022, um aumento de 8,56% na carga movimentada em 2022, com 409 mil toneladas, um valor superior aos 376 mil de 2021, de acordo com os dados oficiais da administração portuária.

Porto de Lisboa com 13,7% de crescimento na carga movimentada em 2022

O total de carga movimentada no Porto de Lisboa atingiu 11 milhões de toneladas no final do ano 2022, o que representa um aumento de 13,7%, face ao ano anterior.
O crescimento resulta de melhorias na performance das várias áreas, nomeadamente da carga contentorizada, granéis líquidos e granéis sólidos.

SILOPOR

Normalização da cadeia de abastecimento de cereais ao país

A Silopor - Empresa de Silos Portuários, SA (Em liquidação) informa que recebeu autorização da tutela para iniciar o processo negocial com os trabalhadores e seus representantes, tendente à sua valorização salarial em termos análogos ao restante Sector Empresarial do Estado.

Em consequência da referida autorização, os trabalhadores decidiram levantar a greve em curso às horas extraordinárias, bem como a greve total anunciada para segunda-feira, dia 20.

Embaixada dos EUA em visita ao Porto de Sines

Uma delegação da Embaixada dos Estados Unidos da América, liderada pela Conselheira Comercial, Youqing Ma, visitou o Porto de Sines para conhecer as oportunidades que esta infraestrutura portuária oferece ao mercado norte-americano.

A delegação diplomática, que foi ainda acompanhada por Alexander Bez, da CDP (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA), pretendeu aprofundar conhecimento acerca do importante papel que o Porto de Sines tem tido para o mercado dos Estados Unidos, quer através das importações, onde se destaca o Gás Natural Liquefeito (GNL), quer nas exportações para aquele país, designadamente no segmento da carga contentorizada.

TCGL REALIZA OPERAÇÃO LOGÍSTICA DE 2753 VIATURAS DA VOLKSWAGEN NO PORTO DE LEIXÕES

O Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões (TCGL), concessionado ao Grupo ETE, liderou nos dias 21 e 22 de Janeiro uma operação de embarque de 2400 viaturas da marca Volkswagen, produzidas na AutoEuropa, com destino ao porto de Emden, na Alemanha.
Em simultâneo, o TCGL realizou também o desembarque de 353 viaturas de diversas marcas do Grupo VW , que chegaram no mesmo navio, com destino a Portugal e para distribuição nacional.

PORTO DE AVEIRO

5G permite gerir cargas em tempo real e de forma mais eficiente

Já são conhecidos os resultados preliminares da prova de conceito de gestão de carga instalada no Porto de Aveiro desde 2022. Recorrendo ao potencial da rede privada 5G da Vodafone e a inovações tecnológicas implementadas pela Ericsson – soluções de digital twin (gémeo digital), realidade aumentada e realidade virtual –, este projeto piloto promete contribuir para um melhor planeamento, monitorização e gestão da carga em tempo real (neste caso, bobinas destinadas à indústria metalúrgica), otimizando a pegada ambiental, a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações no Porto de Aveiro.

Porto de Lisboa aposta na tecnologia para melhorar segurança e eficiência

O Porto de Lisboa vai passar a utilizar a plataforma tecnológica AQUASAFE™ para gerir com mais eficiência e com menor risco as entradas e saídas de navios do porto de Lisboa. Ao mesmo tempo que esta aposta reforça significativamente a segurança da navegação, também ajuda a diminuir tempos de implementação e custos operacionais.

Esta plataforma informática foi desenvolvida pela Hidromod e faz a gestão de dados e modelos numéricos. O Porto de Lisboa passa assim a dispor de um sistema operacional que faz a gestão de dados e previsões meteo-oceanográficas, que garantem maior rigor na gestão de riscos. Esta plataforma também irá utilizar um serviço de simulação de deriva de derrames de hidrocarbonetos que ajuda na gestão de eventuais acidentes no mar.

Porto de Setúbal é o «porto nacional que está em melhores condições para dar resposta à fileira das energias verdes»

O Presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, admite que o Porto de Setúbal é um porto cheio de oportunidades e que, apesar de ser uma referência nacional na fileira de energias verdes.

Durante o primeiro Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”, que se realizou no âmbito da programação do Centenário do Porto de Setúbal, Carlos Correia sublinhou que “o Porto de Setúbal é um porto de grandes oportunidades, que está a entrar numa nova fase da sua vida já centenária, com uma clara aposta na transição energética e na descarbonização. É também o porto nacional que está em melhores condições, devido às suas características, para dar resposta à fileira das energias verdes”.