Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Plataforma SEAMInd Vai Agregar Dados Sobre o Mar
A rede colaborativa do SEAMInd esteve reunida com o propósito de conhecer os primeiros passos de desenvolvimento da SEAMInd Platform. A sessão foi conduzida pela DGPM e contou com a participação das diferentes entidades parceiras da rede SEAMInd.
A Plataforma SEAMInd irá armazenar e organizar dados sobre o mar disponibilizados pelas entidades envolvidas, disponibilizando-os publicamente num interface web, sob a forma de tabelas, gráficos, mapas georreferenciados, infografias ou outras soluções gráficas. Esta plataforma digital e inteligente tem como propósito potenciar a divulgação de dados sobre o mar a um público alargado e funcionar como uma ferramenta essencial de apoio à decisão política.
![]() |
MADEIRA
Cais da Madalena do Mar fechado até 31 de outubro
A APRAM-Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A., através de edital, torna público que, até ao dia 31 de outubro de 2022, o Cais da Madalena do Mar estará encerrado, ficando também interdita até essa data toda a navegação e fundeadouro na área molhada, num raio de 50 metros do perímetro do Cais.
![]() |
Governo aprova investimento no Porto de Sines para reforçar capacidade de receber e expedir gás
O Conselho de Ministros desta quinta-feira aprovou várias medidas de poupança e eficiência energética para fazer face à atual crise. Entre as medidas está um conjunto de investimentos no porto de Sines para o reforço da capacidade do país para receber e expedir gás para a Europa.
O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, apresentou esta quinta-feira as medidas aprovadas em Conselho de Ministros para fazer face à atual crise energética.
![]() |
Porto da Figueira da Foz vai ter nova unidade industrial de combustíveis
A Administração do Porto da Figueira da Foz e a empresa BioAdvance The Next Generation assinaram contrato para a concessão de uma parcela de 1 0.000 m2 para a construção de uma unidade de produção e armazenagem de combustíveis avançados, na zona de expansão portuária do terminal de granéis líquidos.
![]() |
Empresa de barcos de luxo expande os seus estaleiros no Porto de Aveiro
A Neptune Devotion, uma empresa de construção e reparação naval, vai expandir os seus estaleiros no Porto de Aveiro. A administração portuária revelou que foi assinado o aditamento ao contrato de concessão para a ampliação da atual unidade de produção, num investimento global de 4,6 milhões de euros. A expansão será feita para terrenos sob a jurisdição da estrutura portuária.
![]() |
24.º Congresso de Logística APLOG realiza-se em outubro
A APLOG – Associação Portuguesa de Logística realiza nos dias 11 e 12 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa, o seu 24.º Congresso de Logística, subordinado ao tema “Cadeias de Abastecimento: As Tendências Futuras”.
O congresso é composto por sessões plenárias, painéis de debates, sessões paralelas de cariz técnico e prático, acções de demonstração de boas práticas logísticas e promoção de networking e de relacionamento estratégico.
![]() |
António Costa quer Sines como porta de entrada do gás de Moçambique na Europa
O Primeiro-Ministro, António Costa, quer que o Porto de Sines possa ser a porta de entrada do gás vindo de África para a Europa, e acredita que Moçambique é um desses mercados.
"A partir do momento em que esteja desbloqueada a construção da interligação de gás entre Portugal, Espanha, e Espanha e a França, todo o gás natural que possa vir desta região pode entrar na Europa através do Porto de Sines", declarou numa conferência de imprensa em Maputo.
![]() |
CIÊNCIA VIVA | A 5 DE SETEMBRO
À descoberta da Ria Formosa em caiaque
Nesta acção oferece-se aos participantes uma oportunidade de testemunhar e compreender as riquezas e especificidades da Ria Formosa, com a ajuda de um investigador da UAlg e através de um percurso em caiaque.
Caso os participantes tenham menos experiência, deverão inscrever-se numa aula no local, em data anterior à acção, de forma a adquirirem as competências necessárias à navegação em caiaque, fundamentais para a actividade.
![]() |
O futuro do mar português
Na ArtesanalPesca, a algazarra de empilhadores deixa antever o que aí vem. É mais um barco que chega e, com ele, dornas de peixe que é preciso gelar, recondicionar, etiquetar e paletizar. O peixe espada preto vai inteiro ou em filetes. As cavalas são congeladas, as sardinhas saem para os Santos Populares. Do escritório da administração, Carlos Macedo tem uma vista privilegiada sobre o que se passa na fábrica, mas também sobre o Porto de Pesca de Sesimbra.
![]() |
Embaixadora de Timor-Leste visita Instituto Hidrográfico
O Instituto Hidrográfico (IH) recebeu a visita da Embaixadora da República Democrática de Timor Leste para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Marina Ribeiro Alkatiri.
Esta visita teve como principal objectivo dar a conhecer a actividade que o IH desenvolve relativa ao conhecimento e técnicas do mar, bem como a transmissão de conhecimentos e informação, que possibilita a identificação de áreas de interesse para possíveis colaborações das quais possa surgir um benefício mútuo e para a CPLP.
![]() |
Estes animais valem ouro
É cada vez mais difícil apanhar ouriços no mar. Mas, dizem dois jovens portugueses, o país tem as condições certas para os produzir em viveiro.
Luís Inácio e Patrícia Mega Lopes desceram já vezes sem conta a este antigo viveiro de mariscos na Ericeira. Patrícia é bióloga e fez um estudo sobre o crescimento do ouriço-do-mar em viveiro. E ambos acreditam que este pode ser um negócio com muito futuro — basta ver o valor das ovas de ouriço-do-mar no Japão que, segundo Luís Inácio, podem chegar a custar 80 dólares por quilo, ou até mais no caso dos ouriços mais raros e apreciados. Mas as coisas não são fáceis, e o negócio ainda não arrancou por causa de entraves burocráticos ligados ao licenciamento.
![]() |
3.ª Conferência | As Cidades e a Logística
A 21 de Setembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
O sector da logística tem vindo a ser desafiado não só pelas necessidade e exigências dos clientes finais, com as compras online a crescerem e a conveniência a ser cada vez mais valorizada, mas também pelos constrangimentos de abastecimentos às Cidades e pela crescente preocupação geral sobre sustentabilidade ambiental. Como agravante do atual contexto, enfrenta ainda os dramas da guerra e inflação que afectam particularmente este sector.
Estes desafios requerem debate e planos de intervenção alinhados entre os vários agentes económicos, desde o Governo, às Autarquias, passando pelas Empresas e por todos os que operam no setor. As soluções para o futuro passarão certamente por modelos logísticos colaborativos, informação partilhada e otimizada, novos polos de abastecimento às cidades, entregas noturnas, outro tipo de viaturas, entre outros.
![]() |
Relatório de Monitorização da ENM 2021-2030
OE2 - Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável
A DGPM - Direção-Geral de Politica do Mar realizou o primeiro relatório de Monitorização da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030: Objetivo Estratégico para a Década (OE2)- Emprego e Economia Azul Circular e Sustentável, onde se destacam os dados estatísticos divulgados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística relativos às Empresas do Mar (ano de 2020) e Comércio Internacional de Bens da Economia do Mar (2021), anos muito marcados pelos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, nomeadamente pelas medidas de confinamento.
Em 2021 o défice da Balança Comercial de Bens da Economia do Mar diminui em 165M€, cifrando-se em 913M€. O principal mercado Português é a Espanha e representa 47% das exportações e 42% das importações.
![]() |
OPINIÃO
A urgência da Economia Azul
Criar as condições para lançar novos produtos, serviços e soluções ligados ao mar é um dos desafios que se coloca ao nosso sistema de inovação para os próximos anos, contribuindo para uma economia e sociedade mais sustentável.
![]() |
Vigilante diz que o segredo para viver bem nas Selvagens é ocupar o tempo
Isamberto Silva, de 58 anos, diz que não lhe custa esse tempo de isolamento e solidão em lugar remoto, mesmo que seja no Natal, no dia do aniversário ou na passagem de ano, como aconteceu da última vez.
"O segredo está em ocupar-se. Se uma pessoa não se ocupa, parece que tempo não passa, está sempre a olhar para o relógio", diz à agência Lusa, contando que a sua primeira estadia na reserva das Selvagens, um subarquipélago da Madeira localizado a cerca de 300 quilómetros a sul do Funchal, aconteceu em 1990 e foi de 15 dias.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES PIONEIRO EM TECNOLOGIA ECOncrete
Unidades de Tetrápodes do quebra mar suportam biodiversidade marinha
A APDL vai implementar, pela primeira vez em Portugal, a tecnologia ECOncrete nas unidades de tetrápodes que vão ser colocadas no Porto de Leixões, mais concretamente no quebra-mar.
Produzidos pela Etermar – Engenharia e Construção, S.A., os Tetrápodes são estruturas de betão modelares, compostas por quatro extensões proeminentes, ou seja, quatro pés. Este formato é concebido para dissipar a energia incidente das ondas e evitar a sua movimentação, pois ficam encaixados evitando o deslizamento para a água.
![]() |
Peniche: a «chave do reino» por mar
A história das muralhas que nos protegeram dos invasores
A protecção natural da costa de Peniche é significativa e um apoio relevante para a função de defesa. Um exemplo é o deslumbrante Cabo Carvoeiro com as suas escarpas de dezenas de metros de altura e corroídas pela erosão. Permitem uma vista espetacular e uma das atracções é ver os barcos que fazem a travessia até às Berlengas.
Quando Peniche era uma ilha, o acesso marítimo fazia-se pelo local onde hoje fica a imponente Fortaleza de Peniche. Um pouco mais a sul está o forte da Consolação, onde desembarcaram os ingleses a 26 de Maio de 1589.
![]() |
Ordenamento do Espaço Marítimo
O Ordenamento do Espaço Marítimo tem o objectivo de ordenar os usos e atividades do espaço marítimo, presentes e futuros, em estreita articulação com a gestão da zona costeira, garantindo a utilização sustentável dos recursos, a sua preservação e recuperação, potenciando a utilização eficiente do espaço marinho, no quadro de uma abordagem integrada e intersectorial, e fomentando a importância económica, ambiental e social do mar.
![]() |
Porto de Lisboa cresce 6,4% no 1.º semestre
O movimento de mercadorias no Porto de Lisboa aumentou 6,4% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram movimentadas cerca de 5,1 milhões de toneladas, o que compara com os 4,8 milhões registados nos primeiros seis meses de 2021.
Na carga geral, que registou uma subida de 6,9%, foram movimentadas, em cargas e descargas, mais de 2 milhões de toneladas (1,9 milhões no semestre homólogo de 2021). Na carga contentorizada o aumento foi também de 6,9%, tendo passado de 1,8 para 1,9 milhões de toneladas. A carga fracionada, embora não seja representativa nos dados globais da tonelagem movimentada, registou uma subida de cerca de 7,5%.
![]() |
2 DIAS DOIS PORTOS
A 15 e 16 de Setembro, nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz
O mar assume cada vez mais importância, nomeadamente, a “faixa Atlântica”, principal rota de entrada na Europa e, naturalmente, as redes logísticas de suporte e as interfaces às atividades marítimo-portuária assumem um papel preponderante e estratégico no sistema portuário nacional, assim como para o desenvolvimento económico do país.
A APLOG encontra-se a desenvolver um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes por forma a dar a conhecer a realidade atual e projectos futuros.