Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
A APDL ESTÁ A PROMOVER EVENTO DE 16 a 18 DE OUTUBRO
ARRANCOU O PORT INNOVATION DAYS 2024
Arrancou esta quarta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o PORT INNOVATION DAYS 2024, organizado pela APDL, reunindo os principais intervenientes do setor marítimo, portuário e logístico para debater o futuro das operações portuárias através da inovação, digitalização e transição energética.
O evento, que decorre até sexta-feira, 18 de outubro, começou com um painel sobre Logística Inteligente e Digital, com intervenções de especialistas da APDL, Autoridade Portuária de Vigo e Mitmynid. Foram apresentados projetos como o Digital CoLogistics e o Logistics Digital Green Deal, que demonstram como a digitalização pode melhorar a eficiência e sustentabilidade no transporte de mercadorias.
Para além de Filipe Martins, Program Manager da Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL e Francisco Barreiro, da Autoridade Portuária de Vigo, a manhã foi palco de Rui Barros da Mitmynid, que destacou a importância de integrar cadeias de valor estratégicas para aumentar a competitividade logística, enquanto Diana Noriega apresentou o projeto SARIL (Sustainability and Resilience for Infrastructure and Logistics networks), uma iniciativa que visa fortalecer a resiliência das infraestruturas logísticas globais.
A manhã incluiu também a apresentação do projeto ReNEW, que promove a sustentabilidade no transporte fluvial, utilizando blockchain e digital twins para aumentar a segurança e reduzir a poluição nas vias navegáveis. Foram oradores neste tema, Michiel Bertels, da VIL, Filipe Martins, da APDL e Birger Schrevens, da IMEC.
A tarde esteve reservada a apresentações e debates. O evento proporcionou momentos de networking e colaboração entre os participantes, que tiveram oportunidade de explorar iniciativas como o X Barge project, uma solução zero emissões para o transporte fluvial, da Zulu-associates, por Antoon Van Coillie, a solução inovadora MOBIFY: Zero Emission Flying Ferries, por Ricardo Bencatel da MOBIFLY, e o Porto Seco da Guarda, por Joel Silva da APDL.
O evento desta quarta-feira terminou com uma sessão dedicada a iniciativas ferroviárias, com a apresentação do Projeto PRR – Smartwagons, por Virginia Infante, do Instituto Superior Técnica. Já a APAT, com Nabo Martins, destacou a importância da intermodalidade nos transportes como solução para melhorar a eficiência das operações.
Antes do último debate, Paulo Duarte, da Plataforma Ferroviária Portuguesa e Luis Andrade Ferreira, do Centro de Competências Ferroviárias, abordaram o potencial ferroviário de Matosinhos e as suas implicações no desenvolvimento da região.
O Port Innovation Days 2024 continua com sessões focadas na transição energética, eletrificação dos portos e descarbonização. Esta quinta-feira, especialistas do sector apresentam projectos ligados ao hidrogénio, energias renováveis e a transformação digital nos Portos.
Este evento é uma oportunidade única para refletir sobre o futuro das operações portuárias e as soluções inovadoras que podem garantir um setor marítimo mais sustentável, inteligente e colaborativo.
A participação nesta Conferência pode ser presencial ou via streaming através do link ONLINE