Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A APDL ESTÁ A PROMOVER EVENTO DE 16 a 18 DE OUTUBRO

ARRANCOU O PORT INNOVATION DAYS 2024

Arrancou esta quarta-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o PORT INNOVATION DAYS 2024, organizado pela APDL, reunindo os principais intervenientes do setor marítimo, portuário e logístico para debater o futuro das operações portuárias através da inovação, digitalização e transição energética.

O evento, que decorre até sexta-feira, 18 de outubro, começou com um painel sobre Logística Inteligente e Digital, com intervenções de especialistas da APDL, Autoridade Portuária de Vigo e Mitmynid. Foram apresentados projetos como o Digital CoLogistics e o Logistics Digital Green Deal, que demonstram como a digitalização pode melhorar a eficiência e sustentabilidade no transporte de mercadorias.

Para além de Filipe Martins, Program Manager da Direção de Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL e Francisco Barreiro, da Autoridade Portuária de Vigo, a manhã foi palco de Rui Barros da Mitmynid, que destacou a importância de integrar cadeias de valor estratégicas para aumentar a competitividade logística, enquanto Diana Noriega apresentou o projeto SARIL (Sustainability and Resilience for Infrastructure and Logistics networks), uma iniciativa que visa fortalecer a resiliência das infraestruturas logísticas globais.

A manhã incluiu também a apresentação do projeto ReNEW, que promove a sustentabilidade no transporte fluvial, utilizando blockchain e digital twins para aumentar a segurança e reduzir a poluição nas vias navegáveis. Foram oradores neste tema, Michiel Bertels, da VIL, Filipe Martins, da APDL e Birger Schrevens, da IMEC.

A tarde esteve reservada a apresentações e debates. O evento proporcionou momentos de networking e colaboração entre os participantes, que tiveram oportunidade de explorar iniciativas como o X Barge project, uma solução zero emissões para o transporte fluvial, da Zulu-associates, por Antoon Van Coillie, a solução inovadora MOBIFY: Zero Emission Flying Ferries, por Ricardo Bencatel da MOBIFLY, e o Porto Seco da Guarda, por Joel Silva da APDL.

O evento desta quarta-feira terminou com uma sessão dedicada a iniciativas ferroviárias, com a apresentação do Projeto PRR – Smartwagons, por Virginia Infante, do Instituto Superior Técnica. Já a APAT, com Nabo Martins, destacou a importância da intermodalidade nos transportes como solução para melhorar a eficiência das operações.
Antes do último debate, Paulo Duarte, da Plataforma Ferroviária Portuguesa e Luis Andrade Ferreira, do Centro de Competências Ferroviárias, abordaram o potencial ferroviário de Matosinhos e as suas implicações no desenvolvimento da região.

O Port Innovation Days 2024 continua com sessões focadas na transição energética, eletrificação dos portos e descarbonização. Esta quinta-feira, especialistas do sector apresentam projectos ligados ao hidrogénio, energias renováveis e a transformação digital nos Portos.

Este evento é uma oportunidade única para refletir sobre o futuro das operações portuárias e as soluções inovadoras que podem garantir um setor marítimo mais sustentável, inteligente e colaborativo.

A participação nesta Conferência pode ser presencial ou via streaming através do link ONLINE