Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MAIS DE 40 NAVIOS DEMANDARAM O PORTO DE AVEIRO NO TERCEIRO TRIMESTE DE 2024

PORTO DE AVEIRO BATE RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE COMPONENTES EÓLICOS ONSHORE E OFFSHORE

 O Porto de Aveiro registou record na movimentação de componentes eólicos, tanto onshore como offshore, durante o terceiro trimestre deste ano. Este marco significativo demonstra a crescente importância do porto na cadeia logística associada ao sector das energias renováveis, em particular no transporte de componentes de alto valor acrescentado.

No período em análise, 41 navios atracaram no Porto de Aveiro para carregar esta tipologia de carga, representando um aumento de 32 navios em comparação com o período homólogo de 2023. Durante este trimestre, foram carregadas 241 pás eólicas e 225 torres em 36 navios, contribuindo para este feito histórico.

O cais privativo da CSWind, empresa especializada na produção de torres eólicas offshore, também desempenhou um papel fundamental no sucesso deste trimestre. Durante este período, registou-se a escala de seis navios no cais da CSWind, em contraste com o mesmo período do ano anterior, em que não houve qualquer escala de navios.

A carga movimentada teve como destino essencialmente mercados europeus, com especial destaque para o norte da Europa, mas também para os Estados Unidos e China, reforçando a importância do Porto de Aveiro neste setor.

Este resultado evidencia a posição estratégica do Porto de Aveiro no mercado da movimentação de componentes para a energia eólica, consolidando a sua relevância para o cluster de energias renováveis presente no seu hinterland bem como o seu posicionamento no quadro da transição energética à escala global.