Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
PORT INNOVATION DAYS 2024 Concluído com Êxito
Terminou esta sexta-feira, 18 de Outubro, o Port Innovation Days 2024, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Durante três dias, a APDL reuniu especialistas e intervenientes do sector marítimo, portuário e logístico para explorar a transição energética, a sustentabilidade, a digitalização, a inovação e a logística inteligente, que estão a moldar o futuro das operações portuárias.
O último dia do evento centrou-se em projectos e iniciativas de digitalização, destacando as tecnologias, como a blockchain e a inteligência artificial, e de que forma podem promover operações mais eficientes e ecológicas.
A sessão de abertura contou com a apresentação de Eduardo Silva, do INESCTEC, que falou sobre o projeto INESCTEC.OCEAN, que visa expandir competências tecnológicas para a economia azul. Francisco Câmara, da Mooddie, apresentou a relevância da blockchain na redução da burocracia e na promoção de portos mais sustentáveis.
Rui Serapicos, da AcumenStrategy, discutiu a importância da blockchain na transformação digital das cadeias de valor no setor portuário, seguido pela apresentação de Filipe Martins, da APDL, que abordou o blockchain em Portugal, focando-se no seu potencial e oportunidades para as infraestruturas distribuídas.
Houve ainda tempo para um debate interativo entre oradores e participantes, sobre a criação de uma rede blockchain nacional.
A segunda parte da manhã começou com Jorge Sousa, da Whatxnext, que apresentou modelos de apoio à decisão para otimização de processos de tomada de decisão. Azhar Hussain, da Hanhaa, falou sobre um sistema distribuído para a recolha e troca de dados em cadeias de abastecimento. Gregory Zemskov, da EXTRACTUM, abordou como a inteligência artificial pode melhorar as operações portuárias com uso de Large Language Models, enquanto Paulo Barbosa, da Inductiva, apresentou soluções que permitem acelerar simulações hidráulicas em grande escala.
Na parte da tarde, os ecossistemas de inovação foram o foco, com intervenções de Paulo Malta, da Diconium, e Rui Azevedo e Ana Chaves, da Forum Oceano, que apresentaram o Hub Azul Leixões e o Portugal Blue Digital Hub, plataformas que fomentam a inovação colaborativa no setor marítimo. Susana Pinheiro, da UPTEC, destacou como a Universidade do Porto está apoiando startups inovadoras ligadas ao setor.
O evento foi encerrado por Hugo Lopes, Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, que expressou gratidão pela participação de todos e incentivou a continuidade das discussões sobre o futuro dos portos e da economia azul.
O Port Innovation Days 2024 foi uma plataforma valiosa para refletir sobre a digitalização, inovação e sustentabilidade no setor marítimo. A APDL reafirma seu compromisso em promover práticas inovadoras que garantam um futuro mais sustentável e colaborativo para os portos.