Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos de Aveiro e da Corunha formalizam acordo para promover a transição energética e a sustentabilidade industrial

Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, e Martín Fernández Prado, Presidente da Autoridade Portuária da Corunha (Espanha), assinaram esta terça-feira, dia 28, um memorando de entendimento que reforça a cooperação entre as duas entidades, com o objetivo de impulsionar políticas de transição ecológicas e a promoção de uma indústria sustentável, focando-se no desenvolvimento de energias renováveis, nomeadamente a energia eólica offshore.

Os objetivos do presente Memorando passam por estabelecer os princípios orientadores para uma ação conjunta a ser desenvolvida, visando promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais entre as duas instituições, no âmbito da descarbonização da economia e da transição energética. O foco principal será o desenvolvimento da energia eólica offshore, de forma a beneficiar toda a cadeia de valor dos ambientes logístico-portuários e dos setores industriais mais próximos.

Sendo os portos pontos cruciais nas cadeias logísticas globais, podem desempenhar um papel significativo na descarbonização, potenciando a adaptação de infraestruturas e a incorporação de energias limpas nas suas atividades. Este memorando reconhece que as instalações portuárias têm o potencial para serem catalisadores de mudança, tanto nas suas operações diretas como nas indústrias circundantes, impulsionando uma atividade portuária mais eficiente e sustentável.

A cooperação entre os portos de Aveiro e da Corunha tem, ainda, o objetivo de gerar sinergias económicas que beneficiarão as economias regionais do Norte e Centro de Portugal e da Galiza, promovendo a transição energética através de ações conjuntas que facilitem a partilha de informações técnicas e a coordenação de projetos industriais e logísticos que integrem soluções de baixo carbono.

A importância estratégica da Euro-Região Norte e Centro de Portugal e Galiza, com um elevado potencial de desenvolvimento, onde a interação social e económica já consolidada cria condições favoráveis à implementação de políticas ecológicas justas e bem estruturadas, facilita a introdução de novas energias renováveis. Este passo revela-se essencial para o estabelecimento de uma indústria sustentável e para preparar o futuro energético dos respetivos territórios.

A longo prazo, a parceria visa consolidar um modelo de colaboração entre as entidades portuárias e os seus ambientes industriais, cooperando para um desenvolvimento sustentável contínuo, alicerçado na utilização de fontes de energia renováveis. Esta colaboração reflete ainda os laços históricos de amizade e intercâmbio institucional entre os dois portos, fortalecendo o seu compromisso com o futuro ecológico e económico das regiões onde se inserem.