Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Salinas de Rio Maior, as únicas de interior em Portugal

A interrogação mais comum quando se chega às Salinas de Rio Maior é: mas se não há aqui mar (está a cerca de 30 quilómetros de distância) como é que há aqui água salgada?

Pois parece que o fenómeno é justificado pela Serra dos Candeeiros, que dada a sua natureza calcária tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entranham-se e formam cursos de água subterrâneos. Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior.

E parece que a água que de lá se extrai é sete vezes mais salgada do que a água do mar! Mais números: a produção anual deste conjunto de Rio Maior ronda as 2.000 toneladas, sendo que um litro de água equivale a 220 gramas de sal.

Ora, as Salinas de Rio Maior são então as únicas salinas de interior em Portugal e é um bom pretexto para mostrar aos miúdos de onde surgem aqueles grãos que estão habituados a ver os pais utilizarem nos seus cozinhados.

O sal daqui retirado pode ser ou não moído (depende do seu destino), mas não leva qualquer tratamento químico - é um produto obtido apenas pelo resultado da acção do Sol e do trabalho manual do salineiro, o que o torna realmente natural e especial.

para ler na íntegra aqui