Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Salinas de Rio Maior, as únicas de interior em Portugal
A interrogação mais comum quando se chega às Salinas de Rio Maior é: mas se não há aqui mar (está a cerca de 30 quilómetros de distância) como é que há aqui água salgada?
Pois parece que o fenómeno é justificado pela Serra dos Candeeiros, que dada a sua natureza calcária tem muitas falhas na rocha e assim as águas da chuva entranham-se e formam cursos de água subterrâneos. Sendo que um desses cursos atravessa uma grande jazida de sal-gema que alimenta o poço destas Salinas de Rio Maior.
E parece que a água que de lá se extrai é sete vezes mais salgada do que a água do mar! Mais números: a produção anual deste conjunto de Rio Maior ronda as 2.000 toneladas, sendo que um litro de água equivale a 220 gramas de sal.
Ora, as Salinas de Rio Maior são então as únicas salinas de interior em Portugal e é um bom pretexto para mostrar aos miúdos de onde surgem aqueles grãos que estão habituados a ver os pais utilizarem nos seus cozinhados.
O sal daqui retirado pode ser ou não moído (depende do seu destino), mas não leva qualquer tratamento químico - é um produto obtido apenas pelo resultado da acção do Sol e do trabalho manual do salineiro, o que o torna realmente natural e especial.