Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Theo Notteboom divulga ranking da União Europeia e Sines mantém-se no Top 15 europeu

Sines consolida 14.ª posição como maior porto de contentores da Europa

No 1.º semestre de 2023, o Porto de Sines consolidou a sua posição de 14.º maior porto de contentores europeu, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

 

De acordo com a análise do especialista, o porto português, que movimentou 1.66 milhões de TEU no ano de 2022, registou um decréscimo de 4% no primeiro semestre de 2023 relativamente ao primeiro semestre de 2022, mantendo aquela tendência, embora menos penalizadora, face à quebra de 9% registada no final de 2022 relativamente a igual período homólogo.

Numa conjuntura de retração no setor, apenas dois portos registaram índices de crescimento: Pireu e Gioia Tauro.

O Porto de Roterdão perdeu 8,1% no primeiro semestre de 2023, em termos homólogos, Antuérpia-Bruges caiu 5,2% e Hamburgo 11.7%. Os portos alemães foram dos mais penalizados neste primeiro semestre, tendo Bremerhaven, o 7.º neste ranking, registado um recuo de 15%.

Em Espanha os resultados também refletem quebras, com Algeciras a obter a melhor prestação e a manter volumes quase semelhantes aos de 2022, caindo apenas0,5%. Já Valência perdeu 10,8% e Barcelona desceu 10,9%.

Os portos de França registaram ainda maiores perdas no volume de carga, com o Haropa Port (Le Havre, Rouen e Paris) a descer uma posição em consequência do resultado de -15,8% e Marselha a recuar também 15%.

De salientar que decorrem a bom ritmo as obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines, Terminal XXI, que dotarão a infraestrutura de uma capacidade total de 4.1M TEU.