Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Conselho de Administração da APS cessa funções com balanço positivo

O Conselho de Administração composto por José Luís Cacho, Fernanda Albino e Duarte Lynce de Faria cessa agora funções, após mais de oito anos ao leme da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA.

Como balanço, podemos dizer que Sines é hoje um porto mais competitivo à escala mundial, na vanguarda da inovação e digitalização do negócio portuário e da cadeia logística, mantendo a aposta na sustentabilidade ambiental e energética.

Durante estes mais de oito anos, torna-se imperativo destacar o papel das empresas da comunidade portuária que, com elevados padrões de produtividade nos serviços portuários e logísticos, têm vindo a contribuir de forma determinante para os excelentes resultados alcançados pelo porto, que em 2024 registou o melhor ano de sempre no que diz respeito à carga contentorizada.

Este mandato ficou caracterizado por um forte empenho por parte desta administração na coordenação de todos os stakeholders, públicos e privados, posicionando-se o porto como o orquestrador de sinergias estratégicas entre os parceiros da sua comunidade portuária. De realçar neste âmbito o inquestionável reforço da competitividade do porto, contribuindo de forma determinante para o incremento de soluções de conectividade aos principais mercados mundiais às empresas localizadas no seu hinterland

Nesta questão, deve realçar-se a parceria e cooperação constante entre porto, ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, CPLS – Comunidade Portuária e Logística de Sines e ainda o Município de Sines, que em muito contribuiu para elevar o nome de Sines no panorama internacional.

Ainda no que diz respeito ao reforço da penetração de Sines no hinterland Ibérico, essenciais foram as obras referentes à nova ligação ferroviária à fronteira espanhola e a importante melhoria das ligações ferroviárias dentro do porto, em consonância com o aumento de capacidade do Terminal de Contentores de Sines. Na rodovia, salienta-se a importância da retoma da construção da ligação à A2 em perfil de autoestrada e, dentro do porto, o início dos estudos para a construção da pré-gate, infraestrutura, também esta, que permitirá dar uma capacidade de resposta adequada ao crescente tráfego de carga contentorizada.

No que reporta ao nível da Carga Contentorizada, de salientar os investimentos no aumento de capacidade do terminal, resultantes da assinatura da 5.ª Adenda ao Contrato de Concessão com a PSA Sines, que permitirão que, a breve trecho, o Terminal de Contentores de Sines ofereça uma capacidade da ordem dos 4,1 Milhões de TEUs (1 TEU = 1 Contentor de 20 pés). A par das obras de expansão levadas a cabo pela concessionária do terminal, a APS foi responsável pela ampliação do molhe de proteção da zona leste do porto, obra já concluída, tendo ainda sido salvaguardado o plano de expansão futura para esta tipologia de carga com a preparação do processo para o concurso público internacional relativo à concessão e construção de um novo terminal de contentores - Terminal Vasco da Gama -, que virá a dotar o porto com mais 3,5M TEUs de capacidade.

Este mandato ficou também marcado pelo início de uma nova concessão do TMS – Terminal Multipurpose de Sines, com o objetivo de responder ao fecho das centrais termoelétricas a carvão e a consequente perda de receita e de negócio, com uma nova empresa empenhada na atração de novos tráfegos e novas cargas.

Foram muitos, e diversos, os desafios que se colocaram a esta gestão durante os últimos anos, desafios cujas respostas ficaram vertidas num novo Plano Estratégico para o horizonte 2020-2030, centrado nos stakeholders, ouvindo as suas principais preocupações e perspetivas, e contendo ações que tocam os principais enablers de competitividade:

. Centralidade e conectividade (física e digital)

. Coordenação de interesses e eficiência portuária

. Sustentabilidade (economia, financeira e ambiental)

Além da satisfação dos stakeholders, este plano apresenta objetivos de captura de carga ibérica, penetrando ainda mais no mercado nacional e, cada vez mais, no mercado espanhol, e a atração de investimento para a região de Sines que tirem partido das Infraestruturas portuárias existentes. Projetos como o de H2 e amoníaco verde da Madoqua Power 2x e, mais recentemente, da fábrica de baterias da CALB e da siderurgia de aço verde da GREEN STEEL, demonstram a capacidade desta administração portuária em apresentar soluções competitivas para empresas que se queiram instalar no hinterland próximo. Também, a confiança na capacidade do porto por parte de empresas há muito instaladas em Sines se viu reforçada pela confirmação de novos investimentos, tais como os que decorrem na refinaria da Galp ou no complexo petroquímico da Repsol.

Este Plano Estratégico aponta três pilares fundamentais, cuja concretização visa catapultar Sines para um lugar de destaque no panorama internacional. Para além da captação de novas cargas Ibéricas, com vista ao desenvolvimento do hinterland, encontra-se em desenvolvimento um ambicioso Plano de Inovação e Digitalização que reforça o pioneirismo de Sines nesta matéria. Grande impulsionador de projetos como a Janela Única Portuária e a Janela Única Logística, que entrou em produção em Sines em outubro de 2020, Sines tem hoje na Agenda NEXUS a principal ferramenta para a concretização deste plano. Com uma forte componente de inovação, a Agenda NEXUS, cofinanciada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência nacional, propõe-se contribuir para a descarbonização do corredor logístico de Sines, oferecendo soluções que resultam de uma parceria do setor público e privado, com a colaboração de algumas das principais universidades do país.

Neste âmbito, importa destacar a recente inauguração da Port Cyber Arena, uma forte aposta na Cibersegurança e ciber resiliência, naquele que é um projeto único, no que diz respeito à sua total adaptação ao setor portuário e da logística que aporta a Sines e a todo o setor portuário novas valências e capacidades.

Por último, o terceiro pilar do Plano Estratégico aponta no sentido da descarbonização do porto, bem como da sustentabilidade energética, objetivo que se espera alcançar antes de 2050. Neste âmbito, destacamos um projeto fundamental, que consiste na construção de uma nova subestação para o fornecimento de energia elétrica dentro do porto, preparando-o para um futuro em que as operações são tendencialmente suportadas na eletrificação, que se espera de amplo crescimento, ao nível dos volumes de carga movimentada.

Convém realçar a crescente internacionalização do porto nos últimos oito anos. Parcerias estruturantes em projetos internacionais, tais como a Global Gateway da União Europeia, que colocam Sines na dinâmica dos Corredores Verdes e Digitais, têm vindo a contribuir para o reforço da marca “Porto de Sines”, cada vez mais reconhecida no shipping internacional. Parcerias com Roterdão, Singapura, bem como alguns dos principais portos brasileiros, são alguns dos exemplos do importante trabalho traçado no capítulo da cooperação internacional.

Em relação aos portos do Algarve, destaca-se o processo da transferência de competências de áreas sem vocação portuária para os municípios de Faro e Portimão e a contínua aposta na promoção do turismo de cruzeiro na região.

O Conselho de Administração que agora cessa funções, fá-lo com o sentido de dever cumprido, e com a sentida homenagem e agradecimento a todos quantos contribuíram para que, passo a passo, conseguíssemos elevar o nome de Sines além fronteiras.

Um especial agradecimento a figuras ímpares da política nacional, pelo inexcedível apoio; nomes como António Costa, António Costa e Silva, Pedro Nuno Santos, Ana Paula Vitorino e João Galamba, a todos, o nosso Muito Obrigado. Um agradecimento especial ao Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e a Filipe Costa que, enquanto CEO da aicep Global e da aicep Global Parques foi um dos grandes impulsionadores desta parceria tripartida, porto – ZILS – cidade. A todos os membros da CPLS, com um agradecimento especial ao presidente Jorge Almeida, pelo constante empenho e trabalho construtivo em prol do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.

Também um especial agradecimento ao Luis Marques, da Universidade Católica e à Valentina Chkoniya, da Universidade de Aveiro, pelo apoio ao Plano Estratégico e à agenda NEXUS.

E, por último, a todos os trabalhadores e trabalhadoras da APS, um Bem Haja pela vossa entrega, dedicação e comprometimento constantes, que nos permitiram levar este projeto a bom porto!