Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Há uma adega no fundo do mar em Sines. Valoriza os vinhos e permite enoturismo subaquático
Entrou ao pé coxinho em Portugal, mas a verdade é que pelo mundo fora já é algo bastante comum. Em Champagne, em 2014, a casa Veuve Clicquot submergiu 300 garrafas no Mar Báltico, para estudar os efeitos do envelhecimento subaquático. E no ano anterior, vários produtores da Califórnia já tinham feito o mesmo, para comparar com o envelhecimento tradicional em adega. Mais cedo ainda começaram alguns produtores espanhóis, no Golfo da Biscaia, concretamente há 15 anos.
Em Portugal alguns produtores também já o fazem de forma independente, mas em 2024 um agrónomo mergulhador inaugurou aquilo com que já sonhava há mais de uma década: uma adega do mar. Joaquim Parrinha lançou os primeiros lotes de vinho ao oceano em 2015, para tentar perceber o efeito do ambiente marinho na evolução das garrafas.
Esta experiência influenciou ainda mais a sua ideia de avançar em definitivo para uma adega subaquática, nasce assim a Adega do Mar, um espaço localizado no Oceano Atlântico, em Sines, onde "são colocados vinhos de diversas regiões de Portugal para valorizarem através da sua evolução em meio marinho e da caracterização da garrafa com vida marinha".