Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
12.º Seminário Desafios do Mar Português - Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património
O Museu Marítimo de Ílhavo promove, no dia 16 de novembro, a 12ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português”, assinalando o Dia Nacional do Mar. Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
A 12.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” pretende explorar a complexa relação entre o desenvolvimento económico, desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais da Ria de Aveiro. Com a presença de um vasto leque de especialistas, associações e decisores políticos, proporcionará uma plataforma para um diálogo construtivo com o intuito de promover uma visão holística que favoreça a implementação de práticas inovadoras, a fim de assegurar um futuro sustentável para a Ria de Aveiro e para as comunidades que dela dependem.
Para além de um painel de especialistas, associações e decisores políticos, será apresentado o livro “Arqueologia do pau-do-pontos do Moliceiro”, de Vítor Mendes, vencedor da última edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar – Octávio Lixa Filgueiras. A obra incide sobre as técnicas de construção naval que deram origem ao moliceiro, bem como as unidades de mensuração adotadas, permitindo perceber que a dimensão do pau-de-pontos do moliceiro corresponde ao rumo, antiga medida de construção naval portuguesa.