Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM fez 1.842 inspecções marítimo-portuárias em 2023

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, realizou em 2023, um total de 1.842 inspeções no setor marítimo-portuário, ou seja, mais 15% de ações, comparativamente a 2022, em que foram realizadas 1.598 inspeções.

O Diretor Geral da DGRM, José Carlos Simão (na foto), sublinha que, «no crescimento de inspeções realizadas, destaca-se o reforço no controlo de navios e portos mais verdes, nomeadamente pelo cumprimento dos limites fixados para os combustíveis a bordo dos navios e respetivas emissões, pela adequada gestão de resíduos a bordo e nas instalações portuárias, bem como inspeções no âmbito do Port State Control, de competência da DGRM».

A realização deste importante conjunto de inspeções, que implicaram mais de 15.000 horas de trabalho a bordo dos navios e nas instalações portuárias, representa um importante contributo para a melhoria das condições de saúde das populações costeiras pela efetiva redução da poluição, para a proteção do meio marinho e para a segurança da navegação e dos portos.

A DGRM dispõe de uma equipa inspetiva dedicada ao abrigo de uma carreira especial de inspeção nos termos da lei, que desenvolve um vasto leque de inspeções no setor marítimo-portuário, contemplando as áreas de construção e reparação naval, navios estrangeiros (psc), emissões gasosas, instalações portuárias, entidades formadoras, náutica de recreio, entre outras.