Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL LANÇA BóIA U SAFE NA VND PARA SALVAMENTO MARÍTIMO E COMBATE À POLUIÇÃO

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., (APDL) lançou a 21 de março, na Via Navegável do Douro (VND) a boia U SAFE, um equipamento nacional, autopropulsionado e controlado remotamente, com capacidade de resgate no salvamento marítimo, assim como no empenhamento na contenção de derrames de combate à poluição .

A ação de demonstração foi exclusiva para colaboradores da APDL, corporação de Bombeiros e elementos da Autoridade Marítima local, com formação teórica e prática no manuseamento deste meio aquático. A demonstração na Via Navegável do Douro incluiu a colocação da boia na água e simulações de resgate fluvial e contenção de derrames de combate à poluição fluvial.

O controlo da boia U SAFE é feito remotamente durante o salvamento marítimo ou fluvial, e é altamente eficaz devido ao seu sistema de orientação e navegação, que permitir resgates nas condições mais adversas, como águas agitadas, incidência de áreas rochosas e corrente fortes, águas frias, perigosas ou inacessíveis, evitando que tanto o socorrista quanto a embarcação estejam em perigo, tornando-se uma ferramenta indispensável para as autoridades portuárias e marítimas.
A boia U SAFE, da criação do português Jorge Noras está patenteado em 71 países e é um equipamento inovador que marca um avanço significativo na segurança marítima e na preservação do meio ambiente e recursos aquáticos.

Em virtude dos avanços significativos que a boia U SAFE representa para a segurança marítima e a preservação do meio ambiente, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) congratula-se com a introdução deste equipamento na Via Navegável do Douro. As vantagens proporcionadas pela capacidade de resgate em condições adversas e o eficaz combate à poluição fluvial reforçam o compromisso da APDL com a segurança e a sustentabilidade dos recursos aquáticos. Este lançamento é um passo importante na contínua busca por soluções inovadoras que promovam um ambiente marítimo mais seguro e preservado para as gerações futuras.

VEJA GALERIA DE IMAGENS DA APRESENTAÇÃO