Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa realiza exercício anual de protecção portuária

Na manhã desta quinta-feira o Porto de Lisboa levou a cabo o exercício de protecção portuária que realiza anualmente, cumprindo o estipulado no Decreto-Lei n.º 226/2006, de 15 de novembro. O principal objectivo deste exercício foi avaliar a capacidade de resposta do Porto de Lisboa em situações de tráfico de estupefacientes, assegurando a articulação entre as diversas entidades e autoridades envolvidas.

Este ano, o exercício teve como cenário a entrada no porto de uma embarcação suspeita de transportar fardos de estupefacientes. Durante a operação simulada, as autoridades abordaram a embarcação e os fardos foram arremessados ao rio pelos suspeitos a bordo, vindo a ser recolhidos em diferentes terminais e instalações portuárias.

Participaram no cenário criado:
• Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM);
• Capitania do Porto;
• Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras;
• Polícia Marítima, através do Grupo de Ação Tática e da Unidade Central de Investigação Criminal.

A operação mobilizou vários meios incluindo um rebocador, lanchas da Polícia Marítima, uma lancha de segurança da Administração do Porto de Lisboa (APL), e equipas terrestres das diferentes autoridades e da APL.

Todas as ações desenvolvidas foram acompanhadas e avaliadas por uma Organização de Proteção Reconhecida (OPR), garantindo o cumprimento das normas e boas práticas de segurança portuária.
Além disso, o exercício serviu para testar a comunicação entre o Porto de Lisboa, as suas instalações portuárias e os Órgãos de Comunicação Social, reforçando a transparência e a preparação em situações de emergência.

O Porto de Lisboa reafirma o seu compromisso com a segurança e a eficiência das operações portuárias, trabalhando em estreita colaboração com as entidades responsáveis para proteger a comunidade e as suas infraestruturas.