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Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística



Notícias

Porto de Aveiro inicia obra da Implementação de Portarias Digitais

O Porto de Aveiro deu, esta quarta-feira, um passo importante no reforço da sua modernização e sustentabilidade com a assinatura do Auto de Consignação da Empreitada para a Implementação das Portarias Digitais. O projeto será executado pelo consórcio constituído pela CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda., e pela SINALCABO – Sistemas de Comunicação, S.A., num investimento total de 4,5 milhões de euros.

Esta iniciativa insere-se no plano estratégico de digitalização do Porto de Aveiro, focando-se na modernização dos processos de controlo de acessos terrestres nos seus principais terminais: Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos.

O projeto integra a instalação de tecnologias de ponta que permitirão realizar, de forma ágil e eficiente, o reconhecimento, validação e registo de pessoas, veículos e mercadorias nas entradas e saídas dos terminais. A solução incluirá o desenvolvimento de um software personalizado, compatível com sistemas como o Cartão Único Portuário (CUP) e a Janela Única Logística (JUL). Este software automatizará o controlo de acessos e a validação de credenciais, além de facilitar a gestão e calendarização dos fluxos rodoviários.

A implementação das Portarias Digitais irá não só reduzir a burocracia e simplificar procedimentos, atualmente manuais, como também contribuir para a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), ao otimizar os fluxos logísticos rodoviários e integrar a componente marítima com a rodoviária na cadeia de abastecimento.

Com um prazo de execução de 365 dias, este contrato insere-se no projeto financiado pelo Portugal 2030, no âmbito do Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (SUSTENTÁVEL2030), com um montante de investimento de 4,7 milhões de euros, dos quais 4 milhões de euros são provenientes do Fundo de Coesão.

Esta modernização trará melhorias significativas à eficiência das infraestruturas portuárias, impactando positivamente o Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e reforçando a sustentabilidade ambiental das operações portuárias.

Segundo Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, “este projeto constitui um passo fundamental para a digitalização da atividade portuária, para a melhoria das condições de trabalho nas portarias, para o reforço da segurança dos terminais e contribui para a redução dos tempos de entrada e saída no porto, contribuindo assim para o melhor desempenho económico de todas as empresas da cadeia logística que utilizam o Porto de Aveiro. Tem também como objetivo central contribuir para a descarbonização da atividade portuária e reforçar a intermodalidade, alinhando o Porto de Aveiro com os objetivos nacionais e europeus.”

O início desta empreitada vem reforçar o compromisso do Porto de Aveiro com a inovação, sustentabilidade e eficiência, consolidando o seu papel como motor de desenvolvimento na região.