Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Açores reduz 50% das tarifas a navios em portos que movimentam anualmente menos de 3.000 TEU de contentores cheios

O Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido no dia 13 de Novembro de 2024, nas Furnas, concelho da Povoação, aprovou a Resolução que autoriza a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas a aprovar uma redução de 50% das tarifas aplicáveis aos navios de cabotagem que escalem, semanalmente, portos que movimentam anualmente menos de 3.000 TEU de contentores cheios.

O Governo dos Açores considera ser “essencial uma nova abordagem ao modelo de transporte marítimo de mercadorias, de modo a fortalecer o mercado interno, tornando-o mais eficiente e capaz de gerar mais-valias para os pequenos produtores”.

A presente Resolução vem “potenciar o transporte marítimo de mercadorias entre as ilhas da Região, promovendo as trocas comerciais e a dinamização do comércio de produtos perecíveis”, realça o comunicado do Conselho do Governo dos Açores.

Com esta Resolução “pretende-se garantir escalas semanais, dos navios de cabotagem insular, em todas as ilhas da Região, reduzindo em 50% as tarifas aplicáveis aos navios que escalem semanalmente portos que movimentem menos de 3.000 TEU (unidade equivalente de 20 pés) de contentores cheios por ano”, refere o mesmo comunicado.

fonte