Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Aveiro abre concurso para a modernização do VTS

A Administração do Porto de Aveiro (APA) abriu um concurso público para a modernização tecnológica do serviço de tráfego de navios, designado habitualmente como VTS, dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

A aquisição e instalação dos equipamentos indispensáveis para assegurar condições de navegabilidade marítima tem como preço base do procedimento o valor de 2,975 milhões de euros.

O prazo de execução do contrato aponta para 270 dias.

O serviço de tráfego de navios – Vessel Traffic Service (VTS) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo.

A APA adjudicou a elaboração de estudos prévios para a instalação dos equipamentos de controlo marítimo há quase um ano.

Em agosto de 2022, a administração portuária assinou com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) um protocolo para a modernização tecnológica dos VTS dos dois portos que gere, tendo em vista a melhoria das condições de segurança de navegação, bem como um melhor controlo e planeamento de navios.

O projeto passa pela integração dos subsistemas de Aveiro e Figueira da Foz tendo em vista assegurar “uma comunicação mais eficaz com o sistema VTS Nacional”.

A instalação de equipamentos tecnologicamente ajudará no o planeamento portuário, permitindo um sistema de navegação assistida.

fonte