Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines promove sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada-Saída nas fronteiras marítimas

A APS promoveu a primeira sessão de esclarecimento do Fórum de Simplificação Portuária de Sines, desde a sua retoma. Numa colaboração entre a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA e a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, a sessão centrou-se nas novas regras aplicáveis à passagem de fronteiras no âmbito do Sistema de Entrada/Saída, que entrará em vigor em outubro.

A sessão teve início com uma breve intervenção do Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, que destacou a importância da coordenação e compreensão de toda a comunidade portuária, assim como os investimentos planeados e integrados para o novo sistema de controlo e registo de entradas e saídas.

Seguiu-se uma apresentação do Coronel Marco Cruz, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR, que explicou que este novo sistema substitui o tradicional carimbo nos passaportes por um registo automatizado que inclui dados biométricos, como impressões digitais e imagem facial.

Estas novas regras destinam-se a cidadãos oriundos ou com destino a países terceiros, e têm como principal objetivo reforçar o controlo dos prazos de permanência autorizados no espaço Schengen, bem como garantir um maior rigor na gestão migratória e apoiar as autoridades na deteção de situações de permanência irregular.

Ainda durante a sessão, a APS apresentou os investimentos previstos no sistema de controlo de acessos e nas portarias das instalações portuárias, os quais incluem a modernização do software de suporte e a aposta em novos equipamentos de biometria, reconhecimento automático de matrículas, leitura ótica de identificadores de contentores e respetiva integração com a JUL - Janela Única Logística.

A sessão contou com a presença de representantes de todas as autoridades, agentes de navegação e instalações portuárias do Porto de Sines, que intervêm nos processos de entrada e saída de cidadãos de países terceiros pela fronteira marítima.