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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Porto de Sines pioneiro em operação ship-to-ship de GNL em Portugal

O Porto de Sines protagonizou mais um marco histórico ao realizar a primeira operação de abastecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) a navios em Portugal através de navio, numa operação conhecida como ship-to-ship (STS).

O navio porta-contentores “MSC Togo” tornou-se o primeiro navio a ser abastecido em Portugal com GNL por meios flutuantes, utilizando o navio “Avenir Aspiration”. Durante a operação, foram transferidos cerca de 5.400 m³ de GNL, equivalentes a 2.376 toneladas, enquanto o navio operava no Terminal XXI – Terminal de Contentores de Sines. O fornecimento foi assegurado pela Axpo, multinacional com vasta experiência em operações STS, com o apoio do agente local Wilhelmsen Port Services.

Para garantir a máxima segurança nesta operação, foram cumpridos os regulamentos e procedimentos internacionais de segurança nestas matérias e acompanhados nos diferentes estágios da operação pela tripulação do navio abastecido, tripulação do navio abastecedor, operador do terminal (PSA Sines), autoridade portuária e autoridade marítima. A colaboração da Reboport foi essencial para o sucesso da manobra de atracação.

O gás natural é um combustível de transição fundamental no processo de descarbonização, sendo cada vez mais frequente o registo de encomendas no setor do transporte marítimo de novos navios porta-contentores movidos a GNL.

Esta operação atesta a capacidade do Porto de Sines para fornecer combustíveis alternativos a navios, promovendo menores emissões, o que, aliado a uma localização estratégica, potencia a sua integração nos corredores marítimos verdes.

Tratou-se de mais um passo para consolidar e desenvolver a posição do Porto de Sines como hub energético e logístico de referência a nível internacional.