Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAGEM INAUGURAL DO MSC LIVORNO

Porto de Sines recebeu mais um gigante dos mares em viagem inaugural

O Porto de Sines voltou a receber no Terminal XXI, no passado dia 18 de Janeiro, mais um gigante dos mares em viagem inaugural, o “MSC Livorno”, um dos maiores navios porta-contentores em operação no mundo.

Este navio da Mediterraneam Shipping Company (MSC) apresenta como características um comprimento fora-a-fora de 356,5 metros, uma boca de 51,2 metros e um Deadweight de 153.115 toneladas, possibilitando o transporte de 14.000 TEU. 
 
O MSC Livorno teve como último porto de escala Singapura fazendo ligação dos Portos Extremo Oriente à Europa, sendo Sines o primeiro Porto da Europa a recebe-lo. Como prática habitual e forma de distinguir este acontecimento a Administração do Porto de Sines entregou uma placa comemorativa ao comandante do navio, referente à sua estadia no terminal XXI na viagem inaugural.

Desta forma, o Porto de Sines acumula já a recepção de 7 motherships de última geração (14.000 TEU) em viagem inaugural nos últimos meses, o que demonstra a preferência deste porto nas linhas de maior valor, que têm vindo a incorporar os mais modernos e maiores navios porta-contentores. Estes navios e linhas apresentam maiores economias de escala e potencial de crescimento e Sines está no grupo restrito de portos com características físicas e operacionais para os receber, pois são exigidos fundos de pelo menos 16 metros e pórticos de cais super post-panamax.