Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
2024 É O MELHOR ANO DE SEMPRE NO PORTO DE SINES
Carga Contentorizada cresce 16%, aproximando-se dos 2 milhões de TEUs
2024 fica marcado como o melhor ano de sempre no Porto de Sines, no que respeita à Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 Milhões de TEUs (1 TEU = 1 contentor de 20 pés).
No volume de carga movimentada, Sines registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023, com o Terminal de Contentores a liderar os índices de movimentação - 23 milhões de toneladas -, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos - 20,8 milhões de toneladas.
Nos últimos dez anos, o Terminal de Contentores de Sines tem vindo a crescer de forma sustentada, sendo que na década 2014 – 2024 registou uma variação positiva de 14,7%. De facto, e no que diz respeito ao panorama internacional, Sines conquistou um lugar no TOP15 Europeu em 2021, tendo vindo a reforçar o seu posicionamento neste ranking, ocupando em 2024 a 14ª posição. Ainda em 2024, Sines voltou a destacar-se no final do primeiro semestre como o porto europeu a registar um maior índice de crescimento, com uma variação homóloga de 25%.
Com mais de vinte serviços regulares, semanais e bi-semanais, que o ligam aos principais mercados internacionais, o Terminal de Contentores de Sines oferece elevados graus de conectividade e eficiência operacional aos importadores e exportadores Ibéricos.
De lembrar que continua em curso o plano de expansão deste terminal que, até 2028, dotará o Porto de Sines de uma capacidade instalada de 4,1 Milhões de TEUs, ao que acrescem as melhorias significativas levadas a cabo pelo Governo Português no que reporta à ferrovia, beneficiando a ligação com o mercado espanhol e potenciando a penetração de Sines no hinterland Ibérico.